Forum Autocaravanismo-CPA

AUTOCARAVANISMO => O AUTOCARAVANISMO => Tópico iniciado por: Semovente em 09 Fev 2008, 12:25



Título: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Semovente em 09 Fev 2008, 12:25
Pela mão dos companheiros asturianos Antonio Gayo,   Luis Paños e   Vicente Díaz (fundadores da PACA) chegou-me a notícia e a carta que vos deixo como anexo desta mensagem.

O governo regional do Principado das Astúrias (Espanha) aprovou uma "Lei de Turismo" que equipara o estacionamento das autocaravanas à instalação de tendas na via pública e, como tal, considera que o estacionamento/pernoita de autocaravanas fora dos campings é campismo selvagem.

Esta é uma definição que bem conhecemos em Portugal em vários Regulamentos Municipais.
Os companheiros asturianos que referi desencadearam várias iniciativas jurídicas com vista à alteração do articulado sobre as AC, entre elas um abaixo-assinado de recurso hierárquico ao Governo Regional.
 
Para além desta Lei nos afectar nas nossas viagens pelas Astúrias, creio que os companheiros espanhóis merecem a nossa solidariedade.
Quem assim pense, só tem que imprimir a carta anexa a esta mensagem (carreguem no nome do ficheiro escrito a azul claro que está no final do texto), preencher o cabeçalho de identificação no início e assinar no final do texto.
Depois é meter a carta num envelope endereçado para:

Aptdo. 322 
33200 GIJON – ASTURIAS.

Sejamos solidários com os companheiros das ASTÚRIAS!


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: xispeteo em 09 Fev 2008, 18:54
Imprimido, assinado e pronto a enviar...

 


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: santareno em 09 Fev 2008, 19:47
Boa noite

Boas causas terão sempre apoios. 2ª feira missiva nos CTT.

obrigado

madeiradasilva


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: RCruz em 09 Fev 2008, 22:22
Impressa, assinada e segunda-feira estará no correio

Rui Cruz


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Decarvalho em 10 Fev 2008, 00:08
carissimos Acs

Solidario concerteza.

Mas convem ver o que diz o regulamento. Alguem o leu, ele esta transcrito no attach da mensagem do Raul Lopes...vale a pena ir até- lá--abrir o documento...e ver...
ele diz o seguinte:

Tercero.- El articulo tres del Reglamento impugnado se titula “Acampada Libre”, definiendo en su apartado número dos, que se considera como tal y, dice:

 “Se entiende por acampada libre la instalación eventual de tiendas de campaña, caravanas u otros albergues móviles, con intención de permanecer y pernoctar en lugares distintos a los campamentos de turismo autorizados.”

A questao esta em saber se uma autocaravana que existe como termo na legislaçao espanhola é um albergue movel..e porque é que o legislador nao utilizou o termo autocaravana... se as queria abranger? Se não usou o termo autocaravana, foi naturalmente porque as não queria incluir no ambito da sua previsao normativa.

Pessoalmente entendo e opino que albergue movel, é uma casa movel porque  desmontavel... mas nunca um veiculo como uma autocaravana. Todavia se partilho e esta dúvida no forum, por razoes de objectividade, mão me repugna que preventivamente nao se deixe de contestar a legislação...tendo presente porem que ela nao se refere a autocaravanas. Alias uma autocaravana não se instala, forma verbal utilizada pelo legislador, a autocaravana estaciona.

Penso pois que se deveria actuar de um modo mais pro activo e positivo, isto é não ser apenas reactivo e negativo, ( o recurso é agora feito em janeiro de 2008, e a Lei é ....La Ley 7/2001, de 22 de junio,) indo a reboque dos acontecimentos...e como não é o caso em Portugal, e se tem feito e obtido pelo exemplo do CPA, reclamamando sempre por espaços adequados ao estacionamento, pernoita e serviços adequados as autocaravanas, porporcionais ao seu gabarito, e natureza, e não pretendendo uma igualizaçao aos automoveis ligeiros  por um maximalismo, fundamentalista e inadequado.

Ou não é assunto para se pensar?


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Transit81 em 10 Fev 2008, 01:20
Deixa duvidas...

Em espanhol existe o termo "autocaravana" em  Portugues nos Dicionarios Portugueses não.

O termo "albergues móviles" pode ser uma carroça coberta ou um hotel-movel como este anuncio:
http://www.hotelmovil.com

Porque não uso o termo espanhol "AUTORACAVANA".

Sera depois traduzido para PT:
http://www.wordreference.com/espt/autocaravana

Mantem-se a duvida.

Leis de Espanha...

Um abraço.



Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Decarvalho em 10 Fev 2008, 07:16
Pois é amigo Vasco...
bem observado!

albergues moveis...pode ser uma expressao para cobrir especialmente a questao dos GITANOS...que em França são conhecidos por GENS DE VOYAGE, (http://lesgensduvoyage.skyrock.com/21.html) e que dispõem ate de parques de acampamneto especiais...pois tambem se deslocam de caravana e autocaravana...e neste caso, faz sentidoa forma verbal instalarem-se..

Nao confundir porém com turistas em viagem...autocaravanistas etc
vejam em que a expressao em frances do canada tem sentido diferente de em frança : http://www.gensduvoyage.net/Pages/gens.html

Na realidade, causa-me estranheza, e levantam-se me duvidas (deformaçao profissional decerto) porque só agora (?)...2008...depois de varios anos depois de da Ley de 2001, se levantar o problema...e repare...sem haver uma unica noticia, ou um uncio exemplo de qualquer acção especificamente sobre autocaravanas ..... contra estas, e com base naquela Lei...(?)

Mas repito, solidariedade toda, apesar de uma coisa ser um abaixo assinado, e outra um apoio a uma intervençao judicial em pais estrangeiro, onde penso que sesta e deveria rodear de alguma cautela e informaçao juridica....


Título: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Semovente em 10 Fev 2008, 12:59
Amigo DeCarvalho,

Há alturas em que não adianta ocuparmo-nos com discussões de semântica linguística. A questão não é o que levou o legislador a escrever o que escreveu, mas sim as implicações do que está escrito.

Quanto ao resto, peço desculpa mas não leu o documento com a devida atenção.
  • 1- o diploma que se contesta não é de 2001 mas de 2007, publicado a 4 de Janeiro de 2008: Decreto 280/2007 de 19 de diciembre, BOPA nº 3 de fecha 04/01/2008, por el que se aprueba el Reglamento de Campamentos de Turismo
  • 2- o que os companheiros espanhóis estão a fazer não é "bota a baixo fundamentalista", mas justamente uma atitude positiva e propositiva. Eles não contestam a totalidade do diploma, propõem isso sim um novo artigo que esclareça a incidência da Lei sobre as autocaravanas:la pretensión del recurrente y se incluya un nuevo apartado en el texto del artículo tres apartado tercero que diga:

    “A tal efecto se considerará que no está acampada aquella autocaravana parada o estacionada en zonas autorizadas de las vías públicas urbanas o interurbanas, de acuerdo con las normas de tráfico y circulación, que no supere o amplíe su perímetro mediante la transformación o despliegue de elementos de aquella, se sustente sobre sus propias ruedas o calzos, y no viertan sustancias ni residuos a la vía.”
     

Eu revejo-me na solução proposta e só lamento que não haja em Portugal condições para travar semelhantes batalhas. Mas, como a minha atitude institucional recente demonstra, respeito quem entenda que existem outras formas de promover a dignificação dos autocaravanistas, nomeadamente através de confraternizações cujos objectivos se esgotam em si mesmos.

Em síntese, eu acho que os companheiros espanhóis estão a trilhar o caminho certo e que são merecedores da nossa solidariedade. Mas reconheço que outras atitudes são possíveis, até aquelas que aplaudem a solidariedade internacional do movimento autocaravanista quando se trata da Federação de Campismo encomendar em Espanha um Clube regional de autocaravanistas portugueses. É tudo uma questão de atitudes... afinal são elas que nos definem.



Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Decarvalho em 10 Fev 2008, 13:41
carissimo
so posso repetir que estou solidario, como escrevi expressamente num post anterior.

O que esta em causa é uma Lei que na altura nao foi contestada ( e penso que continua a nao ser de ataque ao autocaravanismo) e sob a qual saiu agora recentemente um decreto regulamentar.

tratar deste assunto aqui no forum, trocar impressoes, tentar aprofundar filosofias, politicas (sobre o autocaravanismo)estrategias, pragmaticas e tacticas, creio que faz bem aos neuronios de pessoas civilizadas, e  que para elas também deve haver lugar neste forum.

É sempre bom poder discutir ideias, e nao só coisas, e nao apenas contra as pessoas.

Pessoalmente estou convicto que em Espanha, que tem o nivel de legislaçao Federal e Regional, a questao deve ser vista a nivel Nacional...como é o caso da Ley.... de modo a que as autonomias  tenham todas de se pautar por um mesmo modelo do essencial...

Gostaria pois de ter informaçao de como a Ley é aplicada. Nomeadamente se ja foi aplicada contra os autocaravanistas.
E ate, se ha mais Decretos Regulamentares que tenham esta situaçao desenvolvida, em sentido negativo para os autocaravanistas. No outro post que publiquei sobre o primeiro aniversario de um clube Basco de Autocaravanistas, e na informaçao que recolhi, nao deparei com  nada semelhante ao caso das Asturias, que alias  tambem trouxe ao forum, logo em 7 de Fevereiro.

Fico entretanto grato pela troca de impressoes que o Raul porporcionou.
OFF TOPIC
Nada disto para a mim tem a ver, nem eu tenho nada a ver,  com concentraçoes, nem com a federaçao de campismo, clube de autocaravanismo do norte etc...


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: zebravo em 11 Fev 2008, 13:09
Caro Raul,
Estou com uma dúvida no preenchimento desta carta:
O que é o/a "DNI"?
E nós, não sendo cidadãos espanhóis (asturianos) podemos ter este tipo de intervenção?
De qualquer modo já está parcialmente preenchida e pronto para seguir.
Saudações autocaravanistas.


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Semovente em 11 Fev 2008, 13:54
Caro Zebravo,

DNI corresponde ao numero do BI.

Quanto à legitimidade jurídica de os estrangeiros recorrerem da ley asturiana penso que ela existe. Somos potenciais afectados/interessados e somos cidadãos europeus.
Mas essa é uma questão menor. Num processo destes o nosso protesto solidário conta sobretudo no plano simbólico, reforçando a legitimidade e a pertinência da iniciativa dos companheiros espanhóis.
Dai que renovo o meu apelo: sejamos solidários, enviemos para Espanha a carta que está como anexo da minha primeira mensagem neste tópico.

A bem do autocaravanismo sem fronteiras.
 


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: josé vieira em 11 Fev 2008, 17:10
Boa tarde.

Apenas mais uma dúvida, para além do Apartado a carta deverá ser dirigida ao "Gobierno del Principado de Astúrias" ou à "Consejaría de Cultura-Turismo".

Cumprimentos

José Vieira


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Semovente em 11 Fev 2008, 18:01
A carta deve ser apenas dirigida apenas ao apartado criado para o efeito:


Aptdo. 322
33200 GIJON – ASTURIAS
ESPANHA


Os companheiros asturianos estão a reunir as cartas recebidas no sentido de as entregar todas em mão, tendo para o efeito solicitado uma reunião com as autoridades regionais.

Os que entenderem por bem solidarizar-se com a iniciativa convirá que se apressem, pois em Espanha a iniciativa já foi lançada em meados de Janeiro (onde recolheu cerca de meio milhar de subscritores nas 2 primeiras semanas) e a carta ainda leva uns dias a chegar de Portugal até Gijon.



Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: urbino em 11 Fev 2008, 20:14
Companheiros:
Sem entrar em discussões linguísticas, jurídicas ou filosóficas, parece-me que o conceito de "albergue móvel", em sentido lato, também se poderá aplicar às autocaravanas e, por isso, vale mais prevenir que remediar: antes que as autoridades asturianas se lembrem de interpretar lato sensu o que a mente do legislador entendia apenas stricto sensu, não perdemos nada em mostrar o nosso repúdio por essa eventual discriminação de que os autocaravanistas são vítimas. Daí que tenha impresso, selado e enviado...
Um abraço a todos.


Título: ...
Enviado por: Ameneses em 11 Fev 2008, 22:42
...


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Decas em 12 Fev 2008, 00:00
Boa Noite,

Se dúvidas haviam, aqui vai uma ajuda no esclarecimento...


Los usuarios asturianos de autocaravanas plasmaron ayer, con cerca de un millar de recursos de reposición, su descontento contra la nueva normativa regional que impide que estos vehículos permanezcan aparcados en la vía pública. Los autocaravanistas, a través de la Plataforma de Autocaravanas Autónoma, presentaron ante el Principado 940 recursos, a los que se sumaron «otros más» que fueron cursados a través de Internet, explicó el portavoz de la asociación, Vicente Díaz.

El conflicto nace por el nuevo reglamento que desarrolla la Ley regional de Turismo, el cual equipara una autocaravana aparcada con la acampada libre e impide que estos vehículos aparquen fuera de los campings. Esta consideración ha provocado las críticas de los usuarios, que aseguran que «estamos siendo discriminados». Díaz aseguró que en Francia, Italia y Alemania las autocaravanas pueden circular y aparcar libremente, sin ningún tipo de penalización.

Además, se da la circunstancia que en Asturias sólo existen sendos aparcamientos para autocaravanas (en El Entrego y Cangas de Onís) y únicamente dos campings funcionan todo el año. «¿A dónde vamos en enero o febrero?», preguntó Vicente Díaz.

Por su parte, la directora general de Turismo del Principado, Elisa Llaneza, insistió ayer en que las autocaravanas son «acampada libre», por lo que reiteró la prohibición de que puedan pernoctar fuera de los recintos de los campings.


Publicado en El Comercio Digital.com (http://www.elcomerciodigital.com/gijon/20080201/asturias/millar-recursos-contra-nueva-20080201.html)



Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Decarvalho em 12 Fev 2008, 10:06
Viva Decas...

excelente esclarecimento

Ora bem, fica agora mais um endereço postal para o protesto...o da directora geral do Principado... e funcionaria administrativa.... Dona Elena..e talvez dar conta à senadora Chacon do Partido Socialista em Espanha, que tanto se tem batido pelo autocaravanismo e de que há noticia neste forum tambem...
Outro interlocutor sera quem esta acima da administração  asturiana...ou seja eleitos e responsaveis politicos das Asturias, o que nada tema ver com a via judicial, mas ... isso, os amigos asturianos devem estar cansados de saber....e decerto adoptaram a estratégia que melhor julgaram adequada.

Aqui, o proprio CPA, em nome dos seus associados intinerantes, turistas e viajantes que demandam as Asturias poderia decerto enviar uma petição as àutoridades administrativas espanholas.

Mas tal como cá, o nosso provedor de jsutiça exige casos concretos e documentados de discriminçao para poder actuar (que nao aparecem) também lá, em Espanha não sera diferente, e assim tal petição e mais diligencias so teriam a ganhar se documentadas com casos de portugueses multados, ou incomodados nas Asturias, com a discriminçao que parece estar em causa...

Do ponto de vsita cartesiano não deixa porem de causar estranheza que não se cite um único caso concreto de discriminação de autocaravanistas espanhois ou estrangeiros nas Asturias.

Quando tal existir, o protesto pode mesmo ser levado a condição de queixa ao provedor de justiça europeu, e por qualquer cidadao europeu.


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Kunha e Kosta em 12 Fev 2008, 12:32
Impresso e assinada a missiva,
vai de Benavente,
mais um apoio para as Asturias.

Votos de êxito para os Companheiros Espanhois.




__________________________________

http://viagensporcaeporla.blogspot.com/



Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Antonio em 12 Fev 2008, 14:59
Bem vistas as coisas, isto do Autocaravanismo........parece as bombas nucleres do Iraque.

Falam, barafustam, é proibido aqui aquolá, mas quase ninguém multado ou retirado do sitio ( desde que compra com o codigo da estrada).

Genta complicada esta!
Ainda bem que não ligo a A.S. nem campings, paro onde não prejudico ninguém em cidades , vilas, aldeias ou na beira da estrada e nunca ninguém me foi chatear.


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: pastelinho em 12 Fev 2008, 16:25
Caros Companheiros , tambembem fiz o mesmo:
impresso ,assinadado e enviado hoje nos correios de São João das Lampas
(Sintra)



Saudações Autocaravanistas


pastelinho

São julião - Ericera[/i]


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Fusta em 12 Fev 2008, 17:11
Boa tarde companheiros,

também estou solidário

Impresso, assinado e enviado hoje.

Abraços e viagens


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Zito em 12 Fev 2008, 17:15
Companheiros

Também o meu impresso foi enviado hoje.

Espero que resulte em algo de positivo para todos os ACs.

Um Abraço, extensivo aos companheiros Espanhois

Zito


Título: ainda as ASTÚRIAS
Enviado por: Decarvalho em 12 Fev 2008, 17:35
Amigos e companheiros...
mais informaçao...


La plataforma autocaravanas autónoma ( P. A. C. A. ) no convoca y se desvincula de cualquier movilización, concentración y/ o manifestación de autocaravanistas, ya sea en Asturias o en cualquier otro lugar de España, contra la aprobación del Decreto- Ley de Turismo del Principado de Asturias.

 fonte: http://www.lapaca.org/Avisos/Desvinculacion.pdf



Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Semovente em 13 Fev 2008, 00:46
Caro Decarvalho,

Da forma como aqui colocou a última mensagem parece que a PACA está contra a iniciativa que aqui anunciei e para a qual pedi a vossa solidariedade. Ora, isso não é verdade. A PACA prossegue o seu protesto desenvolvendo várias iniciativas em paralelo:
Citar
Hasta la fecha se vienen manteniendo negociaciones con la Administración, la DGT y la Consejería de Turismo de Asturias,
O que a PACA veio declarar é que quer manter o seu protesto dentro dos limites da cordialidade institucional, demarcando-se de iniciativas fundamentalistas, com risco de arruaça pública, tomadas à revelia da Direcção da PACA, pois entende

 
Citar
que dichos actos pueden no sólo entorpecer dichas negociaciones sino que además dañan la imagen de todo el colectivo autocaravanista así como acarrear algún posible perjuicio legal a los asistentes.

Como eu os entendo :) Ou não tivesse eu próprio travado essa batalha no CPA.
É por isso que aqui reafirmo a minha solidariedade com os companheiros austurianos na luta que vêm travando sob o comando da PACA.
Acho aliás que muito teríamos a ganhar com o sucesso da sua luta, razão porque não entendo a atitude daqueles que para além de não apoiarem a iniciativa parecem empenhados em conseguir desmobilizar aqueles para quem solidariedade não é palavra vã.

Bem hajam aqueles que procuram ajudar em vez de atrapalhar!

PS.
Faço notar aos mais distraídos que pela minha parte nunca apelei à realização de "manifestações" de protesto de autocaravanistas (nem em Espanha nem em Portugal). Apelei isso sim a que não dessemos ouvidos a vaidosos franco-atiradores que em vez de ajudarem a fortalecer o movimento associativo minam o terreno que vinha sendo pisado pelos dirigentes do CPA.


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Decas em 13 Fev 2008, 01:01
Boa Noite,

Só para concluir aquilo que o Raul disse, este movimento partiu de um grupo de Autocaravanistas Asturianos sócios da PACA

Citar
Un grupo de autocaravanistas asturianos, socios fundadores de la PACA, se han propuesto interponer un recurso de interposición para lo cual y para ejercer toda la fuerza posible animan a todo el colectivo a sumarse a la iniciativa.
conforme anunciei no meu <a href="http://viajaremliberdade.blogspot.com/2008/01/portugal-no-excepo.html>blog[/url] , notícia publicada em 18 de Janeiro, pelo Clube Vasco de Usuarios de Autocaravanas e donde partia o apelo. 


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: viktor em 13 Fev 2008, 12:59
,

Bem hajam aqueles que procuram ajudar em vez de atrapalhar!



   Inteiramente de acordo com o companheiro Raul.


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: viktor em 13 Fev 2008, 13:02



Quando tal existir, o protesto pode mesmo ser levado a condição de queixa ao provedor de justiça europeu, e por qualquer cidadao europeu.
E o companheiro já o fez?


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Decarvalho em 13 Fev 2008, 14:01
1) bom dia para todos
(por cortesia, naturalmente só aplicavel a quem a usa a etiqueta)
2) se reler o post reparará (?) que se fala para o futuro. Quando tal existir...
3) e nessa altura se fará o que deve ser feito, sem prestar contas a quem não tem o direito de as exigir...


Título: Amigo Raul......
Enviado por: Decarvalho em 13 Fev 2008, 16:52
carissimo Raul....

Atenção à interpretaçao do que se escreve, e como se escreveu...
no meu post está o link para  a posição integral da PACA...
e só por desatençao (ou em outro caso por provocação) se pode entender que ha quem queira atrapalhar, quando o que se pretende é aprofunfar o debate de ideias, , disponibilizar toda a informaçao, e trocar impressoes...o que é às vezes tarefa ingloria.

Como sabe da consideração pessoal que tenho para com o Raul,  a extensão da resposta é naturalmente proporcional a este apreço, e também para dissipar quaisquer duvidas aos mais distraidos :

vejamos, para que fique clarissimo:
1) a LAPACA em 6 de Fevereiro publica o comunicado que segue no fim deste post
2)em 7 de Fevereiro coloquei aqui neste forum post para alertar sobre a situaçao das ASTURIAS...com base na comunicaçao social espanhola
3) em 9 de Fevereiro, o Raul Lopes coloca nesta seccçao a questao da solidariedade com as Asturias focando a questao da Lei de Turismo
4) nesse mesmo dia, 9 de Fevereiro, deixo um post...solidarios concerteza...e tentando avaliar a  razao do problema que se baseia, quanto a mim, em difrentes interpretaçoes da lei..e terminava, assunto para pensar?
5) a 10 de Fevereiro o Raul deixou um post com duas observações finais a vermelho (cor que não uso na escrita, a não ser quando é esse o significado que pretendo dar) incluindo referencias ao CAN e à Federaçao que decerto não me dizem respeito.
6) a 12 de Fevereiro novamente com final a vermelho, o amigo Raul deixa uma advertencia aos distraidos, alem de outros comentarios sobre atrapalhar(!)
7) a 13 de Fevereiro, ao primeiro minuto, a Decas (autora do melhor blog de autocaravanismo) deixa mais uma importantissima informaçao sobre a Nova lei, ou directiva, noticia, de  18 de Janeiro, a ser negociada com intervençao ou audiçao da LAPACA, e que se antecipa vir a favorecer o movimento autocaravanista.

Em sintese
 o meu ultimo post, objecto agora de reacção,  transcreve o titulo do comunicado da LAPACA, e em anexo fica o seu comunicado que transcrevo na integra agora. Basta ler para se ver que nao pode haver senao uma interpretaçao.
Não há nem distrações, nem desejo de atrapalhar.
Mas há o desejo de aprofundar e debater as questoes sérias do autocaravanismo, para que se possa ir estabelecendo uma opiniao critica, fundamentada e de referencia do sector encabeçado institucionalmente pelo CPA, único clube com dimensao federativa do sector.
Quanto a questao de fundo..solidariedade, apenas exprimi a reserva de a intervenção nao se dever fazer em função de um recurso judicial , mas antes sim, a nivel administrativo. Esta reflexao e opiniao (que penso nao constituir crime de lesa majestade) visa ser construtiva e operacional.

Aliás, como bem se le no comunicado da LAPACA os nossos amigos espanhois desenvolveram varias diligencias incluindo junto do equivalente ao Provedor de Justiça DEFENSOR DEL PUEBLO) . De facto a via judicial não é a única de defesa do cidadão. E as manifestações muito menos, e nao me consta que alguem em Portugal as esteja a organizar...logo a elas nao me refiro.

aqui vai para quem seriamente queira saber do comunicado da LAPACA:

LA PLATAFORMA AUTOCARAVANAS AUTONOMA ( P. A. C. A. ) NO CONVOCA Y SE DESVINCULA DE CUALQUIER MOVILIZACIÓN, CONCENTRACIÓN Y/ O MANIFESTACIÓN DE AUTOCARAVANISTAS, YA SEA EN ASTURIAS O EN CUALQUIER OTRO LUGAR DE ESPAÑA, CONTRA LA APROBACIÓN DEL DECRETO- LEY DE TURISMO DEL PRINCIPADO DE ASTURIAS.

Hasta la fecha se vienen manteniendo negociaciones con la Administración, la DGT y la Consejería de Turismo de Asturias, entendiendo que dichos actos pueden no sólo entorpecer dichas negociaciones sino que además dañan la imagen de todo el colectivo autocaravanista así como acarrear algún posible perjuicio legal a los asistentes.

La P. A. C. A. Asociación de ámbito nacional, reconocida por la DGT como representante estatal de los usuarios, estima que la defensa de los intereses de los mismos, sean de la Provincia o CC. AA. que sean, debe ser llevada a cabo por aquellos que entiendan que los representan asociativamente.
La P. A. C. A. en representación de más de 1.800 socios ha venido desarrollando las siguientes acciones :
Con fecha 17 Enero 2008, presentación de :

- RECURSO ANTE LA CONSEJERÍA DE TURISMO DE ASTURIAS
- RECURSO ANTE EL PROCURADOR GENERAL DE ASTURIAS
- RECURSO ANTE EL DEFENSOR DEL PUEBLO

- Creación de una COMISION ESPECIAL, constituida por tres socios relevantes de Asturias con el cometido de la redacción, difusión, recopilación y presentación de un RECURSO DE REPOSICIÓN. El resultado de su gestión culmina con la presentación de 940 Recursos firmados por autocaravanistas de toda España.

- La promulgación de la Instrucción 08V-74 de la DGT, de 28 Enero de 2008 viene a recoger gran parte de las aspiraciones del colectivo de usuarios tal y como se han venido defendiendo y trabajando en la Mesa de Tráfico, GT 53-AC con la presencia de esta Asociación.

- El Delegado Provincial de la P. A. C. A. en Asturias ha presentado por Registro de Entrada en la Consejería de Cultura de Asturias, copia de dicha Instrucción 08V-74 de la DGT, a la vez que ha solicitado entrevista con la Directora de Turismo , Sra. Llaneza, entrevista pendiente de celebrarse en breve.
Del resultado conjunto de todas estas acciones, no se descarta una solución SATISFACTORIA, por la vía de la legalidad y el diálogo.Desde la P. A. C. A. respetamos la libertad individual del socio para realizar cualquier acción que estime oportuna, dejando siempre muy claro que EN NINGÚN CASO EN NOMBRE O REPRESENTACIÓN DE LA PLATAFORMA DE AUTOCARAVANAS AUTONOMA.
La Junta Directiva


Como o Raul compreenderá não termino a vermelho. Nem a amarelo. Mas bem gostaria que na actual direccçao do CPA, ainda em funções, pudesse ser tomada uma posição de apoio e solidariedade com o trabalho meritório da LAPACA. Esta frase devia ser escrita a verde, de esperança...mas receio que  haja quem neste forum se ofenda clubisticamente com a cor...
Um abraço
Decarvalho


Título: Re: Amigo Raul......
Enviado por: Semovente em 14 Fev 2008, 00:26
carissimo Raul....

Como o Raul compreenderá não termino a vermelho. Nem a amarelo. Mas bem gostaria que na actual direccçao do CPA, ainda em funções, pudesse ser tomada uma posição de apoio e solidariedade com o trabalho meritório da LAPACA. Esta frase devia ser escrita a verde, de esperança...mas receio que  haja quem neste forum se ofenda clubisticamente com a cor...
Um abraço
Decarvalho

Caro Decarvalho,

Fico-lhe grato pela atenção que me dispensa, mas como criei este tópico com o propósito de criar "uma onda" de solidariedade e não de alimentar qualquer tipo de polémica, logo que o tempo mo permita usarei o e-mail para lhe prestar alguns esclarecimentos/comentários que só a nós dois poderão interessar.
Por agora deixo aqui alguns esclarecimentos que a sua mensagem suscita e que podem interessar a outros companheiros.
  • 1- A Direcção do CPA que supõe em funções simplesmente não existe. Desde a última AG que o Presidente não convoca (e bem) nenhuma reunião de Direcção. Pessoalmente tenho vindo a colaborar com o companheiro Ruy Figueiredo na transferência de funções, mas já nada tenho a ver com a direcção do Clube nem com a gestão deste Fórum (que está agora a cargo do Ruy, conforme se pode ver na informação que o identifica em cada uma das suas mensagens).
  • 2- Pela razão anterior a Direcção cessante não pode (e a meu ver não deve) tomar qualquer posição de solidariedade com os companheiros asturianos. Só o Ruy Figueiredo como presidente indigitado ou a equipa que ele nos irá apresentar no próximo fim-de-semana poderiam fazê-lo. Ora, por razões que desconheço, eles entenderam não se pronunciar sobre o assunto.
  • 3-A Intervenção que aqui fiz a propósito do protesto das Astúrias foi feita a título exclusivamente pessoal, de forma alguma envolvendo o CPA (por ter cessado funções de vice-presidente do Clube impus a mim mesmo um período de contensão verbal relativa à vida do CPA, mas suponho que não estou impedido de prosseguir a minha intervenção cívica em prol do autocarvanismo).
  • 4- Finalmente, uma correcção se impõe fazer: eu não termino as minhas mensagens a vermelho, mas sim a castanho: isto está escrito a castanho, a que não conheço nenhum significado especial; isto sim está escrito a vermelho, que como sabemos tem outra interpretação

Meu caro amigo, canalizemos as nossas energias para o que interessa, que creio não ser o caso deste tipo de (falsas) polémicas.


Título: amigo raul.............
Enviado por: Decarvalho em 14 Fev 2008, 10:20
Viva

Meu caro Raul, é facil concordar consigo a quase 100%...só falta  parte polémicas. Não há polémicas apenas trocas de impressões e reflexões  a nivel intelectual elevado, e correcto entre nós.

bem haja!


Título: ..
Enviado por: Ameneses em 15 Fev 2008, 22:40
...


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Raul Lopes em 10 Mar 2008, 14:31
Pela mão dos companheiros asturianos Antonio Gayo,   Luis Paños e   Vicente Díaz (fundadores da PACA) chegou-me a notícia e a carta que vos deixo como anexo desta mensagem.

O governo regional do Principado das Astúrias (Espanha) aprovou uma "Lei de Turismo" que equipara o estacionamento das autocaravanas à instalação de tendas na via pública e, como tal, considera que o estacionamento/pernoita de autocaravanas fora dos campings é campismo selvagem.

Esta é uma definição que bem conhecemos em Portugal em vários Regulamentos Municipais.
Os companheiros asturianos que referi desencadearam várias iniciativas jurídicas com vista à alteração do articulado sobre as AC, entre elas um abaixo-assinado de recurso hierárquico ao Governo Regional.
 
Para além desta Lei nos afectar nas nossas viagens pelas Astúrias, creio que os companheiros espanhóis merecem a nossa solidariedade.
Quem assim pense, só tem que imprimir a carta anexa a esta mensagem (carreguem no nome do ficheiro escrito a azul claro que está no final do texto), preencher o cabeçalho de identificação no início e assinar no final do texto.
Depois é meter a carta num envelope endereçado para:

Aptdo. 322 
33200 GIJON – ASTURIAS.

Sejamos solidários com os companheiros das ASTÚRIAS!

Apesar do que se disse e do que se não fez e podia ter feito, chegaram ao destino 65 petições enviadas de Portugal.
Em meu nome e no dos companheiros asturianos, um sentido OBRIGADO a todos aqueles que se incomodaram em responder ao meu apelo.


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Fusta em 10 Mar 2008, 22:01
Boa noite Companheiros,

É uma pena que o governo regional do Principado das Astúrias
pense assim. Não podemos pactuar com mentalidades destas.

Por mim e com muita pena, dado que é uma zona de grande beleza,
vou ter que a riscar do mapa.

Não é justo que nos tratem desta forma.

Abraços e viagens


Título: ...
Enviado por: Ameneses em 10 Mar 2008, 23:42
...


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Fusta em 10 Mar 2008, 23:57
Companheiro Ameneses,

não vou entrar em picardias com o companheiro, são maneiras diferentes de pensar,
por isso estamos numa DEMOCRACIA.

Também não gosto de estar ou ir a sítios onde nos descriminam e ou não sejamos
bem vindos.

Em relação á "troupe" devemos pertencer á mesma.

Abraços e viagens


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Fusta em 11 Mar 2008, 00:16
[



Lógicamente, atendendo ao que se está a passar, tambem vou mandar a minha missiva de protesto, direccionada ao Aptdo. 322. Irei também pedir aos propriétarios dos restaurantes onde por norma faço as minhas refeições, que façam o mesmo, pois eles entenderão que só da minha parte irão perder 5-6 clientes que se deslocam, seja verão ou inverno àquela vetusta cidade muitas vezes ao longo do ano.







Citação do companheiro Ameneses a 11 de Fevereiro, sem palavras...


Título: ...
Enviado por: Ameneses em 11 Mar 2008, 02:28
...


Título: Re: Sejamos solidários com as ASTÚRIAS
Enviado por: Fusta em 11 Mar 2008, 11:04
Bom dia Companheiro Ameneses,

Sim, tem imensa razão.

Abraços e Viagens