Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: DESAFIO AO MOVIMENTO AUTOCARAVANISTA  (Lida 3822 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ameneses
Hero Member
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 960

: Mai, 2006



« Responder #10 em: 19 Mar 2010, 21:56 »

Boa Noite Viajante e Decarvalho:

Estão neste fórum (Galeria Fotográfica) imagens por mim captadas em Abrantes aquando da Ag do nosso 1º ministro. Até á data não tive problemas.

Eu que não percebo nada de leis, tenho a ideia que um acto prevaricador contra o ambiente seja ele praticado por quem fôr, na visibidade pública ou, veículo em que se desloque, poderá ser denunciado por qualquer meio de comunicação.

Penso que será aconselhável acrescentar a hora o local e as condições em que a prevaricação está a ser cometida e, como é lógico, denunciar o ocorrido ás autoridades mais próximas.

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses
« Última modificação: 20 Mar 2010, 00:37 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Decarvalho
Visitante
« Responder #9 em: 19 Mar 2010, 19:52 »

Carissimo Viajante:

sera que isto ajuda em resposta a sua pergunta?
O Código Civil prevê no artigo 79º o chamado “Direito à imagem”. Diz assim o diploma:
1. O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio
sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização
compete às pessoas designadas no nº 2 do art. 71º, segundo a ordem nele
indicada.
2. Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.
3. O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.

Mario Pereira entende que
"Uma imagem obtida na rua, numa manifestação ou numa cerimónia pública não carece, em geral, do consentimento dos retratados. Percebe-se porquê: em geral, seria difícil perguntar a cada uma das pessoas que eventualmente tivessem sido retratadas se davam o seu consentimento ou não."


Finalmente tem aqui uma decisão de um Tribunal Superior que com as devidas distancias e adptações se poda aplicar aa caso que o preocupa ( e nos preocupa):
O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu, por acórdão de 28 de Novembro de 2001 o seguinte:
“I - Não cometem o crime de " fotografias ilícitas" o autor das fotografias e a directora da revista onde aquelas foram publicadas, que retratavam pelo menos quatro indivíduos, entre os quais o assistente, envergando cachecóis do tipo habitualmente usado pelos membros das chamadas claques das equipes de futebol, dois dos quais a fazerem a "Saudação Fascista", ainda que tais fotografias tenham sido tiradas sem conhecimento e autorização do assistente.
II - Tais fotografias ilustraram uma reportagem sobre o fenómeno das chamadas claques das equipas de futebol e especificamente da presença nessas claques de indivíduos e grupos que perfilham o ideário nazi-fascista e que por gestos, palavras e símbolos exibem tal ideário por ocasião da realização de jogos de futebol.
III - A feitura e a publicação das mesmas fotografias não ultrapassa a "linha da privacidade" e estão justificadas enquanto exercício legítimo da liberdade de
informação.”
Espero ter sido util....
Registado
Viajante
Sócio do CPA
Membro de Mérito
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 104

: Jun, 2007


Sócio Nº 798


« Responder #8 em: 19 Mar 2010, 18:57 »

Vamos limpar Portugal - Vamos limpar Portugal de autocampistas
 A esperança de um Portugal mais limpo reside no facto dos 200.000 voluntários que vamos meter mãos á obra se virem a tornar eles próprios vigilantes do ambiente e virem a denunciar os conspurcadores às autoridades. De pouco tem valido leis, coimas e a remoção gratuita dos “monos” pelos serviços camarários. Continuam a ir parar ao pinhal os colchões, os electrodomésticos, os entulhos, etc.
Não posso deixar de fazer uma analogia com o autocampismo.
É evidente que há carência de infra-estruturas tais como áreas de serviço que removam os nossos lixos mas, mesmo com a penúria de áreas, não andamos por aí a verter águas e a acampar onde calha. Também aqui no autocaravanismo não vamos chegar lá só com leis e coimas.
É evidente que é necessária a mão pesada da lei para conter a prática do campismo selvagem em autocaravana  mas, à semelhança do que se passa com os futuros vigilantes das lixeiras clandestinas, se não formos nós autocaravanistas, os vigilantes e denunciantes do autocampismo clandestino, também o problema não será resolvido e não nos livraremos do estigma que recai sobre nós.
A grande bagunça junto às praias está prestes a recomeçar. Nem por perto vou passar para não me sentir envergonhado, não vá o diabo tecê-las e confundirem-me com essa gente, mas se passar e vir, denuncio.
Será ilegal pôr na net  fotografias destes abusos com indicação do local, data, hora e chapa de matrícula bem visível?
Viajante
Registado
Ameneses
Hero Member
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 960

: Mai, 2006



« Responder #7 em: 21 Jan 2010, 00:23 »

Ora vivam


Um pouco por todo lado onde os autocaravanistas se encontram, em revistas, blogs,web sites e foruns, ou em concentrações no terreno, perspassa o sentimento de que algo deve ser feito para melhorar a imagem que a opiniao publica em geral, e em particular a  especializada (autarquias, autoridades e comunicação social).

Aqui fica noticia de uma oportunidade de expressao nacional e o desafio....

Não podera o MovimentoAutoacravanistas, de norte a sul e de este a oeste, participar - como tal- no movimento de limpar portugal

Noa sera possivel ver o CPA;, O portal CCP, o MIDAP, o CAB, o CAS, o ACP, CAN e mais clubes , associações, grupos etc a editarem um autocolante a de apoio...do genero os autocaravanistas apoiam o projecto limpar Portugal, e manifestar esse apoio à organizaçao e aparecer em força nas iniciativas afins?

Nao seria esse um meio de atingir os mass media, os decisores, as autoridades, e os indiferentes? e....a ACAP nao poderia interessar-se por este processo?

pela nossa parte, deixamos aqui o repto a todo o movimento autocaravanista no momento em que todos estao  a elaborar os planos e programas de actividade para 2010 (estarão?)...e ficamos de consciencia tranquila...e no dia 1 de Janeiro de 2010 voltaremos à carga no nosso blog.

ora vejam os detalhes em www.limparportugal.org



Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de 6000 voluntários.




Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.




Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!




Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.




No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.




“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
 
 


QuEm esteve lá

Ameneses
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Decarvalho
Visitante
« Responder #6 em: 20 Nov 2009, 06:44 »

Ora viva quem se interessa...

aqui fica mais um exemplo da passagem das palavras aos actos, num outro blog, por parte de um membro do CAB- Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera:

http://viajantedecasaascostas.blogspot.com/2009/11/limparportugal.html
« Última modificação: 20 Nov 2009, 06:48 por Decarvalho » Registado
Ameneses
Hero Member
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 960

: Mai, 2006



« Responder #5 em: 20 Nov 2009, 00:01 »

Boa Noite.

Sem querer "meter" algum elemento de perturbação nesta questão, pergunto: as Direcções tendo por base o seu programa e os sócios que o propôem, não são eleitas por maioria?
Respondo eu. Claro que sim e, em princípio executar o programa até final de mandato que só termina quando outra é eleita ou, caso não seja esse o caso o Clube entra em gestão para a sua extinção ou continuação.

Portanto, qual é o problema de LIMPAR PORTUGAL, proposto por Sócios votantes e com as quotas em dia, antes que esta Direcção, sem se desviar de «metas e estratégias», pela mão do seu Presidente apoiar esta acção ou outra compatível liderada pelo próprio CPA?

Qualquer dia ainda vamos todos ser «esmiuçádos» e de seguida apagados do mapa....

Ameneses

Autocaravanista cada vez mais Solitário
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Détinha
Visitante
« Responder #4 em: 19 Nov 2009, 20:45 »

   Boa Noite a todos.
   Respondendo ao companheiro de Carvalho: Apoia como?  tem inicitiva como? Apenas lhe digo que sim, a seu tempo será divulgado; esta resposta é apenas para saberem que se fáz ,nesta iniciativa não podemos fazer todos o mesmo nem irmos todos para o mesmo sitio, serão as brigadas coordenadoras que distribuem trabalho.
Porque fazer um autocolante a dizer que apoia e depois não ir sujar as mãos isso não me diz nada.
  Quanto á data do Limpar Portugal 20 de Março 2010: sim penso que o C P A estará noutras mãos; até lá esta Direção tem metas e estratégias não quer é dizer que passem todas pelo mesmo caminho os pensamentos são diferentes,mas não quer dizer que todos não queramos a liberdade da nossa Autocaravana.
   Saude
Odete Sousa.
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #3 em: 19 Nov 2009, 18:16 »

OK Detinha...

è muito simpático que individualmente os autocaravanistas respondam...eu ja o fiz tambem...e bom será que mais respondam ao seu (e meu) apelo, como alguns membros do CAB também já o fizeram. Para estes vai o meu convite reforçado!

MAs o escopo do meu post inicial e o seguinte, é outro, não um convite, mas sim um desafio. Ou seja:

- mais importante, mesmo importante era que o Movimento Autocaravanista, e seus expoentes assumissem uma resposta organizada e colectiva, ou seja, que houvesse uma reacção instutucional e estrutral.

Neste particular, nao vale a pena a actual direcçao esconder a cabeça na areia, com o argumento de que nao estará ca na data do Limpar Portugal!!!
- e ate lá nao está em funções? nao pode programar actividades, planear cooperações? estabelecer metas e estratégias?

por essas e outras questões é que se justifica que haja clubes, federações etc, que logicamente tem funções para alem dos seus titulares momentaneos...

Resta recordar que até os governos, e até as gerencias de empresas e administrações de empresas, e associações em geral,  mesmo em gestão,
se mantem a administrar as entidades porque são responsaveis.....

alás ficou dito:

...evidentemente que o C P A  apoia esta campanha, mas como todos já sabem esta Direçao já não estará no clube nesta data, mas nem por isso deixa de ter iniciativa.

ORA a pergunta que fica é pois a seguinte:
- apoia como?...tem a iniciativa como?
« Última modificação: 20 Nov 2009, 00:16 por Decarvalho » Registado
Détinha
Visitante
« Responder #2 em: 19 Nov 2009, 12:22 »

 Isto sim é um desafio a todos nós ( www.limparportugal.org ) e não só aos clubes, evidentemente que o C P A  apoia esta campanha, mas como todos já sabem esta Direçao já não estará no clube nesta data, mas nem por isso deixa de ter iniciativa.
O desafio que aqui deixo é que os Autocaravanistas de verdade se juntem em grupos se increvem na iniciativa e procurem ir de encontro ás zonas onde somos personas nom gratas, onde nos acusam de ser porcos, ir em pequenos grupos para não atrapalhar com as nossas autocaravanas. ex :Porto Covo, e mostrar que os autocaravanistas tambem limpam,se preocupam com o ambiente, e que a maioria cumpre as regras do bom civismo.
Por isso companheiros inscrevam-se não deixem passar esta iniciativa para mostrarem que os autocaravanistas podem ser bem vindos em todo lado.
Dei o ex: de porto Covo como podia dar outro qualquer, em Portugal temos muitos sítios por onde escolher de Sul a Norte, Litoral ou Interior é preciso é numca esquecer as boas regras todos os Dias.
     Estarei sempre por aqui.
         Odete
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #1 em: 14 Nov 2009, 10:22 »

Ora vivam...

ja ha adesões do Movimento Todo o terreno...(2 organizações) mas nenhuma ainda da area do autocaravanismo...a  não ser  a do blog Autocaravanismo Newsletter, e a Revista Viajar em Autocaravana que projecta editar um autocolante de apoio no seu número de final de Janeiro.

Pode ser que no IV Encontro CAB da Amieira este tema surja como tópico na mesa redonda sobre o Autoacravanismo em Portugal....

e que é feito do CPA, e dos seus sócios e demais leitores deste forum?
Registado
Decarvalho
Visitante
« em: 11 Nov 2009, 12:19 »

Ora vivam


Um pouco por todo lado onde os autocaravanistas se encontram, em revistas, blogs,web sites e foruns, ou em concentrações no terreno, perspassa o sentimento de que algo deve ser feito para melhorar a imagem que a opiniao publica em geral, e em particular a  especializada (autarquias, autoridades e comunicação social).

Aqui fica noticia de uma oportunidade de expressao nacional e o desafio....

Não podera o MovimentoAutoacravanistas, de norte a sul e de este a oeste, participar - como tal- no movimento de limpar portugal

Noa sera possivel ver o CPA;, O portal CCP, o MIDAP, o CAB, o CAS, o ACP, CAN e mais clubes , associações, grupos etc a editarem um autocolante a de apoio...do genero os autocaravanistas apoiam o projecto limpar Portugal, e manifestar esse apoio à organizaçao e aparecer em força nas iniciativas afins?

Nao seria esse um meio de atingir os mass media, os decisores, as autoridades, e os indiferentes? e....a ACAP nao poderia interessar-se por este processo?

pela nossa parte, deixamos aqui o repto a todo o movimento autocaravanista no momento em que todos estao  a elaborar os planos e programas de actividade para 2010 (estarão?)...e ficamos de consciencia tranquila...e no dia 1 de Janeiro de 2010 voltaremos à carga no nosso blog.

ora vejam os detalhes em www.limparportugal.org



Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de 6000 voluntários.




Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.




Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!




Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.




No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.




“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
 
 
« Última modificação: 11 Nov 2009, 12:23 por Decarvalho » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: