No passado dia 13 de junho de 2023, a direção do CPA enviou ao cuidado dos responsáveis pela gestão dos parques de estacionamento das praias do Pego e da Comporta a seguinte mensagem:
“Exmos. Senhores,
Quando em viagem os autocaravanistas tem um meio de transporte, a autocaravana, a qual está impedida de estacionar nos parques das vossas praias. O resultado é que ficam impossibilitados de usufruírem da praia e respetivos bares e restaurantes.
A criação de alguns lugares devidamente assinalados, com preços proporcionais ao espaço ocupado, permitiria que a presente discriminação fosse eliminada.
Sendo o acesso aos parques livre após as 17:00 até às 08:00 do dia seguinte, a proibição à circulação de autocaravanas ainda menos se justifica.
Partindo do princípio de que o que se pretende é evitar a ocupação do espaço por tempos indefinidos, tal seria facilmente resolvido com a proibição de pernoita, cuja definição se encontra regulada pelo artigo 50°-A do código da estrada.
Sendo uma associação responsável, com 33 anos de existência, e a mais representativa do turismo itinerante em Portugal, vimos junto de V.Exas. apelar para o que acima expomos.
Os nossos melhores cumprimentos e as nossas
Saudações Autocaravanistas”