Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: GÁS CONGELADO!!!  (Lida 10544 vezes)
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #4 em: 02 Dez 2010, 23:44 »

Boa Noite.

Não esquecer que o propano, se andarmos por Espanha ou próximo, tem um custo aproximado de 11 euros.

Só vantagens!

Ameneses

Autocaravanista "Etinerante"
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Paulo Moz Barbosa
Administrador
Membro de Mérito
On-Line On-Line

: Jan, 2010

Sócio 1882

« Responder #3 em: 01 Dez 2010, 23:54 »

Boa noite,
Não resisto em entrar neste bate-papo sobre o gás.
Quando iniciei as minhas lides no AC, em Agosto do ano passado, questionei alguns amigos e o vendedor sobre o tipo de gás a utilizar. A maioria aconselhou butano e lá fui eu comprar as duas garrafas da ordem.
Pois mal a temperatura desceu dos 10ºC, começaram os problemas. Fui ao manual do aquecimento e lá está com todas as letras: abaixo dos 10ºC o butano deixa de ser eficiente e o aquecimento desliga.
Troquei por propano e nunca mais tive problemas de aquecimento. E em Sangalhos, onde o frio apertou, o sistema funcionou na perfeição.
Um abraço,
Registado

Paulo Moz Barbosa
(presidente da direção)

(viajo numa Hymer Camp 622 C)
Viajante
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jun, 2007

Sócio Nº 798

« Responder #2 em: 01 Dez 2010, 19:32 »

Olá Companheiros, olá  Companheiro Lucas da Silva,

Tal e qual o que aconteceu comigo. Não é nada que eu também já não soubesse, mas como não tenho o hábito de sair no tempo frio, distraidamente lá fui para Sangalhos com as levezinhas. Já está a bordo uma de propano.

Efectivamente, a capacidade de transformação do butano de líquido em gás, começa a reduzir quando a temperatura baixa aquém dos +10 graus. A produção de gás dentro da garrafa torna-se deficitária por não ser capaz de satisfazer a grande quantidade de gás exigida pelo aquecimento.
Não é necessário atingir o ponto de congelação para que os equipamentos a gás deixem de funcionar com o butano. Basta que a exigência seja elevada e quanto mais baixa a temperatura, pior.

Viajante
Registado
Fausto Simões
Membro Júnior
**

: Ago, 2008

« Responder #1 em: 01 Dez 2010, 19:29 »

Saudações,

Desde sempre, entre outras e na Knaus Mexico, sempre foi consumi butano, garrafa ferro,desde hà 4 anos passei
para garrafas BP "pluma", tive começo de problemas Serra da Estrela, de inverno, não gastava todo, mas lá se ia andando
Em junho, quando me foi entregue a S-Light, fui para o Algarve, com as mesmas (plumas), fiquei sem frig., canalização/respirador frig. ficou obstruida com fuligem.
Aconteceu-me a mesma coisa, em final Outobro, em Mont Blanc, com a S-Light, com garrafas "pluma ", durante a
noite, fiquei sem frio e sem calor!
Diagnóstico técnico: Mudar para "Gas Propano". (Dizem os entendidos), na realidade a maioria, usa "propano"Huh.....

Rolamentos Rolantes!,

Bem Haja;

FAUSIMÕES
"O Calema"

Registado

FAUSIMÕES
 "OCalema"
Castanheira de Pêra
Lucas DaSilva
Visitante
« em: 01 Dez 2010, 16:50 »

Olá!

Foi aborrecido passar o fim de semana em Sangalhos e querer o frigorífico a trabalhar e não poder. É verdade! Não foi nada que eu desconhecesse ou não esperasse, tendo em conta as baixas temperaturas sentidas na região centro de Portugal. Mas não foi apenas o frigorífico também aconteceu com o aquecimento central e o fogão. O que aconteceu foi que o gás na botija atingiu níveis de semi congelação. Bom, o que isto quer dizer é que se torna aconselhável  usar gás do tipo PROPANO na autocarvana; e assim for nada acontecerá aos  equipamentos de queima.

Desde sempre e já lá vão mais de 15 anos  utilizo gás do tipo Butano na autocaravana e a verdade é que nunca me tinha acontecido nada semelhante. O que me aconteceu agora leva-me a pensar se não será devido ao tipo de botija que utilizo actualmente, que é a embalagem "levezinha". As que utilizei desde sempre eram do tipo "pesadas". Será que o metal protege melhor o conteúdo?? Será?

Bom, seja como for, a verdade é que neste momento procedi à substituição do butano pelo PROPANO e agora que venham... as baixas temperaturas.

Com amizade, sou,
Lucas DaSilva
Alenquer-Vila Presépio
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: