Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: O que a Direção disse em... 30 de abril de 2012  (Lida 1174 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
infoCPA
Administrador
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1 358

: Dez, 2008



WWW
« em: 06 Set 2012, 12:15 »



O que a Direcção disse…


Na continuação do objetivo de pugnar por uma ainda maior consciencialização dos associados do CPA e dos autocaravanistas em geral, também em conjugação com os propósitos de transparência, rigor e verdade que são apanágio da Direção continuamos a dar relevo aos Editoriais de “O Autocaravanista” publicados desde 10 de Abril de 2010.

O “Editorial” é um artigo de fundo em que se aborda uma questão apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe. No nosso caso apresenta o ponto de vista da Direção do CPA.


**********************

“O AUTOCARAVANISTA” N.º 23”

**********************

EDITORIAL de 30 de Abril de 2012


Histórias… Conversas… Conselhos…


Histórias para adultos…

As pessoas que se assumem como uma comunidade com interesses comuns, para obter uma maior evidência social, política, ambiental e económica que tenha em vista a satisfação de necessidades nas suas mais diversas manifestações, tendem a associar-se com objetivos de entreajuda e cooperação exercendo, através de uma assumida visibilidade, a cidadania.

Durante o Estado Novo a expressão “a minha política é o trabalho” assumiu efeitos castradores. A liberdade de associação foi fortemente estrangulada, o estado centralizou quase todos os poderes e os cidadãos foram impedidos de exercer a cidadania e, talvez, em consequência disso, as pessoas perderam hábitos associativos e muita capacidade de intervenção para construir uma vontade coletiva.

Por via disso, para uma grande maioria, estar associado é delegar em alguém que resolva e defenda os respetivos interesses individuais. Quando isso não é feito a contento dos interesses específicos de cada um dos indivíduos associados, a solução não passa por uma intervenção no seio da comunidade associativa em que se está inserido, mas pelo abandono da associação, num assumir de um individualismo em que o que conta é “o cada um por si e os outros que se lixem”.

Conversa para sócios…

Na nossa associação – o CPA – muitos dos sócios não intervêm nas Assembleias Gerais manifestando o seu querer e, assim, contribuírem para a construção da vontade coletiva. É através de uma maior participação que se pode defender o CPA de eventuais rumores, boatos e afirmações falsas.

Não existe, ainda, em cada associado, um sentimento de “pertença” que interiorize o CPA como uma organização que urge defender das mentiras com que pretendem denegrir a respetiva imagem e através do qual impeçam o desenvolvimento em liberdade do autocaravanismo.

Ao não investirmos de forma empenhada no associativismo autocaravanista não estaremos a dar a força necessária ao CPA para intervir com maior eficácia contra a discriminação negativa de que o autocaravanismo é vítima. Há que, honestamente, reconhecer que tem sido a nossa associação, com uma estabilidade aos mais diversos níveis e que é um exemplo para todos, que desenvolve ações consequentes com construção de um futuro livre e responsável para a prática do autocaravanismo.

Conselhos para futuros sócios…

Investir no associativismo, através do CPA, permite

-   o aumento dos associados o que dá uma maior representatividade e força negocial ao CPA,

-   o aprofundar da construção de um ideal,

-   a programação responsável de um futuro,

-   o desenvolvimento da solidariedade através das relações humanas assentes na prossecução dos princípios,

-   a modificação de um presente que se quer não discriminatório,

-   a garantia da continuidade de projetos com uma maior rentabilização dos recursos conseguida pelo desenvolvimento de sinergias e,

-   obter melhores e maiores resultados com a participação e reivindicação alicerçadas numa vontade coletiva, só possível na unidade associativa de que o CPA é garante.

 A unidade também passa por aqui.

A Direcção

« Última modificação: 06 Set 2012, 12:25 por infoCPA » Registado

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA
Portugal
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: