Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Caminhadas Grupo Flamingo - 15 de setembro - Rota dos Avieiros  (Lida 414 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
infoCPA
Administrador
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1 260

: Dez, 2008



WWW
« em: 03 Set 2018, 21:44 »

Caminhada 15 de setembro - Rota dos Avieiros

Do nosso Parceiro Grupo Flamingo recebemos a informação:

"Bom dia,

Vem o Grupo Flamingo informar que as inscrições para a próxima caminhada estão abertas.

Iremos caminhar pela lezíria e procurar apreender alguma informação sobre as comunidades piscatórias que no Inverno se deslocavam da região de Vieira de Leiria para esta região afim de subsistir durante um período em que não se podia ir ao mar e que, com o tempo, acabaram por aí se instalar; segundo estudos efetuados através de registos de entradas de doentes no Hospital de Santarém, o fluxo migratório inicia-se em meados do século XIX.

Este movimento e instalação de pessoas na margem do Tejo, em locais favoráveis à pesca, originou um modo de estar e de viver a que hoje chamamos “cultura Avieira”, a qual se identifica pelas casas palafíticas, pelos barcos, artes de pesca e pela gastronomia.

Hoje em dia, são poucas as pessoas que ainda têm como modo vida a pesca no rio. No entanto, ainda restam alguns pescadores que retiram o seu sustento do rio, seja através da pesca ou no turismo, esta nova indústria que aos poucos se vai instalando.

Criou-se o Museu de “Escaroupim e o Rio” que tenta manter viva a memória das várias comunidades ribeirinhas do Tejo, um lugar de afetos, um local de encontro e preservação de tradições e memórias.

Ainda teremos oportunidade de visitar a Palhota, uma aldeia Avieira, também situada nas margens do rio, onde se instalaram os “nómadas do Tejo”, como lhes chamou Alves Redol, que aí se instalou durante alguns meses e com eles conviveu, para escrever o seu livro “ Os Avieiros”, o qual retrata a vida destes pescadores que ali viviam nas suas casas palafíticas.

Inscrições: caminhadas@grupoflamingo.org (nome completo, NIF e telemóvel de contato)

IMPORTANTE: Trata-se de uma atividade da responsabilidade do Grupo Flamingo-Associação de Defesa do Ambiente, ONGA - Regional, com o Estatuto de Utilidade Pública, pelo que é obrigatório ser-se associado para poder participar nesta caminhada. Por razões alheias à organização, este programa pode ser parcial ou totalmente alterado.

Mais informações em anexo.

Cumprimentos

Grupo Flamingo"

Esta atividade é aberta aos associados do CPA nas condições descritas.

A direção

* 15setembro.pdf (942.79 Kb - transferido 21 vezes.)
« Última modificação: 03 Set 2018, 21:47 por infoCPA » Registado

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA
Portugal
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: