|
pcarinhas
Visitante
|
 |
« Responder #14 em: 18 Abr 2009, 22:43 » |
|
boa noite........ todos os consersores de corrente teem um fusivel de sinal de bateria + mas tambem tem uma luz piloto avisadora de sinal de corrente no consersor, se estiver a luz de piloto acesa entao pode ter a certeza que o conversor esta bom,e o fusivel em bom estado,..... espero ter ajudado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
RMGM
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Ago, 2008
Sócio Nº 1690
|
 |
« Responder #13 em: 18 Abr 2009, 22:17 » |
|
Companheiro Jonogueira Penso que o conversor terá de certo um fusivel de protecção mas vou certificar-me como funciona o sistema e direi qualquer coisa em breve.
Rogerio Miranda soc. CPA nº1690
|
|
|
|
|
Registado
|
Rogério Miranda Sintra
|
|
|
|
jnogueira
Visitante
|
 |
« Responder #12 em: 17 Abr 2009, 23:31 » |
|
Caro companheiro,dado que o conversor nunca mais ligou,significa que avariou? é que neste momento o conversor não dá sinal de si,é como se não tivesse ligado à bateria. Que significa?
Cumpts.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
RMGM
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Ago, 2008
Sócio Nº 1690
|
 |
« Responder #11 em: 17 Abr 2009, 22:13 » |
|
Caro Jnogueira
Na chapa informativa do microndas que se deve encontrar na parte de trás do mesmo consta de certo a potencia que ele consome certo é que com um converçor de 500w não pode alimentar um aparelho que consome 1000w o converçor tem um sistema de protecção que desliga assim que é ultrapassada a sua capacidade para evitar que se avarie o tempo que diz que ele esteve ligado não descarregou a bateria mas ele desligou devido á subrecarga que sofreu
RMGM socio do cpa nº1690
|
|
|
|
« Última modificação: 17 Abr 2009, 22:15 por RMGM »
|
Registado
|
Rogério Miranda Sintra
|
|
|
|
jnogueira
Visitante
|
 |
« Responder #10 em: 17 Abr 2009, 18:52 » |
|
Caros Companheiros!
Para utilizar um micro-ondas que pode ir aos 1000 de pico,um básico (sem grill) p/ aquecer uma sopa ou algo rápido. recomendaram-me um conversor de 500 W (à volta de 100 euros,quanto paguei). Ao ligar o micro-ondas nem 2 minutos aguentou foi abaixo o conversor e o botão que liga off/on que fica em côr vermelha quando se liga,já não acende a luz,pifou e a luz do painel da 2ªbateria continuava ainda c/carga e eu pensava que a bateria é que podia ficar descarregada mas o conversor continuava ligado
Como já viram sou novo no fórum e esta é outra matéria que não domino, até porque não sei se conversor pifou de vez,peço-vos a v/ajuda.p/compreender as funcionalidades.
Obrigado, cumpts.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
campista
Sócio do CPA
Membro

: Jan, 2008
Sócio Nº 1521
|
 |
« Responder #9 em: 04 Abr 2008, 11:46 » |
|
sobre conversores ha a acrescentar que 99% deles sao de onda quadrada pelo que nao devem ser usados para motores bobinaos como ventoinhas , secadores varinhas magicas (estas apenas o minimo tempo possivel) e afins. Ap+enas nos outros casos com televisores, resistencias, e outros. Um conversor ao qual possam ser conectados motores electricos de bobinas, tem de ser de onda sinusoidal o que custa uma fortuna. Assim, a maioria de nos esta a comer gato por lebre com a historia dos conversores. Quanto a potencia dos mesmos e outro desastre pois um conversor de 1000W, em 12V consome 83Amperes um autntico curto circuito. Penso que a melhor solucao e usar aparelhos de pouco consumo. Eu tenho um conversor de 600W, e para a maquina de cafe que tinha uma resistencia de 1500W. mandei substitui-la por uma de 350w, e tenho bica na AC sem pronlemas de maior, mas mesmo assim so uso ao almoco quando o painel solar esta a dar uma ajuda. cumprimentos
|
|
|
|
|
Registado
|
Mário Rodrigues Faro
|
|
|
MB
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Mai, 2007
Sócio Nº 1286
|
 |
« Responder #8 em: 24 Mai 2007, 00:06 » |
|
Boa noite companheiro "M Couto". Muito obrigado pela explicação: perfeitamente clara, e que está a fazer com que repense toda esta situação. Cumprimentos A Barge
|
|
|
|
|
Registado
|
Armando Barge Ovar
|
|
|
mcouto
Membro de Mérito

: Out, 2006
Visitante Nº 1160
|
 |
« Responder #7 em: 22 Mai 2007, 12:03 » |
|
Companheiro A. Barge,
Muito importante é ver mesmo qual o consumo exacto do micro-ondas e depois adquirir um inversor de corrente (power inverter) preparado para pelo menos o dobro do consumo máximo do equipamento.
É tambem importante que o inversor tenha algumas especificações relacionadas com a segurança do próprio equipamento, dispositivo ligado e circuito da AC. Normalmente além dos fusiveis têm sensores de temperatura e de niveis fracos da bateria que cortam o funcionamento do inversor como medida de segurança.
Convem ter ainda em conta outra situação: o inversor por maior ou menor capacidade que possa ter não faz milagres - a fonte energética é sempre a bateria por isso é prudente para consumos elevados, mesmo que curtos, ter o alternador da viatura a carregar (motor a trabalhar).
Agora vou dar-lhe a minha opinião. O power inverter é uma coisa que parece ser mais fantastica do que é na realidade. Senão vejamos:
- O recurso energético a que eles recorrem é muito limitado (a bateria) logo só são aconselhaveis para utilização com equipamentos de baixo consumo (portateis, pda, telemoveis, aspiradores, TFT, etc).
- para estes equipamentos é preferivel arranjar adaptadores DC/DC (12/24V) prontos a ligar na tomada do isqueiro onde só tem que se escolher o consumo real/interno do dispositivo. A maioria dos equipamentos referidos em cima tem consumos muito inferiores a 12V nativamente e funcionam em corrente continua (DC) por isso não há necessidade de inversores para corrente alternada (AC de corrente alternada não de autocaravana eheheeh).
- os inversores são uns «intrusos» no circuito da AC que aquecem (por vezes muito) e se não forem de boa qualidade podem trazer danos graves ao equipamento.
- Os mais «agressivos» em consumo são os mais caros mas só compatibilizam a corrente para que o micro-ondas trabalhe no entanto a desgraçada da bateria é sempre a mesma apenas é «sugada» mais depressa.
- Tem mesmo a certeza que precisa do micro-ondas? Olhe que a solução apresentada pelo companheiro Jose Rebelo dos bifes ao sol no tablier é engenharia aplicada, ecológica e funciona. Eu e a minha garota cozinhamos muito pouco na AC mas até fazemos torradas no fogão. Quem precisa de fricção molecular quando tem fogo e não tem pressa?
Ahhhh e já me esquecia, uma alternativa mais eficaz ao inversor seria talvez um gerador a gasolina daqueles compactos mas não lhe recomendo por causa do ruido inconveniente para si e os seus vizinhos, alem da questão ecológica que desvirtua um pouco a filosofia do autocaravanista respeitador do ambiente, infelizmente ainda temos que ter um motor de combustão interna que liberta gases para deslocar a AC e já basta esse.
Espero ter ajudado mais qualquer coisa.
Saudações Manuel
|
|
|
|
« Última modificação: 22 Mai 2007, 14:36 por mcouto »
|
Registado
|
Manuel Couto Torres Novas
|
|
|
MB
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio Nº 1286
|
 |
« Responder #6 em: 22 Mai 2007, 00:05 » |
|
Grato pelas informações enviadas (J. Garcia e J. rebelo). Percebo a teoria explanada pelo companheiro Rebelo. Será que pondo o motor a trabalhar durante o tempo de utilização que até será curto (só para aquecer) permitirá que a bateria não tenha uma descarga tão violenta? Entretanto consegui saber hoje, que um representante aqui do norte instala conversores de 1500 W (200.00 €)para abastecer microondas, e informa não haver qualquer problema. Soube que o referido representante utiliza também conversores da electrolux (750.00 €) que diz terem um consumo muito mais baixo.Neste tipo de assuntos prefiro a opinião do utilizador em detrimento da do vendedor, e 750.00€ convenhamos serem ondas a mais. Um abraço A Barge
|
|
|
|
|
Registado
|
Armando Barge Ovar
|
|
|
|
Jose Rebelo
Visitante
|
 |
« Responder #5 em: 21 Mai 2007, 15:39 » |
|
Olá a todos. Um conversor de 1000W será ok, e chega para secador ou microondas (normalmente 750/800w). No entanto existe outro problema. Não esquecer que as baterias não devem nunca ser descarregadas abaixo dos 60% da sua capacidade, simplesmente não é saudável, retira meses (senão anos)de vida ás baterias . As baterias usadas nas autocaravanas (no habitáculo) são baterias de armazenamento e não de “arranque” conforme a que põe o motor a trabalhar, isto para dizer que quando se liga um secador de cabelo por meio de um conversor, o impacto na bateria ou por outras palavras a velocidade com que a energia é retirada da bateria é realmente dolorosa para uma bateria que foi desenhada para ser consumida “Com uma palhinha e não ás trincadelas). A menos que tenha 4 painéis solares de 80w cada e uma bateria de 200ah (minimo) será uma dor de cabeça e também um processo moroso repor toda a energia gasta pelo secador/microondas, isto na tentativa de levar a bateria acima dos 60% , acima referidos . Os secadore de 12/24v são fracos, mas com um pouco de paciência servem, os microondas a 12/24v existem, mas pelo menos aqui na Austrália são caríssimos. Por isso ainda descongelo os bifes no tablier da AC (quando está sol ). Espero ter ajudado. José Rebelo.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
jose garcia
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Fev, 2006
Sócio, Nº 66
|
 |
« Responder #4 em: 21 Mai 2007, 10:14 » |
|
COMPANHEIRO A. BARGE, BOM DIA
PARA LIGAR UM MICRONDAS NECESSITA TER UM CONVERSOR PARA UM MINIMO DE POTÊNCIA DE 800Wats, A BATERIA DO CARRO ASSIM COMO A DE SERVIÇO, NÃO SUPORTA O CONSUMO DO MESMO.
PARA USAR O CONVERSOR TEM QUE TER O MOTOR DO CARRO A FUNCIONAR E MESMO ASSIM COM A PREFERÊNCIA DE DUAS BATERIAS EM PARALELO.
O CONSUMO ANDA À VOLTA DOS 60 Amp/h
Um abraço
j.Garcia
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
MB
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio Nº 1286
|
 |
« Responder #3 em: 21 Mai 2007, 00:31 » |
|
Boa noite a todos. Há por aí alguém que utilize um microondas na AC ligado através de conversor 12/230. Se sim, qual o impacto na bateria. Grato por qualquer esclarecimento sobre o asunto. Saudações A Barge
|
|
|
|
|
Registado
|
Armando Barge Ovar
|
|
|
jose garcia
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio, Nº 66
|
 |
« Responder #2 em: 08 Mai 2006, 13:44 » |
|
Companheira Decas.
Sobre os inversores de corrente 12V DC para 220V AC, já respondi à sua solicitação, caso não a tenha recebido, agradeço que me informe, pois que estou à sua disposição.
Cumprimentos
Jose Garcia
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26
|
 |
« Responder #1 em: 07 Mai 2006, 13:04 » |
|
Bom dia Decas: Se o conversor que indica é uma "caixa" que modifica a corrente contínua da bateria em corrente alterna a 230 V, que também se chama ondulador (por transformar a tensão contínua em tensão alterna, ondulada), convirá ver nas características se a tensão de entrada é para 12 Vdc - também os há para 24 Vdc - e qual a potência em W para ter uma ideia do consumo máximo que requererá à bateria, embora este venha a ser proporcional ao consumo que ligar na saída dos 230 Vac. E não ligar aparelhagem a 230 Vac em simultâneo que ultrapasse a potência em W.
|
|
|
|
|
Registado
|
Mário Caxias Lisboa
|
|
|
Decas
Membro de Mérito

: Jan, 2006
Visitante Nº 1080
|
 |
« em: 04 Mai 2006, 00:06 » |
|
Boa Noite Companheiros,
Pretendo colocar um conversor na minha Triganinha. Aconselharam-me o de 1000W dado querer utilizar o secador de cabelo que tem 750W. Pergunto se há algum problema e se tem algo a ver com a voltagem da bateria? Aguardo a resposta de algum companheiro mais entendido na matéria.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|