Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Reportagem TVI jornal da uma 28/12  (Lida 412 vezes)
NunoSantos
Sócio do CPA
*

: Mar, 2008

Sócio Nº 1776

« Responder #6 em: 03 Jan 2012, 20:48 »

Acabei agora de ler num outro local do Forum uma intervenção que responde à minha dúvida sobre a possível actuação dos departamentos jurídicos dos clubes. Concordo inteiramente.
Fica-me ainda uma pequena dúvida: não será possível e vantajoso um contacto desses departamentos com a entidade faltosa ? Uma simples carta, mas fundamentada, demonstrando a ilegalidade ou até só a inconveniência, se fôr o caso, da entidade faltosa. Porque os atropelos são repetitivos, acabaria por ser quasi uma comunicação modelo. E dessa comunicação dar conhecimento aos associados, para que esses também ficassem esclarecidos e pudessem fazer algo.

Porque a intervenção que li estava noutro local do Forum, e me parece justificar mais divulgaçao, trancrevo:
"O recurso aos tribunais para dirimir este tipo de abusos é moroso ao ponto de prever que com eventuais recursos possa ter uma sentença ao fim de uns longos anos. Poderão passar dois ou três mandatos das Direcções das entidades que recorressem aos tribunais e sem garantia de uma sentença satisfatória para os autocaravanistas.

Também o acesso aos tribunais implica custos, não só de advogado, como de custas do processo, que pode ser bastante elevado para permitir recurso, pelo menos até à Relação e a maioria das associações vocacionadas para o autocaravanismo não têm capacidade financeira para o fazer. E as que têm capacidade financeira poderão ter que se preocupar com a situação económica das respectivas associações relativamente a um futuro próximo.

Não me parece que a questão possa vir a ser resolvida juridicamente.

A luta, porque de uma luta se trata, tem que ser resolvida politicamente, através da acção dos autocaravanistas individualmente considerados e coordenada, em unidade, pelas entidades que defendem, ou venham a defender, a aplicação prática da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade."
Registado

Nuno Santos
Lisboa
NunoSantos
Sócio do CPA
*

: Mar, 2008

Sócio Nº 1776

« Responder #5 em: 03 Jan 2012, 18:42 »

Porque não sou "expert" no uso das novas funcionalidades dos computadores, não me ofereço p/ ciligir toda a informação/legislação que tenho encontrado na net sobre auto caravanismo. Mas acho que podia ser interessante criar un dossier contendo toda essa informação, e enviar para as instâncias que interferem conosco. Não só as que actuam negativamente (como a TVI, p.ex), mas tambem para as Câmaras Municipais que ainda nos desconhecem, e que assim poderiam, com conhecimento de causa, passar a apoiar o auto-caravanismo.
Mas também penso que os primeiros destinatários deveriam ser os autocaravanistas, pois no comportamento destes há muito a corrigir, e normalmente por desconhecimento (acho eu...). E nas revistas dos clubes não se poderia anexar uns destacáveis, que pudessem ser por nós entregues nos locais que frequentamos ? Confesso que receio a entrega directa aos companheiros que vejo com comportamentos pouco recomendáveis...
E os clubes, como meu que têem acordos com advogados não poderiam actuar contra as "?autoridades?" que se permitem actuações que me parecem ilegais e "autoritárias" ?
Confesso que, por mim, não tenho tido grandes problemas, pois sempre usei a norma de "se não me querem , pior para eles, há mais quem queira".
Mas acho que não é assim que se contribui para um país mais civilizado e desenvolvido...
Registado

Nuno Santos
Lisboa
CAIADO
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Jul, 2010

Sócio Nº 1901

« Responder #4 em: 02 Jan 2012, 20:22 »

Como sócio e residente no Algarve,acho que devemos avançar com o protesto, pois sinto na pele os problemas levantados aos autocaravanistas.
Cumprimentos autocaravanistas
H Caiado
Registado

Hermenegildo Rodrigues
pincos
Sócio do CPA
*

: Jan, 2011

Sócio Nr. 1948

« Responder #3 em: 02 Jan 2012, 19:39 »

Olá boa tarde companheiros/as.
Devíamos de enviar o nosso protesto e indignação a título pessoal ou colectivo com a gravação do noticiário da TVI para a Câmara Municipal e cópia para a Segurança Rodoviária Portuguesa, Comando Geral da GNR, posto local da GNR, e outras entidades que se julgue conveniente. O momento é de união e luta, fico aguardar a opinião do autor do Tópico.
Cumprimentos Pincos
ECosta
Registado

Eduardo Pinto da Costa
Vila Praia de Ancora
Paulo Moz Barbosa
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jan, 2010

Sócio 1882

« Responder #2 em: 30 Dez 2011, 02:21 »

Boa noite,

Como pode este país sair da cepa torta com autarcas destes?
Claro que eles conhecem as regras, só que se estão a borrifar para o que deve ou não ser feito.
No inverno abrem as portas ao campismo na via pública e no verão proíbem o autocaravanismo. Pobre país este.
Nós, os que gostamos de praticar autocaravanismo, cá continuamos a pregar no deserto. Mas não devemos desistir. Haverá um ou outro que seguirá os bons exemplos. Poderemos estar em minoria, mas sempre de consciência tranquila.

Um abraço,
Registado

Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer Camp 622)
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Dez, 2007

Sócio Nº 1369

« Responder #1 em: 29 Dez 2011, 08:55 »

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Infelizmente, não é uma boa imagem a que retrata esta reportagem da TVI!!!!!

Infelizmente, é uma dualidade de critérios que a Autarquia usa que mais tarde provoca confrontos desnecessários entre quem efectivamente pratica Autocaravanismo Itinerante e Autocampismo, Itinerante ou Fixo, por dias, por semanas, ou até por meses!!!!!

Infelizmente, este é o retrato do País de bananas em que vivemos onde as regras não são claras e definidas, onde interessa que assim permaneça para ser aproveitado ao sabor dos vários interesses instituídos!!!

Só assim se compreende como ainda não foram definidas e reguladas as respectivas coimas e sanções para actos de Campismo na Via Pública. É que assim dá para jogar ao gato e ao rato e continuar tudo a tomar um belíssimo café, debater política de cinco tostões, e, ao mesmo tempo, poder continuar a usar da sua autocaravana a 100%, ou, quem sabe, a 200%. Porque não?Huh

Infelizmente, é este o retrato fiel do "autocaravanismo" praticado por a grande maioria dos proprietários de autocaravanas, apoiado inclusive por alguns "Clubes" e até por "coisas"!!!!

Cada vez mais, tenho vergonha de ser autocaravanista em Portugal!!!!!

Um abraço,
Registado

José Gonçalves
Guimarães
http://ohotelrolante.blogspot.com
José Bernardo
Sócio do CPA
*

: Jan, 2008

Sócio Nº 1175

« em: 28 Dez 2011, 23:45 »

a reportagem pode ser vista em:

http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?gal_id=128740&mul_id=13547545&load=1&pagina=1&pos=1

minutos 35.42

Saudações autocaravanistas

José Bernardo
Registado

José Bernardo
Sintra
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: