Forum Autocaravanismo-CPA

AUTOCARAVANISMO => O AUTOCARAVANISMO => Tópico iniciado por: Raul Lopes em 25 Ago 2006, 19:06



Título: Autocaravanismo na TV
Enviado por: Raul Lopes em 25 Ago 2006, 19:06
O incansável DeCarvalho desta vez trouxe-nos outra boa nova: em Espanha o autocaravanismo tem um programa de televisão a promovê-lo.

http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/08/
programa-de-televisao-espanhola-pro.html#links

Não há por aí ninguém capaz de vender a ideia a uma das nossas televisões?


Título: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: RCruz em 19 Nov 2006, 22:13
Olá a todos os companheiros(as) e Boa Noite

Acabo de ver e ouvir na SIC no Jornal da Noite daquela estação uma peça onde são abordados os problemas dos autocaravanistas estrangeiros que procuram o Algarve no periodo de Setembro a Maio de cada ano.

São referidos várias vezes que aquele tipo de "campismo selvagem" é proibido em Portugal e que as autoridades estão a intervir e que até agora foram já levantados 62 autos de contra ordenação com coimas que podem chegar aos 150 €.

Julgo que sendo o CPA o digno representante dos autocaravanistas nacionais que, por analogia, podem ser equiparados aos referidos estrangeiros, deveria ao abrigo do direito de resposta solicitar à SIC cópia da peça para que a mesma seja analisada no seu conteudo e no que lá é dito, e mesmo como forma de contrapor as afirmações que são proferidas no fnal da peça por um ex-secretário de estado do governo de Portugal.

Provavelmente, seria a altura e, quem sabe a oportunidade de convidar a SIC e as outras estações de televisão a fazerem um trabalho sério e profundo sobre o autocaravanismo na Europa e por consequência em Portugal.

Um bem haja a todos e Boas Viagens

Rui Cruz


Título: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: Decarvalho em 19 Nov 2006, 22:24
carissimos

100% cde acordo com as criticas a SIC..programa que tambem vi...tal e qual como Rcruz...uma vergonha de falta de preparaçao dos jornalistas, por ex. a insistirem no termo caravanismo, e sem ouvirem a parte interessada...o CPA.

Sugiro a maior diplomacia na abordagem a SIC, mas convem repor a verdade dos factos....no caso da BTS de Forte Novo, em Quarteira...ate a CM de Loule coloca recipientes de lixo e faz a limpeza do local....como é que tal é conciliavel com a atitude da GNR?

Esta mesmo na ordem do dia o CPA dar passos de GIGANTE....assim os associados apoiem essas passadas.


Título: ...
Enviado por: Ameneses em 19 Nov 2006, 23:20
...


Título: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: Carlos Nuno em 19 Nov 2006, 23:41
Companheiros:
E alguns dos entrevistados disseram aquilo que nós por cá também afirmamos: nós fazemos despesa, deixamos dinheiro nos sítios onde paramos.Como alertei anteriormente não nos vão servir de  muito as respostas da GNR e da DGV, porquanto os membros da autoridade lá andavam muito diligentes e aos pares. Não tenham dúvidas que vai continuar a ser assim. Para esclarecer a realidade junto da SIC não seria o CPA mas sim a FPCM mas essa.........Fico-me pelas reticencias.
Um abraço.


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: Raul Lopes em 20 Nov 2006, 21:52
A dita reportagem passou na SIC generalista e na SICnotícias.

Não há por aí mais ninguém que tenha assistido?

Bom, se foi uma reportagem vista assim por tão pouca gente, não se justificará o esforço da Direcção em lavrar o protesto junto da SIC.


Título: ...
Enviado por: Ameneses em 20 Nov 2006, 22:25
...
                                                             Adérito Meneses


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: RCruz em 21 Nov 2006, 01:21
Olá a todos os companheiros(as) e Boa Noite

Afirmo aqui que não sou sócio do CPA.

Não o sou mas sê-lo-ei dentro de semanas mas, apesar de não ser membro deste digno clube, não deixo de ser autocaravanista e de me sentir na obrigação de prestar toda a ajuda possivel aqueles que lutam por mim e nas causas que eu acho justas. Não posso deixar de dar o meu apoio aqueles que em meu nome e em nome dos meus interesses dão a cara e se expoem.

Quando hoje verifiquei a quase nula participação neste meu post fiquei deveras insatisfeito.

Será que, como diz o companheiro Raul ninguém viu nada, ninguem ouviu nada. Será que fui eu e mais dois ou três companheiros apenas que ouvimos? Será mesmo que foi dito alguma coisa? Sinceramente assim NÂO.

Quando temos oportunidade de fazer ouvir a nossa voz enfiamos a cabeça na areia tal avestruz? Ficamos comodamente instalados na nossa poltrona a ver para que lado cai o andor para depois então "botarmos opinião" e dizermos que a culpa foi do coxo mas, assim estamos a ser todos coxos e o andor vai mesmo cair.

Pena é que aqueles que deram e dão a cara tenham de ser sempre esses a suportar a dor da queda.

Não me quero adiantar mais porque, provavelmente muito mais haveria a dizer e possivelmente noutros termos.

De qualquer das formas obrigado companheiro Raul, companheiro Decarvalho, companheiro Ameneses e companheiro Carlos Nuno vocês são a prova de que ainda existe gente que ouve, cheira, vê e tem opinião

A todos o meu obrigado e votos de Boas Viagens

Rui Cruz


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: mcouto em 21 Nov 2006, 13:11
Caro Rui Cruz,

Tenho que confessar que não vi a reportagem da SIC e gosto sempre de me pronunciar sobre coisas de que tenho pelo menos uma opinião formada.

O seu post fui muito importante porque lançou o alerta e não julgue que não me sinto indignado, para não dizer revoltado, com os orgãos de informação que insistem em fabricar a noticia negativista no dia a dia dos portugueses.
Depois do seu post mais alguns promenores foram sendo divulgados e existe, na minha opinião, matéria para uma chamada de atenção, feita pelo CPA à direcção de programas da SIC.

Uma chamada de atenção cordial, educada, sustentada, disponivel para ceder toda a informação que as equipas de reportagem possam ter necessidade de ter para reportagens futuras, etc.

A palavra de ordem é surgir num papel legitimo e colaborativo, não no papel de vitima. Acho que entenderão o que pretendo sugerir.
No fundo é aproveitar a «deixa» para dizer que, pelo menos nós (autocaravanistas), vimos a noticia e detectamos uma enorme falta de precisão e informação e queremos acreditar que a mais valia informativa (e formativa) é tambem o objectivo procurado pela direcção de programas informativos da SIC por isso, estamos disponiveis para colaborar cedendo informação de rigor sobre este assunto em particular.

Esta é a minha opinião e espero que a direcção do CPA produza «uma reacção» como está tanto na moda dizer pelos jornalistas.

Um grande abraço e continue atento, todos juntos somos uma «task force» que pode realmente comecar a inverter as injustiças e discriminações que sentimos na pele.
Não nos devemos esqueçer no entanto duma coisa, em qualquer cenário de acção, a logística é decisiva.
Quero com isto dizer que o CPA tem a força e os meios que lhe dermos e cabe-nos a nós individualmente ceder-lhes esse backoffice tornando-nos sócios.
Pela minha parte já o fiz, não faco parte da direcção, nem conheço pessoalmente ninguem, mas já percebi que trabalham muito bem e é barato.

No fundo esta chamada de atenção será para outros companheiros que visitem este forum, porque pelo que diz e a forma sensata e sensivel de como o diz, mostra que não lhe estou a lembrar nada que não tenha já percebido.

Saudações
Manuel


 


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: viktor em 21 Nov 2006, 13:47
Também vi a reportagem da Sic e não gostei.Toda ela orientada para deitar abaixo o autocaravanismo em Portugal.
Sou da opinião de que o CPA interceda junto da SIC no sentido de fazerem um trabalho mais isento.

Cumprimentos.


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: mcouto em 21 Nov 2006, 21:16
Embora compreenda a motivação do Portal CampingCar em ajudar a esta causa, o que é louvável, não me parece que esta entidade tenha a estrutura organizativa e o corpo representativo que produza os melhores resultados que me referia no post abaixo.

Por outro lado, depois de analisar o link sugerido tambem não encontrei nada de concreto que valide ou mesmo informe o teor da acção enunciada e por isso continuo a achar que o CPA deveria formalizar uma observação construtiva ao «incidente».

Saudações


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: msilva em 22 Nov 2006, 01:41
Caros companheiros:
Não é de admirar que haja pessoas que não tenham visto a reportagem da SIC pois não é a unica e tem vindo a perder bastante audiencia. Eu pessoalmente continuo a preferir a UM. Mas de nada me admira aquilo que me disseram que passou na SIC pois neste canal o que num dia é bom no outro passa a ser odioso. Já se esqueceram da reportagem que a SIC fez a bordo duma autocaravana a caminho do MUNDIAL da Alemanha??? Eram só autocaravanas a cruzarem-se, gostosos cozinhados, interiores espetaculares cheios de conforto e luxos,o ideal para pós reforma,viagar pelo mundo,...... mas como foi a dizer bem se calhar ninguem viu. Acho que ja todos compreenderam e não é de admirar que para a comunicação social o que é bom é para deitar para o lixo e o mau é de realçar.... Esses srs manipulam a informação ao seu belo prazer.
Em relação a reação da campingcarportugal acho que não perderam tempo a ouvir uns e outros para mostrar o seu desagrado,o que a direção do CPA devia se assistiu ao programa, ter feito no momento e acho que todas as entidades que fizerem chegar o seu desagrado a SIC so fortalecera o desagrado que tal reportagem causou. Todas as entidades são validas para protestar contra algo que achem errado e não devemos tirar o merito a quem o faz.
Por mim já procurei ver tal reportagem mas vindo de quem vem e nesta altura do ano em nada me admira. Televisão, é como a moda no inverno mostra-se as coleções de verão por isso preparem-se para a primavera/verão pois aí sim vão sair reportagens, boas ou más logo se verá
um abraço
MSilva


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: nunor em 22 Nov 2006, 11:43
Bons dias

Infelizmente não vi a reportagem mas pelos teores dos comentários aqui expressos percebi que mais uma vez não se fugiu muito ao acentuar das questões negativas que estão associadas ao autocaravanismo, esquecendo as virtudes desta nossa paixão. É pena que assim seja. Parece-me que os jornalistas da sic precisam de uma reciclagem urgente.

Aproveito para agradecer a informação da companheira Alexandria sobre a acção dos nossos companheiros do Camping Car. Quantos mais formos a defender o autocaravanismo, mais depressa poderemos atingir os nossos objectivos.
Não posso é deixar de lamentar é que se misturem assuntos e utilizem determinados espaços para curtir mágoas.

Cumprimentos
Nuno Ribeiro



Título: Mais comentários sobre a reportagem da SIC
Enviado por: nunor em 27 Nov 2006, 12:16
O Blog Amistad comenta a reportagem da SIC:

turismo
Hoje está um dia radioso. O sol quente como dia de Primavera avançada. Isto a 21 de Novembro, cerca de um mês antes do Natal. Como diziam ontem uns turistas-caravanistas já não-jovens, sentados, ele em tronco nu, gozando este clima e a paisagem lindíssima das escarpas argarvias, à reportagem de um dos canais televisivos: Nós aqui em Portugal com este clima e temperatura e o Norte da Europa tiritando de frio. Isto vinha a propósito de uma reportagem da absurda lei que proibe as caravanas de turistas  estacionarem fora dos parques de campismo autorizados, muitos deles fechados fora da época estival. Na Alemanha, por exemplo, é autorizada a paragem em qualquer aparcamento até ao máximo de 24 horas seguidas. Se saírem e voltarem, podem ficar mais 24 horas, mesmo que tenha sido no mesmo dia. Aqui, ou oito , ou oitenta. Para se evitar o campismo selvagem que tornava certos locais em bairros quase clandestinos, tem-se uma lei que acaba por penalizar os turistas estrangeiros, já que a GNR autua quem encontrar com caravanas infractoras do legislado. Ou seja, um país que vive essencialmente da indústria do turismo, acaba por ter uma lei que afasta um grande número deles daqui, os que são apanhados por uma lei imperfeita e os que acabam por não vir para cá pela má propaganda que estes vão fazer lá para fora. Não haverá maneira de rapidamente se emendar esta lei irresponsável?

http://alegria.typepad.com/amistad/2006/11/turismo.html (http://alegria.typepad.com/amistad/2006/11/turismo.html)

 


Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: Decarvalho em 29 Nov 2006, 16:22
caros amigos

cada um faz o que pode neste forum, e felizmente cada vez são mais os que aparecem e que fazem mais, tudo numa emulaçao muito positiva......o webmaster que não se queixe....que me faz lembrar o leit motiv do forum que em Inglaterra se reclama de que
o melhor post é sempre o último, e por isso não ha membro do forum que não queira reclamar-se de ser o autor da melhor mensagem...

deixo agora um magro feed back da SIC...pois la mandei em cima do programa o meu protesto, por mail e atraves do respectivo site da net. Aqui vai a resposta:

Exmo. (a) Senhor(a),

 

Apresentando o nosso sincero pedido de desculpas pelo atraso na resposta, informamos que a sua mensagem foi encaminhada para a jornalista responsável pela reportagem em assunto.

 

Sem outro assunto de momento, e esperando poder continuar a merecer a sua confiança, apresentamos os nossos sinceros cumprimentos,

 

Bruno Costa

Assistente Relações Públicas

 

Caso tenha mais alguma questão, alguma sugestão, alguma opinião, por favor não hesite em contactar-nos.

 

Serviço de Atendimento ao Telespectador
atendimento@sic.pt
Tel.: 808202822 (chamada de custo local)
       +351 21 417 9652
Fax: +351 21 417 3118



Título: Re: Autocaravanismo na SIC
Enviado por: Raul Lopes em 29 Nov 2006, 21:50
Caro Decarvalho e restantes companheiros,

Claro que todos os verdadeiros autocaravanistas, independentemente de serem ou não dirigentes do CPA, vibram com os bons exemplos e com os gestos empenhados a que vamos assistindo. Infelizmente apenas de alguns, ainda que, como diz, cada vez mais.

Aproveito para em público agradecer ao Decarvalho o seu gesto.

Aproveito também para revelar que eu, em nome do CPA, pedi à SIC cópia do video com a notícia. Tive resposta: a dizer que se queria o video que o pagasse.
Se tivesse havido mais uma centena de autocaravanistas a fazer o que fez o Decarvalho, acham que a SIC me daria esta resposta? É só disto que o webmaster se queixa :)


Título: Autocaravanas em Lisboa
Enviado por: jmarti em 30 Abr 2007, 18:03
Companheiros,

Chamo à atenção para o  artigo e respectiva reportagem da SIC.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20070430_autocaravanas+em+lisboa.htm

Cumprimentos


Título: Re: Autocaravanas em Lisboa
Enviado por: Raul Lopes em 30 Abr 2007, 19:35
Para quem quiser ver o vídeo que passou hoje no Jornal da SIC à hora do almoço, basta carregar aqui:
http://xl.sapo.pt/?play=/MTE3Nzk0MjQ2Mg==/MjAwNzA0MzBfYXV0b2NhcmF2YW5hcw==/M2JiNjU2NzY0ZGFhY2EzMzExZTU5NjEyOGE1MGVlMzk=

Aproveito para antecipar que dentro de dias o Jornal Público irá publicar uma reportagem sobre "as mesmas" autocaravanas estacionadas entre o Mercado do Povo e o Padrão dos Descobrimentos. Sinal claro de que há quem se esteja a movimentar com influência na comunicação social.


Título: Re: Autocaravanas em Lisboa
Enviado por: ramosj em 30 Abr 2007, 20:44
Só foi pena que, as Companheiras Portuguesas entrevistadas, não soubessem defender a nossa posição, mais parecendo que estavam como "carneirinhos" ( - “Vimos para aqui porque os outros também vêm”). Infelizmente não foram entrevistados companheiros Portugueses com o conhecimento das leis e das nossas reivindicações. Apesar de que a Companheira Francesa e o Companheiro Inglês souberam em parte defender os direitos dos Autocaravanistas, até certo ponto. Penso também que a própria SIC não estava com a melhor das intenções, quando fez esta reportagem. Visto que a maneira como foi conduzida foi mais numa de nos denegrir do que nos ajudar. Basta ver que referenciavam constantemente o vazio legal, coisa que está errada pois as autocaravanas fazem parte dos veículos ligeiros, não havendo portanto, nenhum vazio legal.

Saudações Autocaravanistas.

José Ramos


Título: Re: Autocaravanismo na TV e no Público
Enviado por: Raul Lopes em 07 Mai 2007, 23:27
Para quem quiser comparar a forma como o assunto AC em  Belém foi tratado pela SIC e pelo Público, basta ler aqui o texto do Jornal:
http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=629.msg4493#msg4493


Título: Re: Autocaravanismo na TV
Enviado por: ramosj em 07 Mai 2007, 23:39
O Jornal Público sempre dá um enfoque mais de acordo com os direitos dos Autocaravanistas. Pelo menos foram falar com o Clube que tenta aglomerar os autocaravanistas e defender os nosso direitos e incutir os nossos deveres!

Uma reportagem bem feita e bem respondida pelo nosso vice-presidente Raul Lopes.

Mais uma vez um bem-haja para o trabalho desta direcção

Saudações Autocaravanistas

José Ramos