Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Frigorifico - deixou de funcionar a gaz  (Lida 19569 vezes)
Joaquim Gervásio
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Nov, 2010

Sócio Nº 1988

« Responder #17 em: 27 Jun 2011, 00:27 »

Olá companheiros
desculpem estar a meter-me na conversa mas estou com o mesmo problema no frigotrifico da AC, funciona bem a 220v (-20ºfresca quase nada no congelador e -1º no frigorifico), a gás não refresca quase nada e a 12v não trabalha mesmo.
É um electrolux RM4401.
Se algum companheiro me puder indicar algum tecnico que possa proceder á reparação ficaria muio agradecido.
Registado

Joaquim Gervásio
Montemor o Novo
majv
Visitante
« Responder #16 em: 05 Ago 2009, 22:14 »

Companheiro SOARES D,
e eu que não sabia o seu nick, e até juraria que era uma letra seguida dum nome, e não ao contrário.
Esperemos que o nosso amigo Menezes continue a disfrutar de Marrocos, e creio que também da Tunisia.
Aliás, a "factura" que ele tem a pagar, pelo aluguer do dossier, é dizer para TODOS NÓS dicas sobre a Tunisia.
Boas voltas
MV
Registado
SOARES D
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Set, 2007

Sócio N.º 172

« Responder #15 em: 05 Ago 2009, 09:00 »

Companheiro sou conhecido pelo Soares.
Muito me agrada que o Aderito está bem com a familia lá pelos Marrocos.
Já me infiltraram o viros! já ando ver relatos de Marrocos.
Aderito bons Km espero relatos e cordenadas.
Saudações autocaravanistas Soares
Registado

Manuel Soares Domingues
Moita
majv
Visitante
« Responder #14 em: 04 Ago 2009, 16:35 »

Allo Companheiro.
Vá contando novidades, e fique sabendo que ainda no sábado á noite, e domingo, estivémos a falar de vocês....eu e um companheiro seu amigo, com uma Roller Team, de Leiria e a viver na Moita.
De momento não me lembro do nome dele, mas certamente você saberá de quem se trata.
E quanto ao que disse:
Moral da história (marroquina...): em Junho quase não há AC's, e os restantes meses, são mais que muitas.
Um abraço e continuação de boas voltas
Registado
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #13 em: 04 Ago 2009, 15:11 »

Com a sua preciosa ajuda, cá nos encontramos em Marrocos.
Não é nada que se compare com o mês em que o companheiro veio. Já estivemos em Ifni, mas os parques estavam super lotados e por isso só estivemos  lá um dia. Agora não está tanto calor, mas mesmo assim ainda aperta.
Tudo isto é espetacular. Vale a pena voltar.
Os nossos agradecimentos e até um dia destes.
Saudações autocaravanistas AMeneses
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
majv
Visitante
« Responder #12 em: 25 Jul 2009, 22:11 »

Compnhaeiro,
segue mail por MP
« Última modificação: 25 Jul 2009, 22:12 por majv » Registado
RMGM
Membro de Mérito

: Ago, 2008

« Responder #11 em: 25 Jul 2009, 21:29 »

companheiro diga como posso entrar em contacto pelo telefone

não consigo entrar em contacto pessoal
Registado

Rogério Miranda
Sintra
RMGM
Membro de Mérito

« Responder #10 em: 25 Jul 2009, 15:57 »

Companheiro majv

o termostato a funcionar normalmente deve manter a chama alta enquanto a temperatura para a qual ele está regulado não for atingida depois passa para o minimo mantedo oqueimador aceso quando a temperatura aumenta dentro do figorifico ele volta a aumenta-la

quando se roda o botão normalmente ouve-se um clic

verifique se a ponta do termostato se encotra bem encostada á tal peça metalica dentro do figorifico (são duas uma do electrico e outra do gaz)
Registado

Rogério Miranda
Sintra
RMGM
Membro de Mérito

« Responder #9 em: 25 Jul 2009, 13:15 »

bom dia companheiro majv

verefique se a peça metalica que faz a absorção do calor que é aquela peça que se encontra dentro do figorifico está bem fixa se ela não estiver deve ter dois parafusos é aperta-los
esta peça tem que estar bem encostada ao tubo que passa por traz dela que é o mesmo que arrefece o congelador

verifique se a porta do figorifico tem alguma entrada de ar devido à borracha não vedar bem

estes figorificos não fazem frio mas sim a absorção do calor existente dentro da caixa
assim se a porta não fechar bem não conseguem fazer baixar a temperatura dentro da mesma

verifique se entre o minimo e o maximo do regulador ouve um clic do termostato ele pode não estar a disparar
Registado

Rogério Miranda
Sintra
majv
Visitante
« Responder #8 em: 24 Jul 2009, 22:37 »

Companheiro Rogério,
O frigorifico foi ligado ontem á noite na opção gaz (sensivelmente com meio botão rodado) e, hoje quando cheguei, notei o congelador bem fresquinho, mas na parte de frigo, nada de nada.
Pensei que se aumentasse mais no botão, talvez fosse "ao lugar".....ficou na mesma
agora já á noite, e é quando se vê melhor, a patroa, dentro da AC rodava o botao para mais e para menos e a chama mantem-se tal e qual como acende....
Impurezas no injector?
Um compressor em acção?
É que tirar a chapa de protecção ao sitio da chama, nem pensar, pois um dos parafusos de fixação, é, para mim, inacessivel ....deve ter truque para o sacar fora.
Opine, que eu cá estou para ouvir quem já passou por isto.
Boas voltas
MV
Registado
majv
Visitante
« Responder #7 em: 23 Jul 2009, 21:57 »

Ok,
amanhã quando chegar a casa, já vou começar a verificar as dicas que me têm dado.
Até lá, dei indicações que me ligassem o frigorifico hoje mesmo, a gaz, mas com o botão a meio...
Já me disseram que pode ter a ver com o estar sempre no máximo.
E a 350kms de distância, é a unica coisa que pude adiantar, para quando lá chegar ámanhã, ao final da tarde, ver como está.
Obrigado a todos
MV
Registado
RMGM
Membro de Mérito

« Responder #6 em: 23 Jul 2009, 19:11 »

companheiro majv verifique se rodando o botão que controla o gaz a chama aumenta e deminui

verifique se há alguma coisa a impedir a passagem do calor pela chaminé do queimador
Registado

Rogério Miranda
Sintra
majv
Visitante
« Responder #5 em: 23 Jul 2009, 00:14 »

Companheiro Rogério,
com o gaz ligado, ou mesmo em automatico e parado, a chama acende e é azulada...e retirando a grelha superior, sai calor....
Só que refrigerar é que nada.
Aliás, falando de impurezas, até não seria de estranhar, devido aos ventos e areias que apanhei em Marrocos (inclusivé, um tornado em Marraqueche).
« Última modificação: 23 Jul 2009, 00:16 por majv » Registado
RMGM
Membro de Mérito

« Responder #4 em: 23 Jul 2009, 00:11 »

companheiro majv

Se tiver possibilidade de verificar depois de retirar a grelha se o queimador acende enquanto está com o botão do termo-par apertado e se apaga quando o larga o problema pode ser
(o termo-par é aquele botão que se aperta enquanto se espera que o queimador fique a trabalhar.)
ou a chama não aquece a ponta do mesmo por o queimador estar entopido ou ele por algum motivo saiu da posição certa ,outra situação é mesmo avaria do mesmo

se verificar que a chama esta amarelada é a prova que o queimador está a queimar mal

tente dar uns toques com qualquer coisa de forma a fazer vibrar o qeimador para soltar possiveis particulas de ferrugem que se encotrem no bico . normalmente resulta .
se tiver possiblidade use ar comprimido para limpar
Registado

Rogério Miranda
Sintra
majv
Visitante
« Responder #3 em: 22 Jul 2009, 23:39 »

Desde já o meu obrigado pelas dicas.
Assim sendo, no fim de semana, se entretanto, o representante não me der solução, vou ver se há por lá algo enferrujado, e limpar (exteriormente) tudo o que está á vista, pois já reparei que há por ali algum pó, embora, ao que me disseram isso não seria o problema.
O fogão funciona a 100%.
Boas voltas
MV
Registado
paiser
Visitante
« Responder #2 em: 22 Jul 2009, 23:32 »

Companheiro Majv

O meu amigo tem-se fartado de viajar e segundo as suas crónicas tem dado bons passeios,ainda estive para o acompanhar a Marrocos mas não deu,eu tenho-me mantido por aqui,pois os velhotes não dão tréguas.
Mas a razão da minha intervenção,e já lá vão alguns meses que eu não mandava "bitaites"é porque está com um problema igual ao que eu tive à duas semanas;logo após expirar a garantia,eis que o meu frigirífico resolveu dar o berro,aquando uma saída até à costa vicentina e quando já vinha de regresso deixou de refregerar.Após várias tentativas só consegui resolver o problema numa oficina perto do Vimeiro num companheiro autocaravanista.Resumindo:teve que limpar e desentupir toda a tubagem,o mesmo ao fogão,e corrigir umas situações do funcionamento dos 12v e 220v.Ficou impecável mas foram 250€ que até me faltou o ar,mas não tive que tirar o frigo,mas ficou lá a AC.Não desanime que tudo se resolve.Segundo me disse o homem estas situações ocorrem muitas vezes porque quando lavamos a AC nas bombas não nos preocupamos com as grelhas e assim entra muita água para cima do frigo o que provoca ferrugem e outros danos.Se precisar de mais dicas ,diga.
Saudações autocavanistas
Ernesto Pais

Registado
RMGM
Membro de Mérito

« Responder #1 em: 22 Jul 2009, 23:31 »

Companheiros boa noite a todos

Companheiro majv.

se o seu figorifico não trabalha a gaz, e trabalha a 12V e 220V ,o problema não esta no figorifico propriamente dito, mas sim no queimador do gaz ou na parte da tubagem de alimentação pode estar com uma avaria  na vavula de corte,ou o termopar estar avariado, ou o injector entopido.

Já verificou se sai calor ou cheiro da chaminé que a confirmar que o queimador está a funcionar

A função do queimador do gaz é a mesma das resistencias eletricas de 12V e de 220V ,é aquecer o circuito de composto de amoniaco que se encontra no sistema de absorção figorifico, portanto se ele trabalha com a parte electrica o problema está na parte do gaz

Um técnico de frio tode resolver o problema

À uma casa em Lisboa que resolve ou vende as peças que forem necessárias
Registado

Rogério Miranda
Sintra
majv
Visitante
« em: 22 Jul 2009, 22:44 »

Companheiros,
O meu frigorifico resolveu "amuar" e não funciona a gaz....
A 12v e a 220w tudo bem, mas a gaz....barricou-se.
Começei a notar que algo não ia bem, ainda em Marrocos, e agora, quando fui ao Tour, deixou mesmo refrigerar / congelar.
Já aconteceu isto a algum de vós?
Eu já contactei o representante da AC, pois está dentro da garantia, mas até agora ainda não tenho resposta concreta, pois ao que me diz, é a primeira situação que lhe apareçe a só não funcionar a gaz.
E nesta altura do campeonato, não será muito agradavel ter de ficar umas semanas sem frigorifico (para ir á Dometic), pois isso será o mesmo que ficar sem AC....
Aceitam-se ajudas

Boas voltas
MV
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: