Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Senhor de Matosinhos  (Lida 1082 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
infoCPA
Administrador
Hero Member
*****
Mensagens: 1 201

: Dez, 2008



WWW
« em: 12 Mai 2013, 19:18 »

SENHOR DE MATOSINHOS

A grande Romaria do Norte de Portugal está de volta! De 10 de maio a 2 junho, Matosinhos recebe nas suas principais artérias a visita de milhares de pessoas em devoção ao Senhor de Matosinhos.

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos (ANCIMA) prepararam, como manda a tradição, um programa especial para todas as idades e gostos.

Artesanato, exposições, lançamento de livros, concertos, conferências, teatro, encontro com escritores, festivais de folclore e de tunas académicas, noites de fado, visitas pedestres pelo património, e o regresso do LEV- “Literatura em Viagem”, com uma edição especial para crianças – “LEVzinho”, com a presença de escritores e ilustradores, são algumas das atividades previstas para as Festas da Cidade.

As propostas são muitas e variadas. A Feira de Artesanato de Matosinhos, evento na sua décima edição, irá, como habitualmente, dar uma outra cor à Avenida D. Afonso Henriques com os seus artigos tradicionais de produção nacional. Em torno da Praça Guilhermina Suggia, em frente à Igreja Matriz, considerada o ‘coração’ das Festas da Cidade, será instalada a Feira da Louça.
Para quem gosta de dar uma voltinha nos carroceis, uma das novidades este ano é o regresso do Luna Park ao centro da cidade, facilitando o acesso das famílias às maiores diversões destinadas aos adultos.

Festa que é festa inclui as farturas, os churros, os doces conventuais, o pão com chouriço e as bifanas, os balões, o fogo-de-artifício e o fogo dos bonecos!

As visitas à Igreja Matriz, que, nesta altura, engalana o seu interior de flores, são obrigatórias. A Romaria do Senhor de Matosinhos tem origem numa lenda. Foi no ano 124 que, segundo a lenda, as águas do oceano depositaram na praia de Matosinhos uma belíssima imagem de Jesus na cruz esculpida, poucos anos antes, por Nicodemos, testemunha privilegiada dos últimos momentos da vida de Cristo.

Recolhida a imagem na praia pela população, constatou-se, contudo, que lhe faltava um dos braços. Por muitos braços que se tenham mandado fazer aos melhores artífices e carpinteiros, nenhum encaixava de forma perfeita no ombro amputado ou, pura e simplesmente, não era similar ao do lado oposto. Cinquenta anos depois, no ano 174, deambulando pela praia, uma pobre mulher recolhe lenha para alimentar a lareira. Em casa, apercebe-se de que um grande pedaço de madeira teimava em, milagrosamente, saltar do fogo sempre que para ele era lançado. A filha, surda-muda de nascença, falou pela primeira vez e disse à mãe tratar-se do braço que faltava à imagem do Senhor guardado no Mosteiro de Bouças, facto que, de imediato, se confirmou. E assim começou a devoção ao Senhor de Matosinhos que, todos os anos, atrai milhares de visitantes ao centro da cidade.

Aliás, no dia 19 de maio, pelas 16h00, sairá da Igreja Matriz a Procissão do Senhor de Matosinhos em direção ao monumento do Senhor do Padrão. Também no feriado municipal, dia 21 de maio, às 11h00, haverá a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos, que será presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

O PROGRAMA DAS FESTAS PODE SER ACEDIDO E “DESCARREGADO”


« Última modificação: 19 Fev 2016, 11:52 por Paulo Moz Barbosa » Registado

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA
Portugal
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: