Decas
Membro de Mérito

: Jan, 2006
Visitante Nº 1080
|
 |
« Responder #19 em: 04 Mar 2006, 01:27 » |
|
Olá Companheiro Raul, Limitei-me a responder ao seu pedido, num post mais abaixo e ainda neste mesmo tópico que diz o seguinte: Como não há informação sistematizada, aquilo que se sabe (pelo menos que eu sei) resulta da mistura de coisas diferentes: conhecimento por se ter estado no sítio, porque amigos nos contaram, porque vimos nos roteiros dos parques de campismo e, por vezes já tenho telefonado para os parques com o objectivo de saber.
Precisamente por a coisa ser assim é que ajudava cada um contar por aqui o que viu e/ou que sabe existir. Depois já nos seria possível elaborar uma lista organizada que ficaria disponível no site para orientação de todos os autocaravanistas. Estas palavras são suas como não sei utilizar a citação transcrevi-as. Também achei estranho, o seu post uma vez que, este tópico foi por mim iniciado e dele só faria parte um levantamento de necessidades, mas dada a sua insistência deixei aqui mais uma referência. É bom que leia o que escreve ou melhor as respostas que dá antes de chamar à atenção  Depois limitei-me a responder ao Nuno, mas como o companheiro Raul é arrumadinho e vem aí o fim de semana, toca a arrumar o que está fora do sítio, mas arrume as suas também. 
|
|
|
|
« Última modificação: 04 Mar 2006, 01:29 por Decas »
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #18 em: 03 Mar 2006, 23:47 » |
|
Oh Companheira Decas, este tópico tem por título: "onde é preciso construir AS?". Ou seja, destina-se a recolher as opiniões dos AC sobre sítios onde costumam concentrar-se AC sem que aí exista qualquer infra-estrutura de apoio. Se no parque de Albufeira encontrou uma boa área de serviço, então registe isso (com o seu comentário de apreciação/descrição) no tópico correspondente. É mesmo aqui ao lado: http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=100.0
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080
|
 |
« Responder #17 em: 03 Mar 2006, 11:54 » |
|
Olá Companheiros,
Não tirei fotografias das AS do Parque de Albufeira, pois não se justificou, dado estarem dentro dos conformes.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
RDuarte
Membro de Mérito

: Fev, 2006
|
 |
« Responder #16 em: 03 Mar 2006, 10:42 » |
|
OLA A TODOS No sabado passei em Porto Covo e reparei que junto ao Mercado existe um parque com AC, e deu-me a sensação de ver uma AC, a proceder a descarga das aguas, sera que o local e apropriado para descargas de aguas e sanita?? Se alguem conhecer melhor agradeco esclarecimento. Decas, eu sei que não e nada agradável passar um fim de semana regado, mas tambem dizem que o sol quando nasceu, não é para todos 
|
|
|
|
|
Registado
|
Ricardo Duarte Cascais
|
|
|
NunoR
Hero Member

|
 |
« Responder #15 em: 03 Mar 2006, 10:04 » |
|
E como é que são? Tiraste fotografias?
|
|
|
|
|
Registado
|
Um abraço Nuno Ribeiro Charneca da Caparica-Almada
|
|
|
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080
|
 |
« Responder #14 em: 02 Mar 2006, 20:02 » |
|
Olá Companheiros,
Como já sabem estive no Parque de Campismo Clube Albufeira, em Albufeira, dentro do parque existem pelo menos 2 As.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #13 em: 02 Mar 2006, 18:58 » |
|
Companheiro Duarte,
Tem toda a razão quando diz que as AS não estão sinalizadas. Nós somos assim, mesmo quando temos as coisas não sabemos valorizá-las.
Como não há informação sistematizada, aquilo que se sabe (pelo menos que eu sei) resulta da mistura de coisas diferentes: conhecimento por se ter estado no sítio, porque amigos nos contaram, porque vimos nos roteiros dos parques de campismo e, por vezes já tenho telefonado para os parques com o objectivo de saber.
Precisamente por a coisa ser assim é que ajudava cada um contar por aqui o que viu e/ou que sabe existir. Depois já nos seria possível elaborar uma lista organizada que ficaria disponível no site para orientação de todos os autocaravanistas.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
RDuarte
Membro de Mérito

|
 |
« Responder #12 em: 02 Mar 2006, 10:37 » |
|
Ola Raul lopes
Estes dias andei pela Costa Vicentina a procura de AS, e o que reparei foi que de Troia a Sagres, não se encontra placas nenhumas referente as mesmas, procurei até a porta de parques e nunca se vê o simbolo de descarga. Relativamente as que descubriram, foi por vesitarem os sitios por dentro ou por informações constantes no guia do campismo?
|
|
|
|
|
Registado
|
Ricardo Duarte Cascais
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #11 em: 24 Fev 2006, 17:38 » |
|
Nisto de AS em Portugal, quase todas dentro de parques de campismo, parece haver situações para todos os gostos. Por exemplo, a Orbitur tem duas dezenas de Áreas de Serviço de utilização "gratuita", mas o seu uso é exclusivamente para quem pernoita no parque.
Noutros casos (V Nova Mil fontes, Ericeira) é possível a utilização a qualquer um sem pernoitar, pagando.
Noutros ainda, por exemplo nos parques do CCL é possível a utilização sem pernoitar, pagando, mas é exigida a Carta de Campista (nacional=3€; internacional = 4€).
É por estas e outras razões que o levantamento da situação existente é fundamental. Sem prejuízo da utilidade da informação a obter pelas vias já aqui sugeridas, a verdade é que nada dispensa a apreciação de quem realmente as usou. Por vezes está tudo tecnicamente muito bem, mas alguém se esqueceu das condições de acesso e de manobra das Autocaravanas, que por muito portáteis que sejam não se levam ao colo.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
NunoR
Hero Member

|
 |
« Responder #10 em: 24 Fev 2006, 10:26 » |
|
Bom dia Luís
É claro que assim que tivermos elaborada essa lista, para além de a divulgarmos aqui, ela poderá e deverá ser divulgada em vários locais, como revistas, sites e fóruns nacionais e internacionais. Um abraço Nuno
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
A748-2
Visitante
|
 |
« Responder #9 em: 24 Fev 2006, 00:33 » |
|
Boa noite,
Nuno, se a montanha não vem a Maomé, vai Maomé á montanha. O que eu quero dizer com isto, é que, se a revista não vos contactou, se calhar por desconhecimento, porque não o CPA mandar por fax uma carta a disponibilizar-se para fornecer essa informação. Se nos dermos a conhecer, numa próxima oportunidade, em que eles necessitem concerteza que virão ter connosco. Raul, não será mais fácil o clube disponibilizar aqui, as áreas já referenciadas através dos vossos contactos, e depois de um levantamento feito por vós através de fax para todos os parques de campismo em Portugal, inquirindo as reais condições que eles disponiblizam, nessa altura cada um de nós antes de pôr aqui a área, verificar se não consta já da lista. Em França, eles prevêm a utilização das áreas dentro dos parques sem a obrigação de aí permanecer pelo menos uma noite. Mas ao contrário daqueles que lá ficam, nós temos de pagar uma pequena importância. Só, espero que impere o bom senso, e que os parques, só porque nós não ficamos, não se lembrem de cobrar uma brutalidade. Infelizmente, somos um bocado dados á esperteza saloia do lucro fácil.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #8 em: 23 Fev 2006, 23:48 » |
|
Como o Nuno já disse, as áreas de serviço encontram-se entre as prioridades de actuação da nova Direcção que está a equacionar a forma de promover a sua criação e divulgação. Claro que o primeiro problema da Direcção nesta matéria é a falta de informação credível. Consta-se que existem em Portugal quase uma centena de AS (predominantemente dentro de parques de campismo), mas em rigor ninguém sabe dizer onde e com que condições de funcionamento. Por isso foi criado este tópico. Por isso em tempos se criou na secção das Informações um tópico cuja finalidade era identificar as AS existentes http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=100.0. Infelizmente, a resposta dos sócios do CPA ao apelo feito naquele tópico não foi muita. Daí que redobre o apelo: quem souber da existência de AS comunique-nos a sua localização e condições de funcionamento. Todos compreenderão que não se justifica contactar quem quer que seja com o objectivo de criar uma AS se nessa localidade já existir uma.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
NunoR
Hero Member

|
 |
« Responder #7 em: 23 Fev 2006, 15:26 » |
|
Olá Luís
Não tive a oportunidade de ver a referida revista, mas pelo teu comentário parece-me que existiu falta de rigor na elaboração do referido mapa da Europa. Decerto que se tivessem contactado o CPA, seriam dadas informações mais correcta e precisas. Aliás posso-te dizer que a direcção está a elaborar uma lista com as AS que existem no País, incluindo parques de campismo com condições para receberem as ACs, que será divulgada em breve.
Um abraço Nuno
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
A748-2
Visitante
|
 |
« Responder #6 em: 23 Fev 2006, 01:21 » |
|
Boa noite,
Gostava de pôr aqui uma questão, que é a seguinte: Este mês a revista "Le Monde du Camping Car", como oferta, traz o mapa da Europa (além do de França) em que sinaliza as áreas de Serviço em Portugal. Ora, as únicas que aparecem são as de Vale Paraiso na Nazaré e a Turiscampo em Lagos. presumo que sejam 2 parques de campismo. Pelo menos a Turiscampo, sei que é e também sei que este parque/área só aparece porque a gerência deste parque é Francesa. O que me intriga é, onde é que eles recolhem esta informação e quem é que a dá. Não seria um trabalho bom para o CPA, auto nomear-se, como parceiro priveligiado, para fornecer estas informações a esta e outras publicações. Por outro lado, sei que a área de Freixo do Numão (essa sim uma verdadeira área) também por iniciativa de um Francês, não aparece neste mapa. Aliás foi inaugurada com pompa e circunstância por entidades oficiais, até autocaravanistas franceses cá vieram. É pena que isto aconteça, porque baseado neste mapa, um Francês que nos tencione visitar, vai pensar duas vezes antes de vir, porque lá, o que é estranho é não haver, ao contrário de cá.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080
|
 |
« Responder #5 em: 22 Fev 2006, 02:20 » |
|
Olá companheiro Ricardo,
Já localizei o seu trabalho, não está na gaveta e segundo me informaram é de grande qualidade. Não tive tempo ainda de o apreciar, mas logo que possível darei notícias.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Ricardo
Membro de Mérito

|
 |
« Responder #4 em: 19 Fev 2006, 20:24 » |
|
Olá Companheira Decas, Talvez me tivesse explicado mal. Não foi um levantamento das AS que eu fiz. Aquilo que entreguei ao CPA foram dois trabalhos que se destinavam: o primeiro, em PowerPoint, destinado a "convencer" todos os potenciais construtores de AS e o segundo, em Word, explicando as necessidades de uma AS, com esquema de uma possível AS e levantamento dos materiais de construção e uma estimativa de custos.Espero que desta vez tenha sido mais claro. Já agora aproveito a deixa. Creio ser da maior utilidade fazer o levantamento a que se refere e até já "passei" por um, num fórum destes que se dedicam à nossa modalidade. Mas penso que também é importante estabelecer (e divulgar) uma "classificação" quanto à sua qualidade e estado de manutenção. Por ex: na AS de Castelo Branco, na A23, nas duas últimas vezes que lá passei, o local de despejo das sanitas químicas estava totalmente entupido porque, por um lado, quem o utilizou, não deitou água suficiente e, por outro, os reponsáveis pela manutenção da AS, não o visitam com a frequência necessária. Também a "moda" daqueles tubinhos para despejo das cassetes, serve mal para o fim a que se destinam e não permitem despejar sanitas náuticas (dizem que vão acabar mas não é certo e existem alguma centenas em circulação). Se, em seu lugar fizessem uma tampas no chão, sairiam mais baratas e dariam para todos. Dê uma olhada nos trabalhos que devem estar (na gaveta ?) algures no CPA e verá o que quero dizer.
Saudações Ricardo
|
|
|
|
« Última modificação: 14 Mar 2006, 01:35 por RICARDO »
|
Registado
|
José Ricardo Silva Pires Ulgueira – Colares – Sintra
|
|
|
hv52
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio, Nº 1070
|
 |
« Responder #3 em: 19 Fev 2006, 18:34 » |
|
Na sequência do apelo de informação de locais de concentração de ACs sem AS dou a conhecer um local. Situa-se na Praia da Vagueira, um pouco a sul da praia da Costa Nova – Aveiro. É um largo com zona de estacionamento espaçoso, asfaltado a poucos metros do mar, onde é habitual concentrarem-se ACs e sem qualquer AS.
Saudações
|
|
|
|
« Última modificação: 20 Fev 2006, 17:43 por hv52 »
|
Registado
|
Henrique Oliveira Velha
|
|
|
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080
|
 |
« Responder #2 em: 19 Fev 2006, 02:48 » |
|
Olá Luis,
Se calhar precipitei-me na pergunta dado o companheiro Ricardo, dizer noutro post, que esse levantamento já foi por ele feito, no ano passado.
Assim sendo vou tentar saber o que se passa, mas a ideia era mesmo essa, cada um deixava aqui referenciado, pontos do país onde existisse essa concentração de Acs e não houvesse AS, dado que quem visita o fórum tem andado em viagem e conhece esses pontos.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
A748-2
Visitante
|
 |
« Responder #1 em: 18 Fev 2006, 22:53 » |
|
Boa noite,
Decas, normalmente o critério seguido pelos franceses em relação á abertura de AS, é exactamente o facto de sistemáticamente em determinado local se juntarem AC,s. Porque não criar um dossiêr para os locais determinados préviamente, juntar todo o tipo de informação, fotografias com montagens, fotografias de outras AS (mesmo do estrangeiro), e aproveitar os encontros do CPA, para de uma maneira informal reunirmos com o reponsável pela área do urbanismo e apresentarmos a nossa proposta. Repare que em Espanha, maior parte das áreas abertas teve o patrocinio de um partido politico (PSOE).
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080
|
 |
« em: 18 Fev 2006, 02:59 » |
|
Olá Companheiros
O ponto 5, deste rol de intenções ou interesses, que se deve ter em conta para se ser sócio do CPA, manifestou a minha principal atenção, pois já em vários locais, vi linhas e linhas, dedicadas à urgência, da criação de àreas de serviço.
Não sei se já foi feito antes, mas como nada vejo de concreto aqui no fórum lançava aqui um apelo, a todos os companheiros, bem mais conhecedores do país, do que eu, para abrirmos aqui um espaço dedicado a sitios que achassem importantes ou estratégicos e que deveriam ter AS, bem como parques de campismo que dada a sua localização ou interesse, manifestassem o mesmo tratamento, para ver se conseguimos concretizar mais e divagar menos, não é para ofender, o que eu quero dizer, é que, sabemos o que nos preocupa, então passemos à acção.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|