Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Paineis fotovoltaicos  (Lida 33219 vezes)
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #31 em: 13 Set 2010, 19:49 »

Companheiro Jorge Araújo.

Quando digo autonomia é isso mesmo! É que sou mesmo itinerante! Nunda estacionei/pernoitei mais que duas noites no mesmo local.

Ameneses

Autocaravanista "Etinerante"
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Jorge Araujo
Visitante
« Responder #30 em: 09 Set 2010, 22:59 »

Amigo Ameneses,quanto à Autonomia de 5 dias como diz,quer dizer que se estiver imobilizado estes dias todos tem autonomia durante 5 dias mas sem consumos....Não entendo o que o senhor quer dizer ..Tudo depende dos aparelhos que a auto possuir.Os comsumos são medidos em amperes,,Exemplo: 
Uma tv de 2 amperes de consumo hora quer dizer que em 10 horas gastará 20 amperes...
2 baterias como diz de 100 amperes quer dizer que a capacidade real de descarga será de 120 amperes pois tudo o que gastar a mais a partir deste consumo as baterias poderão ir a uma descarga tal que a sua recuperação poderá ser muito mais demorada...
Quanto às parabólicas como at´ras foi referido de umas tantas em circulação os companheiros que as adquiriram até há presente data têem estado maravilhados com a qualidade e a rapidez de captação do sinal.
Bem haja..
Registado
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #29 em: 08 Set 2010, 21:33 »

Pois, pois.

O meu painel e já lá vão muitos anos custou-me 750 euros. As baterias que uso são  de descarga lenta (2x100). Por isso não se admirem quando afirmo que sou autónomo por 5 dias. Claro que associado à capacidade de águas limpas e residuais e wc náutico.

Ameneses.

Autocaravanista "Etinerante"
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Jorge Araujo
Visitante
« Responder #28 em: 07 Set 2010, 22:23 »

Atenção às ligações das baterias dos painéis solares,como também à compra quando são adquiridos ,tudo tem que estar equilibrado.
Existem por ai painéis solares segundo se houve falar em preços de 200 euros o painel com montagem.
Será que são adquados para o fim a que são usados nas Autos?
Eu pouco perçebo disso,mas tenho muitas dúvidas.
Bem haja...
Jójó
Registado
jgomes
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jan, 2007

Sócio Nº 1238

« Responder #27 em: 09 Jun 2009, 09:07 »

Bom dia companheiro.
Não sei se a ideia lhe agrada ou não. Eu resolvei o problema de aumento de energia com mais uma bateria. Estão as duas ligadas uma à outra e garato-lhe que resulta.
Um abraço
Jgomes
Registado

João Gomes
Odivelas
Lucas DaSilva
Visitante
« Responder #26 em: 08 Jun 2009, 15:54 »

Cordiais saudações!
Realmente, é muito bom participar neste Fórum. Aqui encontramos pessoas extraordinárias, que estão sempre disponíveis para ajudar. E isto é mérito de todos os colegas autocaravanistas, sem excepção.
Sempre que visito o Fórum encontro  motivos de satisfação pessoal.
Penso que vale apena ser caravanista, sim, vale apena porque o espírito de camaradagem está sempre presente até nos mais simples detalhes, como são, por exemplo, os testemunhos que tenho lido neste tópico.
Por isso, não resisto e vou  aproveitar a oportunidade para  deixar um pedido de informação a todos os melhor informados, que é o seguinte:
Necessito aumentar o ganho de energia através do reforço de mais um painel solar na minha A.C.. Assim, gostaria que algum colega me informasse sobre uma firma que forneça paineis solares a preços mais baixos, tendo em consideração a relação preço-qualidade.
Possuo um painel de 80 w ,mas gostaria de reforçar a energia com outro de +- 50 a 60 w.
Grato pela vossa paciência.
Cordialmente, sou,
Lucas DaSilva
Alenquer

Registado
nuno pires
Membro de Mérito

: Ago, 2007

Visitante Nº 1365

« Responder #25 em: 28 Dez 2008, 02:13 »

Boa noite a todos.

