Transit81
Membro de Mérito

: Set, 2006
Visitante Nº 1172
|
 |
« Responder #20 em: 25 Out 2007, 00:14 » |
|
Penso que numa de "frigo", para soldar a fuga e carregar o gaz do frigo.
Um abraço.
|
|
|
|
|
Registado
|
Saudações Vasco Nazário Sintra
|
|
|
marco nuno
Membro de Mérito

: Ago, 2007
Visitante nº 1320
|
 |
« Responder #19 em: 24 Out 2007, 23:48 » |
|
Caro Companheiro Raul Realmente foi um pouco de azar logo na primeira pernoita,,,, mas se for isso o pior ... não há crise... penso que um pouco de calma como diz e nós temos alguma... se vai solucionar o problema... Obrigado por a atenção!!!!
Companheiro Transit81
Obrigado por a dica....
Se o gaz foi á viola como é que posso sulicionar o problema? tenho mesmo de ir a uma casa especializada em Autocaravanas, ou a uma "oficina" de frigo?.... Já agora penso que a 12V faz qualquer coisa de frio.... será que pode ser mesmo de falta de gás? E a ultima questão.... Por aquilo que andei a pesquisar .... Poderá ser tambem das grelhas de ventilação entupidas... ou estarei errado?...
Tenho de ver se amanhã, arranjo um pouco de tempo para desmontar as grelhas e limpá-las....
Abraço a todos e claro BOAS CURVAS
|
|
|
|
|
Registado
|
Marco Gomes Fátima-Ourém
|
|
|
Transit81
Membro de Mérito

Visitante Nº 1172
|
 |
« Responder #18 em: 24 Out 2007, 23:32 » |
|
Se aquece dentro frigo. Mesmo a 230 volts. Isto cheira-me que o gaz (penso amoniaco) do frigo foi a viola.
Penso eu que não sou tecnico!
|
|
|
|
« Última modificação: 24 Out 2007, 23:42 por Transit81 »
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #17 em: 24 Out 2007, 22:58 » |
|
Caro Marco, De frigoríficos não percebo nada, mas há uma coisa que sei: vocês não mereciam passar por esta prova de estreantes. Também julgo saber que é normal que não funcione a gás. O sistema eléctrico parece não estar a funcionar e como tal não é possível ligar o pavio do gás. Quanto à solução para o problema eléctrico, espero que alguém tenha uma boa dica, pois eu apenas conheço um local de Lisboa que trata disso e... trazendo o frigorífico desmontado. Presumo que estejamos a falar de um electrolux. Com calma isso há-de ter solução 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
marco nuno
Membro de Mérito

Visitante nº 1320
|
 |
« Responder #16 em: 24 Out 2007, 22:37 » |
|
Olá a todos.... Aproveito aqui este Tópico que o Companheiro Nuno Pires iniciou, para ver se alguem me pode tambem ajudar.... O meu Frigorifico avariou!!!!! Primeiro Problema: a 220V o interior do frigo... aquece em vez de arrefecer... Segundo Problema: Não consigo ligar a gás... Não acende o piloto.... Eu sei que isto tudo pode ser muita coisa... mas se alguem me poder ajudar... Agradecia Profundamente..... Abraço e claro BOAS CURVAS
|
|
|
|
|
Registado
|
Marco Gomes Fátima-Ourém
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #15 em: 08 Out 2007, 23:15 » |
|
Companheiros.
O frigorífico já trabalha (220v). Hoje foi buscar a AC a oficina, o que me disseram que era a resistência queimada, muito possivelmente derivado a um pico de corrente. A todos os companheiros que despenderam do seu precioso tempo em auxilio dos Putos o meu obrigado.
Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
Nuno Pires Camarões/Sintra
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
Transit81
Membro de Mérito

Visitante Nº 1172
|
 |
« Responder #14 em: 25 Set 2007, 20:02 » |
|
Ainda bem!
O cheiro do gaz... cheira a ovos podres, gaz mal queimado, o gaz não tem cheiro, mas por questões de segurança juntam um cheiro de "enxofre".
Um abraço.
Peço desculpa. O meu "ainda bem" não era pela avaria mas sim por ter resolvido o seu problema. Um grande abraço.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
RDuarte
Membro de Mérito

: Fev, 2006
|
 |
« Responder #13 em: 25 Set 2007, 19:54 » |
|
Boas Companheiro Nuno
Quanto ao cheiro posso dizer que durante as ferias deste verão tive um brinde desses, aconselho a reparar se as grelhas exteriores não começam a ficar mascaradas, se assim for o premio poder ser o queimador na sucata, quanto a colocação do kit ventilação o técnico responsável pela marca da minha AC em França (Challenger) aconselhou-me a não colocar, assim como aconcelhou a não utilização de gás da marca Repsol, por este libertar umas partículas que danificam o material.
Boa Viagem
|
|
|
|
|
Registado
|
Ricardo Duarte Cascais
|
|
|
Transit81
Membro de Mérito

Visitante Nº 1172
|
 |
« Responder #12 em: 25 Set 2007, 16:11 » |
|
Ainda bem!
O cheiro do gaz... cheira a ovos podres, gaz mal queimado, o gaz não tem cheiro, mas por questões de segurança juntam um cheiro de "enxofre".
Um abraço.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #11 em: 25 Set 2007, 13:15 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #10 em: 25 Set 2007, 12:00 » |
|
Caros companheiros de facto com o gás o frio voltou em força. O que acontece é que o Frigorifico deita um cheio horrível como que a podre. Ontem após a descongelação tivemos o cuidado de o limpar por dentro, e pelo que consigo ver não está nada colocado na traseira junto as grelhas e o cheiro vem mesmo da "chaminé" aquele tubo do lado direito. É normal, comigo ele nunca trabalhou a gás, e esteve desligado quase 6 meses. Não quero deixar de agradecer mais uma vez a todos os que se disponibilizarão a ajudar bem hajam. Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
North
Membro de Mérito

: Jun, 2007
Visitante Nº 1276
|
 |
« Responder #9 em: 25 Set 2007, 10:10 » |
|
Caro companheiro Nuno Pires
Espero que este conselho já não lhe tenha utilidade e que o frigo já esteja OK, no entanto relatando aqui os nossos problemas vamos aprendendo uns com os outros. Constatei nestes últimos anos que o meu frigorífico por vezes não funciona como pretendo e verifiquei que: O gás sempre100% A 12V sem problemas (com a viatura em movimento obviamente) A 220 V umas vezes sim outras não. Dando particular atenção a este último ponto tentei associar as causas do mau funcionamento suspeitando em primeira linha do pobre frigorífico ou das condições de funcionamento, mas logo abandonando essa ideia por ser uma situação irregular e não contínua. Então e para abreviar cheguei rapidamente á conclusão de que funciona mal a 220V quando a corrente que recebe está abaixo desse valor o que comprovei com um voltímetro, como sabemos muitos parques não têm capacidade de garantir 220V nas tomadas quando existem muitos utentes e muito consumo ou por deficiência nas instalações que afinal são ramais com muita extensão. Nestas férias por duas vezes em parques de campismo cheios de estrelas e superlotados tive efectivamente que o ligar a gás para ter frio. Como sabemos estes frigoríficos funcionam por um processo que primeiro gera calor para logo produzir frio, a gás esse calor é obtido por um bico com chama, a 12V e 220V o calor provém de resistências, se não aquece bem também não arrefece melhor. Outro ponto importante é a circulação de ar na traseira do frigorífico para arrefecimento desta zona, normalmente os fabricantes apenas aplicam 2 grelhas e o arrefecimento é feito pelo ar ascendente que passa da inferior para a superior, este princípio é suficiente para países nórdicos mas na zona Mediterrânea com temperaturas extremas este problema é resolvido com a aplicação de ventiladores de extracção na grelha superior. Quem não viu já proprietários de caravanas e autocaravanas com as grelhas desmontadas na esperança de ventilar essa zona? Bom pois os ventiladores podem fazer milagres - funcionam a 12V e têm termostato automático. Podem ser adquiridos na Marcampo em Lisboa, Campilusa em Coimbra etc, (não vendo nem tenho comissões). Incluo foto
É tudo, boa viagem, boas férias.
Saudações North
|
|
|
|
|
Registado
|
Carlos da Silva Cascais
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #8 em: 24 Set 2007, 23:51 » |
|
Assim farei companheiro MSilva. Mais uma vez Obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
msilva
Membro de Mérito

: Ago, 2006
Visitante Nº 1053
|
 |
« Responder #7 em: 24 Set 2007, 23:45 » |
|
Companheiro nuno: Enquanto estiver de férias não desligue o gás ao frigorifico da A/C e espero que os resultados sejam satisfatorios MSilva
|
|
|
|
« Última modificação: 24 Set 2007, 23:46 por msilva »
|
Registado
|
Mário Silva Loures
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #6 em: 24 Set 2007, 23:41 » |
|
Quero desde já agradecer a todos os companheiros que se disponibilizaram.  Companheiro Transit81 depois do que me deu consegui no sitio da Electrolux que junto envio o ficheiro caso haver alguém aqui no fórum que não tenha. Companheiro MSilva vou seguir o seu conselho, visto que amanha vou até Vila Nova de Foz Côa ver se descubro que andou lá a escrever nos calhaus,  penso que a distancia seja suficiente para chocalhar o gás. Bem haja a todos.  Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo. Nuno Pires Camarões/Sintra
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
msilva
Membro de Mérito

: Ago, 2006
Visitante Nº 1053
|
 |
« Responder #5 em: 24 Set 2007, 23:23 » |
|
Companheiro nuno: Deixe o frigorifico ligado a gás e quando sair do parque de campismo não o desligue do gás. Acontece que se o frigorifico estiver longos periodos de tempo sem trabalhar o gás que faz frio começa a acentar e ligado a 220V não tem temperatura para fazer o gás circular. O frigorifico precisa de ser chocalhado a quente isto quer dizer deve andar com o frigorifico ligado enquanto circula para que o gás bem quente circule e comeece a fazer frio. Esta informação foi-me dada por um tecnico da electolux quando tive um problema identico numa caravana que tive e em que o frigorifico não trabalhava bem a 220V. Por isso até hoje quando circulo ando sempre com o frigorifico ligado a gás,pois se com o vento se desligar há uma valvula que desliga o circuito de gás. Espero que assim resolva o seu problema Um abraço e continuação de boas férias MSilva
|
|
|
|
|
Registado
|
Mário Silva Loures
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #4 em: 24 Set 2007, 20:28 » |
|
companheiro Transit81 Obrigado pela ajuda, mas o manual eu tenho e como todos eles dizem, em caso de avaria consultar um técnico. O engraçado  destas coisas, e que todos os manuais vêem em todas as línguas mas tugas só de martelo.  Ainda dizem que somos atrasados, mas temos que ter a capacidade de falar como, eles mas eles não Mas bem aja na mesma. Boa Viajem e vão devagar para chegar maiscedo. Nuno Pires Camarões/Sintra
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
Transit81
Membro de Mérito

Visitante Nº 1172
|
 |
« Responder #3 em: 24 Set 2007, 20:10 » |
|
Espero que este site http://perso.orange.fr/f.dichamp/manuel/man_rm4400.PDFSe tem 230 e computador e com o manual do frigo talvez ajude.
|
|
|
|
« Última modificação: 24 Set 2007, 20:11 por Transit81 »
|
Registado
|
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #2 em: 24 Set 2007, 19:48 » |
|
Companheiros paiser Tenho corrente dentro da AC pois tenho a TV e o computador ligado, mas pelo sim e pelo não troquei a tomada do pimenteiro, o que deixa mais intrigado é a luz avisadora, (luz verde) portanto o botão ter estar acesa seria sinal que estava tudo bem.
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
paiser
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio nº 1414
|
 |
« Responder #1 em: 24 Set 2007, 19:39 » |
|
Companheiro Nuno Pires já confirmou se tem corrente dentro da AC?Será que a ficha que liga ao pimenteiro está bem ligada? Em última análise deixe-se estar ligado ao gás.A mim aconteceu-me o mesmo em Alcafache só que bem pior porque ali nem corrente tinha.Expermente desligar o frigorífico,esperar 15 minutos e depois voltar a ligar. Resto de boa estadia
Paiser
|
|
|
|
|
Registado
|
Ernesto Pais Loures
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365
|
 |
« em: 24 Set 2007, 17:21 » |
|
O meu frigorifico é um Electrolux RM4400 com congelador a todo o comprimento do mesmo. Estou no parque de Bragança no INATEL e estou cá parado á dois dias, por espanto meu hoje a hora de almoço deparei com a comida toda descongelada  e com o botão Verde aceso (sinal de estar ligado a 220V).  Mudei para gás, que funciona (espero).  Qual pode ser o problema?  Que posso fazer?  Conto sair daqui amanhã a tarde e até lá vai trabalhar a gás mas alguém me pode ajudar?
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
|