Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Os que nos envergonham  (Lida 4228 vezes)
pcarinhas
Visitante
« Responder #14 em: 04 Set 2009, 23:04 »

boa noite
acabei de chegar de ferias, e posso dizer que vi de tudo por onde andei.

desde de portugueses e estrangueiros a fazer de qualquer lugar o seus wcs
desde tendas montadas entre autocaravanas,  geradores a trabalhar de noite e de dia,
casas de banho a fazerem os despejos directamente para a rua
mesas, cadeiras e  toldos montados em qualquer lado
carros e carrinhas entre autacaravanas com pessoal a dormir varios dias entre nos a fazer a rua como wcs onde de manha lavavam os dentes cuspindo as pastas para o chao, a tarde tomavam banho com champoo e com agua de garrafoes em plena rua.
fugareiros em plenos parques de estacionamentos no meio de carros
cozinhas montadas fora das autocaravanas

meu deus esses sim dao mau nome aos verdadeiros autocaravanistas
temos de todos justos criar uma lei onde aja multas pesadas para que essas pessoas sejam
portugueses ou estranjeiros.

vamos todos andar com as cartinhas dos nossos lemas nos bolsos e oferecer a essas pessoas que infelizmente nao sabem o que è autocaravanismo nem campismo nem civilizaçao

viver ao ar livre

Registado
Ameneses
Hero Member

: Mai, 2006

« Responder #13 em: 27 Mai 2009, 23:20 »

Vivam Acs atentos....

O relatorio da CCR algarve sobre autocaravanismo, que aqui ja tem sido (pouquissimo) debatido, tem a pags 39 uma afirmaçao terrivel, provavelmente verdadeira, e que nos deve preocupar a todos pela imagem negativa glogal que recai sobre qualquer autocaravanista.

aqui fica registada a transcrição:

apurou-se que agrande maioria dos autocaravanistas 85%, quando aparcados fora dos parques de campismo, procedem ao despejo de aguas residuais (cinzentas e negras) ...directamente nos locais onde estao aparcados
Acontece que por vezes o comportamento de alguns companheiros nos deixam envergonhados e o pior é que quem assiste de fora diz sempre que:
(os autocaravanistas são porcos).
Alguns ainda são agressivos quando são chamados à atenção.
No entanto nas actividades do C.P.A. nós temos que dar o exemplo e como tal não vão ser permitidos actos menos proprios e que estejam fora dos principios que nos norteiam.
Vai ser formada uma Comissão Disciplinar e em casos destes haverá alguem da organizaçãoque irá intervir na altura e no local onde esteja a decorrer a actividade chamando o prevaricador à atenção e posteriormente apresentar o caso à Comissão Disciplinar e esta à Direcção que decidirá a sanção a aplicar.
Espero que este processo acabe com estas conversas no forum.
Boa Noite.

Não discordo do dito nessa altura, e o resto do país? E o resto dos Autocaravanistas? Será que só existem 15% a seguir à letra a Cartilha? Nos encontros e passeios (que poucas vezes se pernoita em P.Campismo) porque não um breve briefing sobre os cuidados a ter?

Para não recuar mais no tempo em 2006, 2007, 2008 e agora no 1º. trimestre deste ano, só consegui ver 1 (UM) pseudo-autocaravanista a despejar águas cinzentas onde aparcou, por sinal em avenidas movimentadas («esqueci-me de fechar a torneira» Roll Eyes. Outros (muitos), já no decorrer deste ano é mais «fino» (como têm equipamento para isso) ir vazando pelo caminho. Deve ser para regar as couves... São estes principalmente, os defensores da natureza. Resumindo; não faças o que eu faço, porque se o fazes já sabem "que me tens à perna"!

O civismo fica bem a toda a gente e não escorrraça de certos locais quem quer cumprir as normas. Não é só ler as boas normas do Autocaravanista, é preciso praticá-las. Para isso basta sair de casa com a localização de As. ou levar o computador e verificar onde fica a mais próxima. Se tiver que pagar paciência, pois até seria o mais correcto para não assistirmos ao estado lastimável em que algumas As (seja neste país, seja em França) se encontram; sem água potável, entupidas, sujas, etc..

Para o bem de todos sejam limpos!

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses
« Última modificação: 27 Mai 2009, 23:23 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
paiser
Visitante
« Responder #12 em: 16 Mar 2009, 22:42 »

Companheiro Manel

Eu ando muito por Santa Cruz,tenho lá casa, mas devo-lhe dizer que não vejo muitos comportamentos desse por lá embora seja um facto de norte a sul,mas de qualquer forma isto já não vai com conversa;tem que ser com a moca como antigamente-

Cumprimenmtos e visite mais vezes Santa Cruz porque é bonita

E vá devagar para gastar pouco

Ernesto Pais
Registado
Manel
Membro de Mérito

: Out, 2006

« Responder #11 em: 16 Mar 2009, 13:02 »

Praia de Santa Cruz, 14/03/2009.

Parque de Estacionamento, por cima do restaurante, junto à praia.

Cenário: Uma Autocaravana, estacionada transversalmente, garagem aberta, mesa e cadeiras a fazer "esplanada" bebem-se uns copos!

Não sei se, a cena a seguir terá sido a de fogareiro aceso e churrascada, pois a minha atitude (cobarde ?), foi a de sair dali o mais depressa possivel!

Conclusão (minha) imediata:
A seguir passa aqui alguma autoridade ou autarca, não gosta do que vê e... quando nós aqui voltarmos haverá  à entrada, uma "tábua" limitadora de altura e fica assim resolvido o(s) problema(s)!

Que podemos fazer?

Entrar em diálogo (confrontação) ? .....Palavra, puxa palavra.....
Chamar as autoridades?

Penso que poderíamos em TODOS os Fóruns onde tenhamos acento com as entidades reguladoras, forças policiais, etc., tentar INSISTIR, sensibilizar,
no sentido de distinguirem  os verdadeiros prevaricadores, punindo-os e deixarem em paz os pacatos cidadãos cumpridores.

Fico indignado, quando por ex. um pouco mais abaixo (Ericeira) e constacto,
que não posso estacionar, porque a minha viatura é um pouco mais alta que as outras!

É um desafio aos construtores... não será possível construir Autocaravanas mais baixinhas... ou que se "baixem" ... para entrar, como nós fazemos se  tivermos 1,90 de altura e necessitarmos de transpor uma porta que só tem
1,80..... 

Voltando ao tema inicial....
Quem tem "amigos" (companheiros ?) destes...

Boas viagens.... Divirtam-se
Registado

Eugénio Reis
Torres Novas
Decarvalho
Visitante
« Responder #10 em: 23 Set 2008, 10:33 »

ORA viva...

Falta de civismo... não é exclusivo de portugueses

também há atitudes rascas entre outros povos, ora veja-se esta queixa de franceses contra franceses- de facto ha em todo o lado quem prime pela agressividade, e falta de ducação.... é a vida...

(origem e fonte, forum do site du camping car)
Moni61

Sujet: Re: Un peu de civisme sur les aires de CC   
Aujourd'hui à 7:32   

--------------------------------------------------------------------------------

bonjour à tous,

pour rester dans le même registre... nous rentrons de Bretagne et nous avons assisté à la vidange sauvage des eaux grises d'un voisin, sur une jolie aire herbeuse, tout près d'une plage, avant que cet indélicat ne quitte le stationnement... et tout près de là, au village il y avait une aire de service devant laquelle il était obligé de passer pour s'en aller...
Et sur l'aire de la gare à Concarneau, où nous étions garés pour la journée afin de visiter la ville, nous avons rencontré un camping-cariste vraiment très très peu agréable.... Les places sont matérialisées par des bandes blanches, les espaces ne sont pas très larges, mais suffisants pour des gens recpectueux des autres... Or, nous étions à peine garés, entre deux campings-cars déjà installés et alors notre voisin de droite a ouvert en grand la vitre de sa cellule... afin de bloquer l'ouverture de notre porte... étant d'un naturel calme, mais énervés quand même du fait intentionnel d'embêter le monde... nous sommes partis visiter à pied la ville, en sortant par la porte de la cabine.
En rentrant, le charmant voisin, qui n'avait pas dû bouger de la journée, avait toujours sa vitre ouverte au maximum... Mon mari lui ayant demandé gentiment de bien vouloir fermer le temps que nous montions, lui a dit "j'ai bien le droit d'ouvrier mes vitres, vous n'avez qu'à aller vous garer ailleurrs" etc... et échange d'amabilités... si bien que nous avons "rentré le ventre et serré les fesses" et sommes montés sans que notre voisin ne bouge d'un pouce!!!!
N'ayant pas, de toutes façons, l'intention de dormir sur cette aire "boite à sardines" (mais bien pratique.. et je n'aurais pas pû dormir en paix près de cet individu...) nous sommes partis vers d'autres cieux... un peu déçus de ce comportement, car c'était notre première expérience avec ce genre de personnage... mais il y a des brebis galeuses partout et je pense... que nous en rencontrerons d'autres!!!!
Face à ce genre de situation, comment réagissez-vous, vous qui avez plus d'expérience en camping-car???

Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #9 em: 17 Set 2008, 10:11 »

Vivam interessantes e interessados autocaravanistas

foto tirada a 15 de Setembro na praia da Rocha.

Carissimos

Quem sera este autocaravanista?
R: Nennhum de nós....
se aumentarem a foto vao poder ler na lateral da Ac....o nome de uma empresa de higiene e segurança do trabalho....
Registado
zebravo
Visitante
« Responder #8 em: 11 Set 2008, 11:22 »

Caro Decarvalho,

Infelizmente há alguma verdade!!! Alguns autocaravanistas, poucos, que fazem despejos onde estão aparcados- não os tais 85%, não acredito nesta percentagem!

Cabe às autarquias contrariar essa situação! Criando áreas de serviço para que esses tais, possam fazer a respectiva manutenção.

No ano passado, no Algarve - em Lagos,  encontrei uns franceses  (5 autocaravanas) que estavam desesperados para fazer os seus despejos e não conseguiam encontrar local próprio - já tinham ido a 3 parques de campismo e não tinham condições para o fazer!!!

Sugeri que utilizassem os WC's  desses parques e fizessem os despejos a balde!!! o que não é nada agradável...

Saudações autocaravanistas
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #7 em: 11 Set 2008, 08:53 »

Vivam Acs atentos....

O relatorio da CCR algarve sobre autocaravanismo, que aqui ja tem sido (pouquissimo) debatido, tem a pags 39 uma afirmaçao terrivel, provavelmente verdadeira, e que nos deve preocupar a todos pela imagem negativa glogal que recai sobre qualquer autocaravanista.

aqui fica registada a transcrição:

apurou-se que agrande maioria dos autocaravanistas 85%, quando aparcados fora dos parques de campismo, procedem ao despejo de aguas residuais (cinzentas e negras) ...directamente nos locais onde estao aparcados
« Última modificação: 11 Set 2008, 08:56 por Decarvalho » Registado
marco nuno
Visitante
« Responder #6 em: 21 Ago 2008, 09:41 »

Bom dia a todos...

Eu penso que isto já aqui foi escrito mas eu vou dizer o que me vai na alma, para ver se isto  tem algum jeito de ser...

Ora bem, eu antes de conhecer o CPA nem fazia a minima ideia da cartilha nem de certas regras de conduta, muito embora eu tivesse alguma ideia que existiam algumas proibições em relação ao estancionamento das Autocaravanas.  Felizmente conheci o CPA. Mas como eu desconhecia essas regras muitos autocaravanistas certamente tambem não as conhecem, ou fingem não conhecer... 

Sendo assim e contra mim digo, que para se conduzir uma autocaravana havia de haver um "curso" como há por exemplo para os condutores que conduzem mercadorias perigosas, bem como o transporte colectivo de crianças, tambem existe um curso que tem de se tirar para ficar habilitado a conduzir esse tipo de veiculos...
Achava por bem haver um curso para se poder conduzir autocaravanas...

Abraço e Claro
BOAS CURVAS
« Última modificação: 21 Ago 2008, 09:42 por marco nuno » Registado
paiser
Visitante
« Responder #5 em: 20 Ago 2008, 21:57 »

Companheiros

Tenho andado  este ano constantemente de um lado para o outro e nem imaginam o que eu tenho visto al longo do país todo.São situações inacreditáveis praticadas por todos:portugueses,estrangeiros,com AC,S,com outros tipos de viaturas adaptadas e até com tendas em plena via pública.Nem dá para contar e é por isso que eu não compreendo a admiração de alguns companheiros.Em Portugal a alguns só falta andar de tanga e punhal á cintura.

Continuação de boas férias e andem  devagar para gastar pouco

Ernesto Pais
Registado
Transit81
Membro de Mérito

: Set, 2006

Visitante Nº 1172

« Responder #4 em: 20 Ago 2008, 21:49 »

Boas companheiros.

Pesquisar e ver as resposta, com alguns anos, sobre o POOC no CPA e no CCP.

O POOC existe desde 1993. Os R.M.C o mais antigo é o de S.Julião da Barra (faz dez anos em Outubro).
Existem nove R.M.C. desde do norte até ao sul do País.

Uma das coisas que levou a expulsão das AC do litoral foi o que nosso companheiro comenta:

Boa tarde a todos

Acabei de ler na pagina do Sapo a noticia de que a GNR teria mandado sair de uma praia da costa alentejana cerca de 40 autocaravanas, por estarem em cima das dunas.
Foi a Quercus que denunciou esta situação, e por mim, só tenho que saúdar esta actuação, pois muita gente continua a converser-se que pelo facto de ter uma autocaravana, já tem direito a fazer o que bem lhe apetecer.Pena é que tenha que pagar o justo pelo pecador.........
Mas nesta notícia o que mais me impressionou foram os varíadissimos comentários, feitos e que são demonstrativos de uma grande ignorância reinante, no que diz respeito à prática do autocaravanismo.
Sou sincero, ao dizer-vos, que começo a ter vergonha, de praticar autocaravanismo em Portugal tendo em conta os péssimos exemplos que certos "condutores de autocaravana" dão diáriamente.
Espero sinceramente, que rápidamente se comece a separar o trigo do joio....

Cumprimentos

A maioria não são AUTOCARAVANISTAS.

« Última modificação: 20 Ago 2008, 22:13 por Transit81 » Registado

Saudações
Vasco Nazário
Sintra
marco nuno
Visitante
« Responder #3 em: 20 Ago 2008, 16:25 »

Para quem não conseguir ler o que a Noticia, eu vou transcrever o que está escrito:

Concentração de autocaravanistas leva GNR a intervir no Alentejo

A contestação ao estacionamento de autocaravanas estendeu-se à praia de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, depois de a organização ambientalista Quercus ter criticado a concentração de perto de 40 destas viaturas sobre uma duna primária.
Na segunda-feira, um elemento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), acompanhado de efectivos da GNR, registou as matrículas das autacaravanas e ordenou a sua retirada do local. Dario Cardador, membro da Quercus para o Litoral Alentejano, disse que, das 40 autocaravanas estacionadas num local crítico, cerca de 20 tinham a matrícula espanhola, 15 a matrícula francesa e apenas cinco eram de nacionalidade portuguesa.

Por imposição das autoridades o espaço ficou desocupado ao final do dia - no entanto, ontem de manhã o local já estava ocupado por 23 autocaravanas.
Carlos Santos, vice-presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, explicou ao PÚBLICO os contornos de um caso que considerou dos mais graves no litoral alentejano.
O impacto desta forma de campismo automotorizado vai além dos efeitos provocados pelas viaturas. "A maioria transporta cães" que andam, por vezes, sem trela ou açaime (num local onde a outros banhistas está proibida a presença de animais nas praias) "acumula lixo e faz despejos no local" onde estacionam. As necessidades fisiológicas são satisfeitas no meio dos canaviais que se encontram próximos da duna.
A naturalidade com que os e as veraneantes caminham em direcção ao "escondidinho" de rolo de papel higiénico na mão realça a falta de condições para acolher um número de pessoas que, aos fins-de-semana, cresce de forma acentuada.
No cordão dunar que serve de estacionamento às autocaravanas, estão identificados vários trilhos abertos a pé, factor que está a levar à destruição do coberto vegetal que é decisivo para a salvaguarda deste tipo de património natural. Como o sítio é varrido pelos ventos no sentido noroeste/este, a erosão da duna corre o risco de vir a acelerar, acentua Carlos Santos.
Foi este cenário preocupante que os responsáveis da Área Protegida da Lagoa de Santo André quiseram anular quando, no início da época balnear, abriram três valas com uma centena de metros de comprimento por 1,2 metros de profundidade, para condicionar a circulação e o estacionamento de viaturas na duna primária.
Pouco tempo depois, as valas apareceram tapadas e a concentração e circulação de autocaravanas voltou a fazer-se num local que o Ministério do Ambiente assinalou há uma década como um espaço onde é "proibida a circulação de viaturas". Próximo desta indicação está uma outra, expressa num sinal de trânsito. Mesmo assim, nada inibe os condutores de continuarem a utilizar a duna primária.
Registado
josé vieira
Membro de Mérito

: Nov, 2006

Sócio Nº 1228

« Responder #2 em: 20 Ago 2008, 15:54 »

Boa tarde a todos

Acabei de ler na pagina do Sapo a noticia de que a GNR teria mandado sair de uma praia da costa alentejana cerca de 40 autocaravanas, por estarem em cima das dunas.
Foi a Quercus que denunciou esta situação, e por mim, só tenho que saúdar esta actuação, pois muita gente continua a converser-se que pelo facto de ter uma autocaravana, já tem direito a fazer o que bem lhe apetecer.Pena é que tenha que pagar o justo pelo pecador.........
Mas nesta notícia o que mais me impressionou foram os varíadissimos comentários, feitos e que são demonstrativos de uma grande ignorância reinante, no que diz respeito à prática do autocaravanismo.
Sou sincero, ao dizer-vos, que começo a ter vergonha, de praticar autocaravanismo em Portugal tendo em conta os péssimos exemplos que certos "condutores de autocaravana" dão diáriamente.
Espero sinceramente, que rápidamente se comece a separar o trigo do joio....

Cumprimentos
Registado

José Graça Vieira
Constância
http://www.viajarsemdestino.blogspot.com/
Decarvalho
Visitante
« Responder #1 em: 16 Ago 2008, 17:27 »

Vivam Acs

Leram o Publico de hoje dia 16?
e quem leu o France Ouest de hoje dia 16?

Quem não leu pode ler em:
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/08/blog-post.html

E depois...explicar se ha ou nao comportamentos vergonhosos de:
- proprietarios ou condutores de autocaravanas
- escribas de jornais, e realizadores de programas de televisao
- maus gestores alcandorados a postos muncipais de autarcas...
« Última modificação: 16 Ago 2008, 17:28 por Decarvalho » Registado
Ruy Figueiredo
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Dez, 2005

Sócio Nº 76

« em: 18 Jan 2008, 00:00 »

Acontece que por vezes o comportamento de alguns companheiros nos deixam envergonhados e o pior é que quem assiste de fora diz sempre que:
(os autocaravanistas são porcos).
Alguns ainda são agressivos quando são chamados à atenção.
No entanto nas actividades do C.P.A. nós temos que dar o exemplo e como tal não vão ser permitidos actos menos proprios e que estejam fora dos principios que nos norteiam.
Vai ser formada uma Comissão Disciplinar e em casos destes haverá alguem da organizaçãoque irá intervir na altura e no local onde esteja a decorrer a actividade chamando o prevaricador à atenção e posteriormente apresentar o caso à Comissão Disciplinar e esta à Direcção que decidirá a sanção a aplicar.
Espero que este processo acabe com estas conversas no forum.
Registado

Com um até breve,
Ruy Figueiredo
Lisboa
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: