(Plantação solidária de árvores na Serra de S. Macário em 2012)
COMO NASCE O GESTO
(Da importância acrescida da participação em 2013)
O “Gesto Eco Solidário” nasce em S. Pedro do Sul, em 2006, iniciativa de um grupo de autocaravanistas ibéricos, tendo como motivo a solidariedade para com a serra e as suas gentes, tão fustigadas pelo fogo, no verão de 2005, ao qual esteve sempre associado o desenvolvimento de uma imagem positiva do autocaravanismo justificada pela ligação a uma causa nobre.
Se outras razões não existissem, esta iniciativa solidária nascida, espontaneamente no seio do movimento autocaravanista, bastaria para que nos próximos dias 13, 14 e 15 de abril, os autocaravanistas rumassem para S. Pedro do Sul e participassem no VIII Gesto Eco Solidário.
Mas, este ano, existe uma razão acrescida que se consubstancia na apresentação em Manhouce, aos autocaravanistas, do Projeto “Montanhas Mágicas”, cuja importância para o turismo daquela região e para o Movimento Autocaravanista não se pode deixar de realçar.
Não seria coerente que o autocaravanismo, que vem defendendo que contribui para o desenvolvimento local, não venha, depois, corresponder a um projeto que 7 municípios promovem e que se propõem implementar, já em 2014, Áreas de Serviço para Autocaravanas nos 7 Concelhos.
Para quem ainda não conheça o Projeto “As Montanhas Mágicas” e os Concelhos que nele estão envolvidos sugerimos o acesso
AQUI.
Programa do VIII Eco Gesto Solidário
(A divulgar neste mesmo local em 2 de abril)