Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: refrigiradores para a ac  (Lida 8027 vezes)
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #5 em: 19 Dez 2009, 00:44 »

Boa Noite.

Caro Companheiro. Quando comprei a minha Ac. vinha equipada de frigorífico com um pequeno congelador.

Na primeira oportunidade que tive (passagem por França) comprei uma arca CONGELADORA electolux que funciona a 220 e 24 volt's. Em ambas as corrente congela mesmo! Claro que tenho os conversores adequados mais uma placa solar.

Companheiros:

Conforme citação, talvez pouco elucidativa, referia-me a congelar alimentos, bebidas, etc..

Nada de refrigeradores para o habitat. Para isso adaptei uma ventoinha normal que, mesmo em Marrocos (58 graus), me refrescou.

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses
« Última modificação: 19 Dez 2009, 00:45 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Viajante
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jun, 2007

Sócio Nº 798

« Responder #4 em: 18 Dez 2009, 22:19 »

Olá companheiro Campista

Quando comprei a minha 2ª autocaravana pretendi ter fresco lá dentro. Tratei de me documentar e daí retirei uma conclusão que foi determinante na decisão da não comprar este equipamento: - Só é eficaz em climas secos.
O arrefecimento é produzido pela evaporação da água num permutador (tipo radiador dos automóveis) e é tanto maior  quanto maior for a velocidade de evaporação e quanto menor for a humidade relativa no ar.
Se o companheiro privilegia estadias à beira mar o refrescador, além de não arrefecer nada porque o ar está muito saturado com humidade, ainda aumenta mais o desconforto porque aumenta ainda  mais a humidade no interior do veículo.
Se os seus destinos são longe do mar o refrescador resulta. Em ambientes quentes e muito secos (por exemplo no deserto) chega a baixar 10ºC.
O consumo é diminuto pois é o que resulta do funcionamento de uma ventoínha. Sendo o consumo diminuto pode usufruir do refrescador mesmo em andamento pois trabalha a 12V. Em termos de bem estar está muito longe da eficácia dum climatizador (vulgo ar condicionado) pois este faz o contrário do outro:- Desumidifica o ar além de fazer baixar a temperatura. Para ter uma sensação de conforto  em climas húmidos basta diminuir a humidade. Se a par disso também diminuir a temperatura, melhor.
Acabei por instalar um climatizador na autocaravana. Porque o climatizador trabalha a 220V, porque pouco frequento parques de campismo e porque tinha excesso de peso acabei por retira-lo e pôr no seu lugar um simples turbovent.
Espero poder ter contribuido para a sua tomada de decisão.
Viajante
Registado
teresa paiva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006

Sócio Nº 294

« Responder #3 em: 18 Dez 2009, 20:22 »

Companheiro

Tive há tempo um aparelho desses mas muito pequeno e cujos os resultados eram nulos, não sei se pelo seu tamanho e já nem me lembro nem do preço nem dos consumos. Mas como já foi há bastante tempo é natural que hoje estejam melhorados. Comigo não funcionou, foi para o lixo.

cumprimentos

Teresa Paiva
Registado

Teresa Paiva
V.N.Gaia
campista
Visitante
« Responder #2 em: 18 Dez 2009, 19:42 »

Quando falo em refrigirador, refiro-me a uns aparelhos de frio que trabalham com agua e que não são bem de ar condicionado, mas segundo se consta, arrefecem a A.C. se houver alguem que tenha montado , agradeço informaçoes sobre se vale a pena, preços, consumos, eficiencia etc. obrigado
Registado
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #1 em: 05 Dez 2009, 00:03 »

Boa Noite.

Caro Companheiro. Quando comprei a minha Ac. vinha equipada de frigorífico com um pequeno congelador.

Na primeira oportunidade que tive (passagem por França) comprei uma arca CONGELADORA electolux que funciona a 220 e 24 volt's. Em ambas as corrente congela mesmo! Claro que tenho os conversores adequados mais uma placa solar.

Quem me conhece sabe que sou «alérgico a parques de campismo. Só por segurança ou legislação do país que visito é que pernoito nos mesmos. Manutenção (águas/despejos) são feitos em áreas próprias mesmo que as mesmas se localizem dentro dos P.Campismo. Estacionar e pernoitar é onde me apetece (cumprindo as normas) seja em Paris, Bruxelas, Madrid, etc.. Comprei uma Autocaravana é para usufruir dela, por isso não gosto de horários e de estar enjaulado.

Tudo isto para dizer o que tenho e como ajo. Como refrigerador conheço as vulgares arcas Camping Gaz que se ligam ao isqueiro(12 Volts) e CONSERVAM a temperatura do que se mete lá dentro.

Ameneses

Autocaravanista Pernoitante na cidade e na montanha, de preferência "solo".
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
campista
Visitante
« em: 04 Dez 2009, 14:29 »

sou o campista socio nº 1521, ola pessoal, pretendia saber se alguem dos colegas ja aplicou o aparelho refrigirador  em ac e se resulta, qual o consumo e outros concelhos uteis para o efeito, pois ando a pensar numa coisa destas mas tenho muito pouca informacão , mesmo ate preços e etc.
obrigado
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: