Páginas: 1 [2] 3   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Pedido de esclarecimento sobre gás  (Lida 66811 vezes)
Decarvalho
Visitante
« Responder #42 em: 22 Jul 2008, 14:47 »

Amigo Pirix
gratissimo pela sua resposta enciclopedica.
Fiquei esclarecido para duvidas que tinha.
disponha igualmente !
« Última modificação: 22 Jul 2008, 14:50 por Decarvalho » Registado
pirix
Visitante
« Responder #41 em: 22 Jul 2008, 13:04 »

Nuno ,
copiei para aqui a info do site autogaz, sobre pistolas de enchimento.

As denominações poderão variar entre "GPL", "LPG" e "Autogas", assim como as propriedades do GPL que é adaptado ao clima de cada país existindo diferentes proporções (GPL=%Propano/%Butano) que são afixadas pelo governo dos mesmos.

INFO : É necessário ter em atenção que nem todos os paises têm o mesmo tipo de Pistola de Enchimento sendo necessário comprar os respectivos adaptadores...

Em Portugal, o tipo de enchimento é o modelo Italiano, também usado em França, Grécia, Áustria, Eslovénia e Suécia.

Em Espanha adoptaram o tipo Holandês, no entanto o uso do bocal Italiano também é encontrado em alguns postos de abastecimento exclusivos aos tranportes públicos. O Bocal Holandês foi também adoptado pelo Reino Unido.

Por fim temos a Alemanha, Bélgica, Irlanda, Croácia, Luxemburgo e Suiça com outro modelo de Enchimento.

Um Abraço

Registado
pirix
Visitante
« Responder #40 em: 22 Jul 2008, 12:50 »

Nuno

Um Grande Abraço.
Eu optei por um técnico de Ac e não de automóveis pois acredito que são coisas ligeiramente diferentes

Grandes Viagens
Registado
pirix
Visitante
« Responder #39 em: 22 Jul 2008, 12:40 »

Companheiro Decarvalho,

Comprei e instalei o meu deposito de Gpl numa oficina de AC .
Optei por uma oficina de AC
1º o preço agradou me, depois de ter feito algumas consultas em França e Portugal acrescento que em França a novidade não eram os depósitos iguais ao que tenho no momento mas sim botijas idênticas ás de 13 Kg mas preparadas para gpl muito caras
2º o conhecimento mais efectivo das AC.

O meu deposito tem capacidade de 60 Lt (2botijas e meia) é homologado em Itália para AC s .
O Kit completo com montagem fica em +- 500€
Deposito instalado no chassi, um tubo de gás até ao antigo compartimento das botijas, troca do redutor 30mb (incluído no Kit ) tudo o resto se mantém, dentro da AC um mostrador digital para controle do volume. E um bocal para abastecimento (incluído no Kit ) que a meu pedido ficou dentro do antigo compartimento das botijas.   Simples.

No meu caso quando saio de Portugal já vou abastecido e nunca tive necessidade de o fazer no estrangeiro que me lembre.
Sei que em alguns, poucos  países Europeus os terminais do gpl são diferentes,mas há adaptadores. Inclusive algumas bombas de gasolina nesses países tem adaptadores para os estrangeiros utilizarem.

A economia é bastante já não devolvo sobretudo no inverno garrafas meio cheias, pois como sabe o gás a baixas temperaturas liquefaz e não pode ser consumido.

Penso que o poder calorifico é maior.

As marcas são me indiferentes abasteço onde é mais barato.

Aconselho vivamente para quem viaja muito e no estrangeiro

Um Abraço e disponha sempre
Registado
nuno pires
Membro de Mérito

: Ago, 2007

Visitante Nº 1365

« Responder #38 em: 22 Jul 2008, 11:39 »

Bom dia a todos.
Companheiro Decarvalho, julgo que no sítio que lhe deixei no outro post (autogás) tem algumas respostas a suas perguntas, contudo posso tentar esclarecer.
No GPL utiliza-se botijas fixas sendo o seu enchimento feito pelo exterior, o seu custo depende do tipo de marca que pretende utilizar não o querendo induzir em erro jugo que seria melhor contactar um representante, quanto ao seu enchimento no estrangeiro julgo que é universal (não sei, pois de carro nunca foi para fora) mas fazendo um pouco de contas um botijas de 70L leva a volta de 55 a 60L de GPL que de repente é o dobro do que “costumamos” usar, tendo em conta que as botijas levam 13L, algumas vantagens uma saída de fim de semana pode passar por uma bomba e colocar 10€ de GPL e tem o fim de semana tratado a nível de gás.
Agora uma coisa não nos podemos esquecer, peso adicional a AC pode rondar os 100Kg.
Nada como ver e perguntar nas oficinas o custo.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Registado

Nuno Pires
Sintra
Decarvalho
Visitante
« Responder #37 em: 22 Jul 2008, 11:26 »

Gratissimo meu caro amigo...........PIRIX
so uma pergunta (são sete) que faço em sinal aberto e nao em mensagem pessoal porque...a sua resposta vai interessar certamente a todo o forum...

De facto a teoria conheço eu. Gostava sim de ter o conhecimento da sua practica pessoal

1º onde se compram as botijas GPL em Portugal?
2º quanto custam? (em França 259€...ver mais abaixo neste topico, outro post)
3º o seu enchimento é universal? cá e no estrangeiro europeu?
4º é necessario algum adaptador, redutor ou algo semelhante?
5º nao é necessario nenhuma adapatação se a pressao na Ac for de 30mb?
6º pode-se em qualquer momento reencher nas bombas de combustivel?
7º qualquer marca de GPL é indiferente?

um abraço  Wink
« Última modificação: 22 Jul 2008, 11:48 por Decarvalho » Registado
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #36 em: 22 Jul 2008, 11:25 »

Bom dia a todos.
Amigo Pirix esses ossos como estão? Espero que bem.
Quanto a opção do GPL eu tenho o meu carro a GPL e estou muito satisfeito com a opção, agora para as ACs não sei até que ponto se torna viável a sua montagem, a partir de quantos abastecimentos começa a compensar, os depósitos se não estou em erro dos 30L até 70L de cfapacidade, mas nunca ficam totalmente cheios, uma média de 80 a 90%,  e nem sei (pura ignorância) qual é o seu comportamento com o frio, ter em conta que o litro do GPL está em média a rondar os 0.69€/L, agora a montagem não sei quanto custa.
Deixo aqui um sitio na  net onde podem ver os vários representantes certificados, o único que posso aconselhar por ter sido onde transfpormei o meu carro é em Óbidos.

USSE GPL, Lda.
Rua Manuel Teotónio, Nº50
2510-722 Usseira,Óbidos
Tel 262950127

http://www.autogas.pt/

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Registado

Nuno Pires
Sintra
pirix
Visitante
« Responder #35 em: 22 Jul 2008, 11:13 »

Companheiro Decarvalho,

Bom dia

Compartilho a suas afirmações pois tive os mesmos problemas .

E em determinada altura optei pelo propano da Repsol

1º funciona com temperaturas mais baixas .dai que minimizei os problemas que tinha na montanha no inverno.

2º pensei que seria uma solução em Espanha e França.

Acontece que a minha experiência em Espanha foi desastrosa pois com as orelhas são diferentes nunca consegui trocar uma botija por lá, já em França nunca tive problemas as orelhas são iguais ,entenda se orelhas por pegas.

Mas um dia tive um ideia que hoje posso considerar luminosa. o GPL

Trocar de botija a meio da noite a meio de uma refeição ou banho .Procurar vendedor ,carregar, alancar com a mesma. ná .

Tranquilamente na estação de serviço,é mais barato e como tenho um deposito equivalente a +- 3 botijas , no verão nem me lembro do gás ,

Por isso recomendo vivamente a utilização do gpl sobretudo a quem viaja muito e no estrangeiro .

Um Abraço
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #34 em: 22 Jul 2008, 05:57 »

ALo Acs

Recentemente tive um problema de gas na AC. Botija BP LIGHT quase cheia, gas nos bicos do fogão, chama acesa e depois chama apagada e nada de funcionamento nem do boiler nem do frigorifico. Fiquei esgaseado.

Buscas intensas na NET (sites franceses especialmente), e por ca tambem, mas sem resultados de maior, conversas com distribuidores, com o representante da marca e em conclusão, que talvez seja util partilhar (afinal este forum é sobre autocaravanas, não é?) algumas opiniões subjectivas, mas...aqui vão, com a duvida sobre a sua veracidade..

1) as bilhas de gaz butano BP LIGHT tem residuos de oleo em excesso e entopem (?) os redutores e por vezes tambem os sitemas de inflamaçao dos frigorifico.
2) os sistemas mais recentes das autocaravanas funcionam todos com preparaçao mista de BUTANO ou PROPANO, com sistema de controle  a 30mb.
3) O PROPANO tem menos impurezas, sera mais calorifero e mais eficaz que o BUTANO, porque derivado da gasolina, e não do gasoleo como o butano.
....

Em conclusão, troquei a bilha BUTANO de BP LIGHT (transparente) por uma botija de maior capacidade de PROPANO  da REPSOL (existe em Portugal, Espanha e sudoeste Francês). O encaixe do redutor é o mesmo da Repsol e da BP. Preço? um euro mais caro que a mesma botija de Butano.

Sem poder visualizar o consumo, fica agora o problema do gas se esgotar em situação critica (dificuldade de reabastecimento) A solução adoptada, para evitar o peso de 2 bilhas de 13kg,  foi de colocar uma botija complementar de reserva, camping gaz de 3kg (mesmos encaixes no sistema).

A ver vamos. Pode ser que um dia ainda me converta ao GPL!
« Última modificação: 22 Jul 2008, 06:01 por Decarvalho » Registado
msilva
Membro de Mérito

: Ago, 2006

Visitante Nº 1053

« Responder #33 em: 26 Set 2007, 19:23 »

Caro Raul:
Como lhe havia prometido no post de 13/9 aqui esta o contacto dum vizinho que trabalha para a
UPGÁS
TEL: 917109671/ 917109640
FAX 21 4781160
É da zona de Lisboa e bom tecnico
Um abraço
MSilva
Registado

Mário Silva
Loures
paiser
Visitante
« Responder #32 em: 19 Set 2007, 19:31 »

Obrigado companheiro  Nuno Pires pela dica amanhã vou já lá para saber alguma coisa e se for o caso de valer a pena a informação,então coloco-a no forum
Os meus agradecimentos

Paiser
Registado
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #31 em: 19 Set 2007, 18:33 »

Companheiro Paiser, perto do meu local de trabalho, já tenho visto lá parqueada uma AC com um autoculante a dizer GPL, tendo em conta que o Carro é a Diesel, o mais certo é ter instalado uma botija para o uso interno (frigorifíco, fogão e aquecimento de ar e águas), se compensa ou não, não sei mas de certeza dá mais autonomia.
Mas companheiro Paiser, aí em Lousã, perto de 3oures, há um instalador de GPL respeitado no meio, porém é uma questão de ver o de Óbidos, pois foi 5 estrelas e mt competente.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Registado

Nuno Pires
Sintra
paiser
Visitante
« Responder #30 em: 19 Set 2007, 18:18 »

Caros Companheiros

Como dizia aqui há dias o Nuno Pires, quando é que nós autocaravanistas começamos a pensar sériamente na alternartiva GPL?É que além de ser metade do preço,vejam só como está o barril de crude nos mercados,também é muito mais ecológico e amigo do ambiente.Eu pelo meu lado tenho andado a ver sites onde possa tirar alguma informação,não só para montagem até como para saber se é legal.Aqui fica mais um AC na expectativa que vamos arrancar com a idéia.

Saudações autocaravanistas

Paiser
« Última modificação: 19 Set 2007, 18:23 por paiser » Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #29 em: 14 Set 2007, 17:34 »

carissimo Raul Lopes

Sera que um qualquer serviço de piquete das empresas de colocaçao e manutençao de aparelhos de gas pode fazer esse serviço e onde quer que esteja a sua autocravana, pois podem deslocar-se ate ela?
« Última modificação: 14 Set 2007, 17:52 por Decarvalho » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #28 em: 14 Set 2007, 17:31 »

Aos companheiros que tiveram a amabilidade de aqui escrever as suas indicações (úteis!!!) e àqueles que o fizeram usando o e-mail, o meu obrigado pela atenção que me concederam.
Registado
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #27 em: 14 Set 2007, 01:51 »

Companheiro Raul,
 Uma volta por Óbidos é sempre agradavel, nesta casa modifiquei o meu automóvel para GPL por ser o representante italiano em Portugal, 200% competentes e profissionais, julgo poderem resolver o seu problema. E porque não ponderar a hipótese de instalar um depósito de GPL na sua AC, em Portugal a cobertura a nível de GPL vai aumentando cada vez mais e em Espanha julgo que seja um problema de adaptador.
Espero ter ajudado sem mais.

USSE GPL, Lda.
Rua Manuel Teotónio, Nº50
2510-722 Usseira,Óbidos
Tel 262950127

http://www.ussegpl.pt/

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Registado

Nuno Pires
Sintra
msilva
Membro de Mérito

Visitante Nº 1053

« Responder #26 em: 13 Set 2007, 22:38 »

Companheiro Raul:
A empresa mais conhecida para aferição de instalação/transformação de gás na area de Lisboa é a Lisboagas; embora haja outras. Tenho um vizinho que trabalha numa dessas empresas que certificão as instalações/transformações de gás mas de momento não lhe consigo dar o contacto. Assim que conseguir terei todo o prazer em lhe transmitir o contacto e de certeza os serviços.
Um abraço
MSilva
Registado

Mário Silva
Loures
Raul Lopes
Visitante
« Responder #25 em: 13 Set 2007, 11:09 »

Companheiros,

Há por aí quem conheça alguma empresa devidamente equipada para testar fugas de gás na instalação das autocaravanas?
Registado
Transit81
Membro de Mérito

: Set, 2006

Visitante Nº 1172

« Responder #24 em: 29 Jun 2007, 12:42 »

'''''''''
« Última modificação: 31 Jan 2008, 21:47 por Transit81 » Registado

Saudações
Vasco Nazário
Sintra
zebravo
Visitante
« Responder #23 em: 29 Jun 2007, 11:34 »

Boas,
A minha AC tem um depósito GPL. Foi montado em Portugal, há 6 anos e o depósito é italiano e é homologado. Ainda guardo a factura, mas penso que ficou tudo por 360 €. Tem de ser inspeccionado de x em x tempos.
O GPL tem vantagens para quem ande no estrangeiro porque pode-se abastecer em quase todas as estações de serviço. E não congela!!!
Mas para Espanha e mesmo em Portugal já não é grande coisa. Nem todas as estações gasolineiras têm GPL...
Saudações autocaravanistas

Registado
rduarte
Visitante
« Responder #22 em: 29 Jun 2007, 10:47 »

Bom Dia

Companheiros a dois anos atrás pensei colocar um depósito para Gpl, mas disseram-me que não era autorizado.

Entretanto um companheiro nosso que adquiriu uma AC nova de outra marca que não a minha a quando das negociações da mesma  tentou que a marca coloca-se de origem disseram-lhe o mesmo, (não é autorizado depósitos de GPL, nas AC)
Ninguém explica porque?
Assim sendo esta garrafa que os companheiros falam será que é pirata?

Boa viagem
Registado
msilva
Membro de Mérito

Visitante Nº 1053

« Responder #21 em: 28 Jun 2007, 22:44 »

Companheiro Decarvalho:
Já havia falado desta solução no fórum quando vi este sistema instalado numa autocaravana Luxemburguesa só é pena que as empresas que vendem autocaravanas e acessórios não liguem a estas pequenas coisas que podem poupar uns €€ aos seus clientes e a eles ganharem. Alem de tudo deixamos de fazer esforços de tirar e por as garrafas na AC poupa-nos um pouco as costas.
Um abraço
MSilva

P.S. Será que algum dos nossos fornecedores de acessórios vai interessar-se por este sistema
Registado

Mário Silva
Loures
Transit81
Membro de Mérito

Visitante Nº 1172

« Responder #20 em: 28 Jun 2007, 10:52 »

Boa noite,

Coloco 2 perguntas:

1 - Será que percebi bem, se usar bp ligh (butano) posso trocar a garrafa por exemplo em espanha?
 2 - Só um reparo a pressão do butano é 30 mbar e a do propano é 37 mbar, será que não há problema em usar o redutor da repsol em butano? ou o redutor a que se refere não é de propano?

Um abraço,

António Carvalho

Mais uma dica:

"Il faut également se souvenir, qu'il est INTERDIT d'utiliser du propane sur une installation butane, et vice-versa."

http://perso.orange.fr/pl65/dossiers_techniq/gaz/gaz.htm

Transit81
« Última modificação: 28 Jun 2007, 10:55 por Transit81 » Registado

Saudações
Vasco Nazário
Sintra
Decarvalho
Visitante
« Responder #19 em: 27 Jun 2007, 23:31 »

carissimo amigo  transit 81....
mais uma achega...
ha garrafas de gas  que tem na cabeça 3 dispositivos diferentes de rosca onde se ncaixam quase todos os ssitemas  europeus...e ainda ha a solução GPL....

ora vejam a informaçao de um forum frances onde estou inscrito...

Je viens de recevoir une bouteille de GPL commandée en Belgique- livrée à mon domicile pour 259 € avec trois branchements européens.

Pas de montage, pas de perçage de la carrosserie, pas d'électronique, pas de professionnel... elle se met à la place d'une bouteille normale et se remplit par une prise latérale...

Pas cher, économique et tellement pratique ... on fait le plein quand on trouve une station service GPL ...
« Última modificação: 27 Jun 2007, 23:36 por Decarvalho » Registado
Transit81
Membro de Mérito

Visitante Nº 1172

« Responder #18 em: 27 Jun 2007, 23:19 »

Caros.

Estou de acordo com Decarvalho.

Para terem mais uma ideia:

http://perso.orange.fr/f.dichamp/gaz.htm

Transit81
« Última modificação: 27 Jun 2007, 23:21 por Transit81 » Registado