Memória de Eventos

Recordando algumas das atividades…

 

80° ENCONTRO CPA

79º ENCONTRO CPA

Cancelado devido ao COVID-19

Quiaios

 

ENCONTRO/CONVÍVIO NA BATALHA 13 a 15 DE JANEIRO DE 2012

 

39º ENCONTRO CPA

Miranda do Corvo

(inauguração da nova Área de Serviço)

19º Encontro CPA,28.Dez a 01.Jan.2001,Marinha Grande

VI Acampamento CPA,Maio.2001,Olhos de Água (Alcanena)

18º Encontro CPA,13 a 15.Out.2000,Peniche - Óbidos - Caldas da Rainha

Janeiro.2000,Fátima,Jantar Comemorativo,do 10º Aniversário CPA

I Concentração Nacional,Setembro.1999,Santarém (CNEMA)

17º Encontro CPA,02 a 05.Outubro.1998,Trancoso - Marialva - Pinhel -,Fig. Castelo Rodrigo - Almeida

16º Encontro CPA,Maio.1998,Sertã - Vila de Rei - Mação - Ortiga

21 a 30.Março.1997,II Volta a Portugal

14º Encontro CPA,27 a 29.Setembro.1996,Lisboa - rio Tejo

13º Encontro CPA,13 a 14.Julho.1996,Penacova

10º Encontro CPA,30.Dez a 01.Jan.1995,Fala (Coimbra)

07 a 09.Maio.1993,Pedrógão Grande,II Acampamento CPA

9º Encontro CPA,29 a 31.Janeiro.1993,Alcobaça

 

4º Encontro

Trocaram a serra pelos rios Zêzere (1º cruzeiro) e Tejo

O 4º Encontro do CPA realizou-se por ocasião do primeiro aniversário, de 25 a 27 de janeiro de 1991, com uma comemoração singular: sendo um clube cuja atividade é sobre rodas, a festa de aniversário teve lugar… num barco, isto é, sobre a água! Foi na albufeira do Castelo do Bode, a bordo do “navio” São Cristóvão, alugado para o efeito, onde se juntaram cento e vinte e quatro associados e familiares, correspondendo a quarenta e nove famílias, num animado passeio iniciado a meia da manhã e que se prolongou pela tarde.

Comeu-se, cantou-se, dançou-se e admirou-se o excelente panorama de águas tranquilas. O excelente dia de inverno, radioso, tornou ainda mais agradável a convivência retomada de outros encontros de que foi feito o ano assim comemorado.

No domingo, arrumaram-se as “vivendas” e decorreu o usual itinerário em grupo, com visita a Constância e paragem ao pé do castelo de Almourol, visitado por quem quis fazer a curta viagem em barco a remos. Só então se iniciou o regresso a casa, ainda com uma pausa em Vila Nova da Barquinha.

A receita foi a mais elevada até então, de 210 800$00, resultante de 49 famílias inscritas a 1700$00. Mas a despesa também, de 106 133$00, pelo que o saldo foi de 105 contos (€ 525). Tínham alcançado os 123 associados.

3º Encontro

… também ainda não eram muitos!

 

A concentração do 3º Encontro foi no parque de campismo da Lousã. Pela sinuosa estrada da Serra da Lousã (quem ainda se lembra dela?) subiu-se a esplendorosa serra até um dos cabeços mais elevados, o de Santo António da Neve. Um vento forte e frio não desanimou os participantes de sair para visitar um poço neveiro – local onde, já no início do século XVII, era acumulada a neve que vinha a gelar. No verão, cortavam o gelo em blocos toscos, carregavam em carros de bois até Miranda do Corvo, mudavam para carroças até Constância, e de aqui seguia em barco pelo Tejo abaixo. Além da corte, era vendido no Terreiro do Paço (no actual Martinho da Arcada).

 

 

 

Depois a coluna desceu a encosta Sul, parando em Castanheira de Pêra para almoçar. A chuva apareceu com força no trajeto para Pedrógão Grande, onde se ficou no parque de campismo municipal junto à albufeira do Cabril. Após o almoço no parque, a coluna retomou a estrada, começando a desmembrar-se para voltar aos pontos de origem. Por curiosidade, o saldo foi de 8400$00, resultante da venda de 56 senhas de 150$00 para um sorteio de alguns brindes.

2º Encontro

 

O 2º Encontro do CPA realizou-se no verão do ano da fundação, 1990, tendo reunido 19 famílias: 14 autocaravanas, 4 viaturas com tenda e 1 atrelado tenda. A concentração foi no Parque do Rossio (Aguada de Baixo) na noite de sexta-feira, donde seguiram na manhã seguinte, em caravana, até à beira da praia fluvial no Rio Douro, onde pernoitaram e realizaram o fogo de campo.

1º Encontro

 

No fim de semana imediato à escritura de constituição, realizou-se o 1º Encontro do CPA , com concentração pelas 10 horas de 27 de janeiro de 1990, sábado, num estacionamento próximo do Mosteiro da Batalha. Os fundadores tinham vindo a divulgar o clube e esta atividade e, além dos fundadores, apareceram mais alguns autocaravanistas que aí entraram para associados. No final deste mês já eram 48.

A chuva apareceu, mas não perturbou a primeira experiência de andarem juntos em estrada, tendo sido a paragem para almoço em Fátima. A meio da tarde seguiram para o parque de campismo de Alcobaça, onde se procedeu ao primeiro içar da bandeira do CPA.

À noite, apadrinhados pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça (CCCA), realizou-se a cerimónia simbólica do nascimento do clube seguida de fogo de campo (dentro da sede do CCCA, pois a chuva era abundante).

A manhã de domingo foi passada em digressão livre pela cidade ou permanecendo no parque a secar o material… Ao meio-dia arrearam a bandeira, e cada qual tomou o seu destino, entusiasmados com esta experiência inolvidável de companheirismo e de estarem a construir uma coletividade inovadora!