Companheiro Elias quando precisar  apite e as suas rápidas melhoras.

http://midap.blogspot.com/

http://umafotomilpalavras.blogspot.com/

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra

Registado

Nuno Pires
Sintra
RMGM
Membro de Mérito

: Ago, 2008

« Responder #24 em: 27 Dez 2008, 23:25 »

Companheiro Elias
 Cá estarei ao seu dispor ,agora cuide da sua saúde
 As suas rápidas melhoras
Registado

Rogério Miranda
Sintra
Elias
Visitante
« Responder #23 em: 27 Dez 2008, 20:27 »

Às respostas que me foram dadas um muito obrigado.
De facto, com as soluções possíveis, terei de analisar.
Companheiro RMGM, de momento não lhe posso dar as informações que me pede, a autocaravana encontra-se guardada no exterior e, neste momento, estou acamado com essa maldita gripe que está por aí. Mas lhe responderei assim que for possivel.
Companheiro Nuno Pires, pois se não chegar a uma solução que se identifique com aquilo que pretendo, a sua disponibilidade será de aceitar. O que desde já, lhe agradeço. Embora, segundo o companheiro Tapada, existem LCD de 34cm a 12v. Contudo, a possibilidade  do carregamento em amdamento do LCD que o Nuno me sugeriu, é sem dúvida uma mais valia.
Elias em Moura.
Registado
RMGM
Membro de Mérito

« Responder #22 em: 25 Dez 2008, 13:10 »

Bom dia companheiros

companheiro Elias eu tambem utilizo uma tv identica a do Comp. Nuno e não tenho tido problemas a não ser dificuldade em sintonizar alguns canais em determinados locais o que acredito ser por não ter antena, externa e tambem carrego a tv em andamento assim como a bateria pois ainda não tenho paineis solares. A minha tv descarrega-se muito rapidamente pois já tem uns anos esteve muito tempo sem ser utilizada então utiliso o conversor. mas vou fazer a adaptação para a ligar á rede de 12v
Quanto ao consumo do proprio conversor o meu e de 1% da potência (segundo a marca)utilizada quando em funcionamento.
 Qual é a potência  e a ampéragem do seu Painel Solar?
 Que tipo de bateria ele está a carregar?
Registado

Rogério Miranda
Sintra
tapada
Visitante
« Responder #21 em: 25 Dez 2008, 12:19 »

Bom dia
A quase totalidade dos televisores LCD com diagonais de 7, 8 e 10 polegadas são alimentados por transformadores de 220V/12V e vêm acompanhados de cabo de ligação ao isqueiro. Poem ser encontrados em muitos hipermercados. Na zona de Lisboa conheço doi locais: Na estação de metro de Picoas/saída para o lado do Forum, Odiveltrónica, em Odivelas. Mas há muitas mais. Os preços variam emtre os 100€ e os 250€, conforme o tamanho. Quanto aos LCD de 34cm só há que ver um pormenor na traseira: se a alimentação é de 220V ou se é feita por tranformador externo. Neste último caso, algumas marcas utilizam tranformadores de 220V/12V, o que é visivel na etiqueta colada no mesmo. Para esses basta fazer um cabo com a ponta igual ao do transformador, tndo o cuidado de verificar a polaridade, pondo na outra ponta uma tomada de isqueiro ou ligando-o directamente à rede de 12.
Registado
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #20 em: 25 Dez 2008, 12:02 »

Boa dia a todos.

Companheiro Elias a questão do ecrã ser pequeno penso que rapidamente se adapta, e consegue ver perfeitamente jogos e ler as legendas.
Quanto a aquisição tem outra alternativa a ter em conta, Espanha, como está “perto” porque não tentar procurar por lá, esta tem tudo em espanhol, por isso (penso) não deve ser difícil encontrar por lá, ou então Beja.
Também lhe posso comprar a TV e mandar pelo correio, é ver.
 Julgo que as grandes vantagens de autonomia (enquanto se desloca pode carregar a TV) são um ponto a ter em conta.

A todos um bom Natal.

Nuno Pires
Camarões/Sintra

Registado

Nuno Pires
Sintra
Elias
Visitante
« Responder #19 em: 25 Dez 2008, 10:02 »

Bom dia companheiros RMGM e Nuno Pires.
Agradeço as vossas respostas.
Quanto à solução do adaptador 12/220v eu já tenho um que utilizo para a tv dita normal, contudo a bateria rapidamente se descarrega, mesmo com o painel solar que tenho instalado. Mas será que o LCD TV dado - penso eu- ter um gasto menor possa não descarregar tão rapidamente a bateria, ou o descarregar da bateria se deve mais ao próprio adaptador e não tanto ao televisor?
A solução do Nuno, é boa. Vou procurar aqui por perto se encontro algo do género, caso contrário terei mesmo de ir até à capital.
Só é pena o ecram ser pequeno.
Consegue visualizar-se com entendimento mais ou menos perfeito por exp. um jogo de futebol ou um filme? Pergunto isto, porque já tive uma mais pequena 10 ou 12 cm -já não me lembro bem- e para ver a bola num jogo de futebol era dificil.
Cumprimetos.
Elias em Moura.
Registado
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #18 em: 24 Dez 2008, 15:32 »

Boa Tarde a todos.

Companheiro Elias eu resolvi o “problema” como indiquei neste tópico:

http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,1252.0.html

A TV tem autonomia para 2 horas, é fácil de se arrumar e já vem com sistema de TV digital terrestre.
Por 129€ (na altura) para mim foi a melhor opção, mas nada como ver no mercado. Depois de gasta a bateria “ela” trabalha com recurso directo a bateria da célula sem qualquer problema
Mas se não lhe agradar deixo só uma pequena dica, tente “arranjar” Tv com alimentação inferior a 12V, se não tiver uma corrente “constante” pode ter alguns problemas de funcionamento, (isto claro se recorrer a um transformador).

A todos um bom Natal.

Nuno Pires
Camarões/Sintra

Registado

Nuno Pires
Sintra
RMGM
Membro de Mérito

« Responder #17 em: 24 Dez 2008, 13:33 »

Companheiro Elias uma solução é utilizar um conversor 12v/230V com potencia e depois utilizar o transformador que em principio vem com o aparelho que quer comprar
 espero ter ajudado

A todos os Companheiros um Feliz  Natal e um Prospero 2009

RMGM Sócio CPA nº1690
« Última modificação: 24 Dez 2008, 13:36 por RMGM » Registado

Rogério Miranda
Sintra
Elias
Visitante
« Responder #16 em: 24 Dez 2008, 10:36 »

Bom dia a todos os companheiros.
Não vou dar uma resposta, mas sim recolher uma informação a quem de boa vontate me a queira dar.
Assim, pretendo oferecer este Natal um televisor LCD à minha companheira de quatro rodas. Contudo, ela só trabalha a 12 v e o LCD penso que precisa de 18v.
Como deverei  fazer?  Huh
Elias em Mura.

Registado
jgomes
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1238

« Responder #15 em: 03 Abr 2008, 15:10 »

Não tem nada que agradecer. Estamos cá para isso mesmo : ajudar-nos uns aos outros, quando necessário.
Registado

João Gomes
Odivelas
Adelsilva
Visitante
« Responder #14 em: 03 Abr 2008, 14:30 »

Companheiro
João Gomes

O muito obrigado pela ajuda, na verdade o Nosso Amigo Nery é um excelente profissional.
Já passei por lá por causa do frigorifico e fiquei com o caso resolvido.
A bateria tem agua mas nao fiz a sua medição por me faltar um densimetro.
Pela experiencia recomendo o PARRACHO
Um abraço e muito obrigado

Adelino Silva
Registado
jgomes
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1238

« Responder #13 em: 03 Abr 2008, 13:07 »

Retifico ao fundo da estrada é ao lado direito, antes do cruzamento, junto à pista de aeromodelismo.
Registado

João Gomes
Odivelas
jgomes
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1238

« Responder #12 em: 03 Abr 2008, 13:05 »

Boa tarde companheiros

Silicitado pelo compenheiro AdelSilva, penso que mora na zona de Lisboa. Em relação ao seu problema, se não encontrar algo mais paerto da sua residência, desloque-se ao Parracho, na zona de Algueirão Mem Martins. Indo no sentido Lisboa - Sintra pelo IC19, saída para IC16 Mafra, cruzamento na estrada Nacional, vira à esqª e logo o encontra ao fundo da estrada do lado esquerdo. Tem empregado muito competente (Nery). Já verificou o nível do líquido da bateria? Numa oficina de macanica geral, com 1 densímetro podem-lhe dizer se a bateria está em condições ou não. Já tive esse problema e afinal era da bateria. Espero tê-lo ajudado.
Um abraço e boas viagens.
JGomes
Registado

João Gomes
Odivelas
Adelsilva
Visitante
« Responder #11 em: 02 Abr 2008, 23:14 »

Caros
Companheiros
Gostaria de uma ajuda, tenho a sensação que o meu painel deixou de carregar.
Como poderei testar esta minha duvida ?
O muito obrigado

( Tenho uma  bateria de 44 AH (20h) e de 360A )

Adelino Silva
Registado
josé vieira
Membro de Mérito

: Nov, 2006

Sócio Nº 1228

« Responder #10 em: 21 Nov 2007, 15:28 »

Boa tarde companheiros

Quero agradecer-vos as dicas, pois são muito ùteis para a tomada de uma decisão.

Obrigado a todos!!

Cumprimentos
Registado

José Graça Vieira
Constância
http://www.viajarsemdestino.blogspot.com/
zebravo
Visitante
« Responder #9 em: 21 Nov 2007, 14:58 »

Companheiro Vieira

Um painel solar de 80W (entre 600 a 800€) e um inversor de 500w  (+/-120€) para o que pretende serve perfeitamente.
Os paineis solares têm o inconveniente de estarem condicionados ao tempo.
(Se estiver nebulado não carrega quase nada). Quando os raios solares incidem na vertical carregam a 100%. Entre as 10H00 e as 14H00 consegue uma carga razoável.
Há paineis com 100 ou 120W (maiores e mais caros) mas são mais difíceis de obter espaço para eles. Também há quem instale 2 de 80W. Tudo depende do tamanho da AC.
Para se conseguir um maior rendimento há quem instale um suporte rotativo automático com sensores ou manual para obter maior captação dos raios solares.
As baterias de gel têm maior capacidade de energia (250 a 350€), mas demoram mais tempo a carregar.
Também pode instalar outra bateria igual à que tem na célula.

Deve é evitar usar equipamento eléctrico de grande consumo...

Também quando sai de AC não é para ver muita tv, para isso fica em casa... não é?

Saudações autocaravanistas

« Última modificação: 21 Nov 2007, 23:29 por zebravo » Registado
cunhacoimbra
Visitante
« Responder #8 em: 21 Nov 2007, 11:56 »

Bom dia companheiros,

Ao passar os olhos por este tópico vejo que se trata da instalação de paineis solares. Bem, se ajuda em alguma coisa, tenho instalados na minha AC  o seguinte:
Painel solar - 780,00€
2 Baterias de 100, nova geração- 230,00€ cada
Inversor 1500W - 980,00€

Com este equipamento, tenho total autonomia para todo o consumo dos equipamentos da AC ( televisão, frigo, luz, aquecimento de águas e ar, câmara de recuo, etc) e utilizo também para carregar telemóveis, câmaras (filmar e fotograáfica), computador, leitor de dvd portáctil. Quando necessário utilizo varinha mágica e secador de cabelo.  Todo este equipamento foi instalado pelo fabricante da minha nova AC - Andrade e desde Maio passado, data em que a recebi, não tenho tido problemas.

Espero ter ajudado.

Saudações
Registado
Decas
Visitante
« Responder #7 em: 20 Nov 2007, 21:20 »

Boa noite José Vieira

Tenho no Blogue um artigo sobre Painéis Solares se o quiser ler por favor entre aqui, poderá ser que o ajude a decidir.

Eu também tenho um na Trigano, penso que de 80 Watts, "vivo" livremente sem condicionalismos de energia, fazendo o dia a dia normal, com uma bateria de gel, não sei ao certo os watts, mas se estiver interessado, envie um email, que eu poderei saber tudo direitinho  Huh Só sei que tenho sempre a bateria carregada, vendo televisão, ouvindo música, computador, telemóveis, luzes, café, etc.
Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: