Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Grupo Flamingo - Caminhada do Cercal à Ilha do Pessegueiro_10 de fevereiro  (Lida 177 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
infoCPA
Administrador
Hero Member
*****
Mensagens: 1 210

: Dez, 2008



WWW
« em: 07 Fev 2018, 21:01 »

Do nossa parceria com o Grupo Flamingo recebemos a seguinte informação:

Boa tarde,

As inscrições para a próxima atividade do Grupo Flamingo, Caminhada do Cercal à Ilha do Pessegueiro, estão abertas.

Nesta atividade, iremos continuar o Trilho Histórico da Rota Vicentina, no local onde terminámos no ano passado, no Cercal.

Os caminhos entre as pequenas quintas, com as suas sebes, hortas e pomares desta terra alentejana são um motivo de interesse; saindo da povoação,
entramos num estradão que sobe ligeiramente até um local onde podemos comtemplar a Vila, sobressaindo o branco e o azul.

Continuando, passaremos por uma zona de eucaliptal até chegaremos a uma zona de predominância do chaparral. Grandes sobreiros, azinheiras e medronheiros vão ladeando o trilho. Por vezes, nas zonas mais baixas poderão aparecer umas poças, onde os javalis, que habitam a região em grande número, tomam os seus banhos de lama e se esfregam nos sobreiros próximos, para se desparasitarem.

Passada uma pequena ribeira que corre durante todo o ano (segundo informação dos locais) mas, cujo caudal é muito reduzido, estamos a chegar a uma parte do percurso onde teremos de caminhar numa estrada alcatroada.
No fim desse troço, chegaremos ao local de encontro com o autocarro, onde faremos o nosso piquenique.

De seguida, entramos no planalto litoral, onde dominam os campos de cereal. Aqui e ali ouvem-se as perdizes e as cotovias. Estas aves têm uma camuflagem perfeita, essencial para escaparem aos predadores, sobretudo as fêmeas no choco.

O terreno muda e deixamos os solos duros e entramos em trilhos de areia.

O azul da linha do horizonte indica-nos a proximidade do mar; no ar, pode sentir-se o fresco da maresia. Depois de atravessarmos a estrada CM1072
estamos no último troço que nos conduzirá ao Forte de Nossa Senhora da Queimada, fronteiro ao Forte de Santo Alberto (na ilha do Pessegueiro), onde terminaremos a nossa caminhada. No final, os participantes dispõem de algum tempo livre para tirarem fotos, passear na praia, tomar uma bebida ou mesmo petiscar qualquer coisa no Restaurante “A Ilha”.

Inscrições: caminhadas@grupoflamingo.org (Nome completo, NIF, e telemóvel de contato)

IMPORTANTE: Trata-se de uma atividade da responsabilidade do Grupo Flamingo-Associação de Defesa do Ambiente, ONGA - Regional, com o Estatuto
de Utilidade Pública, pelo que é obrigatório ser-se associado para poder participar nesta caminhada. Por razões alheias à organização, este programa pode ser parcial ou totalmente alterado.

Mais informações aqui

Saudações Ambientais
Grupo Flamingo"


Esta atividade é aberta aos associados do CPA nas condições descritas.
« Última modificação: 07 Fev 2018, 21:17 por infoCPA » Registado

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA
Portugal
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: