Protocolo “Unidade para a Sinergia”
A autonomia das autocaravanas não é tão ampla que permita uma independência por tempo indeterminado.
Desde há muitos anos que o CPA vem defendendo e foi pioneiro na concretização da existência de pontos de apoio, designadamente de locais conhecidos essencialmente por Áreas de Serviço, para a prática de turismo itinerante, ou seja, aquele turismo em que a autocaravana não permanece no mesmo local mais de 72 horas.
Para o outro tipo de turismo, aquele em que a autocaravana permanece no mesmo local mais de 72 horas consideramos que se justifica plenamente a utilização de Parques de Campismo.
Tem vindo a ser uso em diversos espaços na Internet criarem bases de dados próprias para difundirem Áreas de Serviço e outros locais de estacionamento ou de permanência de autocaravanas.
Como é conhecido o CPA tinha uma base de dados para esse efeito de que voluntariamente abdicou ao considerar que a construção de sinergias passava e passa pela existência de apenas uma base de dados para Portugal.
Realçar, em palavras, a necessidade de unidade do Movimento Autocaravanista de Portugal e, no concreto, não se ter sequer a capacidade para construir e aceitar a existência de uma única base de dados para Portugal…
Foi com base nestes princípios que, coerentemente com o que defende em palavras e em atos, o CPA, em 29 de Maio de 2010, acordou com o CampingCar Portugal um Protocolo de “Unidade para a Sinergia” que pode consultar em
http://www.cpa-autocaravanas.com/upload/Comunicado_2010-17_Protocolo-Unidade_para_a_sinergia.pdf.
Relativamente a Bases de Dados referentes a outros países iremos desenvolver esforços para estabelecer protocolos com o mesmo objetivo.
Não deixe de se manter atento acedendo às nossas propostas de Áreas de Serviço que irão sendo atualizadas no nosso Portal.