Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: ACREDITE SE QUISER - Autonomia energética com paineis solares  (Lida 4297 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
nomukaiki
Membro Júnior
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 12

: Out, 2011


« Responder #1 em: 23 Nov 2011, 02:28 »


ACREDITE SE QUISER

Caro companheiro Viajante,

As suas contribuições são excelentes e muito úteis. Tenho aproveitado imenso as suas exposições para tomar quase todas as decisões ao equipar a minha autocaravana. Muito obrigado.
Gostaria apenas de lhe pedir para não estar sempre a insistir no seu slogan Acredite se Quiser pois não é de facto necessário isso para acreditar em si já que tão sabiamente consegue explicar com tanto detalhe os seus temas.
A mensagem até fica mais 'agradável' se não começar logo com um berro no título e no texto a anunciar o slogan e a concluir novamente.
Espero que considere a observação de forma construtiva pois sou admirador dos seus tópicos tal como referi e estou ansioso com os próximos temas. Obrigado por partilhar o seu tempo connosco.

Um abraço
Registado

João Martins
Braga
Viajante
Sócio do CPA
Membro de Mérito
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 104

: Jun, 2007


Sócio Nº 798


« em: 23 Nov 2011, 01:03 »



ACREDITE SE QUISER - Autonomia energética com painéis solares


Painel solar? Claro que sim, mas é bom que saiba que autonomia vai ter dependendo exclusivamente deles, sem prescindir do conforto habitual.

Comecemos pelo consumo das nossas autocaravanas no verão. Com iluminação a Led’s durante 2H30, exaustor 1H00, bomba de água 30mn, TV 3H00 e computador 1H00, o consumo diário será da ordem dos 25Ah, ou seja 300Wh/dia.

No inverno aumenta o tempo de iluminação e de televisão e acresce ainda o consumo dos sistemas de aquecimento com circulação de ar forçado, pelo que deveremos considerar um consumo total da ordem dos 40Ah, ou seja 480Wh/dia.

Agora, que já temos uma ideia de consumos, que naturalmente variarão bastante conforme o estilo de vida de cada um, vamos ver em que medida é que um painel solar de 80W pode suprir as nossas necessidades. Os resultados que se apresentam referem-se à península de Setúbal e tem em conta dados estatísticos no que respeita à quantidade de horas de sol em cada mês. No pior mês (Dezembro) obtemos de um painel somente 10Ah (120Wh/dia); No melhor mês (Julho) obtemos 35Ah (420Wh/dia). Em Chaves obtemos - 8% do que em Almada e em Faro + 8%.

Se você consumir 25Ah/dia, um painel de 80W dar-lhe-á autonomia de Abril a Setembro. Total de 6 meses de autonomia

Com dois painéis de 80W (convém também ter duas baterias), terá autonomia de Fevereiro a Outubro. Total de 9 meses de autonomia
 
Restam os meses de Novembro a Janeiro em que o balanço energético é estatisticamente deficitário, mesmo com dois painéis.

Façamos ainda mais uma estimativa usando um mini frigorífico de compressor, que consome cerca de 50Ah (600Wh/dia) e cujo funcionamento é inviável sem dois painéis e duas baterias. Neste cenário, estatisticamente, só terá autonomia de Maio a Agosto, mas que poderá ser alongada em função dos cortes de consumo que se disponha a fazer, principalmente em televisão. Total de 4 meses de autonomia
 
Tome nota que, sendo os valores indicados valores médios, pode muito bem acontecer que encontre vários dias consecutivos em que mal veja o sol e, consequentemente, terá de recorrer a outros meios para recarregar as baterias.


 

ACREDITE SE QUISER
Viajante
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: