Forum Autocaravanismo-CPA

AUTOCARAVANISMO => WFP - WELCOME FRIENDLY PLACE => Tópico iniciado por: infoCPA em 28 Nov 2016, 23:37



Título: Welcome Friendly Place
Enviado por: infoCPA em 28 Nov 2016, 23:37
Desde o dia 27 de novembro de 2016 está online o portal Welcome Friendly Place.
Pode ser acedido a partir do portal do CPA (http://www.cpa-autocaravanas.com/) ou diretamente em WFP (http://www.wfp-portugal.com/).

Fica cumprido o programa de trabalho que a atual direção apresentou para 2016.
Cabe agora aos eleitos no passado dia 19 de novembro, que iniciam as suas funções no próximo dia 3 de dezembro, continuar a dar-lhe conteúdo.

O WFP foi construído com informação recolhida nos portais das autarquias que não praticam discriminação negativa contra os autocaravanistas.
Com o apoio dos seus Delegados, dos Sócios e dos Autocaravanistas em geral, o CPA continuará a acrescentar-lhe dados que sejam do interesse do turismo itinerante.

A direção


Título: Welcome Friendly Place - UMA OPINIÃO
Enviado por: PAPA LÉGUAS PORTUGAL em 01 Dez 2016, 01:29
(https://2.bp.blogspot.com/-BoQAvjGWT7s/WD4JMCMVQjI/AAAAAAAAS2U/JoL28oS9kB43ZGc0EGhzDZgk6fjgUFwkQCLcB/s1600/WFP.bmp)


 Welcome Friendly Place  



O projecto “Welcome Friendly Place” (ver AQUI (http://www.wfp-portugal.com/)) foi, pela mão da Associação Autocaravanista de Portugal - CPA, concretizado e tornado público no passado dia 27 de Novembro de 2016.

Já em 13 de Abril de 2015 (ver AQUI (http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/2015/04/a-nauticampo-terminou-cpa-e-fcmp-de.html)) eu afirmava:

“O CPA, consequente com a política autocaravanista que vem desenvolvendo, apresentou o programa “Welcome Friendly Place” que se destina, junto da comunidade autocaravanista, nacional e internacional, a promover os Concelhos (que não pratiquem discriminação negativa) e Regiões Turísticas onde o autocaravanismo é reconhecido como uma actividade de interesse.”

Ao longo dos 26 anos de existência do CPA, em que a história do autocaravanismo se confunde com a história desta associação, tem sido uma evidência que os projectos apresentados e concretizados vão muito além dos aspectos meramente lúdicos.

“Alguns (muitos? poucos?) não terão valorizado a informação dada pela Vice-Presidente da Direcção do CPA no dia 11 do passado mês de Abril (2015) no Colóquio / Informação realizado no decorrer da NAUTICAMPO e que constituiu uma autêntica pedrada no charco ao assumir-se que o autocaravanismo tem que ter uma especial atenção no desenvolvimento dos interesses das populações, mormente nas especificidades de cada localidade, mas em estreita colaboração com as autarquias. (...)

Está-se perante o início de um projecto que se perspectiva vir a ser de grande envergadura. Um projecto que na actualidade só é possível de se concretizar, com qualidade, no âmbito de uma associação como o CPA.”(Trecho do Blogue “Papa Léguas Portugal – Autocaravanismo” – ver AQUI (http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/2015/12/onde-estao-os-erros-do-cpa.html))

A excelência do projecto “Welcome Friendly Place” é, obviamente na interpretação que dele faço, um importante contributo para a implementação da “Declaração de Princípios” (ver AQUI (http://cpa-autocaravanas.com/materiais/out2011/CPA_-_Declaracao_de_Principios_-_Portugues.pdf)). No entanto, a implementação da Declaração de Princípios não é exclusivamente  feita através do óbice à discriminação negativa do veículo autocaravana. Também este projecto contribui para o desenvolvimento local e para a criação de pelo menos uma Área de Serviço de Autocaravanas por Concelho.

Com o projecto “Welcome Friendly Place”, projecto que só com bastante vontade política associações  como o CPA têm capacidade para o implementar de forma sustentada, está-se a passar das palavras aos actos.

Numa ocasião em que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, pela negativa, promove a Discriminação Negativa dos veículos autocaravanas com a apresentação de propostas legislativas (ver AQUI (http://www.canal.parlamento.pt/?cid=1169&title=audiencia-com-a-federacao-de-campismo-e-montanhismo-de-portuga)), a Associação Autocaravanista de Portugal - CPA, pela positiva, cria um projecto que favorece as populações, o comércio local e os municípios.

Mas, este projecto não tem apenas âmbito nacional. Com o “Welcome Friendly Place” (daí o nome e a possibilidade de tradução para inglês e francês) deseja-se que sejam “Bem-Vindos aos Municípios Amigos” os autocaravanistas de todo o mundo. E que tragam outro amigo, também.

PARABÉNS CPA




(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI (http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/search/label/Opini%C3%A3o%20das%20Quintas-feiras))