NOTÍCIAS EM FOCO Nº 52
Com a recente proibição de estacionamento e pernoita em toda a Rede Natura 2000, áreas de paisagem protegida e zonas abarcadas pelos POOC, fora dos locais autorizados para estacionamento de veículos, questionamos as várias entidades envolvidas e as respostas ou não existem ainda ou, como é a da GNR, incompreensível para a grande maioria dos autocaravanistas portugueses e certamente totalmente opaca para quem nos visita.
A propósito das inaugurações de algumas ASA no Alentejo, denunciamos a sua total inoperância funcional: ou é necessário levantar uma chave fora do local, ou ir a um posto de turismo com horários nada compatíveis com as nossas viagens, ou ainda uma pré-reserva paga via internet e receção de um código QR para abrir a cancela. Todas estas iniciativas, inéditas e sem paralelo em países com experiência nesta atividade, têm a mesma consequência: ASA vazias e a não servirem os fins para que foram concebidas.
É nossa convicção, e já o dissemos à Sra. Secretária de Estado do Turismo e ao Turismo de Portugal, que o tempo dar-nos-á razão e que estes anacrónicos sistemas serão pura e simplesmente substituídos pelas simples barreiras que conhecemos nos parques de estacionamento, sejam ou não exclusivos para autocaravanas. Assim será na infraestrutura a inaugurar em Messines, onde iremos estar presentes no próximo dia 20 de novembro.
Na nossa contínua batalha pela clarificação da legislação que não é devidamente pensada em diálogo com a experiência de quem representa legitimamente o autocaravanismo, apresentámos sugestões para o seu melhoramento, como é o caso do painel adicional nº 11n, prestável a confusão e que tem estado na origem de vários autos.
As autocaravanas ao circularem nas autoestradas portuguesas estão impedidas de se reabastecerem de água e descarregarem as águas cinzentas e de limparem as cassetes WC. Sendo uma prática corrente além-fronteiras, porque não em Portugal?
Rede Natura 2000, áreas de paisagem protegida e zonas abarcadas pelos POOC
Após a última alteração do Código da Estrada, no passado dia 4 de outubro o CPA questionou a GNR, o ICNF, a ANSR e o Parlamento (autor da legislação) sobre a localização dos territórios referidos em título. Coloque o rato sobre a imagem para conhecer as respostas.
Chamusca vai ter duas ASA
A este propósito o CPA enviou a uma mensagem ao diretor do jornal Mais Ribatejo, onde esta notícia pode ser lida:
Chamusca vai ter duas áreas de serviço de autocaravanas em Chouto e Arripiado
No essencial deixamos o repto aos jornalistas para que averiguem junto dos autarcas, e responsáveis pelas ASA já construídas ao abrigo deste plano, qual a respetiva ocupação.
ASA de Ponte de Sor – sempre vazia e inaugurada há mais de ano. Para se poder usufruir da mesma é necessária uma deslocação ao Posto do Turismo local, cujo horário é 100% incompatível com a prática do turismo itinerante.
ASA de Gavião – onde é necessária uma deslocação aos bombeiros locais para obter uma chave para entrar.
Três ASA em Alandroal, Terena e Santiago Maior – com um sistema obrigatório de uma reserva prévia pela internet para a sua utilização.
Resultado deste tipo de gestão absurda: várias ASA sem utilidade onde se gastaram milhares de euros, sem qualquer retorno para o comércio local das respetivas localidades.
Será que estes erros se vão repetir na Chamusca e outras ASA já planeadas? A total irracionalidade no modo de funcionamento destes projetos apadrinhados pelo Governo e Turismo de Portugal só poderá ser ultrapassada se houver um diálogo aberto com as associações representativas do setor.
Aguardemos.
ENCONTRO CONJUNTO CPA (77º) / ANA – Messines
Audiência com o Dr. Duarte Vaz – assessor do Sr. PR
A FPA e o CPA solicitaram uma audiência ao Sr. Presidente da República. Fomos recebidos, dia 28/10/2021, pelo seu assessor, Dr. Duarte Vaz.
Foram discutidos vários assuntos relevantes para o autocaravanismo itinerante, dos quais em tempo oportuno daremos notícias.
Continuamos a trabalhar em prol dos nossos objetivos, e de um autocaravanismo dignificado.
Painéis adicionais modelos nº 11n e nº 11p
A direção do CPA questionou o MAI sobre a qualidade da informação destes dois painéis adicionais por considerar haver uma duplicação de informação no que diz respeito às autocaravanas.
Sugerimos que o painel modelo n.º 11n para caravanas e autocaravanas passe a ser exclusivo para caravanas e o modelo n.º 11p só para autocaravanas.
Do Chefe do Gabinete da Secretária de Estado da Administração Interna recebemos a seguinte resposta:
Encarrega-me SE a Secretária de Estado da Administração Interna de acusar a receção da mensagem de correio eletrónico de V. Exas., e de informar que a sugestão apresentada será analisada oportunamente, aquando de uma futura alteração ao Regulamento de Sinalização de Trânsito (RST).
Com os melhores cumprimentos,
Só nos resta esperar que o bom senso impere.
Estação de Serviço para Autocaravanas nas Autoestradas
No início de outubro desafiamos as várias concessionárias das autoestradas portuguesas a criarem ESA nas respetivas Áreas de Serviço, a exemplo do que é usual noutros países europeus.
Até à data não tivemos qualquer reação positiva. Sendo um tema que nos acompanha há alguns anos e de que não desistiremos, daremos informação assim que a obtivermos. Até lá, continuará a haver alguma relutância em circular nas mesmas.
- Se é associado, inscreva outro e por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.
- As 122 parcerias CPA
- Todas as notícias CPA podem ser lidas no portal.
- Se ainda não é sócio do CPA, junte-se a nós na defesa do autocaravanismo responsável.
Se o fizer até 31 de dezembro fica com a quota de 2022 paga.
- Consulte o fórum do CPA e beneficie da experiência de muitos autocaravanistas que aí expõem opiniões e relatam as suas viagens e experiências.
- Consulte a nossa página no facebook(5085 gostam, 5300 seguem) ou no twitter.
2 de novembro de 2021
a direção