Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: O espirito natalício em Arouca  (Lida 2373 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Viajante
Sócio do CPA
Membro de Mérito
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 104

: Jun, 2007


Sócio Nº 798


« Responder #1 em: 18 Dez 2012, 19:46 »

Companheiros,

Poderei  ser considerado suspeito porque Arouca é a terra onde vivi os primeiros anos de vida e que, consequentemente, moldou os meus gostos gastronómicos. Daí o meu apreço pelo vinho verde tinto da região, só tragável por quém a ele esteja habituado e pela melhor vitela assada do mundo, que é a vitela arouquesa assada em forno de lenha. Para vos abrir o apetite, extraí o seguinte da página oficial do concelho de Arouca:

“À mesa é sempre uma excelente maneira de terminar uma visita a Arouca. A vitela e o cabrito assado são os dois pratos típicos do Município. A carne confeccionada vem dos animais criados, sem recurso a rações, no Maciço da Gralheira, o segredo da excelência do seu sabor.
A posta arouquesa, os medalhões de vitela ou a costeletas de vitela grelhada são outras sugestões gastronómicas. A acompanhar a refeição um vinho verde desta região vitivinícola.
Este roteiro pelos sabores de Arouca não estaria terminado sem uma referência à rica doçaria conventual e regional de Arouca. Diz quem sabe que Arouca tem a mais fina e requintada doçaria conventual do País, legado do seu Mosteiro. As castanhas doces, as morcelas, as roscas e charutos de amêndoa, as barrigas de freira, o manjar ou a bola de S. Bernardo são uma doce tentação. A provar também é o pão-de-ló, em fatia ou em bola, os melindes, as cavacas e as pedras parideiras. Tente-se!”


Bom apetite
Viajante
Registado
infoCPA
Administrador
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1 426

: Dez, 2008



WWW
« em: 18 Dez 2012, 02:00 »




De 30 de novembro a 6 de janeiro, o espírito natalício paira no ar, e as comemorações são variadas. A iluminação e a música de Natal são uma constante. Os mais novos podem, pela primeira vez, visitar a casa do Pai Natal, na botica do Mosteiro de Arouca, e escutam contos de Natal na Bebeteca. Há arte natalícia para ser descoberta. A arte que esbate as diferenças, com as cores dos utentes da AICIA, e a arte do escultor José Rodrigues, que nos propõe uma viagem da Anunciação à Redenção, numa exposição/venda. Redescobrimos o artesanato, abrimos livros novos e revivemos a história, no Auto de Natal. Ponto alto destes dias é o já tradicional Concerto de Natal, com a Banda Musical de Arouca, o Orfeão de Arouca e o Grupo Coral de Urrô. Em janeiro, cantamos os Reis e fazemos votos para que o Natal seja quando o homem quiser.

 



Artesanato e produtos tradicionais, peças únicas, feitas com a arte e a criatividade dos artesãos arouquenses. Prendas de Natal especiais, que pode encontrar na «Feirinha de Natal», e que têm a marca da identidade arouquense. A 16 de dezembro no Pátio Interior do Mosteiro e a 23 no Terreiro de Santa Mafalda, há saberes mas também alguns sabores, como o mel, os licores, o azeite e a doçaria. Encontre as mais originais prendas de Natal, numa «feirinha» especial.




Este Natal, adquira para a sua ceia as pencas, os grelos, os ovos, a broa ainda cozida em forno de lenha, as batatas, as cebolas, as abóboras meninas, a fruta e muitos outros produtos, tudo cuidado nos campos arouquenses. Os doces natalícios também marcarão presença, trazidos pelas IPSS concelhias. Espaços de troca de saberes e sabores. Visite a edição especial da feira de produtos do campo «Domingo do Agricultor», no próximo dia 23 de dezembro, e compre diretamente ao produtor o que de melhor a terra dá e o que de melhor os saberes tradicionais transformam em sabores únicos.



« Última modificação: 05 Jan 2015, 17:51 por infoCPA » Registado

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA
Portugal
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: