Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Suspensão Pneumática...  (Lida 23121 vezes)
Decarvalho
Visitante
« Responder #22 em: 29 Abr 2010, 15:38 »

Viva...

Valer a pena, acho que sim pelos ganhos em segurança e conforto, em menor consumo e velocidade (mais constante) e dizem, menor desgaste de pneus.
preço? varia mas cerca de 500,
local? depende do que lhe for mais proximo, e de facil acesso.
Ora veja neste form:
http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,118.msg12082.html#msg12082

e boas voltas e reviravoltas
Decarvalho
(simplesmente)
« Última modificação: 29 Abr 2010, 15:39 por Decarvalho » Registado
Maisalentejo
Visitante
« Responder #21 em: 29 Abr 2010, 14:39 »

Alguem me podia dizer ou explicar se ao colocar este equipamento vale o investimento.
Tendo em conta fazer 10 mil km ano, e custos montagem quais as casas recomendadas.
Registado
nuno pires
Membro de Mérito

: Ago, 2007

Visitante Nº 1365

« Responder #20 em: 21 Mar 2009, 23:39 »

Boa Noite a todos.

Companheiro Luís Machado, se é da zona da "Margem Sul" porque não dar um salto aqui:

http://www.solvana.pt/

http://umafotomilpalavras.blogspot.com/

http://nunopire.hi5.com

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra

Registado

Nuno Pires
Sintra
Luis Machado
Visitante
« Responder #19 em: 21 Mar 2009, 22:51 »

Já agora qual é o custo aproximado, material e mão de obra?
Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #18 em: 19 Mar 2009, 13:28 »

Bom dia estimados companheiros,

Respondo ao companheiro MB e em geral com o já descrito anteriormente, foi a minha experiencia com suspensão pneumática na Fiat Ducato de então, na actual Renault Master perfilada de 2008 não sinto a necessidade de instalar a dita suspensão pneumática, na actual a scooter na plataforma traseira deu lugar a duas bicicletas, mais leve, melhora a saúde e como também não tenho garagem a viatura tem um óptimo comportamento em estrada.
Portanto a montagem de uma suspensão pneumática tem a ver com o tipo de viatura e a necessidade de cada utilizador, claro que para viaturas com capucine, garagem ou cargas na traseira a suspensão pneumática resolve imenso o adornar da carroceria, o comportamento do eixo traseiro e levanta as traseiras afundadas.

Cumprimentos
Carlos North
Registado
Peter
Membro Júnior
**

: Set, 2006

« Responder #17 em: 16 Mar 2009, 16:00 »

Boas tardes.

Nas minhas 2 anteriores autocaravanas mandei instalar suspensão pneumática e só tenho a dizer que estou satisfeitíssimo.

Rolar na estrada fica mais suave, melhor aderência nas curvas e permite aumentar ou diminuir a pressão do ar em função do peso carregado (sobretudo quem tem garagem ou transporta uma scooter).

Só um pormenor: mande instalar por um profissional competente, caso contrário poderá ter problemas com fugas de ar.

Não será muito barato mas creio que vale a pena.

Boas curvas.
Registado

António Marques
Barreiro
MB
Visitante
« Responder #16 em: 16 Mar 2009, 01:27 »

Boa Noite a todos

A mensagem anterior dirigida ao companheiro North, é extensível a todos.
Se alguém se dignar responder fico muito grato.

Cumprimentos
A Barge
Registado
MB
Visitante
« Responder #15 em: 16 Mar 2009, 01:20 »

Boa noite companheiro North

Pesquisando por este tema, encontrei esta conversa, aliás interessante,e verifico que o companheiro possui a sua AC com este tipo de suspensão.
Agradeço-lhe a informação que possa prestar sobre, se na realidade, vale ou não a pena a utilização de suspensão pneumática.
Antecipadamente grato

A Barge
Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #14 em: 27 Set 2007, 18:27 »

Cara companheira
Não se espera outra coisa de um autocaravanista, habilidade e dedicação á sua menina (digo autocaravana) cuidado com os trocadilhos.

Saudações
North
Registado
madalenarelvao
Visitante
« Responder #13 em: 27 Set 2007, 17:17 »

muito obrigada pela disponibilidade.
já consegui o tubo, não na campilusa mas numa empresa de materiais hidráulicos e pneumáticos que eles me indicaram na estrada de eiras, em coimbra.
O meu marido foi agora tentar fazer o arranjo e as suas dicas foram preciosas. Vamos lá a ver se ele consegue, mas estou em crer que si. Ele costuma ser habilidoso.
mais uma vez, obrigada

Caríssima

Conheço estes sistemas únicamente por ter montado este ano uma suspensão da marca Alko, fotos e artigos na net, os tubos de poliatileno que montei vinham no kit da suspensão, um vermelho para a esquerda e outro preto para a direita (salvo erro).
 Os tubos são flexíveis e encaixam em terminais por aperto de (bicones) tal como os tubos de travão rígidos.
 Não é difícil substituir, vou tentar explicar o processo:
1- Medir o diâmetro do tubo pelo exterior assim como o comprimento da secção a substituir, deverá ser entre 6 a 8 mm de diâmetro +-.
2- Adquirir um novo tubo.
3- Baixar a suspensão descomprimindo o circuito ATENÇÃO não colocar pessoas debaixo da viatura antes de descomprimir, a viatura baixará a sua altura ao chão.
4- Desapertar as porcas de fixação do tubo, retirar puxando mas segurando o local onde este estava fixado (não deita líquido, ali só existirá ar comprimido).
5- Substituir o tubo pelo novo, reapertar as porcas sem exagero pois são frágeis.
6- Carregar o circuito de ar para valores acima do habitual, e depois de 4 a 5 horas verificar se a pressão se mantém, senão verificar o aperto das porcas ou má colocação dos tubos.

Tudo isto parece obra complicada, como ferramentas apenas necessitará do normal caseiro e paciência, num mecânico isto é canja e trabalho para menos de 1 hora, o principal é arranjar um tubo.

Ps: A minha AC também é de 93, está para durar e correr km, parece que esta colheita foi das boas.

Boa sorte e disponha, cá estamos para ajudar no CPA

Saudações para todos, inclusivé para os autocaravanistas de 4 patas.

North

Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #12 em: 27 Set 2007, 16:16 »

Caríssima

Conheço estes sistemas únicamente por ter montado este ano uma suspensão da marca Alko, fotos e artigos na net, os tubos de poliatileno que montei vinham no kit da suspensão, um vermelho para a esquerda e outro preto para a direita (salvo erro).
 Os tubos são flexíveis e encaixam em terminais por aperto de (bicones) tal como os tubos de travão rígidos.
 Não é difícil substituir, vou tentar explicar o processo:
1- Medir o diâmetro do tubo pelo exterior assim como o comprimento da secção a substituir, deverá ser entre 6 a 8 mm de diâmetro +-.
2- Adquirir um novo tubo.
3- Baixar a suspensão descomprimindo o circuito ATENÇÃO não colocar pessoas debaixo da viatura antes de descomprimir, a viatura baixará a sua altura ao chão.
4- Desapertar as porcas de fixação do tubo, retirar puxando mas segurando o local onde este estava fixado (não deita líquido, ali só existirá ar comprimido).
5- Substituir o tubo pelo novo, reapertar as porcas sem exagero pois são frágeis.
6- Carregar o circuito de ar para valores acima do habitual, e depois de 4 a 5 horas verificar se a pressão se mantém, senão verificar o aperto das porcas ou má colocação dos tubos.

Tudo isto parece obra complicada, como ferramentas apenas necessitará do normal caseiro e paciência, num mecânico isto é canja e trabalho para menos de 1 hora, o principal é arranjar um tubo.

Ps: A minha AC também é de 93, está para durar e correr km, parece que esta colheita foi das boas.

Boa sorte e disponha, cá estamos para ajudar no CPA

Saudações para todos, inclusivé para os autocaravanistas de 4 patas.

North

« Última modificação: 27 Set 2007, 17:13 por North » Registado
madalenarelvao
Visitante
« Responder #11 em: 27 Set 2007, 14:21 »

Caro North,

desculpe a insistência.

Tem conhecimento de algum procedimento, manual, guia ou esquema que possa ajudar o meu marido a fazer o conserto? Será necessária alguma ferramenta específica?

O tubo a substituie é entre a válvula de distribuição e o amortecedor (não sei se são estes os termos...)

grata[

quote author=North link=topic=888.msg5773#msg5773 date=1190888372]
Companheira,

Nada de alarmes, o tubo é em plastico (poliatileno) creio eu, e fácilmente substituível em casa, não vale a pena ralhar ao amiguinho roedor - são novinhos não sabem -  Cheesy

Para adquirir um tubo ou resolver a situação contacte ao pé de sua casa:
Campilusa, Rua da Barraca Nº 26 - Fornos 3020 - Coimbra T. 239 913 539

Se não encontrar por lá a solução também pode contactar a Fosmolas em Gaia:

Ps: Se deslocar a AC não esquecer descarregar a pressão do circuito bom para não descompensar a suspensão.

Saudações e adira ao CPA, aproveite a campanha de fim do ano por 0€€€, muitos faremos muito pelo autocaravanismo.

North
[/quote]
Registado
madalenarelvao
Visitante
« Responder #10 em: 27 Set 2007, 13:56 »

caro North,
obrigada pela pronta resposta e pronta ajuda.
vou seguir os seus conselhos.
Quanto a aderir o clube, estamos exactamente a ponderar o caso. Estamos a estrear-nos neste novo mundo, fomos de férias este verão em AC e adorámos. Apenas problemas de saúde algo delicados me têm ocupado tempo demais e ainda não tivemos tempo de analisar o assunto e fazer a adesão.
cumprimentos gratos.

Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #9 em: 27 Set 2007, 11:19 »

Companheira,

Nada de alarmes, o tubo é em plastico (poliatileno) creio eu, e fácilmente substituível em casa, não vale a pena ralhar ao amiguinho roedor - são novinhos não sabem -  Cheesy

Para adquirir um tubo ou resolver a situação contacte ao pé de sua casa:
Campilusa, Rua da Barraca Nº 26 - Fornos 3020 - Coimbra T. 239 913 539

Se não encontrar por lá a solução também pode contactar a Fosmolas em Gaia:

Ps: Se deslocar a AC não esquecer descarregar a pressão do circuito bom para não descompensar a suspensão.

Saudações e adira ao CPA, aproveite a campanha de fim do ano por 0€€€, muitos faremos muito pelo autocaravanismo.

North
« Última modificação: 27 Set 2007, 11:21 por North » Registado
madalenarelvao
Visitante
« Responder #8 em: 27 Set 2007, 00:16 »

olá.
Os meus cachorritos roeram o tubo da suspensão pneumática que passava por baixo do chassis de uma fiat ducato.
Não sei a quem recorrer para substituir o tubo ou para comprar os materiais e o meu marido fazer a substituição.
Alguém me pode ajudar?
A minha AC é uma dethleffs de 1993 - já não vai para nova, mas está em óptimo estado.
Desde já, obrigada pela ajuda

madalena, coimbra
Registado
Jorge Lé
Membro

: Mar, 2007

« Responder #7 em: 15 Jul 2007, 22:26 »

Boa noite companheiros.

Com esta informação já estou a ficar mais por dentro do assunto sobre o funcionamento deste sistema de suspensão.

O efeito da minha AC, é conforme o companheiro Carlos North descreve embora não tenha carga suplementar na trazeira.

Companheiro Ricardo, obrigado pela informação, vou contactar a Fozmolas para me informar se ainda executam esse tipo de montagens e pedir orçamento.

Um abraço e obrigado pela informação.

Boas rotas
Jorge Lé

Registado

Jorge Lé
Figueira da Foz
Carlos North
Visitante
« Responder #6 em: 15 Jul 2007, 22:02 »

Boa noite caros companheiros,

Sobre este tema só posso comentar o que conheço e a minha experiência é que montei uma suspensão pneumatica "ALKO" na minha AC, o carro padecia dois problemas, um nas curvas e contra-curvas ex: rotundas a carroceria adornava um pouco mais do que se pretendia de tal forma que tornava dificil traçar o ângulo de saída como estamos habituados nos nossos carros do dia a dia, o centro de gravidade nas AC é um pouco elevado e com carga nas Box de tejadilho nem se fala.
 Outra situação não da culpa da AC é que transporto uma scooter com 150Kg no suporte exterior traseiro o que provocava o abatimento da traseira em relação ao eixo dianteiro.
 Examinando o eixo traseiro verifiquei que a viatura não estava equipada com uma barra anti-rolamento, vulgarmente chamada "barra estabilizadora" que como se sabe evita o adornar das carrocerias em curva, ventos laterais etc.

Montada a suspensão ficaram resolvidos os dois problemas de uma vez, o carro está estável nas curvas, nota-se o apoio dos tais "balões como comenta o companheiro e muito bem até que alguém lhe descubra outro nome" a traseira agora está nivelada e até ligeiramente mais alta do que a frente como gostamos de ver as AC. De referir que a suspensão traseira agora está um pouco mais seca em lombas e desníveis rápidos, contrastando com a ideia que deveria ficar mais suave.

O sistema montado é fixo, tem dois "balões" que estão ligados por tubos a dois manómetros instalados ao lado do banco do condutor de tal forma controláveis que quando entramos na viatura não podemos deixar de os ver e conferir a pressão que vai de 0 a 4 Bar. Como os circuitos são independentes mantenho 2,5 para o lado direito da viatura (lado da berma da estrada) e 2 para o lado esquerdo, estas pressões dependem da disposição interior, da distribuição da carga etc, o ideal é que se equilibre a viatura para ficar com a traseira paralela ao chão. Para carregar o circuito de ar ou compensar a pressão basta utilizar os sistemas de ar comprimido das estações de serviço o que não constitui problema de maior dado que frequentemente temos que abastecer de combustível (mais do que gostariamos).
 O meu sistema está montado á 30 dias e a pressão está sempre igual, significa que não tem fugas.

Sobre a certificação destas montagens perante a DGV ou nas IPO não tenho experiência se é necessário certificar estes sistemas, a minha inspecção é lá para o fim do ano e logo verei, no entanto aconselho quem pretende montar estes equipamentos que o faça em empresas competentes e que possam certificar na altura ou mais tarde se for necessário.

Na próxima viagem de férias terei oportunidade de testar amplamente o sistema, até agora foram apenas alguns Km de teste.

Ficarei grato se algum companheiro entender dar-me alguns conselhos complementares sobre este assunto.

Cordiais saudações e bons Km em liberdade.
Registado
RICARDO
Visitante
« Responder #5 em: 15 Jul 2007, 20:46 »

Companheiro Jorge Lé,

Há alguns anos mandei instalar uma na minha Laika que tem carro Iveco.
Há pelo menos dois tipos de suspensão; uma tem pressão fixa nas duas posições em que se encontram os  "balões" de borracha a outra que é a que eu tenho e com a qual estou satisfeito tem válvulas de compensação, isto é, a pressão nos "balões" (não sei que nome lhe deva chamar)
vai variando com as irregularidades e com o traçado da estrada e o compressor, qua faz parte do sistema, vai arrancando quando é preciso para repor a carga do depósito do ar.
A firma que instalou fica perto da sua "base". Foi a Fozmolas, na EN 109 (Leiria- Figueira) alguns Kms a Norte da Guia.
Não sei se ainda instalam mas fizeram um bom trabalho e a condução ficou bem melhor.
Saudações,

Ricardo
« Última modificação: 15 Jul 2007, 20:48 por Ricardo » Registado
Jorge Lé
Membro

« Responder #4 em: 12 Jul 2007, 23:09 »

Boa noite Ruy Figueiredo.

Agradecia que me informasse o contacto do fornecedor da suspensão pneumática que adquiriu, assim como do kit azul se possível.

Um abraço
Jorge Lé

Registado

Jorge Lé
Figueira da Foz
Ruy Figueiredo
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Dez, 2005

Sócio Nº 76

« Responder #3 em: 12 Jul 2007, 22:05 »

Jorge embora o seu carro seja mais recente que o meu não vejo que uma suspensão pneumática possa vir a alterar a garantia da mecânica e sabe que disso percebemos nós, eu montei uma na minha e estou satisfeito.
Embora não sei se vai curar o varejamento, no entanto há um kit azul que tem uma nova barra estabilizadora e amortecedores, creio que há em Espanha em França tem de certeza e se não tiver portador pode pedir que eles mandam pelo correio.
Se necessitar de mais alguma coisa disponha.
Até breve Ruy
Registado

Com um até breve,
Ruy Figueiredo
Lisboa
Jorge Lé
Membro

« Responder #2 em: 12 Jul 2007, 21:52 »

Companheiro Decarvalho.

Obrigado pela dica sobre a consulta ao importador, esta alteração pode não estar prevista pelo fabricante e haver problemas se necessitar de recorrer à garantia.

Boas rotas
Jorge Lé
Registado

Jorge Lé
Figueira da Foz
Decarvalho
Visitante
« Responder #1 em: 12 Jul 2007, 17:02 »

Viva Jorge Lé...

Ja procurou saber junto do fabricante revendedor da AC? Convem nada fazer que possa por em causa a garantia se esta esta valida ainda. Ha um numero da Revista Francesa, a Camping Car MAgazine que em tempos trouxe um artigo completo sobre este tema. Vou ver se a encontro e depois volto ao contacto
Registado
Jorge Lé
Membro

« em: 12 Jul 2007, 16:34 »

Boa tarde companheiros.

Tenho uma autocaravana montada em chassi Renault e pretendia montar uma suspensão pneumática. Agradecia alguma informação, conselhos sobre as vantagens e desvantagens deste sistema...a partir dos 100km sinto algum varejamento, e pretendia anular esse efeito por questões de segurança.

Boas rotas
Jorge Lé
Registado

Jorge Lé
Figueira da Foz
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: