Artigos

REGRAS DE CONDUTA AUTOCARAVANISTA

Pinterest LinkedIn Tumblr

REGRA PRINCIPAL Ser autocaravanista não nos isenta dos nossos direitos e deveres de cidadãos e traz desafios acrescidos na nossa relação com a sociedade e o meio ambiente.

O saber viajar em autocaravana passa pela adoção de um conjunto de regras básicas de boa conduta, que conduzem a uma boa aceitação por parte dos poderes públicos e das populações por nós visitadas.

Autocaravanismo não é campismo. O conceito de campismo e o seu exercício é legalmente proibido quando for praticado fora dos locais apropriados e previstos a esse fim. Enquadra-se nesse conceito a exposição externa à autocaravana de materiais de campismo, como mesas, cadeiras, toldos, fogareiros e outros materiais de campismo, bem como a abertura de janelas que ultrapassem o espaço limite do perímetro externo da autocaravana.

EM CIRCULAÇÃO – Circular nas aldeias, vilas e cidades do mundo inteiro, de acordo com as regras do Código da Estrada.

A condução deve ser adaptada às características do veículo e carga transportada. Viajando em grupo os autocaravanistas devem ter especial atenção à distância entre veículos de forma a facilitar a ultrapassagem de terceiros.

Manter sempre bem fechadas as válvulas de descarga do veículo, evitando qualquer tipo de derrame. Planear as paragens técnicas para despejos e abastecimento nos locais adequados.

ESTACIONAMENTO – As autocaravanas podem estacionar em todos os locais públicos previstos para os veículos da mesma categoria e peso, desde que respeitem o Código da Estrada e a legislação em vigor.

Há que considerar que os locais de estacionamento públicos devem ser usados em sistema de rotatividade para dar oportunidade a todos os cidadãos de estacionar por um certo período de tempo.

A escolha de um espaço de estacionamento deverá ter sempre em conta:

  1. O respeito pela preservação visual de monumentos, de igrejas, de espaços comerciais ou de outros espaços considerados nobres;
  2. O respeito pela manutenção das distâncias mínimas necessárias à boa e fácil circulação de outros veículos e peões;
  3. Em permanências prolongadas os parques de estacionamento não devem ser a opção de um autocaravanista responsável.

Sempre que possível devem evitar-se grandes concentrações de autocaravanas (exceção para concentrações organizadas) e o estacionamento junto das entradas dos Parques de Campismo.

MANUTENÇÃO – O despejo de sanitas, a descarga das águas usadas e o abastecimento de água devem efetuar-se nos locais apropriados, como as áreas de serviço (ASA), estações de serviço (ESA) e instalações sanitárias públicas ou privadas. As redes de águas pluviais (vulgo ‘sarjetas’), não devem ser utilizadas para descarga das águas cinzentas e das sanitas químicas.

Ter o cuidado de garantir a boa higiene final do espaço utilizado para a descarga.

Para além destas normas devem ser observadas as boas condutas exigidas a todos os cidadãos, tais como:

  1. Colocar o lixo nos contentores e caixotes de lixo;
  2. Deixar escrupulosamente limpo o local onde estacionou, pernoitou ou acampou;
  3. Não incomodar com o ruído;
  4. Não deixar que os animais perturbem ou sujem, guardando-os atrelados;
  5. Usar de cordialidade e respeito, mantendo a convivialidade e entreajuda própria deste tipo de turismo.

A NÃO OBSERVÂNCIA DESTAS NORMAS PREJUDICA TODO O COLETIVO AUTOCARAVANISTA, PREVARICADORES INCLUÍDOS

0 0 votos
Avaliação (restrito a Associados)
Subscrever alertas
Notificação para
guest
0 Comentários
Feedbacks intercalados
Ver todos os comentários
0
Dê-nos a sua opinião. Por favor, comentex
()
x
Ir para Topo