Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Passeios do CPA  (Lida 10344 vezes)
cristina
Visitante
« Responder #31 em: 06 Mai 2007, 16:51 »

Está agora a fazer dois anos que se realizou um Encontro CPA vocacionado para o acolhimento dos sócios novos, no seguimento de sugestão de sócio recente na Assembleia Geral desse ano.
Juntaram-se oito a nove dezenas de sócios, incluindo também os séniores que quizeram dar as boas vindas.
Percorreram-se os concelhos de Mértola e Castro Verde (Baixo Alentejo), visitando locais desconhecidos de muitos e para mostrar aos sócios como é viajar em grupo.  O serão de sábado foi num cinema local, com a projecção de uma apresentação da vida/evolução do CPA comentada pelos sócios mais antigos, em formato Power Point.
Visto que nestes dois anos devem ter sido admitidos umas duas centenas de sócios, que acha de se repetir a experiência lá para depois do Verão?
Conviria ser numa zona de amplas facilidades de estacionamento para as visitas e pernoitas, e com poucos cruzamentos no percurso (talvez no Alto Alentejo, desta vez).
Venha daí a sua opinião! 

Seria muito agradável que tal encontro se repetisse, não só para dar a conhecer os novos membros como para quebrar o "gelo"... Grin Grin
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #30 em: 15 Abr 2007, 23:05 »

Caro Ameneses e demais sócios que "deitaram o olho" mas não se pronunciaram:
Depois do anúncio oficial, certamente que a Direcção cuidará de divulgar tal como fez com o I Passeio.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #29 em: 15 Abr 2007, 06:37 »

Companheiro Caxias:
Apesar de não poder estar no Acampamento CPA, onde irá ser revelado o que está planejado de 01 a 03 de Junho, gostaria que depois aqui no fórum fizesse a enumeração dos requisitos necessários, para ver que se enquadro dentro dos mesmos.

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #28 em: 13 Abr 2007, 08:46 »

Se têm o 1º fim-de-semana de Junho desocupado, é capaz de surgir uma proposta para ocupá-lo que vai ser anunciada no Acampamento CPA daqui a uma semana.
Mas terá requisitos a que é importante atender.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
urbino
Membro de Mérito

: Dez, 2006

« Responder #27 em: 21 Mar 2007, 12:14 »

Companheiro Ameneses
Cá o espero para uns dedos de conversa à mesa enquanto saboreamos uma posta. Para um contacto mais fácil deixo-lhe o meu telemóvel: 933600012.
Um abraço
Registado

César Urbino Rodrigues
Bragança
cpa
Visitante
« Responder #26 em: 20 Mar 2007, 00:14 »

Caros companheiros:
Já falei com os presidentes das Câmaras de Macedo de Cavaleiros e de Moncorvo e tanto um como o outro mostraram-se receptivos à ideia de construírem uma área de serviço para a/c. O presidente da Câmara de Moncorvo mostrou mesmo interesse em conhecer o projecto da direcção do CPA, que lhe enviei.
(...)

Isto sim, é ajudar o CPA a promover o autocaravanismo e a melhorar as condições dos autocaravanistas. Ainda por cima sabendo fazê-lo em articulação com a promoção do Desenvolvimento Local.

Obrigado companheiro URBINO.
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #25 em: 19 Mar 2007, 23:20 »

O encantador Trás-os-Montes bem merece uns conterrâneos assim, activos e promovedores da sua terra!  Vê-se que justificam o dito "Para lá do Marão............"
Tenho pena de ser um bom par de milhas até lá, para mim de Lisboa, que mesmo com a A 23 ainda corresponde a algumas horas para cada lado e não me posso distrair pelo caminho, o que me impede de ir lá com alguma frequência!  Como se comprova na página Testemunhos de Viagem, tenho algum carinho pela zona, pelo que marcarei presença se algum evento lá se realizar por vocês.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Ameneses
Hero Member

« Responder #24 em: 19 Mar 2007, 13:31 »

Bravo Companheiro Urbino!

A sua voluntariedade é deveras notável. A Direcção do CPA de certeza que o ajudará no que fôr possível. Pela minha parte, numa deslocação próxima a Bragança farei os possíveis para me encontrar consigo.

Ameneses
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
urbino
Membro de Mérito

« Responder #23 em: 19 Mar 2007, 11:58 »

Caros companheiros:
Já falei com os presidentes das Câmaras de Macedo de Cavaleiros e de Moncorvo e tanto um como o outro mostraram-se receptivos à ideia de construírem uma área de serviço para a/c. O presidente da Câmara de Moncorvo mostrou mesmo interesse em conhecer o projecto da direcção do CPA, que lhe enviei. Por isso, julgo que, dentro dos prazos possíveis em casos destes, teremos uma área de serviço em Moncorvo e que o meu concelho, que já é pioneiro na disponibilização de net wireless gratuita em Trás-os-Montes, vai ser também pioneiro na construção de uma área de serviço para a/c.
Saudações autocaravanistas para todos os companheiros
Registado

César Urbino Rodrigues
Bragança
Raul Lopes
Visitante
« Responder #22 em: 18 Mar 2007, 21:24 »

...
Aproveitar a ideia, e os conhecimentos pelo menos do Meneses e do Urbino, para ser elaborado e proposto um Passeio CPA à Direcção, aí já aprovo a ideia.  Tendencialmente, os Passeios CPA são para grupos mais pequenos, que neste caso o afastamento serviria como factor selector.
Talvez por ocasião da falada hipótese de construção de uma área de serviço na zona de Bragança, que há dias li por aqui.  E para melhor justificar o gasto em combustível e tempo de viagem, porque não numa das pontes depois das férias (o 5-Out é 6ª-f, o 1-Nov é 5ª-f)?
Bem, por mim já me "escapei à injecção"... jogando de novo com o que disse o Meneses!

Não serei eu a dizer que o companheiro Mário se "escapou à injecção". Mas no resto concordo com ele. A ideia é mais ajustada ao figurino "Passeio CPA" e se houver condições para avançar com uma área de serviço na região, então deveriam integrar-se as duas iniciativas, de preferência numa data com um fim-de-semana prolongado.
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #21 em: 17 Mar 2007, 00:26 »

O meu repto, pegando nas palavras do Meneses, foi para um Encontro CPA, e este género de actividade é de concepção da Direcção.  Era um dos assuntos que gostaria de ter indagado na Assembleia Geral, se tivesse havido mais tempo para falar do futuro (isto é do ano corrente).
Apenas lancei a ideia para promover a auscultação dos sócios foristas (ainda ficam de fora todos os muitos outros, há que não esquecer) e ajudar a nossa Direcção a analisar se valerá ou não a pena a sugestão.
Mas quanto a um Encontro para juntar os sócios novos em redor de Bragança, desculpem, mas discordo.  A zona terá interesse, e é desconhecida (diria até absolutamente desconhecida) de muitos a-c's, mas sem saberem se o tempo de viagem e o consumo de combustível seriam justificados, muitos não compareceriam nem que a inscrição fosse gratuita.  Há que atender que seriam uns 700 a 800 km para muitos deles a percorrer entre o final da tarde de 6ª-feira e a tarde de domingo.
Aproveitar a ideia, e os conhecimentos pelo menos do Meneses e do Urbino, para ser elaborado e proposto um Passeio CPA à Direcção, aí já aprovo a ideia.  Tendencialmente, os Passeios CPA são para grupos mais pequenos, que neste caso o afastamento serviria como factor selector.
Talvez por ocasião da falada hipótese de construção de uma área de serviço na zona de Bragança, que há dias li por aqui.  E para melhor justificar o gasto em combustível e tempo de viagem, porque não numa das pontes depois das férias (o 5-Out é 6ª-f, o 1-Nov é 5ª-f)?
Bem, por mim já me "escapei à injecção"... jogando de novo com o que disse o Meneses!
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Ameneses
Hero Member

« Responder #20 em: 16 Mar 2007, 22:50 »

Desde já Obrigago Companheiro Urbino.

Não é "desviar o rabo da seringa", pois naquilo que eu possa também ajudo, mas como nestas andanças de passeios e encontros tem que se dar mérito a quem o tem que neste caso é o Companheiro Mário Caxias. Vamos aguardar e ver quais as sugestões que ele possa ter.

Saudações Autocaravanistas e mais uma vez o meu obrigado pela sua disponabilidade.

Ameneses
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
urbino
Membro de Mérito

« Responder #19 em: 16 Mar 2007, 17:32 »

Companheiro Ameneses e demais companheiros
Podem contar com todo o meu empenho na concretização do desafio feito pelo companheiro e conterrâneo Ameneses, estando desde já disponível apra encetar todos os contactos com autarcas, presidetne da Comissão Regional de Turismo e demais entidades que nos possam ajudar a levar por diante essa tarefa. Assim haja companheiros dispostos a vir até nós.
Um abraço
Registado

César Urbino Rodrigues
Bragança
Ameneses
Hero Member

« Responder #18 em: 15 Mar 2007, 17:38 »

Companheiro Caxias:

Um bom passeio seria ao nordeste transmontano, mais precisamente a zona do Parque de Montesinho, que depois do Verão apresenta umas cores maravilhosas, podendo, eventualmente entrar em Espanha pela localidade do Portelo com visita ao Lago da Sanábria e no regresso Puebla de Sanábria, entrando em Portugal por Rio de Onor, fazendo a despedida em Bragança. Para os Sócios do Algarve será mais dispendioso em termos de combustível, mas a paisagem vale a pena!

Lanço o repto, com o devido respeito, ao nosso Companheiro Urbino, residente em Bragança, para ajudar na concretização do mesmo.

Ameneses
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #17 em: 09 Mar 2007, 23:46 »

Está agora a fazer dois anos que se realizou um Encontro CPA vocacionado para o acolhimento dos sócios novos, no seguimento de sugestão de sócio recente na Assembleia Geral desse ano.
Juntaram-se oito a nove dezenas de sócios, incluindo também os séniores que quizeram dar as boas vindas.
Percorreram-se os concelhos de Mértola e Castro Verde (Baixo Alentejo), visitando locais desconhecidos de muitos e para mostrar aos sócios como é viajar em grupo.  O serão de sábado foi num cinema local, com a projecção de uma apresentação da vida/evolução do CPA comentada pelos sócios mais antigos, em formato Power Point.
Visto que nestes dois anos devem ter sido admitidos umas duas centenas de sócios, que acha de se repetir a experiência lá para depois do Verão?
Conviria ser numa zona de amplas facilidades de estacionamento para as visitas e pernoitas, e com poucos cruzamentos no percurso (talvez no Alto Alentejo, desta vez).
Venha daí a sua opinião! 

* Galhardete-28-Enc-web.jpg (114.92 Kb, 700x1125 - visto 371 vezes.)
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #16 em: 08 Mar 2007, 23:46 »

Caros foristas, sejam os mais activos sejam os mais leitores, não surgem por aí propostas para Passeios CPA?  Bem, devem ser apresentadas à Direcção, claro, mas por aqui não têm ocorrido "fugas de informação"...
Será que o próximo Boletim trará algum?
Para quem não acompanhou este assunto desde o editorial do Boletim de meados do ano passado, Passeios CPA são eventos realizados mediante proposta detalhada de sócio(s) apresentada à Direcção, tendencialmente para grupo de poucas dezenas de a-c devido aos locais a visitar ou pernoitar.
« Última modificação: 11 Mar 2007, 00:02 por Mário Caxias » Registado

Mário Caxias
Lisboa
Raul Lopes
Visitante
« Responder #15 em: 13 Mai 2006, 17:29 »

Companheiro Matias,

Fico contente de ver que a coisa não caiu em saco roto.

Quando achar que o programa está suficiente alinhavado para nos pudermos sentar à mesa a tratar dos "pormenores", faça(m) o favor de entrar em contacto.

Até lá, um abraço
Registado
Matias
Visitante
« Responder #14 em: 13 Mai 2006, 15:25 »

Companheiros ACs,

Após ter recebido a resposta afirmativa por parte da direcção na organização deste passeio, contactei o meu amigo José Luis (O poeta AC) que me ajudará nos contactos necessários para elaboração do projecto deste passeio, assim que discutirmos com as entidades públicas e particulares da zona os devidos pormenores enviaremos a proposta à direcção do CPA.

Devo dizer-vos que existem muitos ACs que infelizmente não têm condições para deslocações muito longas por motivos de saude, como é o meu caso que sou portador de uma retinopatia diabética.
Por isso mesmo, me lembrei de participar numa organização de um passeio onde o n.º de Km percorridos seja muito reduzido.

Cumprimentos,

Um "Fim-de-Semana em Sintra" é uma hipotese de projecto que depois de contacto com entidades publicas e privadas para estudar o local de parque, custo de visitas, meio de transporte e outros apoios, iria apresentar.
No entanto vou dar conhecimento prévio e se acharem com interesse é só avisarem, pois estarei ao vosso inteiro dispor para colaboração conjunta.
Tópicos do fim-de-semana, visita a locais como:

- Palácio da Vila
- Centro Cultural Olga Cadaval
- Parque das Merendas
- Quinta da Regaleira
- Palácio de Monserrate
- Palácio da Pena
- Mosteiro dos Capuchos
- Adega Cooperativa de Colares
- E outros...

Cumprimentos,

Matias

Companheiro Matias, o programa que sugere é de 6 estrelas. Obviamente que a Direcção agradece a disponibilidade que manifestou para ajudar na organização.
Claro que tem consciência que este programa levanta alguns problemas logisticos, já que em vários dos locais referenciados não é possível estacionar umas dezenas de autocaravanas. A alternativa será fazer as deslocações em autocarro? Quanto custaria isso?
Bom, ..., a minha sugestão é de que amadureça melhor o programa e que reuna o máximo de informação para identificar exactamente o que seria preciso tratar. Depois faça o favor de contactar a Direcção (por e-mail, por exemplo) para nos sentarmos à mesa a tratar da coisa.

Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #13 em: 03 Mai 2006, 23:40 »

só falta quem venha dar uma "mãozinha" na organização! 
Eu dou o "empurrão"... o Raúl Lopes já tem papel para as inscrições... é que é mesmo um de nós, sócios, só "dar uma mãozinha" e pequena!

Vá lá, deixe o computador e o nosso café virtual, e desta vez venha até ao CPA (pessoalmente ou por telefone) oferecer-se para ajudar na organização, se não está a fazer planos de ir ao 24º Acampamento Nacional.  E não se demore a decidir, pois já só falta mês e meio se queremos aproveitar a data sugerida de 15 a 18 de Junho.

Se se realizar, o itinerário ficará na memória dos que forem, tal como sucedeu aos pioneiros!
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Raul Lopes
Visitante
« Responder #12 em: 03 Mai 2006, 12:56 »

Subscrevo a opinião do companheiro Mário, Junho e Setembro-Outubro (pelas vindimas) são as melhores alturas para usufruir da encantadora paisagem do Douro.

Por mim estou pronto para começar a fazer a lista de inscrições. Quem quer abri-la?
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #11 em: 02 Mai 2006, 23:15 »

Caro Raúl Lopes, nessa época encontram-se as vinhas verdejantes, o que torna ainda mais aprazíveis as soberbas paisagens!

Não surgem interessados em ir, e que queiram avançar com a organização? 
Como já disse, está quase tudo feito.  E colaborarei com afinco, transmitindo os auxiliares organizativos e os meus conhecimentos dos locais a quem quizer dar um passo em frente. 
Será só definir a data e iniciar alguns contactos autárquicos de imediato, pois já falta apenas mês e meio, e se pretendemos uma coisa bem feita, não é nada folgado.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Raul Lopes
Visitante
« Responder #10 em: 29 Abr 2006, 13:11 »

Companheiro Mário,

Obrigado pela amável mensagem pessoal que me dirigiu.

Por mim estou completamente convencido do interesse de qualquer dos programas que aqui apresentou.
Que tal começar pelo do Alto Douro no fim-de-semana de 15-18 de Junho, obviamente para aqueles que não tenham programado ir ao Acampamento?

Entretanto, já a 19-21 de Maio vai decorrer em Lorvão a 8ª Feira de Artes e Cultura.
Não há por aí interessados em fazer deste o pretexto para o 1º Passeio do CPA?
Olhem que o programa é bem interessante: http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=340.0
« Última modificação: 29 Abr 2006, 13:12 por Raul Lopes » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #9 em: 29 Abr 2006, 13:00 »

Um "Fim-de-Semana em Sintra" é uma hipotese de projecto que depois de contacto com entidades publicas e privadas para estudar o local de parque, custo de visitas, meio de transporte e outros apoios, iria apresentar.
No entanto vou dar conhecimento prévio e se acharem com interesse é só avisarem, pois estarei ao vosso inteiro dispor para colaboração conjunta.
Tópicos do fim-de-semana, visita a locais como:

- Palácio da Vila
- Centro Cultural Olga Cadaval
- Parque das Merendas
- Quinta da Regaleira
- Palácio de Monserrate
- Palácio da Pena
- Mosteiro dos Capuchos
- Adega Cooperativa de Colares
- E outros...

Cumprimentos,

Matias

Companheiro Matias, o programa que sugere é de 6 estrelas. Obviamente que a Direcção agradece a disponibilidade que manifestou para ajudar na organização.
Claro que tem consciência que este programa levanta alguns problemas logisticos, já que em vários dos locais referenciados não é possível estacionar umas dezenas de autocaravanas. A alternativa será fazer as deslocações em autocarro? Quanto custaria isso?
Bom, ..., a minha sugestão é de que amadureça melhor o programa e que reuna o máximo de informação para identificar exactamente o que seria preciso tratar. Depois faça o favor de contactar a Direcção (por e-mail, por exemplo) para nos sentarmos à mesa a tratar da coisa.
« Última modificação: 29 Abr 2006, 13:01 por Raul Lopes » Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #8 em: 25 Abr 2006, 22:00 »

Ainda sobre a sugestão de passeio no ALTO DOURO, quem quizer saber mais sobre o mesmo consulte a rúbrica "Testemunhos de Viagem" do nosso portal, em "À Descoberta de Montes e Vales do Alto Douro".
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #7 em: 25 Abr 2006, 20:39 »

Passeios CPA - sugestões para a zona centro N e centro:

Continuando com a minha colaboração, apresento agora duas sugestões para a zona centro e centro N do país.  Os itinerários descritos estão organizados para um fim-de-semana alargado - com “ponte” de um dia – e para condutores com experiência de condução em estradas de montanha, pois os percursos são ambos por estradas bastante sinuosas e, sobretudo, íngremes.  Mas já foram testadas por AC’s!
Caso se pretenda encurtar para um fim-de-semana normal, o trajecto deverá ser cortado, pois o género de estradas a percorrer não é compatível com o aumento das distâncias diàrias (previstas médias de 25... 35 km/h tendo presente que a finalidade da viagem é passear e deverá haver tempo para visitas, pausa a meio da manhã e tarde, e paragem de 2 h para almoço).

a)   Serras da FREITA e MONTEMURO:  2,5 dias, 213 km; espaços de pernoita e refeições disponíveis para 30 autocaravanas:
1º dia:  VOUZELA (concentração na véspera; visita; almoço) – Termas de São Pedro do Sul – São Pedro do Sul – Póvoa das Leiras – Moldes – miradoiro da Srª da Mó – Arouca (visita; pernoita) = 61 km
2º dia:  AROUCA – Ponte de Telhe – Portal do Inferno – Pena (visita) – miradoiro de São Macário (almoço) – Parada de Ester – Alvarenga (paragem) – Meridãos – Cinfães (visita) – Porto Manso - cais fluvial de Pala (pernoita) = 108 km
3º dia:  Cais fluvial de PALA – Paços de Gaiolo – Barragem de Carrapatelo (aparagem) – Pias – Ruivais – Alhões – parque eólico - Portas de Montemuro (despedida; almoço facultativo na Gralheira) = 44 km

b)   Rios UNHAIS e ALTO CEIRA e Serra do AÇOR:  2,5 dias, 236 km; espaços de pernoita e refeições disponíveis para 30 autocaravanas, excepto no Piódão (cerca de 25):
1º dia:  OLEIROS (concentração na véspera) – praia fluvial do Açude Pinto (paragem) – ponte de Álvaro – Pampilhosa da Serra (visita) – Janeiro de Baixo - central do Esteiro – Barragem de Santa Luzia (almoço; visita ao miradoiro) – Vidual – Malhada do Rei – Camba – albufeira do Alto Ceira (paragem) – Fórnea – miradouro do Colcorinho (Srª das Necessidades) (paragem) – Piódão (visita; pernoita) = 135 km
2º dia:  PIÓDÃO – estrada panorâmica do Alto Ceira – Cepos (paragem) – Teixeira – Fajão (almoço; visita; pernoita) = 46 km
3º dia:  FAJÃO – parque eólico – Portela do Vento – Alvares – Pedrógão Grande (visita) – Barragem do Cabril – miradoiro da Srª da Confiança (despedida; almoço) = 55 km

Se conhece algo destas zonas, ou mesmo se não conhece, e lhe atrai a ideia de colaborar na organização de um Passeio, encontrará à sua disposição, via Direcção, os seguintes auxiliares organizativos:
i)   itinerário muito pormenorizado em folhas Excel, com folha-resumo com cálculo automático de horários, e folhas diárias com distâncias parciais entre entroncamentos, forma destes e nomes indicados nos sinais; é quase só colocar o totalizador parcial a zero, e avançar (não precisa de GPS, ainda...);
ii)   ficheiro de entidades com interesse na região, em ficheiro Access – autarquias (câmaras, juntas de freguesia), bombeiros e centros de saúde, padarias, GNR, associações, entidades a contactar para visitas,  etc – com endereço e nº de telefone e fax, assim como nome de pessoas a contactar e endereço electrónico em alguns casos;
iii)   alguma correspondência tipo.
Também estarei à disposição para trocar impressões consigo, claro, mostrar fotografias de um ou outro local, e colaborar na organização. 
Então, quer dar o primeiro passo?  Se não quer avançar sòzinho, peça a um amigo, pois uma ou duas pessoas conseguirão avançar com uma organização deste género.  A nossa Direcção proporcionará alguma colaboração administrativa e formalização de contactos oficiais, assim como a divulgação junto de todos nós.

Fins-de-semana de 3 dias disponíveis até ao final do ano, há o do 1º de Dezembro.  Para circular neste género de estradas montanhosas, já requererá um pouco mais de espírito aventureiro, se estiver tempo chuvoso ou frio.  Mas para o próximo ano voltará a haver fins-de-semana com feriados "colados"; haja interesse em nos organizarmos.
« Última modificação: 02 Mai 2006, 23:04 por Mário Caxias » Registado

Mário Caxias
Lisboa
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: