|
|
edurana
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Set, 2008
Sócio 1669
|
 |
« Responder #12 em: 04 Nov 2008, 20:00 » |
|
Companheiros: Eu na rubrica 1ª viagem, ja faço referencia a esta pratica. Mas fui passar o fim de semana ao Pego do Altar, e o que reparei. Estacionei junto a um grupo de portugueses que nem os bons dias deram, enquanto os companheiros estranjeiros, especialmente um casal holandes., fizeram-nos uma enorme saudação á chegada. Não digo que é pratica dos portugueses mas que acontece, acontece. Um abraço
|
|
|
|
|
Registado
|
Eduardo Rana Seixal
|
|
|
|
ZELSA
Visitante
|
 |
« Responder #11 em: 20 Out 2008, 22:48 » |
|
Vou partilhar com os leitores do forum, um episódio curioso ocorrido no último fim de semana, quando eu e a minha esposa convidamos um casal amigo a dar um passeio de fim de semana na zona de S. Jacinto ( Aveiro). O referido casal nunca tinha andado de autocaravana e tinham uma grande curiosidade em experimentar este estilo de vida e modo diferente de fazer férias, assim após nos termos instalado na autocaravana fizemo-nos à estrada, passados alguns quilometros passou um companheiro autocaravanista por nós que nos cumprimentou com o braço à passagem, tendo eu em seguida retribuido, como de costume. O meu amigo ao aperceber-se da situação perguntou se era alguém meu conhecido, ao que eu expliquei ser este um gesto normal de saudação entre autocaravanistas nacionais e estrangeiros, seguimos a viagem e a situação repetiu-se por mais quatro ou cinco vezes, tendo o meu amigo ficado admirado com a união dos autocaravanistas que apesar de não se conhecerem, se cumprimentam mutuamente em sinal de respeito e empatia, como um grande Clube que partilha o mesmo gosto. No dia seguinte após a pernoita em parque de campismo, perguntei-lhe se queria conduzir um pouco para experimentar o grande prazer que é conduzir uma autocarava  , coisa que é muito raro acontecer, pois eu e a minha esposa, gostamos tanto de conduzir o nosso caracol que para decidir quem conduz temos de tirar à sorte  . Qual não é o meu espanto que quando nos cruzamos por uma autocaravana, o meu amigo foi o primeiro a esticar o braço para o comprimentar, ao que o caravanista que passou por nós retribuiu, tendo eu em seguida perguntado se era algum colega dele, o meu amigo soltou uma gargalhada e disse, " e não é que que isto funciona mesmo". Esta situação passou-se mesmo e mostra que quando vamos ao volante de uma autocaravana ou ao lado deste  , devemos cumprimentar-nos na estrada, pois simboliza o respeito e empatia por um modo de vida semelhante, o gosto comum pela liberdade que prezamos muito. Um abraço a todos e bons passeios.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Viajante
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jun, 2007
Sócio Nº 798
|
 |
« Responder #10 em: 18 Out 2008, 10:41 » |
|
Na nossa família, netos incluídos, as outras autocaravanas são apelidadas de "manas". Diz um neto: - Olha avô, lá vem uma mana. Isto significa que é alguém da nossa tribo e portanto toda a gente voluntariosamente levanta o braço á passagem. Tal é o hábito que por vezes também o fazemos quando viajamos de carro.
|
|
|
|
|
Registado
|
Hymer 514 SL Gold
Países visitados em Ac: D, A, AND, BIH, HR, F, GBZ, GR, I, MC, MA, RSM, SLO, E, CH, TR Por visitar: N, HKI, SN
|
|
|
Elias
Sócio do CPA
Membro

: Jan, 2008
Sócio nº 849
|
 |
« Responder #9 em: 18 Out 2008, 08:21 » |
|
Bom dia a todos.
Um cumprimento entre autocaravanistas fica sempre bem!
É um sinal de que emotivamente estamos a dizer; olá partilho o mesmo gosto que você. Não o conheço, mas neste momento, existe uma empatia entre nós.... O gesto de se levantar a mão ou fazer sinal de luz, diz muito!
Pois eu e a minha companheira fazemos esse sinal, quer seja eu ou ela que vá ao volante e, também a minha filha Neide de 9 anos - que é a única que agora nos acompanha- e que não deixa passar nenhuma, até mesmo quando alguma vem do outro lado da autoestrada ela quer cumprimentar.
E não nos preocupamos se não exsite a retribuição, pelo facto de não sabermos qual o motivo. E como já aqui foi dito, também utilizamos o cumprimento quando viajamos de mota. Bons passeios e vamos lá fazer o cumprimento, sem obrigação é claro.
Elias em Moura.
|
|
|
|
|
Registado
|
José Cavaco Moura
|
|
|
Adelsilva
Sócio do CPA
Membro

: Ago, 2007
Socio Nº 1303
|
 |
« Responder #8 em: 17 Out 2008, 23:55 » |
|
Como somos tão atacados, vamos ser diferentes Companheiros
|
|
|
|
|
Registado
|
Adelino Silva Lisboa
|
|
|
NunoSB
Membro

: Out, 2007
Visitante nº 1600
|
 |
« Responder #7 em: 17 Out 2008, 20:59 » |
|
Totalmente de acordo. Um "Olá" fica sempre bem e não tira nada a ninguém. Por mim serão sempre correspondidos. A não ser que o meu foco de atenção, nesse momento, esteja para o lado contrário da estrada. Aí posso não me aperceber da passagem de um companheiro.
|
|
|
|
|
Registado
|
Boas viagens guiadas com a mão de Deus
Nuno e Silva Barroso Coimbra
|
|
|
aranhicos
Membro

: Mai, 2007
Visitante Nº 1271
|
 |
« Responder #6 em: 29 Fev 2008, 02:22 » |
|
Companheiros,
Apenas quero dizer que o Cumprimento é gratis e fica bem a todos.
Pessoalmente faço questão de cumprimentar todos os que passam, inclusivé a minha esposa e herdeiro que chama sempre a atenção "...pai olha uma autocaravana...".
Um abraço a todos.
|
|
|
|
|
Registado
|
Rogério Oliveira Caminha
|
|
|
|
Foklin
Visitante
|
 |
« Responder #5 em: 19 Set 2007, 11:31 » |
|
Caros colegas, Já me deparei com a mesma situação mas continuo a cumprimentar todas as Ac's que se cruzam comigo, acho que é uma questão de respeito pelos companheiros de estrada e um cumprimento a pessoas que têm opções de vida identicas a minha, isto tambem acontece com as motos e Camiões portanto acho normal que aconteça o mesmo com as Ac's.  Respect! 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
North
Membro de Mérito

: Jun, 2007
Visitante Nº 1276
|
 |
« Responder #4 em: 30 Ago 2007, 18:31 » |
|
Caros companheiros,
Normalmente em Portugal é muito comum os AC se cumprimentarem quer com a mão ou com os faróis, tenho esse hábito e normalmente sou correspondido quer por nacionais quer por estrangeiros, já no estrangeiro verifiquei recentemente que depende da densidade de tráfego das autocaravanas que se cruzam entre si, quando é muito elevado ou em zonas de percursos difíceis esse gesto muitas vezes não é correspondido. Ter em conta também que dentro de uma autocaravana nem sempre está um autocaravanista....
Saudações North
|
|
|
|
|
Registado
|
Carlos da Silva Cascais
|
|
|
RDuarte
Membro de Mérito

: Fev, 2006
|
 |
« Responder #3 em: 30 Ago 2007, 10:27 » |
|
Bom Dia
Companheiros enquanto eu andar nestas andanças irei cumprimentar toda a gente até mesmo aqueles mais sisudos que fazem questão de fingir que não estão a ver a saudação.
.
Boa Viagem
|
|
|
|
|
Registado
|
Ricardo Duarte Cascais
|
|
|
|
rebelo1981
Visitante
|
 |
« Responder #2 em: 29 Ago 2007, 16:12 » |
|
Boa tarde
Entendo que devemos cumprimentar-nos na estrada, pois simboliza um gosto comum pela liberdade, mas também de respeito e empatia por um modo de vida semelhante, pelo qual prezamos muito.
Cumprimentos, Nuno Rebelo
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #1 em: 20 Ago 2007, 23:35 » |
|
Companheiro Gomes, pela minha experiência, entendo bem o que diz. Quanto ao CPA... o clube na sua Cartilha, ponto 9, sugere aos autocaravanistas que usem da maior cordialidade e, nomeadamente, que cumprimentem os companheiros com que se cruzam. É um gesto de cortesia enraizado no centro da Europa, que muitas vezes envolve não apenas o condutor mas também "o pendura". Por cá... enfim, como costuma dizer-se "educação e boas maneiras não se compram na mercearia". Bastava que seguíssemos a CARTILHA 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
jgomes
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jan, 2007
Sócio Nº 1238
|
 |
« em: 20 Ago 2007, 14:25 » |
|
Boa tarde companheiros. Não pretendo ser uma voz crítica nem criticar ou apontar o dedo a alguém. O que me leva a dizer isto é o seguinte: durante as minhas viagens de férias, verifiquei que a maioria dos Acs portugueses, salvo raras excepções, quando se cruzam em viagem com outros companheiros, apesar de serem saudados, não correspondem ao gesto, no entanto, cruzei-me com muitos Acs estrangeiros, independentemente das suas nacionalidades, todos tinham um gesto de retribuição, quando mesmo eram eles que tomavam a iniciativa, Porque será? Será que os Acs portugueses não têm o mesmo civismo? Será que o CPA através deste Forum, não poderia apresentar a proposta para um simples gesto de maneira a ser reconhecido por todos, quer seja sócio ou não, pois este Forum é lido por muita gente? Saudações Acs e boas férias para quem vai ou está de férias JGomes
|
|
|
|
« Última modificação: 20 Ago 2007, 23:28 por RaulLopes »
|
Registado
|
João Gomes Odivelas
|
|
|