Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Loiça nas ACs  (Lida 17282 vezes)
RUYMORAIS
Membro

: Mar, 2008

« Responder #23 em: 19 Jan 2010, 14:05 »

boas companheiros

eu uso e sempre usei loiça em melamina , comvem comprar uma loiça boa , porque assim vai durar anos ao contrario da barata que ao fim de algum tempo apresenta-se toda riscada e fica feia

quanto as desagradaveis supresas ao abrir as portas e poder cair algo eu resolvi o meu problema com uma rede elastica , daquelas que se vendem para a mala dos carros e usei 4 camaroes , tenho os camaroes afixados um em cada canto da abertura do armario e quando me vou movimentar prendo a rede neles , assim mesmo que algo caia ao abrir a porta fica preso na rede , a rede pode ser cortada a medida
Registado

Rui Morais
Amadora
Sofiaf
Visitante
« Responder #22 em: 22 Mai 2009, 08:41 »

Obrigada a todos pelas vossas respostas.

Vou comprar loiça de melamina, e para aqueçer no microndas umas taças em loiça ou vidro que ainda é o mais seguro.

Obrigada e bons passeios. Vêmo-nos por aí...
Registado
errante
Visitante
« Responder #21 em: 21 Mai 2009, 19:32 »

Senhoras autocaravanistas ou não

Desculpem-me a intomissão na conversa.

Mas mais de 90% das formas plásticas existentes no mercado contêm melamina e esta é extremamente perigosa,...veja-se a história do leite da china que matou tanta criança...

Quando no microondas qualquer forma  plástica, aquecida, faz com que a melamina migre para a comida,(em partículas invisiveis)daí o mau gosto que pode sobrevir,..

Não recomendável nenhuma forma de plástico com comida no microondas, nem mesmo a que vem pré-cozinhada ou congelada.

Protejam a saúde!
Registado
Isaura Cunha
Visitante
« Responder #20 em: 21 Mai 2009, 19:16 »

Boa tarde Teresa Paiva  e Sofia
Em relação a lioça para ACs agora já há uns taparuéres nos hipermercados
k podem ir au microondas k até são barátos e muitos jeitosos
veem aus pacs de 3 e há varios tamanhos.
São muito praticos.
Espero ter ajudado mas como ainda sou nova nestas andanças tambem ainda não estou muito habituada com esto.
Um abraço Isaura Cunha
« Última modificação: 21 Mai 2009, 19:26 por Isaura Cunha » Registado
teresa paiva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006

Sócio Nº 294

« Responder #19 em: 21 Mai 2009, 18:38 »

Boa tarde Sofia

À questão do microndas não lhe sei responder, pois é aparelho que não uso na autocaravana.

Compreendo que com filhos pequenos é para si da maior utilidade, que resolverá incluindo na sua loiça meia dúzia de utensílios próprios para microndas. È só pensar quais os que lhe serão mais úteis.
Lembre-se que na autocaravana é preciso escolher com racionalidade o que lá colocamos, pois o espaço não é o da nossa cozinha, por isso é sempre bom economizar na loiça, o que vai ver que até é bom pois habituamo-nos a não sujar muito e portanto a não ter muito para lavar...

Teresa Paiva

Registado

Teresa Paiva
V.N.Gaia
Sofiaf
Visitante
« Responder #18 em: 21 Mai 2009, 08:24 »

Olá Teresa,

É bom poder contar com a experiência de outra mulher nestas lides autocaravanistas, por aqui há mais homens que mulheres (facto de devia ser revertido...)

Obrigada pela sua sugestão mas a minha duvida é tambem em relação ao microndas, a loiça em melamina pode ir ao microndas?
Registado
teresa paiva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006

Sócio Nº 294

« Responder #17 em: 20 Mai 2009, 22:07 »

Viva Sofia

A loiça em melamina tem a vantagem de se lavar com muita facilidade e não ficar com gordura o que nem sempre acontece com o plástico.

Como não gosto de beber em copos de plástico uso de vidro e uma boa forma de os isolar é enfiar-lhes uma daquelas redes de esferovite? que vêm por vezes a acondicionar as maçãs nos supermercados.

De qualquer forma se os armários estiverem bem acondicionados sem grandes espaços livres não existe perigo de partir algo. Atenção é á porta dos armários bem fechadas pois se tal não acontece, numa curva ou numa travagem, aí é que se vai a loiça toda.

boas viagens

Teresa Paiva
Registado

Teresa Paiva
V.N.Gaia
errante
Visitante
« Responder #16 em: 20 Mai 2009, 15:14 »

Viva Sofiaf

É raro o plástico q n tem melamina, na sua composição.
Cuidado,portanto.

Já agora, o que pensa do Project-lei em discussão?

Cordial Saudação
Cardoso
Registado
Sofiaf
Visitante
« Responder #15 em: 20 Mai 2009, 14:28 »

Boa tarde,

Tenho uma duvida: a loiça em melamina não pode ir ao microndas, certo?
E a loiça de plástico, dá algum sabor estranho á comida?
Obrigada
Sofia
Registado
Paulo Rosa
Visitante
« Responder #14 em: 13 Jan 2006, 22:15 »

Olá!!

