Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Assunto do dia  (Lida 1995 vezes)
Matias
Membro de Mérito

: Abr, 2006

Visitante Nº 1001

« Responder #19 em: 18 Jun 2007, 06:31 »

Bom dia

O nosso companheiro DECARVALHO é sobejamente conhrcido pelo esforço  que tem dedicado a causa do Ac para que dele se possa dizer algo que a todos seja desconhecido.
Creio no entanto nem todos conhecerem o lado humanitario deste nosso Companheiro, uma dessas facetas é a dedicação em prol dos mais necessitados da nossa sociedade e isso é patente entre outros actos o optimo desempenho como Presidente da IPUEL-Intituto pró União Europeia Lisboa, cuja comissão de honra da qual também faz parte, vai hoje dia 18 de Junho anunciar a realização dos Jogos de Integração e inclusão de Lisboa 2007, que se irão iniciar em 23 de Junho.
O envento é do mais alto nivel e com fins muito sociais, enviando daqui os meus sinceros desejos de muito exito.
Um abraço
Matias
Registado

Fernando Matias
Sintra
Transit81
Membro de Mérito

: Set, 2006

Visitante Nº 1172

« Responder #18 em: 30 Mai 2007, 21:55 »

Que novidades há?

Transit81
Registado

Saudações
Vasco Nazário
Sintra
Decarvalho
Visitante
« Responder #17 em: 18 Mai 2007, 05:22 »

meus caros amigos

Touché...

Neste momento estou a atravessar (felizmente) um periodo de grande solicitaçao profissional, (pareceres juridicos e de gestão) a aditar com varios compromissos associativos que se somaram coincidindo no tempo...e que ate estao referidos no topico o engrandecimento dos AC...e estou de partida para um periplo de autocaravana de cerca de 15 dias ate Copenhagem e Bruxelas, tambem para participar em duas reuniões porofissionais distintas naquelas cidades...e onde vou fazer o test drive a nova Knaus perfilada 700...

Mea culpa, portanto, mas logo que possa voltarei para apoiar o excelente banco de daos de que ja felicitei vivamente os autores...assim da gosto ser socio do CPA...
« Última modificação: 18 Mai 2007, 20:21 por Decarvalho » Registado
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006

Sócio, Nº 394

« Responder #16 em: 17 Mai 2007, 23:31 »

Então Autocaravanistas?

Os neurónios queimaram?

Depois do trabalho meritório que foi feito sobre Áreas de Serviço - Localidades Amigas, da parte dos visitantes do fórum (para além dos elogios) tudo parou? Acabaram-se as ideias? Acabaram-se as sugestões? Tudo "pifou"?

Quando vejo o mapa de França (Áreas de Serviço) fico a pensar que houve um trabalho profundo de associações, clubes, pessoas, etc. para chegar a esse resultado!

Ocorreu por estes dias um Congresso mundial sobre turismo de qualidade em Portugal. Só se falou de grandes empreeendimentos! Turismo itenerenante? Nem pó!
Em França, como todos nós que adoram o Autocaravanismo sabem, Turismo Rural, Turismo de habitação, etc., «chamam» os Autocaravanistas! Porquê? Poder de compra.

Não nos iluda-mos. Hoje só faz turismo de Autocaravana QUEM TEM PODER DE COMPRA.
Não estará na hora de ver o que as congéneres francesas fizeram para serem reconhecidos como turismo de qualidade? Não haverá Sócios do CPA com bom domínio do francês, tempo e conhecimentos e porque não, amigos franceses que nos ajudem a MUDAR MENTALIDADES dos nossos políticos? É tempo de dar uma sacudidela naqueles que nos governam, ainda por cima eleitos por nós!

Sou daqueles (poucos) que trazem no veículo um autocolante «HOTEL NÃO, OBRIGADO». Porquê? Só durmo na minha autocaravana (nem que seja à porta de familiares). Só que gasto o meu "dinheirinho" em bons restaurantes, mesmo de hoteis, que me permitam PERNOITAR no parque de estacionamento que possuem (ou um próximo que não me obrigue a conduzir depois de jantar).

Que é que eu quero dizer com todo este «arrazoado»? Simplesmente isto: está na hora de fazer vêr a empresários do ramo turístico/hoteleiro e "manda chuvas" deste país que o Autocaravanismo é uma realidade. Ou, como dizia não sei quem: ELES ANDAM AÍ!!!!

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses

P.S. Vim parar a este tópico como poderia ter ido para outro. Cheesy Huh
« Última modificação: 17 Mai 2007, 23:35 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Matias
Membro de Mérito

Visitante Nº 1001

« Responder #15 em: 13 Abr 2007, 12:30 »

Companheiros

A familia da minha cara metade é de Arganil terra da industria panificadora e o meu sogro é industrial do ramo e tambem colaborador no Museu do Pão em Seia e por se ir realizar um grande envento ligado ao ramo panificador neste proximo fim de semana lá me convidou para o acompanhar o que não faço por motivos de saude -
Segundo me informou o envento vai ser realizado pela primeira vez em Portugal no Pavilhão Rosa Mota nos dias 13-14 e 15 de Abril e tem entrada livre e denomina-se o 6º FESTIVAL EUROPEU DO PÃO.
Para os nossos companheiros do norte é bem capaz de valer a pena uma visita e para os restantes se quiserem  mais alguma informação consultem o site :  www.portoturismo.pt -

Matias
Registado

Fernando Matias
Sintra
Matias
Membro de Mérito

Visitante Nº 1001

« Responder #14 em: 02 Abr 2007, 09:03 »

Companheiros

Obrigado por ninguem ter dado valor à minha mentira do "1 de Abril"

fiquei bastante aliviado.

Cumprimeentos.
Registado

Fernando Matias
Sintra
Matias
Membro de Mérito

Visitante Nº 1001

« Responder #13 em: 01 Abr 2007, 13:26 »

Caros companheiros,

Conforme alertei a Direcção para o projecto de regulamento de
transito que a Camara de Mafra se preparava para legalizar tb
neste momento me cumpre dar a todos os socios a feliz noticia
de que da reunião que à dias se realizou entre a Camara e a Direcção do clube, ficou decidido anular esse projecto, pelo que a partir de agora somos livres para estacionar e pernoitar em qualquer localidade do Concelho de Mafra.

A fonte desta noticia não a posso divulgar, mas quero acrescentar que esta tomada de posição era para ser anunciada no dia do Encontro na Ericeira.
A Direcção que me desculpe, mas é uma noticia tão importante que a tenho de tornar pública.

Cumprimentos,

Matias
Registado

Fernando Matias
Sintra
Decarvalho
Visitante
« Responder #12 em: 27 Mar 2007, 09:54 »

amigo matias

...bom esforço para o engradecimento cultural dos AC....
Registado
Matias
Membro de Mérito

Visitante Nº 1001

« Responder #11 em: 27 Mar 2007, 01:18 »

Companheiros,

Imperdível, duas obras bastante apreciadas pelos amigos da opera a apresentar no espectáculo de logo à noite pelas 21:30 no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

CARMINA BURAMA DE CARL ORFF
                              SINFONIA N.º 5 - BETHOVEN

Interpretadas pelo:

CORO ESTADUAL RUSSO
                              RADIO SYNPHONY ORCHESTRA (RÚSSIA)

Nota pessoal:

"Carmina Burama" É sem dúvida uma obra do outro mundo, a mais célebre do compositor. São cerca de 300 textos avulsos escritos durante os Séculos XII e XIII por estudantes que levavam uma vida de boémia, por isso se constituem num canto ao amor e prazeres carnais e que o autor compilou e em 1937 compôs uma cantata de agradar aos Deuses! Os cantos são fora de série, de notar o mais conhecido de todos "O Fortuna" também conhecido no meio pelo "Old Spice" por dar vida ao anuncio de televisão dos produtos da referida marca.

Aconselho vivamente a quem tiver disponibilidade a ida a este espectáculo, lá nos encontraremos.

Cumprimentos,

Matias
Registado

Fernando Matias
Sintra
Matias
Membro de Mérito

Visitante Nº 1001

« Responder #10 em: 21 Mar 2007, 01:37 »

Caros companheiros,

Para os mais distraidos quero informar que hoje, dia 21 de Março, se vai inaugurar o primeiro fluviario da Europa instalado no Parque Ecológico do Gameiro em Mora.

O Fluviario de Mora, assim se irá denominar, vai-nos recriar ecosistemas fluviais, mostrar dezenas de exemplares de fauna e flora, exposições temáticas como a "A vida e um percurso de um rio", etc etc...

Segundo informações colhidas é de bastante interesse cultural e como é a 2 passos de Lisboa e servido por boas estradas e com pouco trânsito, dentro de dias lá irei fazer uma visita. Espero que também ponham na vossa agenda a visita a este local.

www.fluviariomora.pt

Cumprimentos,

Matias
Registado

Fernando Matias
Sintra
Matias
Membro de Mérito

Visitante Nº 1001

« Responder #9 em: 14 Dez 2006, 02:15 »

Mencionado a palavra escravo proferida pelo companheiro Raul, veio-me à ideia de que talvez ele tenha lido o "The Guardian" Inglês que nos informava que no próximo mês de Março os Ingleses comemoram 200 anos desde que abuliram o comércio da escravatura, diz o jornal que entre os meados do séc. XVI e o séc. XIX os Britânicos transportaram 2.5 milhões de escravos, ou seja, mais de um quarto do total, e que foi o segundo país que mais o fez atrás só de Portugal.

Somos na verdade campeões na escravatura, assim o fossemos no AC.

Cumprimentos,

Matias
Registado

Fernando Matias
Sintra
Decarvalho
Visitante
« Responder #8 em: 10 Dez 2006, 16:10 »

alo ilustres foreiros...

aos domingos o jornal 24h traz uma revista a Motor 24.
no número de domingo dia 10 de dezembro vem publicado um artigo que envolve autocaravanas. Trata-se do Car Living, nos EUA.

A propósito recorde-se que é muito frequente ver AC franceses deslocarem-se cerca de 3 meses para Marrocos e ai passarem a residentes turisticos durante 3 meses da estação mais fria...e em autocaravana

Todavia convem não confundir autocaravanismo, com estaleiros ou parques residenciais de caravanas ou contentores, ou bungalows, situações de home less etc.
« Última modificação: 10 Dez 2006, 16:25 por Decarvalho » Registado
Matias
Membro de Mérito

Visitante Nº 1001

« Responder #7 em: 08 Dez 2006, 13:04 »

Caros companheiros,

Ontem a ministra da cultura anunciou as 21 maravilhas de Portugal que foram colocadas a votação de forma a seleccionar as 7 maravilhas do nosso país até Julho de 2007 neste site http://www.7maravilhas.pt/index.html.

Para meu espanto não encontrei nenhuma foto de autocaravanas que considero ser uma das 7 maravilhas Mundo...

Cumprimentos,

Matias
Registado

Fernando Matias
Sintra
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006

Sócio, Nº 394

« Responder #6 em: 02 Dez 2006, 09:09 »

Hoje, mais uma vez as portas do céu se abriram e, pelo menos aqui em Aveiro, chove copiosamente.

A metereologia prevê para este fim de semana "montes" de água!

Quem é (ou foi) pescador desportivo de rio, sabe o quão difícil é hoje chegar perto da maior parte dos cursos de água, devido aos troncos de árvores que caem por eles próprios ou abandonados por madeireiros sem escrúpulos, que cortam mas se for de difícil recolha não lhe mexem.
Infelizmente a agricultura tradicional tende a desaparecer. Os proprietários de terrenos ribeirinhos eram obrigados (e ainda são) por lei a proceder á limpeza das margens. Para controlar o cumprimento dessas normas existiam os GUARDA RIOS e os guarda florestais. Hoje infelizmentre a fiscalização que existe, principalmente quando começa a época da pesca á truta, são uns senhores que só querem saber se estamos munidos da respectiva licença ou se trazemos no cacifo peixe abaixo da medida! O resto? Não interessa! Cry

Depois admiram-se que tudo fique entupido com tanta madeira e lixo a "navegar" rio abaixo!

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Raul Lopes
Visitante
« Responder #5 em: 09 Nov 2006, 20:10 »

(...)
A queda do muro de Berlim é sem dúvida um acontecimento marcante na história contemporânea mundial.

Estou completamente de acordo. A nossa memória é curta e já nos não damos conta de que depois da simbólica destruição do muro de Berlim a organização geo-política mundial nunca mais será igual.
A reunificação da cidade de Berlim, a unificação das duas Alemanhas e a desagregação da União Soviética são apenas as implicações mais directas da dita queda. Mas, a meu ver, nem sequer são as mais relevantes. Haja em vista as mudanças que entretanto ocorreram no Mundo, nomeadamente na Europa de Leste.
O impensável aconteceu: alguns dos países da esfera de influência da URSS actualmente até integram a NATO e a UE!!!
Registado
NunoR
Hero Member

: Jan, 2006

« Responder #4 em: 09 Nov 2006, 11:39 »

O assunto do dia hoje bem pode ser o aniversário da queda do Muro de Berlim. Foi em 9 de Novembro de 1989, há precisamente 17 anos.
A sua construção iniciou-se em 13 de agosto de 1961 e estima-se que durante os 38 anos que a cidade de Berlim esteve separada "provocou" a morte de 125 pessoas.
A queda do muro de Berlim é sem dúvida um acontecimento marcante na história contemporânea mundial.

Nuno
Registado

Um abraço
Nuno Ribeiro
Charneca da Caparica-Almada
Raul Lopes
Visitante
« Responder #3 em: 07 Nov 2006, 23:41 »

Quanto ao Orçamento será seguramente um tema dos próximos dias, sobretudo depois do debate hoje havido na Assembleia da Republica.
Em todo o caso creio que a questão central que enquanto autocaravanistas nos interessa não é um problema de dinheiro, a questão das AS  é uma questão de opção. Aliás, como o companheiro Bastias disse várias Autarquias podiam alterar radicalmente as condições de recepção aos autocaravanistas sem gastar um cêntimo. Bastava retirar os sinais abusivos de proibição do estacionamento.

Quanto à questão das cheias.
É verdade que há nisto uma dimensão não controlável nem prevísivel. Mesmo assim seria possível melhorar os sistemas informativos de prevenção e de articulação com os espanhóis do timming de descarga das barragens espanholas.
Os incêndios do Verão também não ajudam, pelo contrário!

Mas a dimensão principal do problema parece-me que reside na gestão do território que temos vindo a seguir, sobretudo nos últimos 45 anos.
Nesse sentido eu concordo com o RDuarte:
(...)
Será que os que agora pedem estado de calamidade publica não são os réus
No meio desta tristeza sobra as populações que são que sofrem as consequências da falta de fiscalização nos serviços pois muito se poderia evitar.

Não se tivesse autorizado a construção e a impermeabilização de terrenos nos leitos de cheia, nas linhas de drenagem e nos cursos de água ... e não haveria agora (todos os anos) tanta gente a braços com os problemas das cheias.

O problema começou nos anos 40 quando um pouco por todo o país se transformaram os ribeiros que atravessavam as Vilas e Cidades em tunéis (actualmente entupidos).
Nos últimos anos o problema agravou-se quando no Verão se decide urbanizar terrenos que no Inverno se revelam como barragens com gente dentro. Afinal alguém se esqueceu de que a natureza tem as suas próprias leis, mesmo quando os homens teimam em construir casas e muros de betão nos sítios onde a água da chuva deveria escoar normalmente.
Pensem bem. Vão ver que afinal conhecem situações como estas a que fiz referência.

Ou então pensem como seria diferente Lisboa se o parque florestal de Monsanto estivesse na frente ribeirinha e as casas estivessem lá em cima.
Para não ir mais longe: será que periodicamente teriamos os problemas que temos tido no vale de Alcântara?
« Última modificação: 07 Nov 2006, 23:48 por Raul Lopes » Registado
RDuarte
Membro de Mérito

: Fev, 2006

« Responder #2 em: 07 Nov 2006, 18:34 »

Boa tarde

Eu  gostaria de tocar no assunto das cheia para deixar no ar algumas questões que poderam ser as causas do que acontece neste, pais, será que os autarcas e presidentes de junta de freguesia se preocuparam com a limpeza das chargetas, ruas, etc??
Alguém é responsável pela limpeza dos ribeiros e ribeiras deste pais?
Será que alguem controla as linhas de água e a forma como algumas são tapadas a revelia desses serviços ou por falta de fiscalização.
Será que os que agora pedem estado de calamidade publica não são os réus
No meio desta tristeza sobra as populações que são que sofrem as consequências da falta de fiscalização nos serviços pois muito se poderia evitar.

Boa Viagem
Registado

Ricardo Duarte
Cascais
Bastias
Visitante
« Responder #1 em: 07 Nov 2006, 16:15 »

Companheiros,
Mais uma vez o companheiro Raul Lopes, veio animar e alimentar este nosso Fórum, ao convidar-nos a comentar não só, especificamente autocaravanismo, mas tambem outros assuntos que nos dizem respeito como cidadãos. É o caso do orçamento e o combate ao défice, que ao restringir as despesas e indevidamento das Autarquias, em certa medida, vem deficultar que as mesma disponham de verbas, para construir as desejadas AS, ou estacinamentos próprios para autocaravanas. Mas, faz mais quem quer do que quem pode, as verbas para que sejam criadas condições para receber autocaravanas, não são assim tão elevadas, é mais
uma questão de nos verem como turistas, que em muitos casos, bastava que madassem retirar as placas de proibição de estacionamento a autocaravanas, logo a inviabilizar a entrada de turistas, logo receitas, nacionais e estranjeiros, quando em todo o mundo se apela ao turismo.
Bons passeios.
Registado
Raul Lopes
Visitante
« em: 07 Nov 2006, 14:49 »

Companheiros,

Para além de sermos autocaravanistas, todos nós também somos cidadãos.
Discutir os assuntos gerais que relevam para a Sociedade é um direito de cidadania, mas é também uma outra forma de nos conhecermos melhor uns aos outros.
Daí a minha proposta: usemos este tópico para diariamente comentarmos e opinarmos sobre um dos assuntos do dia que preenchem os noticiários.

Aqui vos deixo o desafio. Para começar, creio que hoje em vez de um temos 3 temas a que os autocaravanistas deverão ser sensíveis:
  • As conclusões do relatório de avaliação dos hospitais SA
  • O início do debate do Orçamento do Estado (bom tema para os próximos dias)
  • As cheias. Quem são os culpados? como lidar com o problema?

O que pensam os autocaravanistas destas questões?
Haverá por aí quem aceite o repto de vir aqui partilhar connosco a sua opinião?
« Última modificação: 07 Nov 2006, 14:50 por Raul Lopes » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: