Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Praias de Ouro em Portugal  (Lida 2968 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
nunor
Visitante
« Responder #7 em: 11 Jul 2006, 09:28 »

Bons dias

Cuidado com algumas das praias da região do Oeste. Devido ao risco de derrocada das arribas, 15 praias foram interditas na faixa litoral entre os concelhos da Marinha Grande e Peniche.

"O Ministério do Ambiente decidiu interditar zonas de utilização frequente em 15 praias, incluindo caminhos, acessos e habitações, na sequência de um relatório que apontava para a possibilidade de derrocada das arribas no troço de costa entre a Marinha Grande e Alcobaça.

No relatório indicam-se três grupos de medidas que vão da simples reposição de sinais vandalizados à interdição de sectores de risco em zonas de utilização frequente.

As 15 praias distribuem-se pelos concelhos de Marinha Grande (2), Alcobaça (2), Nazaré (2), Caldas da Rainha (1), Peniche (3), Lourinhã (1), Torres Vedras (2) e Mafra (2).

Numa destas zonas balneares - Praia do Algodio, em Mafra - as interdições abrangem os acessos pedonais ao topo da arriba, habitação e logradouros, mas o Instituto da Água (Inag) poderá adjudicar em breve as obras necessárias, avaliadas em 670 mil euros.

A Praia da Almagreira (Peniche), onde duas pessoas morreram no ano passado devido ao desprendimento de rochas, deverá deixar este ano de ter uso balnear, já que o ministro do Ambiente assinou uma portaria de interdição da praia.

A interdição de acessos e de habitações constituem os casos "mais problemáticos", reconhece o próprio Inag, acrescentando que a situação deve ser reavaliada juntamente com as autarquias "para, com bom senso, mas com realismo", propor uma solução.

Praia de Vale Furado (Alcobaça) e Praia da Consolação (Peniche) são os locais onde foram identificadas habitações em risco.

Além destas praias, a equipa que está a acompanhar a estabilidade das arribas nestes troço do litoral, identificou outras zonas de risco que levaram a vários tipos de interdições nas praias do Farol (Marinha Grande), São Pedro de Moel (Marinha Grande), Água de Madeiros (Alcobaça), Sítio da Nazaré e Forte de São Miguel (Nazaré), Quebrada dos Covinhos (Caldas da Rainha), São Bernardino (Peniche), Paimogo (Lourinhã), Porto Novo e Baldasma (Torres Vedras) e São Julião (Mafra).

O relatório prevê também a substituição e colocação de avisos em mais 129 locais, juntando-se às 79 placas já existentes.

As zonas mais perigosas na base e no topo das arribas também vão ser delimitadas, num total de 9135 metros, distribuídos pelos nove concelhos.

Alcobaça, Peniche e Lourinhã são os concelhos com maior dimensão de zonas perigosas nas arribas."

Fonte: http://www.publico.clix.pt
Registado
nunor
Visitante
« Responder #6 em: 07 Jun 2006, 10:56 »

Bons dias

Podem consultar no site http://praias.publico.pt/ todas as praias existentes em Portugal. Basta colocar o distrito e aparece a listagem das praias. Depois é só seleccionar a praia e temos várias informações disponíveis, como o tipo de acesso, a existência ou não de restauração e de infra-estruturas balneares, se é vigiada ou não, etc.
Um abraço
Nuno

PS:  A praia de Cresmina pode ser vista em:

http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Visitar/PraiasCascais/Cresmina.htm
« Última modificação: 07 Jun 2006, 11:52 por NunoR » Registado
rduarte
Visitante
« Responder #5 em: 07 Jun 2006, 10:39 »

Bom dia

Companheiro Raul a praia Cresmina situa-se na estrada do Guincho sentido Cascais - Malveira da Serra, a seguir ao restaurante Porto Santa Maria, entrar a esquerda (terreno terra batida)
Aproveite para consultar :htt--www.portugalvirtual.pt

Boa Praia
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #4 em: 06 Jun 2006, 22:29 »

Oh RDuarte, talvez eu seja o único ignorante, mas onde fica a praia da Cresmina?
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #3 em: 06 Jun 2006, 08:58 »

Bom dia

Quanto as duas praias de Cascais que constam , nas listas ambas têm locais para estacionar, mas no verão convem chegar cedo no Abano costumam prenoitar, no meio destas duas fica uma Mundialmente conhecida que é o GUINCHO, como o Mar está sempre batido Grin , não conseguiram proceder a recolha de água para analises.
Pessoalmente e para quem pretenda vesitar CASCAIS, aconcelho a Cresmina, com prenoita, junto ao antigo quartel melitar no centro.

Boa viagem
Registado
nunor
Visitante
« Responder #2 em: 05 Jun 2006, 16:35 »

Raul , posso-te dizer que nas de Almada, tirando a Cova do Vapor (onde estacionar com um simples carro já é complicado, com AC é quase impossível), todas tem estacionamento junto à praia, onde se consegue ESTACIONAR qualquer AC. Até ao momento não há qualquer interdição ao parqueamento de ACs visível. Não esquecer no entanto que o POOC que abrange a Costa da Caparica prevê também a possibilidade de proibição de estacionamento de ACs entre as 0h e as 8h00.

Sei por exemplo que na Fonte da Telha, cujo estacionamento é caótico existem muitos maus exemplos de "acampamentos" de ACs...
Um abraço
Nuno
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #1 em: 05 Jun 2006, 13:35 »


Agora só falta mesmo que alguém nos diga quais destas praias têm condições para estacionar (note-se que não disse acampar) relativamente perto.
Registado
nunor
Visitante
« em: 05 Jun 2006, 09:15 »

Agora que o tempo convida a um saltinho  à praia, é bom saber que temos várias praias em Portugal com excelente qualidade.

Um terço das praias nacionais apresentou água classificada como limpa nos últimos cinco anos, segundo a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Das 487 praias da costa portuguesa 180 iniciam a época balnear deste ano com o título atribuído pela Quercus “qualidade de ouro”. As consideradas praias de ouro obtiveram, entre 2001 e 2005, análises boas de qualidade da água.

Segundo a Quercus, no interior de país nenhuma praia teve a classificação e o concelho com maior número de praias com qualidade da água de ouro é Albufeira com 14 zonas balneares, seguido de Vila do Bispo com 14 zonas balneares, Almada com dez e Grândola e Vila Nova de Gaia com nove zonas cada uma.

O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos apresentam boa qualidade, garantindo a uma maior fiabilidade no que respeita à sua água e confirmando a sua excelência na última época balnear.
Este ano, a Associação Bandeira Azul de Portugal atribuiu 207 galardões de qualidade balnear.

Neste link podemos constatar quais são as 180 praias de Ouro:
http://quercus.sensocomum.pt/xfiles/images/Doc1620.pdf
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: