ACREDITE SE QUISER - Autonomia energética com painéis solares
Painel solar? Claro que sim, mas é bom que saiba que autonomia vai ter dependendo exclusivamente deles, sem prescindir do conforto habitual.
Comecemos pelo consumo das nossas autocaravanas no verão. Com iluminação a Led’s durante 2H30, exaustor 1H00, bomba de água 30mn, TV 3H00 e computador 1H00, o consumo diário será da ordem dos 25Ah, ou seja 300Wh/dia.
No inverno aumenta o tempo de iluminação e de televisão e acresce ainda o consumo dos sistemas de aquecimento com circulação de ar forçado, pelo que deveremos considerar um consumo total da ordem dos 40Ah, ou seja 480Wh/dia.
Agora, que já temos uma ideia de consumos, que naturalmente variarão bastante conforme o estilo de vida de cada um, vamos ver em que medida é que um painel solar de 80W pode suprir as nossas necessidades. Os resultados que se apresentam referem-se à península de Setúbal e tem em conta dados estatísticos no que respeita à quantidade de horas de sol em cada mês. No pior mês (Dezembro) obtemos de um painel somente 10Ah (120Wh/dia); No melhor mês (Julho) obtemos 35Ah (420Wh/dia). Em Chaves obtemos - 8% do que em Almada e em Faro + 8%.
Se você consumir 25Ah/dia, um painel de 80W dar-lhe-á autonomia de Abril a Setembro.
Total de 6 meses de autonomiaCom dois painéis de 80W (convém também ter duas baterias), terá autonomia de Fevereiro a Outubro.
Total de 9 meses de autonomia Restam os meses de Novembro a Janeiro em que o balanço energético é estatisticamente deficitário, mesmo com dois painéis.
Façamos ainda mais uma estimativa usando um mini frigorífico de compressor, que consome cerca de 50Ah (600Wh/dia) e cujo funcionamento é inviável sem dois painéis e duas baterias. Neste cenário, estatisticamente, só terá autonomia de Maio a Agosto, mas que poderá ser alongada em função dos cortes de consumo que se disponha a fazer, principalmente em televisão.
Total de 4 meses de autonomia Tome nota que, sendo os valores indicados valores médios, pode muito bem acontecer que encontre vários dias consecutivos em que mal veja o sol e, consequentemente, terá de recorrer a outros meios para recarregar as baterias.
ACREDITE SE QUISER
Viajante