Suporte para MOTOS em autocaravanas...

<< < (3/3)

North:
Companheiro Santos-Eug,

Independentemente das informações já aqui transmitidas por outros companheiros que considero muito válidas o que lhe posso comentar é a minha experiência.

Na minha AC tenho montado um suporte para moto, no meu caso uma scooter (anexo fotos).
Não foi tarefa fácil resolver o assunto mas acabei por fabricar com ajuda de um serralheiro um suporte ligeiro e fácil de utilizar.
Felizmente para mim a minha AC - Fiat Ducato 14- (importada da Alemanha) já tinha montado um sub chassis multifunções, ou seja, agarrado ao chassis original da AC na traseira já estava montado um prolongamento que incorpora a bola de reboque, 2 macacos estabilizadores ao solo e locais próprios para colocação de suporte de moto ou eventualmente bicicletas.
Assim nesse local foram introduzidos dois tubos de aço de 70x50mm e sobre esses tubos aparafusado o suporte da Fiamma Carry Moto em alumínio que é composto por duas plataformas, uma fixa de carga e outra móvel para servir de rampa, um kit de luzes posteriores e a respectiva matrícula.
Este suporte da Fiamma vem anunciado para colocação dentro das garagens das AC em cima de 2 alturas para compensar o desnível da porta, no exterior comporta-se de igual forma é apoiado nos tubos ligados ao chassis em vez das alturas.
O que terá que imaginar será a forma fixar a scooter no suporte, se pretender dar um olhada no meu disponha, a AC está em Sintra no meu emprego.

Quanto á suspensão o problema da carga extra na traseira foi fácilmente resolvido com a colocação de uma pneumática, o carro ficou nivelado e com um comportamento excelente.

Ter em atenção o seguinte:
O suporte a montar deverá ser fácilmente retirável, no meu caso bastam 2 pernes e desligar a ficha de ligação ás luzes, existem também suportes basculantes que quando recolhidos ficam junto á traseira da AC e outros que considero os mais práticos que basta deslocar o pára choques para ter um suporte montado.
Quando da inspecção IPO retirar o suporte para evitar surpresas.
Finalmente não esquecer que o suporte+ a moto vai acrescer mais de 100KG, aconselho então a pesar a AC em ordem de marcha e verificar qual a carga disponível.

Saudações e bons KM
North

mcouto:
Companheiro Santos-Eug,

Experimente contactar a Solvitur entre Fátima e Leiria (Olivais) eles fabricam atrelados para motos e carga e tambem instalam suportes com rampa para os diversos tipos de ACs.
www.solvitur.pt
Se optar por um «fabrico próprio» não se esqueça de verificar se os amortecedores suportam a carga adicional normalmente bastante afastada do eixo traseiro o que vai obrigar a um trabalho mais intensivo. Pode ter que trocar de amortecedores em função do peso que a moto tiver.

Saudações
Manuel

msilva:
Caro companheiro:
Acho que a fiamma tem suportes para motos para quase todos os tipos de ACs mas o melhor é procurar um serralheiro que lho faça à medida e que lhe solde os encaixes ao chassi.
Um abraço
MSilva

angel_eug:
Companheiros...

Agradecia se possivel que me fornecessem informação de fornecedores, que fabriquem ou comercializem, Suportes para colocação de Motos em Fiat Ducato...
Todo tipo de ajuda é bem vinda, falaram-me zona de Fátima existia ou existiu, mas não me deram pormenores.
Já procurei, aqui no fórum em temas anteriores, mas não descobri nada.

Desde já o meu Bem-Hajam a todos
e.s.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior