Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: FEIRA DO CAVALO E DO VINHO EM ALENQUER  (Lida 5848 vezes)
Raul Lopes
Visitante
« Responder #18 em: 20 Mar 2007, 11:59 »

Obrigado pelos esclarecimentos, amigo Decarvalho.
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #17 em: 20 Mar 2007, 11:30 »

carissimo Raul e mais interessados

O culto do espirito santo foi iniciado em Alenquer....iniciado pelos franciscanos...e apoiado pela Rainha Sta Isabel...ver nota historica abaixo.
para quem se interessa, dia 6 de Maio ha uma conferencia de Pinharanda Gomes no Museu Joao Mario...
Quanto a falta de noticias..elas ja estao publicadas no jornal local e penso que o vereador da cultura, que é o mesmo do turismo, nao deixara de em breve as colocar no site da CM...logo que exista programa definitivo....entretanto ja estão no site do CPA, como programa preliminar parcial...

IMPÉRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
1. História

A instituição das festas do Império do Divino Espírito Santo celebrando o Pentecostes (representação da descida do Paracleto sobre os apóstolos) anda atribuída à Rainha Santa Isabel, na sua vila de Alenquer, em data que não obteve ainda o consenso dos investigadores.

A. Rodrigues de Azevedo adianta, baseado numa escritura que existiu na Câmara de Alenquer, o ano de 1280, enquanto Jaime Cortesão, adoptando sugestão de frei Manuel da Esperança e tendo à vista documentos do Arquivo de Alenquer, afirma ter sido o Convento de S. Francisco da mesma vila o palco da sua primeira realização, em 1323. Outros autores optam pelo Paço da Vila de Sintra sem, contudo, especificarem a ocasião do evento. Porém, já no Compromisso da Confraria do Espírito Santo de Benavente, o mais antigo que se conhece, coevo da fundação da igreja do Espírito Santo dessa localidade que presumivelmente se verificou no primeiro quartel do séc. XIII, se alude à festevidade do Império, o que leva a supôr a sua concretização aí anteriormente a 1280, promovida ou inspirada por franciscanos de tendência espiritual. Os mesmos que secundando o proselitismo de Santa Isabel lograriam levá-la a patrocionar e, porventura, institucionalizar nos inícios do séc. XIV tais festejos com um aparato nunca antes visto, o que terá contribuido para radicar a tradição segundo a qual sob a sua égide e de D. Dinis se haviam originado.
« Última modificação: 20 Mar 2007, 13:20 por Decarvalho » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #16 em: 20 Mar 2007, 01:07 »

Caro Decarvalho,

Não consegui localizar no site da CMA o dito programa. Cegueira minha?

Já agora. Eu pensava que o culto supremo do Espírito Santo era feito nos Açores. A que propósito é este Santo venerado em Alenquer? Há algum paralelismo no tipo de comemorações das duas localidades?
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #15 em: 19 Mar 2007, 23:49 »

alo

de 1 de abril a 27 de maio regressam as festas do culto do espirito santo a alenquer...
dia 8 de abril reinauguraçao da igreja do espirito santo...
dia 27 de maio procissao e Bodo...

consultar o programa completo na M www.cm-alenquer.pt
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #14 em: 18 Dez 2006, 16:46 »

Como é que ninguém se lembrou de assinalar aqui a Feira Internacional do Cavalo na Golegã?

Aconteceu o mês passado no fim-de-semana do S. Martinho.
Pelos vistos não há por aqui autocaravanistas amantes do nobre e elegante quadrúpede.

Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #13 em: 02 Out 2006, 04:52 »

para quem goste
passeios pedestres
 http://www.cm-alenquer.pt/documentos/passeios_pedestres.pdf
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #12 em: 29 Set 2006, 23:26 »

Já que o DeCarvalho presta colaboração noutros temas, de forma bem activa, não surge alguém que queira "pegar" na ideia? 
Afinal, para os sócios que vivem na zona dos arredores N de Lisboa,  Alenquer até é só um pulo, permitindo reduzidos encargos de tempo e outros no reconhecimento dos locais e estabelecimento de contactos.  Ou para os que residem em Vila Franca de Xira ou Torres Vedras.
Até uma próxima oportunidade.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
nunor
Visitante
« Responder #11 em: 29 Set 2006, 13:33 »

Obrigado pela disponibilidade companheiro.
É exactamente esse o espírito que precisamos. Se todos der-mos um pouco da nossa disponibilidade em prol do colectivo, avançaremos muito mais rapidamente.
Felizmente temos entre nós vários sócios com este tipo de pensamento e disponibilidade.
Com o balanço deste ano, podemos antever um 2007 com muitas e variadas novidades sobre o autocaravanismo.

Nuno
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #10 em: 29 Set 2006, 13:21 »

carissimos....
cada um deve organizar e colaborar na organização daquilo que pode...e já é colaborar...intervir...dar sugestões....

pela minha parte assumo a organizaçao das tertulias do bar do alem, em alenquer (ja divulgadas no forum) e disponiveis com mais informação em http://bardoalem.blogspot.com e nestas fazem-se condiçoes especiais a quem va assistir , almoçar e/ou pernoitar de autocaravana.

assumo tambem a monitoragem de assuntos de interesse para o forum, e a sua divulgação, incluindo a apresentação de ideias para o "saco"

comprometo-me tambem apresentar relatos de viagens, e apoiar a inventariaçao de campings, AS, test drive, fotos etc

e se alguem quiser organizar uma concentraçao em Alenquer (2007) poderei apoiar tambem com propostas concretas e sugestões.

Finalmente estou tambem disponivel para tentar organizar uma especie de brainstorming/seminario, em Alenquer para todos aqueles que queiram um dia debater e hieraraquizar os varios problemas do autocaravanismo.

Mais não prometo... (no âmbito das AC)
« Última modificação: 29 Set 2006, 13:25 por Decarvalho » Registado
nunor
Visitante
« Responder #9 em: 29 Set 2006, 11:17 »

Companheiros Zzekas e Decarvalho, não querem agarrar a sugestão do Companheiro Mário Caxias?

Um abraço
Nuno
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #8 em: 29 Set 2006, 10:38 »

Caro DeCarvalho, mas é para 2007 que eu dei a sugestão!
E já agora, vá pensando se em vez de dizer "se organizarem alguma coisa" não prefere tomar a iniciativa de a planear e apresentar o seu projecto à Direcção aí com uns 4 a 5 meses de antecedência (para ser analisado e serem estabelecidos os contactos oficiais, mesmo que poucos, e publicitado no nosso boletim de Junho).
Temos de reduzir o nosso hábito de deixar as coisas para a última da hora!
Até breve
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Decarvalho
Visitante
« Responder #7 em: 29 Set 2006, 10:17 »

proximas feiras em alenquer
- do vinho e do cavalo é anual....cerca da data das vindimas.
- da ascensao ou da espiga....na semana  desta ocasiao (5F, festa variavel e feriado municipal em alenquer)
..........................
se organizarem alguma coisa só podera pois ser em 2007...
« Última modificação: 29 Set 2006, 10:19 por Decarvalho » Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #6 em: 28 Set 2006, 23:59 »

Caro ZZekas, que acha de ir averiguando a data aproximada desta Feira em Alenquer no próximo ano, e ir planeando um Passeio CPA para ela? 
Os Passeios CPA só se realizarão se houver propostas razoavelmente fundamentadas e organizadas dos sócios, apresentadas individualmente ou associado com mais um ou dois - vide o editorial do último boletim informativo.  Quantos mais de nós nos empenharmos, mais haverá para podermos descobrir o que vale a pena no nosso país.
Logo que tenha um croquis do plano contacte a Direcção, com vários meses de antecedência claro.
Até breve
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Decarvalho
Visitante
« Responder #5 em: 26 Set 2006, 22:48 »

Já agora...e depois da feira do vinho e do cavalo, em alenquer, proximo sábado dia 30, no parque de campismo de alenquer, e no seu bar do alem...uma tertulia,
uma iniciativa nada... curial...
um almoço debate sobre ovnis e outros mundos pelo Presidente da Sociedade de Ovnilogia...inicio pelas 12h..da apresentaçao do tema e do almoço pelas 13.30
quem for de autocaravana ao almoço debate não paga estacionamento de ...autocaravana, pois claro
(neste momento so ha 3 vagas...tel 21 3552070 as horas de expediente, ou mail camping@dosdin.pt)
mais infos http://bardoalem.blogspot.com
« Última modificação: 29 Set 2006, 10:19 por Decarvalho » Registado
nunor
Visitante
« Responder #4 em: 25 Set 2006, 09:14 »

Companheiro Zzekas

Está no seu direito de não gostar da minha prosa. Obrigado pela sua franqueza.  Eu também gosto de ser frontal e detesto hipocrisias.

Espero que continue a vir ao fórum e a participar activamente através da escrita de mensagens.

Cumprimentos

Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #3 em: 24 Set 2006, 19:52 »

Companheiro ZZekas,

Seja bem-vindo ao nosso fórum. Saúdo a sua participação activa.

Se o NunoR entender que deve "defender-se" ele saberá fazê-lo muito bem. Não precisa que eu o faça. Sublinho isto para deixar claro que não sou advogado de defesa dele, mas também não posso assistir às críticas que lhe faz sem nada dizer. Para mim é um imperativo de justiça, algo mais importante do que "defender" o NunoR.

Se não fossem as quase 3 centenas de mensagens que ele já por aqui escreveu, não teriamos já registado para cima de 180 mil visualizações. É que sem as pessoas que se esforçam para colocar no fórum informação útil, ou simplesmente expressarem a sua opinião, não haveria por aqui nada de interessante para outros virem ler.
Por isso me parece de elementar justiça vir aqui lembrá-lo. Se ele nunca tivesse escrito nada no fórum não estaria agora a ser criticado! dizer que o NunoR tem um comportamento conflituoso, parece-me ser uma injustiça que se faz a alguém a quem deviamos estar gratos pelo empenho que tem revelado na dinamização deste fórum. Outros lhe sigam o exemplo e este fórum será algo de extraordinário que não é fácil imaginar.

Faça-me o favor de não interpretar as minhas palavras como uma "chazada".

Espero voltar a encontrá-lo por aqui em breve, para falarmos de coisas mais interessantes.
Registado
ZZekas
Visitante
« Responder #2 em: 23 Set 2006, 10:23 »

Bom dia.
Companheiro NunoR.
Não gostei da sua prosa e permita-me que lhe diga porquê.
Ao começarmos uma frase devemos evitar iniciá-la com a palavra  "Convém", pois no contexto esta, está carregada de negatividade, ou seja,começamos um diálogo logo com uma " chazada ", o que não é nada corial.
Convencionou-se, na escrita de e-mails que as maiúsculas, expressariam "gritos", embora aceite a nomenclatura,não estou de acordo com ela.Como não tenho a pretenção de " gritar ", seja com quem fôr,aconteceu ter o teclado nas maiúsculas, mas convenhamos que daí não vem nenhum mal ao mundo.
Tenho notado que em algumas intervenções ao longo dos tempos no nosso fórum, por vezes o companheiro tem criado uma certa animosidade, quiçá, alguns conflitos de opinião completamente desnecessários.
A minha intenção, ao dar a notícia do evento a realizar em Alenquer, não teve outra pretenção que não fosse a de dar a indicação aos autocaravanistas que habitualmente visitam o nosso fórum para "beber"as dicas,as festividades ou percursos que habitualmente são publicados,de um evento a realizar na zona do Ribatejo.
Será  de bom tom, não sermos pretenciosos, ao ponto de fazer afirmações como a sua, de que - a maioria dos autocaravanistas juntar-se-ão em Aveiro - o que é totalmente falso.
Nem a maioria dos sócios do nosso clube estarão neste evento,pelas mais diversas razões,bem como muitos, dos largos milhares registados na D.G.Viação, que demandarão a outras paragens.
Tem que se ter o cuidado com as afirmações que se fazem,procurando faze-las com rigor para que a nossa credibilidade não seja mínimamente beliscada, pois o nosso fórum tem um elevado número de visitas e se pugnarmos pela elevação dos nossos posts,decerto superaremos todas e quaisquer previsões,  o que nos deixará orgulhosos.
Companheiro, espero que tenha entendido esta minha tomada de posição, que mais não foi do que pôr tudo no seu lugar,e longe de criar qualquer polémica ou animosidade entre nós.
As melhores saudações rolantes.
" Zzekas "   
Registado
nunor
Visitante
« Responder #1 em: 22 Set 2006, 15:21 »

Companheiro zzekas,

Convém não escrever em letras maisculas. Assim parece que está a "gritar"...
Será de certeza uma feira interessante, mas infelizmente esta semana como deve saber a maioria dos autocaravanistas juntar-se-ão em Aveiro.
Pena que não seja para a semana.
Um abraço
Nuno Ribeiro

Registado
ZZekas
Visitante
« em: 22 Set 2006, 15:08 »

PARA OS COMPANHEIROS  QUE GOSTEM, ESTE FIM DE SEMANA EXISTE UM PROGRAMA SOBERBO EM ALENQUER.
UM FESTIVAL DA VINHA ,DO VINHO ( COM pROVAS )E DO CAVALO. ESTES SÃO OS PRINCIPAIS ATACTIVOS ,MAS CONFORME O PROGRAMA, QUE PODE SER CONSULTADO NO SITE DA CÃMARA LOCAL, HAVERÁ DESFILES DE TRAJES REGIONAIS, PROVAS EQUESTRES,FADOS E GUITARRADAS, RANCHOS FOLCLÓRICOS GASTRONOMIA REGIONAL,EXPOSIÇÃO E VENDA DE ARTESANATO AO VIVO,ENFIM UMA PARAFERNÁLIA  DE MOTIVOS PARA QUE A PRESENÇA JÁ HABITUAL DOS AUTOCARAVANISTAS SEJA UMA VEZ MAIS DE NÚMERO SIGNIFICATIVO.
ATÉ LÁ. 
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: