Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Ideal autocaravanista! O que é?  (Lida 878 vezes)
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006

Sócio, Nº 394

« Responder #9 em: 03 Nov 2011, 20:51 »

Apagada pelo autor
« Última modificação: 15 Nov 2011, 18:43 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Dez, 2007

Sócio Nº 1369

« Responder #8 em: 02 Nov 2011, 09:04 »

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Pincos,

O texto que postei a 24 de Outubro é, infelizmente, o retrato fiel do "Autocampismo em Portugal"!!!

A grande maioria dos proprietários de autocaravanas, não autocaravanistas, e muito menos Itinerantes, agem de facto assim!!!!

E à mínima contrariedade por parte das Autarquias, aqui d'el rei que me mecheram com direitos de circulação rodoviária!!!

E tudo fazem para, de uma forma ou de outra, perpetuarem as práticas de atentados que chocam com tudo e com todos!!!

E se for preciso, constituem-se em organizações, ditas representativas, para imporem pela força os seus objectivos!

Esquecem-se, como manda a boa educação, que devem respeitar antes de mais os interesses dos locais, que aí pagam os seus impostos e nenhum autocaravanista, ou proprietário de autocaravana, aí paga o mais pequeno dos impostos!!!!

Antes de exigirem o direito de, devem promover o diálogo com.

Mas não tem sido essa a prática em Portugal!!!

Critica-se as Autarquias que procuram disciplinar o uso dos espaços, públicos, é certo, mas nem por isso exclusivos dos "autocampistas"!!!

Ele são "aquistas" para exigirem o estacionamento meses a fio em locais de grande visibilidade, logo maior impacto, contra tudo e contra todos!!!

Eles são os "turistas", nem que seja de fim de semana, que chegam sexta-feira ao final da tarde e ocupam tudo o que é estacionamento até domingo à noite ou segunda de manhã, numa barreira visual que em nada dignifica o Autocaravanismo, quanto mais a Itinerância!!! Exemplo, Monte Gordo, Peniche, Figueira da Foz, etc., etc., etc..

É contra este tipo de comportamento, do quero posso e mando, que estou frontalmente contra!!!

E venham os "Clubes" que vierem, as "organizações" e todos os artefactos usados para alcançar o direito de estar acima dos restantes, darei o apoio a quem efectivamente tiver razão, mesmo que isso implique perda de acessibilidade a alguns locais, mas a possibilidade de aceder aos restantes!!!

É tudo uma questão de ter dois olhos na cara e não pensar que por ter adquirido uma autocaravana já sou alguém mais especial com direitos acima dos restantes! Não sou!!! Sou o mesmo José Gonçalves, automobilista, ciclista, pedestrianista, motociclista, que procura antes de mais respeitar os locais e não promover os constantes conflitos que este tipo de gente promove nos locais habituais!!!

Infelizmente, não será o Clube Português de Autocaravanas a mudar esta forma de actuar da grande maioria dos proprietários de autocaravanas!

Terão que ser inevitavelmente as Autarquias a disciplinar e as Entidades Policiais a intervir.

E não são necessárias mais Leis ou Regulamentos!

Basta que se Regulem Coimas efectivas e elevadas para a Prática de Campismo na Via Pública, algo proibido por Lei, e teremos erradicada esta actividade tão apetecida pela grande maioria dos proprietários de autocaravanas!!!

Continuarei ao lado das Autarquias, já que estas são eleitas pelos locais com o objectivo de defender os interesses destes e não dos "visitantes indesejáveis"!

Custa-me ver, aqui em Guimarães, estes atentados e não entendo que, apenas por serem "turistas" já têm o direito de tudo e mais alguma coisa sobre todos os outros!!!

Aqui, eu sei onde me dirigir para correr com este tipo de gente que não é uma mais valia, muito pelo contrário!!!

Nas outras localidades, não é assim tão fácil fazer com que as Autoridades Policiais actuem em conformidade e com a celeridade necessária, ao invés de ficarem comodamente instaladas em secretárias ou à caça da multa por excesso de velocidade!!!

É tudo uma questão de Bom Senso, algo que tem faltado ministrar nas Escolas!!!

Um abraço, e até sempre,
Registado

José Gonçalves
Guimarães
http://ohotelrolante.blogspot.com
pincos
Sócio do CPA
*

: Jan, 2011

Sócio Nr. 1948

« Responder #7 em: 01 Nov 2011, 21:29 »

Companheiro Ameneses o texto é de facto muito interesante. Eu também sou AUTOCARAVANISTA ITENERANTE, vamos comentar.
 Como sabem o tema presente é,“IDEAL  AUTOCARAVANISMO! O QUE É”, mas perante afirmações ou declarações «…existirá sempre quem queira servir-se do Autocaravanismo como forma de se afirmar e possivelmente, muito provavelmente, obter dividendos  pessoais, senão vejamos as mais recentes declarações…», adiante, apenas comentarei e opinarei a partir da afirmação, «…A ditadura funciona realmente assim…» etc, etc, etc.
«A ditadura funciona realmente assim, eu quero, posso e mando, já que sou "autocaravanista"!!!!»
Companheiros, eu como Autocaravanista, /cidadão, pai, chefe de família, profissional  com responsablidades de chefia, nunca tive comportamentos de ditador e como eu, certamente a esmagadora maioria dos Campistas, Caravanistas ou Autocaravanistas.
Não devemos generalizar ou medir todos pela mesma bitola, somos livres, estamos num pais democrático, cada um segue o ideal, a religião ou o partido que quiser. Se o cidadão A ou B não souber fazer a escolha certa, o problema é dele.
O companheiro é Autocaravanista, certo? Pergunto, revê-se com comportamentos, «…eu quero, posso e mando, já que sou "autocaravanista"!!!...» Penso que não.
«…Agora quero uma lei à medida do "Campismo", que me permita fazer campismo na via pública como quem não quer a coisa;
Agora quero uma lei à medida do "autocaravanismo", que me permita transportar a minha casa, com estendal de roupa incluído e a cervejola bem geladinha, para onde me apeteça;
Agora quero uma lei à medida do "automobilismo" para poder ficar o tempo que quiser onde bem me apetecer contra tudo e contra tudo!!!
E assim vão os interesses do Autocampismo, Itinerante diga-se, com representação em pessoas, "clubes" e coisas….»
Como cidadão, automobilista, campista, autocaravanista, sócio de alguns clubes de campismo caravanismo e autocaravanismo, nunca defendi, não defendo, condeno tudo que acima se refere e como eu, certamente a esmagadora maioria dos campistas, caravanistas e autocaravanistas
«…Infelizmente, há gente com autocaravanas que não é digno de ser chamado sequer autocaravanista, quanto mais itinerante!!!..»
Neste ponto, é capaz de haver alguma razão, conheço alguns que têm comportamentos 3º mundista no nível mais negativo, outros há que têm uma personalidade acima da média mas sem utilidade social e humana.
«… Da minha parte, há muito que escolhi o caminho da denúncia nas Entidades, leia-se Autarquias, das anormalidades que são defendidas publicamente…»
O que eu esperava era uma escolha positiva como autocaravanista que diz defender.
Esperava que denuncia-se, no momento da observação, às entidades fiscalizadoras, (policia, GNR), os abusos e o desrespeito pelas regras do código da estrada e a falta de civismo de todos caravanistas, autocampistas e autocaravanistas.
Quando se escreve com ironia e sem fundamento:
«…Os labregos e os bacocos que paguem que eu já gastei todos os meus recursos económicos em adquirir uma autocaravana por livre e espontânea vontade!!!!...» 
Pouco mais há a dizer, os coveiros do autocaravanismo existem onde menos se espera.
A luta continua até á vitória final.
Cumprimentos  Pincos
Registado

Eduardo Pinto da Costa
Vila Praia de Ancora
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006

Sócio, Nº 394

« Responder #6 em: 24 Out 2011, 19:57 »

Apagada pelo autor
« Última modificação: 15 Nov 2011, 18:44 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1369

« Responder #5 em: 24 Out 2011, 13:20 »

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Por muito que se fale e se apregoe, por muita razão que se tenha ou deixe de ter, por muitas Instituições representativas ou nem por isso, existirá sempre quem queira servir-se do Autocaravanismo como forma de se afirmar e, possivelmente, muito provavelmente, obter dividendos pessoais, senão vejam-se as mais recentes declarações que afirmam que já não interessa se quer que existam estruturas representativas a defender a causa e os objectivos autocaravanistas, basta que se agrade a uns autocaravanistas e está tudo bem!!!

A ditadura funciona realmente assim, eu quero, posso e mando, já que sou "autocaravanista"!!!!

E com mentalidades destas, de quem realmente quer algo que lhe permita simplesmente jogar ao sabor dos interesses, não vamos a lado nenhum!!!

Agora quero uma lei à medida do "Campismo", que me permita fazer campismo na via pública como quem não quer a coisa;

Agora quero uma lei à medida do "autocaravanismo", que me permita transportar a minha casa, com estendal de roupa incluido e a cervejola bem geladinha, para onde me apeteça;

Agora quero uma lei à medida do "automobilismo" para poder ficar o tempo que quiser onde bem me apetecer contra tudo e contra tudo!!!

E assim vão os interesses do Autocampismo, Itinerante diga-se, com representação em pessoas, "clubes" e coisas!!!

É tudo ao sabor do vento e das vontades de uma meia dúzia que quer à viva força ser superior a todos os outros, impondo a quem respeita as suas regras de libertinagem!!!!

Não adianta pois estarmos a discutir o sexo dos anjos pois já sabemos de ante-mão que são neutros, o que quer que isso queira dizer!!!!!!

É pena, que existam pessoas que tudo dão em prol de uma causa pública, e sejam menosprezadas por almas de outro mundo que não sabem bem o que é Autocaravanismo!!!

É pena, que existam Clubes sérios que tudo fazem pelo dignificar de uma causa e exista quem se limite a querer antes dos outros os seus próprios desejos mais preversos!!!

É pena!!!

Mas que fazer?

Não adianta dar satisfação a quem dela se sente superior!

Infelizmente, há gente com autocaravanas que não é digno de ser chamado sequer autocaravanista, quanto mais itinerante!!!

É só o meu desabafo por uma guerrinha de guerrilha que não nos vai levar a lado nenhum!

Da minha parte, há muito que escolhi o caminho da denuncia nas Entidades, leia-se Autarquias, das anormalidades que são defendidas publicamente!

Um abraço e até sempre,
Registado

José Gonçalves
Guimarães
Papa Léguas.
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jan, 2010

Sócio Nº 1869

« Responder #4 em: 23 Out 2011, 19:25 »

Campismo, caravanismo e autocaravanismo são práticas de um mesmo ideal.

Antes de os puristas do autocaravanismo me condenarem à fogueira dêem-me o direito de me defender pela heresia (segundo os mesmos) que acabo de proferir.

O Campismo terá nascido há já alguns milhares de anos com a utilização de tendas onde os militares, nas expedições guerreiras que faziam, se abrigavam.

Posteriormente o campismo desenvolveu-se como um processo de ensino infantil e em 1908 Baden Powel concebeu o escutismo.

Recentemente, após o desenvolvimento industrial, o “campismo” sofre modificações, torna-se essencialmente turístico e é formatado e enquadrado através de associações. Os Parques de Campismo nascem, não só como uma consequência deste enquadramento, mas como uma resposta às necessidades básicas, inclusive sanitárias, dos turistas itinerantes, nomeadamente dos menos habilitados economicamente. E a formatação da prática do “campismo” e dos Parques de Campismo que passam a ser considerados um sector de turismo e, consequentemente, uma mais-valia económica, inclusive ao nível das receitas fiscais, contribuem para a promoção e a implementação de leis de natureza coerciva. Ou seja, às velhas regras auto-reguladoras do “campismo”, conceitos cívicos voluntariamente aceites, juntam-se agora normas obrigatórias e cujo incumprimento é penalizado.

O chamado “Parquismo” (que nada tem a ver com campismo) é uma situação tolerada pelos Parques de Campismo para, na maior parte dos casos, prover a solvência económica dos mesmos.

Com o acesso mais fácil ao meio de transporte motorizado pessoal criam-se as condições para que o “campismo” passe a ser também feito com caravanas e autocaravanas.

Tenho vindo a colocar aspas na palavra campismo para fazer a diferença entre o antigo (campismo militar e educacional) e o novo campismo (sector de turismo).

Se o campismo e o caravanismo recorrem a Parques, aptos para a prática destas modalidades, por imposição legal, nascida da formatação e enquadramento dado ao “campismo”, por via da disciplina económica necessária à obtenção das mais-valias (que estas actividades turísticas criam), já o autocaravanismo surge como uma modalidade quase autónoma que, em teoria, parece não necessitar de apoios para a sua prática.

Porque me parece que as ideias básicas, neste particular, estão definidas, caminhemos agora por uma outra estrada que, através de uma alegoria, nos faça (talvez) compreender o ideal “campista” e o campismo, caravanismo e autocaravanismo como práticas desse mesmo ideal.

No mundo existem as religiões (ou, se preferirem, existem as igrejas) Copta, Católica, Ortodoxa, Protestante. Todas elas são diferentes, mas têm um ponto comum (ou, se preferirem, um ideal comum), o cristianismo, através de Jesus da Nazaré.

As igrejas (religiões) referidas têm formas diferentes de professar a respectiva fé, mas, têm um ideal comum: o cristianismo.

As igrejas (religiões) referidas têm formas diferentes de professar a respectiva fé, mas, têm alguns valores comuns entre elas.

A maioria dos que me lêem já entendeu aonde quero chegar. Efectivamente, o mesmo se passa com o campismo, o caravanismo e o autocaravanismo.

Não existe (?) um ideal que defina exclusivamente cada uma das práticas (campista, caravanista e autocaravanista) por si só, mas, é perfeitamente compreensível e desejável que exista um ideal em que todos se revejam.

Numa mensagem escrita em 9 de Outubro passado no Fórum do CampingCar Portugal, o nosso Companheiro Autocaravanista “Mcas” avançou com uma definição que considerou poder ser o “ideal autocaravanista”, com o que não concordei, porque, essa definição adapta-se perfeitamente a um ideal comum das práticas campistas, caravanistas e autocaravanistas.

Não será assim? Adaptando a mensagem não poderemos assumir que Campistas, Caravanistas e Autocaravanistas se revêem neste ideal:

O “NOSSO IDEAL” centra-se na satisfação de viajar, na fruição dos espaços naturais ou humanizados, no prazer da contemplação artística, nos contactos multiculturais, nas manifestações folclóricas e civilizacionais, nas expressões do que é um povo, um país, uma região. É desta forma que tanto se aprecia a montanha como o mar, as cidades e as pequenas aldeias, se calcorreia diferentes países, se visita museus e monumentos, se assiste a espectáculos, feiras e romarias, se provam os produtos das regiões, e se diz, orgulhosamente, “eu estive lá, eu vi, eu sei como é”.

O mundo avança exponencialmente no campo das tecnologias e não surpreenderá que no próximo século o turismo espacial seja uma realidade e que surjam as “Espaçocaravanas” com necessidades e problemas semelhantes às dos autocaravanistas do nosso tempo, mas com um ideal igual ao acima transcrito. E, em vez de 3 formas diferentes de praticar o mesmo ideal teremos quatro.

O “tipo” (ou outra palavra menos bonita) ensandeceu, exclamarão entre gargalhadas alguns (muitos?) dos que me lêem. Em todas as épocas há quem ria e, porque são mortais, não ficam por aqui para ver a concretização do que motivou as extemporâneas gargalhadas.

Outra questão com que nos deparamos é a designação que as associações e as leis dão a estas práticas. As associações, na sua maioria, auto-designam-se por campistas e caravanistas. Tenhamos consciência que nas épocas da constituição das associações o autocaravanismo ou não existia ou era praticamente desconhecido. Posteriormente, a mudança de nome das associações não é feita ou por questões emocionais dos associados ou pelo reconhecimento que nome tem como marca que valoriza a associação ou, até, por uma questão financeira. Contudo, muitas já são as que alteraram os respectivos estatutos e assumem a prática do autocaravanismo no seio de associações que se identificam como campistas e caravanistas.

Uma designação que inserisse as três práticas de um mesmo ideal (campismo, caravanismo e autocaravanismo) seria a solução desejável. Enquanto isso se não verifica continuaremos a chamar-lhe “campismo”.

Quanto aos valores comportamentais (campistas, caravanistas e autocaravanistas) já afirmei que cerca de 70 a 80% das regras estabelecidas para os comportamentos que os campistas, caravanistas e autocaravanistas devem seguir são quase, senão mesmo iguais, às que o “código campista”, as “Boas práticas campistas”, a “Cartilha do Autocaravanista”, as “Regras de Ouro” ou o “Respeito Autocaravanista” preconizam entre si. E são semelhantes ou iguais porquê? Porque as normas são regras de civismo e, como tal, aplicam-se a qualquer cidadão.

A questão última, com que pretendo encerrar a minha participação neste tópico, prende-se com o saber se o Movimento Campista, Caravanista e Autocaravanista está disponível para adoptar um ideal comum, o “NOSSO IDEAL”.

¿ Vale a pena lutar em unidade e pela unidade deste Movimento com práticas distintas?

« Última modificação: 23 Out 2011, 19:27 por Papa Léguas. » Registado

Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
www.papaleguaspt.blogspot.com
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas.
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1869

« Responder #3 em: 08 Out 2011, 23:04 »

Saúde para todos.

Portugueses não distinguem Autocaravanismo de Campismo

Quero principiar por fazer um esclarecimento para que não venham a verificar-se intervenções que pouco ou nada têm com o ou os temas em discussão.

O facto de nas minhas intervenções poder ou não, concordar ou discordar, de alguma ideia não significa em si mesmo que tenha qualquer tipo de animosidade contra o autor ou o mensageiro da ideia.

Nesse sentido, como já neste Fórum referi, em nenhum momento, salvo alguma excepção, entrei em diálogo directo com quem quer que seja, pois, como é notório nas minhas mensagens, não me dirijo a ninguém específico, optando por dirigir-me a todos, forma que utilizo para centrar as atenções apenas nas ideias. Também se não pode extrair deste procedimento uma forma de superioridade moral, intelectual ou outra qualquer, ou mesmo qualquer intenção de subalternizar quem escreve neste Fórum.

Tenho para mim que o facto de duas ou mais pessoas discordarem ou defenderem ou interpretarem diferentemente uma ideia não devem, por esse facto, agredirem-se física ou psicologicamente. Parto, evidentemente, do princípio básico de que essas pessoas são estruturalmente honestas na defesa ou contestação das ideias.

Posto isto, direi sobre o tema, que a palavra “Autocaravana” embora não constando do dicionário que normalmente consulto (Houaiss, edição de 2005) entrou já no vocabulário dos portugueses para designar um veículo que serve de alojamento para a prática de campismo e se move por si só.

Pode também constatar-se que ao nível legislativo a palavra autocaravana aparece indiferenciadamente com um grafismo distinto: Autocaravana / Auto caravana.

E, obviamente, existe legislação que define o que é o veículo autocaravana.

Mas não é de autocaravanas que, pelo menos eu, quero falar. Claro que não há autocaravanismo sem autocaravanas.

Então do que é que eu quero falar?

Estou a falar de se definir Autocaravanismo para sustentar a criação de um ideal, tal como, por exemplo, quando a prática do campismo se enquadrou, já lá vão alguns anos, numa forma educacional.

Ou se cria e se define um ideal (?) para o autocaravanismo ou este será sempre uma modalidade afim do campismo.

O Campismo, até é encarado como um sector do turismo em que a autocaravana, a tenda e a caravana são considerados como equipamentos para a prática desse campismo. E esta noção está de tal forma enraizada na mente dos portugueses que, talvez por isso, a maioria esmagadora dos mesmos não distingue o sentido dado a Autocaravanismo da ideia de Campismo. E isso continuará a ser assim, enquanto não for colectivamente assumido e divulgado um ideal autocaravanista que nos permita soltar o grito do Ipiranga.

Mas não é fácil!

Voltarei a este tema

Saudações Autocaravanistas

Registado

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1369

« Responder #2 em: 08 Out 2011, 19:33 »

Boa tarde Companheiro Paulo Moz Barbosa,

De facto temos muito que aprender, e morreremos sem tudo saber!

O "problema", do Autocampismo, não é propriamente o desconhecimento das raízes do Autocaravanismo, nem mesmo a negação das suas origens, mas antes o pensarem que já sabem tudo e que os outros é que estão errados, que são uns "pacóvios" e uns "bacocos"!!!

E sob esse pretexto, de já saberem tudo, de serem os donos da verdade, e pensarem estar acima de todos os outros, é que existem os confrontos com as Autoridades Administrativas, confrontos com os Residentes e até com todos os Utilizadores do Espaço Público!

Isto, para não falar dos confrontos com os outros Clubes representativos do Autocaravanismo, que não se cingem apenas ao Clube Português de Autocaravanas! Existem imensos Clubes de Campismo e Caravanismo que incluem nas suas Estruturas mais Autocaravanistas que têm sido sistemáticamente desprezados e ignorados por essas "almas" iluminadas apenas porque são estruturas base de Campismo e Caravanismo! Mas o Autocaravanismo está lá, e BEM REPRESENTADO!!!

Mas continuemos a observar o horizonte, onde os fumos de "guerra" aparecem um pouco por toda a parte e nos possam levar a apreender um pouco mais de como sair deste imbróglio!!!

Quando estivermos na condição de DIALOGANTES e não Impositores, ou até impostores, talvez aí encontremos uma solução sem negar o passado e pensando no Futuro.

Não é negando-se o Passado, ou mesmo renegando-o, que se consegue construir um Presente a pensar no Futuro.

Quem não tem passado não é coisa nenhuma!!!

Penso eu de que!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
Registado

José Gonçalves
Guimarães
Paulo Moz Barbosa
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio 1882

« Responder #1 em: 08 Out 2011, 18:04 »

Boa tarde,

Quando, há cerca de 44 anos, comecei as minhas lides campistas, não se falava em autocaravanismo. Mais tarde lá apareceram os "pão de forma" com algumas adaptações, mas os seus utilizadores iam para os parques de campismo, já que era aí que encontravam sanitários e locais para lavarem a louça e/ou roupa.
Com o aparecimento das primeiras autocaravanas, já autosuficientes, os seus proprietários não deixaram de ser campistas, pois mantiveram hábitos de muitos anos e continuaram a ir para os parques de campismo.
Terá sido por isso que os portugueses não souberam/ não sabem distinguir o autocaravanismo do campismo? É bem provável.
Eu próprio, só quando dei comigo dentro de uma autocaravana, comecei a perceber a diferença. E aqueles que nunca praticaram nenhuma das modalidades? Simplesmente não distinguem.

Em boa hora, pois mais vale tarde do que nunca, este tema aqui aparece. Vou estar atento a todas as colaborações, pois ainda tenho, de certeza, muito que aprender.

Um abraço,
Registado

Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer Camp 622)
Papa Léguas.
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1869

« em: 05 Out 2011, 23:10 »

Saúde para todos.

Ideal autocaravanista! O que é?

Quando se fala de autocaravanismo, ao nível das entidades vocacionadas preferencialmente para o mesmo, é hábito defini-lo como uma modalidade de turismo itinerante. Mas, o autocaravanismo será só isso?

Procurei e, talvez por não ter procurado melhor, não encontrei nenhuma definição de autocaravanismo que me satisfizesse.

A título de exemplo dou a conhecer duas definições:

O autocaravanismo, por definição, será a prática de turismo itinerante, em veículo automotorizado, devidamente preparado por forma a permitir conforto e autonomia aos seus ocupantes.”

António Cunha (Colocado em 18 de Janeiro de 2008 no Fórum do CPA - http://www.cpa-autocaravanas.com/forum/)

Modernamente o autocaravanismo constitui uma modalidade híbrida de turismo, que se pode processar com estacionamento para pernoita de modo livre, ou seja em qualquer local não proibido, ou em locais especialmente adequados para o efeito, incluindo parques de campismo.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Autocaravanismo)

Como se pode constatar ambas as definições transcritas reportam o autocaravanismo a turismo itinerante, mas de uma forma que me parece redutora e que não “apanha” o âmago que sinto que o autocaravanismo, enquanto ideal, pode vir a transmitir.

A necessidade de construir uma definição, que seja o corolário de um ideal autocaravanista que também precisa de ser construído e assumido pelos praticantes, torna-se premente, sob pena de os ideais campistas altamente enraizados no nosso País se sobreporem.

É, também, através da criação de um tipo de linguagem autocaravanista que se contribui para a independência do autocaravanismo e o reconhecimento do mesmo como uma actividade autónoma.

Um exemplo:

Os autocaravanistas tratam-se, entre si, por Companheiros. Esta é uma expressão com muitos anos, usada pelo Movimento Campista e que os autocaravanistas utilizam. Como disse no parágrafo anterior a construção de um ideal autocaravanista também passa pelo uso de uma linguagem nova e/ou uma linguagem que identifique e autonomize o autocaravanismo. Porque não, então, não passar a usar uma adjectivação para a palavra Companheiro.

Não é por acaso, nem por pretensiosismo, que me dirijo a um autocaravanista com o tratamento de Companheiro Autocaravanista.

Um espaço electrónico, como um Fórum, pode ir progressivamente construindo o “ideal autocaravanista”, com o contributo de todos, para, posteriormente, se poder com o máximo de precisão possível definir o que é autocaravanismo.

Voltarei a este tema.

Saudações Autocaravanistas.
Registado

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: