Forum Autocaravanismo-CPA

INFORMAÇÕES => INFORMAÇÕES => Tópico iniciado por: infoCPA em 08 Jun 2018, 15:18



Título: O Autocaravanismo no sítio do Turismo de Portugal
Enviado por: infoCPA em 08 Jun 2018, 15:18
Fruto de contactos havidos com o CPA, foi ciada no sítio do Turismo de Portugal uma página dedicada ao autocaravanismo.
Pode aceder-lhe  aqui (https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/autocaravanismo-0).


Título: Re:O Autocaravanismo no sítio do Turismo de Portugal
Enviado por: PAPA LÉGUAS PORTUGAL em 09 Jun 2018, 22:22
.
.
O sítio do Turismo de Portugal tem efectivamente uma página dedicada ao autocaravanismo. Antes não tivesse.

Repare-se nesta prosa do Turismo de Portugal:

“(...) para que a sua estadia em autocaravana corra da melhor forma evite permanecer e pernoitar em espaços ilegais, não licenciados, ou em estacionamentos informais onde não poderá dispor de condições de conforto e segurança, estando sujeito à actuação das autoridades policiais.”

Que outra interpretação senão a de que não se pode pernoitar em espaços ilegais (?), não licenciados ou (tomem boa nota) em estacionamentos informais. É isto que está no texto do Turismo de Portugal.

Mas, se dúvidas houvesse, no parágrafo seguinte é afirmado:

Para PERNOITAR, além dos Parques de Campismo tradicionais existem também Parques de Campismo exclusivos para Autocaravanas (..)”. Não é dito, para ACAMPAR. É dito, para PERNOITAR. Logo, salvo melhor interpretação, TODO o texto aponta no sentido de que pernoitar é (para o Turismo de Portugal) sinónimo de acampar.

Não acredito que tenha sido este o objectivo do CPA. Se a minha interpretação, que não está errada, for o resultado de um texto pouco claro, então é necessário que o texto seja clarificado. Caso o não seja o CPA deve divulgar publicamente que nada tem a ver com a interpretação do Turismo de Portugal.



Título: Re:O Autocaravanismo no sítio do Turismo de Portugal
Enviado por: infoCPA em 10 Jun 2018, 00:59
Agradecendo a chamada de atenção para o texto que foi colocado na nova página sobre Autocaravanismo do Turismo de Portugal, o CPA esclare que o mesmo é da exclusiva responsabilidade desse organismo, o qual já foi contactado para o reescrever à luz dos pareceres conhecidos do Ministério da Administração Interna e da Direção de Operações da GNR.
Remetemos os nossos leitores para  a mensagem do presidente da direção do CPA (https://www.cpa-autocaravanas.pt/upload/20180505_Paredes%20de%20Coura.pdf) onde esta nossa posição está clara e foi entretanto enviada aos responsáveis pelos conteúdos do sítio do Turismo de Portugal.

A direção


Título: Re:O Autocaravanismo no sítio do Turismo de Portugal
Enviado por: PAPA LÉGUAS PORTUGAL em 10 Jun 2018, 09:39

Esclarecido o assunto que, como disse, não acreditava que fosse da responsabilidade do CPA, resta-nos aguardar que o Turismo de Portugal proceda às correcções que se justificam face, até, às posições do Governo sobre a matéria.



Título: Re:O Autocaravanismo no sítio do Turismo de Portugal
Enviado por: infoCPA em 04 Nov 2018, 13:30
Contactado o Turismo de Portugal, foi alterado o texto da página referente ao  Autocaravanismo (https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/autocaravanismo-0).
Foram eliminadas as referências à pernoita exclusiva em parques de campismo, mantendo-se a indicação de links que indicam os vários locais apontados pelos autocaravanistas para estacionamento e pernoita.

A direção


Título: Re:O Autocaravanismo no sítio do Turismo de Portugal
Enviado por: PAPA LÉGUAS PORTUGAL em 04 Nov 2018, 17:07
É também para este tipo de intervenções que as Associações são necessárias e têm tanto mais força quanto a quantidade de sócios aderentes.

O CPA pela razão dos argumentos conseguiu que o Turismo de Portugal, embora sem o dizer expressamente, considerasse que ACAMPAR não é ESTACIONAR.