Toda a nossa nossa loiça é em melamina.

Apresenta grandes vantagens ao nível dos "desastres" e do peso. Em Portugal é fácil comprá-la nas casas de acessórios de ACs, no entanto nunca comprei cá uma peça. Tenho comprado em Espanha, muuuiiito mais barata e de igual qualidade, em lojas dos "300" ou equivalentes.

Um abraço,
Registado
nunor
Visitante
« Responder #13 em: 11 Jan 2006, 16:08 »

Rui, ainda bem que foste exaustivo. A finalidade do meu post era para saber as vossas opiniões/experiências para escolher o melhor possível.
Muito obrigado.
Nuno
Registado
rui_martins
Visitante
« Responder #12 em: 11 Jan 2006, 15:58 »

Olá "nonor",

Há vários tipos de "panos anti-derrapantes"...

Sem ser exaustivo, julgo que há dois tipos que são os mais vulgares:

1 - Um é uma espécie de rede, com os buracos pequeninos, muito maleável e relativamente pouco espesso ( terá talvez cerca de 2 mm de espessura... ).
   O mais habitual é aparecer em "branco sujo", embora possa existir noutras cores.

2 - O outro é bastante mais espesso ( talvez cerca de 5 ou 6 mm... ) tendo uma textura relativamente esponjosa.  O aspecto é o de "tiras" com pouco mais de 10mm de largura, unidas entre si por pequenas ligações com cerca de 2mm.
   Na maioria dos casos é apresentado como "tapete anti-derrapante", vindo em rolos com cerca de 60 cm de largura e em cores e padrões variados.

Nota:   Peço desculpa se é dificil perceber como são os materiais a que me refiro, mas tenho dificuldade em explicar de uma forma mais clara...  Seria mais fácil se tivesse fotografias...
   Alerto também para o facto de as dimensões que mencionei serem uma aproximação fruto da imagem visual que tenho deles e não fruto de verdadeiras medidas, pelo que poderão não ser muito correctas.

Opinião pessoal sobres estes dois tipos:

Eu prefiro o 2º tipo ( que é bastante mais caro ! ) uma vez que tem muito melhor estabilidade dimensional ( sendo, por isso, fácil cortá-lo com as dimensões adequadas e colocá-lo sem que venha a deslocar-se ) e, dado ser mais espesso, permitir um amortecimento maior.
   As suas desvantagens principais serão o preço e características anti-derrapantes ligeiramente inferiores.

Finalmente, quanto aos sítios onde podem ser encontrados, há muitos...
   Sem qualquer intuito publicitário, poderei adiantar que existem à venda, normalmente, no Aki mas é natural encontrá-los a preços inferiores noutras casas ( drogarias, casas de artigos plásticos, etc. ).

Espero ter ajudado alguma coisa (ainda que pouco... )

Um abraço amigo,

Rui Martins
Registado
nunor
Visitante
« Responder #11 em: 11 Jan 2006, 15:44 »

Ok, time_out. Obrigadão. Já estou a ver que é fácil de encontrar.
 Lá vou eu hoje ao Leroy Merlin de Almada.
Nuno
Registado
nunor
Visitante
« Responder #10 em: 11 Jan 2006, 15:37 »

Obrigado Ana e Rui mais uma vez.
Já agora aproveito para perguntar se este pano anti-derrapante é fácil de encontrar.
Um abraço
Nuno
Registado
AnaF
Visitante
« Responder #9 em: 11 Jan 2006, 15:24 »

OLÁ!

Reforçando mensagens anteriores devo dizer que forrar os armários com aquele género de rede plástica anti-derrapante é um bom começo, depois, para além das folhas de papel de cozinha ou de guardanapos entre peças, recomendo para colocar por cima de tudo um ou outro pano de loiça (meio estendido, meio a acompanhar o intervalo da louça).
Com tudo isto será mais remota a hipótese de "desastres", mesmo assim, mantem-se a necessidade de abrir as portas com cuidado.

Boas viagens e saudações autocaravanistas.
Registado
rui_martins
Visitante
« Responder #8 em: 11 Jan 2006, 14:51 »

Olá, novamente,

Só para completar a minha nota anterior sobre este assunto, e porque li a mensagem da "Decas", nós também utilizamos um material anti-derrapante a forrar o fundo dos armários.
   Aliás, aconselho vivamente a utilização deste tipo de materiais, que se revelam bastante úteis quer na redução de "ruídos" quer na "fixação" da "tralha" que vamos colocando nos armários.

Um abraço amigo,

Rui Martins
Registado
nunor
Visitante
« Responder #7 em: 11 Jan 2006, 14:50 »

Mais uma boa proposta, obrigado Decas. Vou ver se arranjo um pano anti-derrapante.
Nuno
Registado
Decas
Visitante
« Responder #6 em: 11 Jan 2006, 14:35 »

Olá Nunor,

Se usares dentro do armário um pano daqueles anti derrapante e a empilhres, acondicionando bem tudo dentro do armário não há qualquer problema. Nos aluminios e inox separar com um guardanapo de papel para não riscar e já está a funcionar.
Registado
nunor
Visitante
« Responder #5 em: 11 Jan 2006, 13:02 »

Obrigado Rui.

Já estou mais descansado com esta questão. Eu já fui ao IKEA e comprei loiça normal. 
Muito obrigado pelos vossos conselhos e sugestões.

Não há dúvida que este forúm tem bastante utilidade, não só para discutir os assuntos do movimento associativo, mas também para aquelas pequenas coisas, como esta da loiça, que também são importantes no quotidiano da utilização de uma AC.

Um abraço
Nuno
Registado
rui_martins
Visitante
« Responder #4 em: 11 Jan 2006, 12:32 »

Olá "nunor",

A minha experiência pessoal, acumulada ao longo de bastantes anos a utilizar furgões transformados e auto-caravanas, vai no sentido da não utilização de "equipamento" especial para acomodar a loiça em viagem.

Nós temos utilizado quer "loiça normal" ( em porcelana e vidro ) quer "loiça especial" ( em melamina ) e salvo dois "acidentes", causados por armários que se abriram em andamento por esquecimento de os ter fechado correctamente, nunca partimos nada.   Convém ainda salientar que temos percorrido algumas vezes zonas com piso bastante irregular ( nomeadamente estradões em terra e pedra ) e mesmo nesses casos, não temos tido problemas.

Para diminuir o barulho, utilizamos a "técnica" descrita pelo "time-out", que aplicamos principalmente aos tachos e panelas, separando as respectivas tampas através de guardanapos ou de "papel de cozinha".
   Para os pratos e copos, normalmente nem isso fazemos...
Nota:  Uma vez que transportamos também 4 canecas em plástico, normalmente procuramos aproveitá-las para colocar um copo de vidro dentro de cada uma...

Relativamente à questão "loiça normal" versus "loiça especial", aqui fica também a minha opinião:
   1 - A "loiça especial", em melamina, é mais leve e mais resistente aos choques.
   2 - A "loiça normal" é mais resistente ao uso.  A melamina, apesar de bastante resistente, é mais sujeita a sofrer "agressões" nomeadamente com a utilização das facas.
   3 - O sabor da comida acaba por vir sempre um bocadinho alterado com a utilização da melamina (comparativamente com a porcelana ), embora essa alteração seja pequena e não tenha nada a ver com o que acontece quando se utiliza loiça de "plástico normal" (barato).

Para finalizar, gostaria também de reforçar o que o "fluis" escreveu sobre o cuidado a ter ao abrir os armários após uma deslocação.
   Nesta situação há sempre o risco de haver alguma coisa que se deslocou e ficou encostada à porta do armário, "em equilíbrio instável", e que, se não houver cuidado, irá cair ao abrir o armário.

Um abraço amigo,

Rui Martins

Registado
nunor
Visitante
« Responder #3 em: 11 Jan 2006, 12:27 »

Obrigado fluis pela sugestão....cheira-me que vou ter surpresas nas primeiras vezes que abrir o armário.... Shocked

Nuno
Registado
fluis
Visitante
« Responder #2 em: 11 Jan 2006, 12:09 »

Bom dia,
“NunoR”, existe uma loiça mais leve, em melanina, tanto a nível dos pratos,  chávenas, etc. Tem vantagens tanto a nível de peso, como a nível de ruído.
Podes aproveitar a “Nauticampo”, que vem aí para, dar uma vista de olhos nos stands de acessórios que têm lá sempre este tipo de loiça.
No entanto um dos conselhos que eu posso dar quando a loiça não anda presa, é após a viagem quando abrires o armário fá-lo sempre com cuidado não vá estar alguma peça encostada à porta, e como tal possa cair no lava-loiça.
Registado
nunor
Visitante
« Responder #1 em: 11 Jan 2006, 10:44 »

Bom dia time_out
Obrigado pela pronta resposta. Quer dizer que não utilizas nada de especial, só os guardanapos para não fazer barulho e guardas tudo dentro de um armário, não é?
A volta ainda é um mistério pois vou participar numa  prova do Portugal Eco-Aventura (http://www.portugalecoaventura.pt/prova.php?peaid=arr06&show=organizacao). Só sei que vamos sair do Seixal no sábado de manhã e chegar a Sesimbra no domingo à tarde.
Um abraço
Nuno   
Registado
nunor
Visitante
« em: 11 Jan 2006, 10:20 »

Bons dias

Apesar de  este não ser um assunto hi-tec como os desenvolvidos nos outros tópicos desta secção, gostava de saber como fazem para guardar a vossa loiça nas autocaravanas. Vou estrear a minha este fim de semana e ando com algum receio que na primeira curva mais apertada, parta tudo Grin....
Utilizam caixas ou algum recipiente para guarda-lás ou simplesmente empilham-nas nos armários?

Um abraço
Nuno

Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: