A 11 de setembro de 2016 a direção do CPA publicou o COMUNICADO 2016-003, que se transcreve:
“Portugal tem vindo a ser vítima de uma onda incendiária de que não há memória.
Não sendo da responsabilidade do CPA estar na linha da frente no combate a esta calamidade, é nosso dever sermos solidários para com todos os que arriscam a vida a combater o fogo, salvando-nos e aos nossos bens, por todo o território nacional.
Para que o CPA possa dar corpo a esta solidariedade, a direção vai propor à Assembleia Geral de 19 de novembro, ao abrigo do artigo 4º dos estatutos, que nos tornemos associados de uma Associação Humanitária de Bombeiros.
Independentemente da decisão que a AG venha a tomar, apelamos a todos os associados, e aos autocaravanistas em geral, que se associem nos Bombeiros locais. É um gesto simples e de grande valor humanitário que só nos honra e se coaduna com a defesa da Natureza que todos transportamos no dia a dia.”
A AG aprovou a proposta e hoje o CPA está filiado na AHBVAC – Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.
Passados nove anos este gesto solidário continua a ter toda a validade. Torne-se associado de uma Associação Humanitária de Bombeiros.