Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Grupo Flamingo - Trilhos Megalíticos  (Lida 634 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
infoCPA
Administrador
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1 309

: Dez, 2008



WWW
« em: 27 Set 2016, 11:00 »

Do Grupo Flamingo recebemos a seguinte mensagem:

"As inscrições para a próxima atividade do Grupo Flamingo - Caminhada a Évora, estão abertas.

Nossa Senhora de Guadalupe é o nome da aldeia alentejana onde iremos iniciar a nossa caminhada. Desde tempos imemoriais, os nossos antepassados caminharam por estas cercanias. Presentemente, estas terras são herdades onde se cria gado e se faz agricultura. Caminharemos por um estradão partindo desta aldeia até à Herdade dos Almendres, onde nos será possível ir visitar um Menir de grandes dimensões (cerca de 3,5 metros), conhecido pelo Menir dos Almendres. Retomando o estradão, caminhamos na direção do Cromeleque dos Almendres (“Cromeleque” é o conjunto de diversos menires dispostos em um ou vários círculos, em elipses, em retângulos, em semicírculo ou ainda estruturas mais complexas como este caso que é composto por 95 monólitos). Depois da visita, dirigimo-nos ao autocarro.

O nome Geraldo Geraldes não vos dirá grande coisa mas se dissermos Giraldo, Sem Pavor, já vos referenciará como sendo o conquistador de Yeborath (Évora). Tratava-se de um nobre que vivia à margem da lei e era chefe de um bando de proscritos. Pois bem, vamos visitar o seu castelo. A subida será feita por um trilho que nos conduzirá até ao topo do monte, onde poderemos observar um Castro da Idade do Bronze e que teve uma ocupação medieval. As vistas são bonitas e, lá longe, no horizonte, poderemos observar Évora.

A Anta Grande do Zambujeiro é um “dolmen” (Monumento Funerário e de cultos Religiosos). Está localizada na proximidade da aldeia de Valverde. O caminho até lá é fácil, sem subidas ou descidas. Teremos oportunidade de ver uma estrutura que foi construída há cerca de 6000 anos.

Terminadas as visitas, dirigimo-nos ao centro de Valverde, onde iremos realizar o nosso almoço. A organização propõe que o repasto seja no restaurante local. Quem pretender, pode levar piquenique e poderá comer na esplanada do restaurante.

Depois do almoço, regressaremos a Corroios, mais cultos e refastelados com as iguarias alentejanas.

O almoço irá ocorrer no Restaurante “O Ricardo”; quem quiser fazer o seu piquenique, poderá fazê-lo na esplanada do Restaurante. O menu será constituído por entradas, dois pratos principais (Sopa de Cação e Cozido de Grão), uma sobremesa (caseira), bebidas (vinho alentejano (produção própria) ou cerveja ou sumo e água) e café. Terá um custo de 15 € por pessoa. Este valor não está incluído no preço da caminhada.

Aquando da inscrição, os caminheiros devem referir se pretendem participar no almoço no restaurante, pois teremos de confirmar o número de pessoas ao Sr. Ricardo antes da data da caminhada.

Inscrições: caminhadas@grupoflamingo.org (Nome completo, NIF, e telemóvel de contato)

IMPORTANTE: Trata-se de uma atividade da responsabilidade do Grupo Flamingo-Associação de Defesa do Ambiente, ONGA - Regional, com o Estatuto de Utilidade Pública, pelo que é obrigatório ser-se associado para poder participar nesta caminhada. Por razões alheias à organização, este programa pode ser parcial ou totalmente alterado."


Os associados do CPA que pretendam inscrever-se deverão apresentar o cartão de associado deste ano.

A direção
« Última modificação: 27 Set 2016, 11:02 por infoCPA » Registado

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA
Portugal
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: