Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Notas sobre o Naturismo  (Lida 261 vezes)
Raul Lopes
Visitante
« Responder #5 em: 25 Out 2006, 23:11 »

Caro Lau, não está cá quem falou. Naturalmente respeito a sua opção.

msilva, obrigado pelos esclarecimentos. Bem vê a minha ignorância no assunto ...!!
Registado
Laucorreia
Visitante
« Responder #4 em: 25 Out 2006, 00:00 »

Caro Raul
Uma vez mais agradeço as suas palavras e o seu desafio. Quando chegar a ler o artigo que escrevi sob o título "Autocaravanismo e Naturismo" para o boletim do CPA, creio que compreenderá a razão da "ordem" que coloco para a abertura do tema neste fórum. Entendo o artigo como um "pontapé de saída" para tratar o assunto, dado o "paralelismo" em que coloco as duas actividades no tocante à sua aceitação e compreensão pela sociedade em geral.
Daí partirei para um maior esclarecimento da postura naturista, para procurar conseguir a compreensão daqueles a quem o naturismo causa reservas e sobretudo para desmistificar aquilo que como diz "povoa o imaginário colectivo dos "texteis"
Cordialmente.
Laucorreia
Registado
msilva
Membro de Mérito

: Ago, 2006

Visitante Nº 1053

« Responder #3 em: 24 Out 2006, 23:45 »

Caro Raul:
Dizer que o naturismo tem mais ligações ao campismo que ao autocaravanismo é..... ambiguo. É certo que 90% das vezes utilizamos parques de campismo para parar e praticar o naturismo mas se for a ver a utilização das autocaravanas por parte dos naturistas é quase a totalidade. Será que nos podemos considerar campistas e não autocaravanistas por utilizarmos os parques de campismo? Eu no  meu caso só os utilizo por estar num espaço em que desde que acordo até me deitar pratico naturismo; para ir ao café ,restaurante, piscina,praia jogos ...etc. Pena é que em Portugal raros sejam os espaços para a pratica de naturismo, mas até agora lá nos vamos arranjando. Ainda não me tinha apercebido é que o CPA se considerava o uníco club de autocaravanistas mas o unico com um fórum muito interessante e disputado isso é verdade. Tal como diz o companheiro Laucorreia, os autocaravanistas naturistas juntam-se mais ao naturismo que ao autocaravanismo associativo pois a luta para parques naturistas esta em primeira linha vindo depois os problemas do autocaravanismo. Problema muito mais complicado pois embora estaja já previsto nas leis Portuguesas dificil é a sua implementação.
Vamos todos juntos lutar para que o autocaravanismo, naturismo, campismo sigam os caminhos desejados por todos nós de podermos disfrutar do nosso rico Portugal e que sejamos vistos tal como somos; pessoas de bem que gostam de viagar conhecer o nosso país e não só, gastar uns €€€ em boa comida para nos e nossas casas itenerantes.
Um abraço
MSilva
Registado

Mário Silva
Loures
Raul Lopes
Visitante
« Responder #2 em: 24 Out 2006, 22:26 »

Lau,

Obrigado pela sua resposta.

Eu imaginava que o tema do naturismo pudesse ter aqui uma abordagem pedagógica mas num estilo mais ligeiro do que num artigo, sempre mais elaborado. Daí que tivesse pensado na ordem inversa, mas respeito inteiramente a sua decisão.
Fico expectante do momento em que nos vai explicar o que é isso do naturismo, que tem o naturismo a ver com nudismo e, estou certo disso, irá esclarecer de uma vez por todas que naturismo nada tem a ver com orgias sexuais. Aliás, porque não começar por este último tópico que creio bem povoa o imaginário colectivo dos "texteis" sobre o naturismo?
Sinceramente acho que estamos suficientemente maduros para saber lidar com estas coisas no fórum, sem preconceitos nem chicana pessoal.
« Última modificação: 24 Out 2006, 22:28 por Raul Lopes » Registado
Laucorreia
Visitante
« Responder #1 em: 24 Out 2006, 21:52 »

Caro Raul
Agradeço as suas simpáticas palavras e subscrevo as suas relativamente à linha editorial deste nosso forum.
Quanto à criação de um tópico, espero pela altura mais oportuna, isto é, quando no boletim do CPA sair o artigo que escrevi sobre o tema "autocaravanismo e naturismo". Entendo que essa será a altura ideal para avançar para esse tipo de abertura no fórum. Assim o "tempo", artigo que não está à venda, me dê essa disponibilidade e oportunidade, até porque, para além do gosto pessoal de falar sobre o tema, isso proporcionará, assim o espero, um melhor conhecimento da prática naturista.
Cordialmente.
Laucorreia
« Última modificação: 24 Out 2006, 21:54 por Laucorreia » Registado
Raul Lopes
Visitante
« em: 23 Out 2006, 23:38 »

Meu Caro Lau,

Não podia estar mais de acordo consigo relativamente à mensagem que deixou no tópico sobre a Federação de Autocaravanismo (http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,6.0.html). Subscrevo integralmente o que escreveu. Bem sei que não é a primeira vez que isso acontece, por isso notámos a sua ausência.
É sabido que no passado por aqui se viveram dias conturbados que obrigaram a medidas radicais de saneamento do fórum. Infelizmente para o autocaravanismo ficaram feridas desse processo de aprendizagem colectiva, mas hoje podemos dizer que este fórum segue a linha editorial por que sempre nos batemos: aqui todos têm direito à livre expressão de pensamento e ninguém está acima da crítica, mas todos estamos rigorosamente obrigados a respeitar os outros, por maiores que sejam as nossas discordâncias de ideias.
Insisto, neste fórum querem-se pessoas educadas e inteligentes que pensem pela sua própria cabeça e saibam pelo seu comportamento contribuir para o engrandecimento dos autocaravanistas e para a dignificação do autocaravanismo.
O Lau já provou não precisar de ler as regras para saber comportar-se, daí que aqui lhe deixe um desafio: porque não cria um tópico no fórum ("Outros assuntos"? em registo mais aberto; "comportamentos"? em registo fechado) para discutir a problemática do naturismo?

Eu sei, que se arrisca a ter de enfrentar alguns comentários menos ajustados (a isso já deve estar habituado), mas, em contrapartida, todos aqueles que como eu são ignorantes na matéria ficariam a saber mais dessa forma peculiar e corajosa de estar na vida.
« Última modificação: 23 Out 2006, 23:46 por Raul Lopes » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: