Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Juventude no autocaravanismo:onde andas?  (Lida 1783 vezes)
Joao Silva
Visitante
« Responder #19 em: 01 Mar 2008, 11:28 »

Bom dia Companheiros

Muito obrigado pela boa recepção!

Companheiro MSilva já ando a pedir antecipadamente ao meu pai para quando tirar a carta me deixar passar uns fins-de-semana na AC com os amigos, acho que me fará a vontade, logo se verá.... já agora muito obrigado por se disponibilizarem para qualquer apoio!

Boas João Silva,

Bem-vindo, de facto existe um local para apresentação creio que se chama "Auto-retrato dos membros do fórum" mas não tem importância o local onde decidiste colocar a tua mensagem de apresentação o importante é o que nos transmites. Por um lado acompanhas os teus pais nas viagens em autocaravana o que vos deve transmitir uma imensa felicidade, por outro lado apelas á juventude para ser mais participativa, bravo pela tua iniciativa.

Caro North é verdade que os fins-de-semana são muito bem passados com os pais, até aproveito a boa disposição de ambos para fazer uns pedidos e tal.... Grin

Cumprimentos,
João
Registado
Firepigeon
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Fev, 2008

Sócio Nº 1469

« Responder #18 em: 01 Mar 2008, 02:37 »

Podem experimentar o próximo encontro TrincaCon08 Abrantes, que já anunciei aqui no forum, que junta precisamente os jovens dos 8 aos 80!!

Manuel Pombeiro
aka  Firepigeon
LUDO  ERGO  SUM
Registado

Manuel Pombeiro
Cascais
North
Membro de Mérito

: Jun, 2007

Visitante Nº 1276

« Responder #17 em: 01 Mar 2008, 00:15 »

Boas João Silva,

Bem-vindo, de facto existe um local para apresentação creio que se chama "Auto-retrato dos membros do fórum" mas não tem importância o local onde decidiste colocar a tua mensagem de apresentação o importante é o que nos transmites. Por um lado acompanhas os teus pais nas viagens em autocaravana o que vos deve transmitir uma imensa felicidade, por outro lado apelas á juventude para ser mais participativa, bravo pela tua iniciativa.
Registado

Carlos da Silva
Cascais
msilva
Membro de Mérito

: Ago, 2006

Visitante Nº 1053

« Responder #16 em: 29 Fev 2008, 23:48 »

Boa descrição do que sentem os nossos filhos quando nos acompanham durante a  adolescencia, mas o certo é que o bichinho fica. Mais tarde depois de namoros consentidos e abençoados voltam a fazer-nos companhia e até a pedir a A/C emprestada.
João não percas o bichinho e começa a pensar em tirares a carta de condução para pedires ao pai a A/C emprestada e ires com os amigos(as) cortir o fim-de-semana.
Vem aqui ao fórum tirar todas as duvidas que tiveres, um grupo de cotas conhecedores estão prontos a dar-te apoio.
Um abraço
MSilva
Registado

Mário Silva
Loures
Joao Silva
Visitante
« Responder #15 em: 29 Fev 2008, 21:03 »

Boa tarde companheiros

É a 1ª vez que escrevo no fórum...nem sei se existe algum local para apresentação.
A razão pela qual escrevi é que sou um dos da nova geração (17 Anos), faço parte do pequeno grupo dos jovens que ainda acompanham os pais, e faço muitas vezes a mim mesmo a pergunta 'onde andam os jovens?' porque nota-se uma ausência de pessoas da minha idade, eu desde muito novo que fui habituado a acampar e desde que os meus pais compraram uma AC (à cerca de 2 anos) que ando a maioria das vezes com eles, acho que apanhei o vício... Grin      Mas muitas vezes penso que se houvesse mais pessoal da minha idade a acompanhar os pais pelo menos nos fins-de-semana, ficaríamos a ganhar, porque faziam-se novas amizades, podiam-se fazer actividades juntos, até mesmo diversão nocturna..... Fazermos tudo o que se faz quando ficamos em casa mas com o bónus de ser num local diferente e com amigos diferentes.
Peço desculpa por me ter esticado, mas este tema diz-me muito, 'sofro' isto na pele....acho que os jovens precisam de um impulso para entrarem umas vezes numa AC, depois passa a ser um vício.
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #14 em: 01 Ago 2007, 23:22 »

Caro Rui Guedes, a infância acompanha bem os pais A-C's.
A dificuldade começa na juventude...
Se a alguém lhe ocorrer uma actividade a-c dirigida predominantemente à juventude, para reunir os sócios com filhos nessa faixa de idade, que divulgue aqui as linhas gerais e, porventura, a apresente à Direcção.
Até à vista
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Rui Guedes
Visitante
« Responder #13 em: 02 Jul 2007, 08:52 »

Caros companheiros: 
   Amigo Aleluia, o gosto   pelas viagens e aventuras não pode começar aos 17 anos. Lembro-me de tempos remotos ( anos 80s e poucos) tinha eu 6 ou 7 anos, numa velhinha Toyota Hiace, com um estrado na traseira e um colchão, correr o país inteiro na companhia dos meus pais.
   Hoje com 33 anos, tenho uma filha com 6 que entra em estado de euforia quando lhe comunico que vamos sair de AC, que adquiri á cerca de 3 anos.
   Por isso não a censure, duma vêz que certos habitos se adquirem en tenra idade.
   Abraços. Grin
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #12 em: 29 Jul 2006, 01:33 »

Caro Raúl Lopes, não é só a rúbrica das sondagens que despertou fraco interesse, como comentou há poucos dias.

Quando lancei este tópico, julguei que iria promover a discussão de um facto que afecta todos os AC's pais com filhos adolescentes.  Mas a "sondagem" ficou-se pelo zero vírgula qualquer coisa...
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #11 em: 11 Fev 2006, 16:03 »

Pais AC's, então não querem partilhar connosco as vossas impressões/opiniões/experiências sobre este tópico?
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Mário Caxias
Visitante
« Responder #10 em: 14 Jan 2006, 22:08 »

Caros pais AC's participantes neste fórum:
Algum de vós esteve no 28º Encontro CPA, entre Mértola e Castro Verde, em Maio passado?
Tentámos incluir alguma actividade que agradasse aos jovens, como foi o caso do "passatempo rolante" que requeria perspicácia de observação ao longo do trajecto para encontrar respostas a algumas perguntas, além de outras de cultura geral e relacionadas com o Alentejo.
Também fizémos um inquérito aos sócios presentes, cujo resultado publicámos no Boletim de Julho e que transcrevo no que respeita aos filhos:
"Perguntávamos quando decidiu vir e se trazia filhos; responderam 3/4. (...)  80% dos sócios têm filhos, mas só 1/3 dos sócios novos e ¼ dos antigos os trouxe."
Não se esqueçam de apresentar sugestões fundamentadas para organizar uma actividade vocacionada para os sócios com filhos!
Cordiais cumprimentos     Mário Caxias
Registado
TOPDRIVER
Visitante
« Responder #9 em: 08 Jan 2006, 17:55 »

Boa tarde,

Pessoalmente, a minha opinião é a seguinte, nós os "cotas" somos os agentes de viagens dos nossos filhos. No fim de contas, quanto mais aliciantes tiver a estadia a "bordo", os "locais" visitados, a comida servida durante a viagem(quanto mais plástica,melhor!!)
mais eles se sentem tentados a... viajar na nossa "companhia".
Bem vindos a bordo! Grin

T.P.
Registado
Mário Caxias
Visitante
« Responder #8 em: 07 Jan 2006, 00:06 »

Caros pais algo desacompanhados dos seus rebentos:
Fico animado que este assunto vai merecendo alguma atenção da vossa parte!
Estando no início de um novo ano com os usuais desejos de FELIZ Ano Novo, porque não tentarmos contribuir para essa felicidade familiar experimentando propor à nova Direcção, a surgir dentro de três semanas, sugestões fundamentadas para organizar uma actividade vocacionada para os sócios com filhos?
Vão alinhavando umas ideias, para transmitirem logo que possível.  Lembro que as actividades do CPA têm de ser planeadas com alguns meses de antecedência.
Votos de bom início de Ano Novo (e tentem concretizar um dos ditos desejos!)     Mário Caxias
Registado
jorge santos
Visitante
« Responder #7 em: 29 Dez 2005, 20:12 »

Companheiros,
Muito se aprende neste fórum, se bem que aqui e além aparece a designação meio carinhosa dos "cotas"(têrmo
que as minhas netas usam quando se referem a nós) como alguém longe da juventude e um pouco retrógrado
nas ideias. Já ultrapassei essa fase, estando mais a caminho de ir "jogar às pedrinhas"com Matusálém, enquanto me
preparam a pirâmide para fazer companhia às múmias.
E, tudo começou perante a dúvida -  Onde levar os nossos 7's, 15's,16's e 17's Huh
Na pré, pré-história, havia uns senhores dominantes a que chamaremos Controladores e na defesa do grupo não
permitiam quaisquer devaneios aos seus descendentes. Passados alguns milénios, êstes filhos dos Controladores,
que arrostavam com a selva, das salas de aulas, lutas épicas, dos recreios e dos sem número de tentações nos
caminhos para as cavernas Pensaram, eh lá - Para que preciso eu da supervisão dos "caretas" ou controladores,
quando me divirto mais com a "malta" da minha idade--- Tinha nascido a Emancipação... Doença inócua, que
ataca mais cêdo ou mais tarde, consoante o grau aventureiro de cada um.
Os "Controladores, gente inteligente e batida, tinha já utilizado os principios da Emancipação na sua juventude,
reconheceram, êles precisam de liberdade, encontrar o seu próprio "modus vivendum" ?"os seus eletrônicos e os
amigos globais e cá estamos nós para dar uma achega de vez em quando.  Os "controladores" leia-se, pais, com a
faceta genial de saber esperar, raciocinaram «« Quando tiveres a minha idade é certo e sabido que queres a
companhia dos velhotes»»
E o mundo continuou a rolar serenamente, para alegria e contentamento de todos.
Mas, eis que controladores por razões próprias (e ninguém tem nada com isso) querem levar as "flausinas" e os
"chavalos" com êles!!!
O avô "super cota" responde:  Parque Temático de Olmedo; Mérida; e outros, na fronteira da visinha Espanha
(consultem Anaf-ZS) Férias grandes, Eurodisney, França; Madurodam, Holanda etc.etc.
Encontros por faixa etária ?  Nunca, Nunca, jamais !!!
O que é bom é " todos ao mólho e fé em Deus ".
Querem privar-nos de aprender com os novos ? Quem foi que inventou " os chatos dos "cotas" e " tá bué  da fiche
neé meu" senão os jóvens. Não foram os 40's e 50's. Deixem-me olhar os não tão jóvens, a escalar as ameias
dos castelos e a fazerem uma boa farra, enquanto eu digo para a senhora de cabelos brancos ao meu lado-
ah, ah, lembras-te que nós faziamos o mesmo há trinta ou quarenta anos atrás ?
Encontros de faixa etária para velhos ?  Que deprimente !!!
Velhos babádos de braguilha aberta e calças empapadas a olhar extasiados para a companheira com óculos mais
grossos que o fundo de uma garrafa e a pensar na Jane Russell ou Maria Montez !!! Patético !!!
É preferível( se eu vencer a luta feroz com o meu computador... êle continua a vencer) contar-lhes todas as
aventuras e desventuras autocaravanistas. Todas de um passado recente, umas de ferver o sangue outras de o
gelar e ainda mais outra, em que se acredita em Deus.
Enquanto não acontece,
Para todos os companheiros :
FELIZ ANO NOVO, PLENO DE PROSPERIDADES.
Jorge Santos
Cascais
Registado
Zeca Santos
Visitante
« Responder #6 em: 28 Dez 2005, 13:39 »

Olá Companheiros,

Não me levem a mal, mas julgo que não devemos de tentar arranjar programas para a juventude, pois eles sabem pensar por si.

Penso que seria mais sensato dar-lhes a possibilidade de escolherem o que mais lhes agrada. A nossa missão será dar-lhes pistas e condições. Talvez neste momento por não tomarem parte activa do que se está a passar se sintam que andam a reboque........ pois claro que chateia.

Será que se arranjarmos um encontro na margem de uma albufeira, onde iriam todos os jovens, sabendo de ante-mão que se poderiam reunir para conversarem e montarem um esquema, trocarem opiniões, conhecerem coisas novas, e eventualmente programarem uma próxima saída ........... se calhar muitos de nós iriam ficar admnirados.

Bem é só mais uma ideia.

Saudações Autocaravanistas
Registado
*K.L*
Visitante
« Responder #5 em: 26 Dez 2005, 18:20 »

Olá, Smiley

Penso que o CPA poderia organizar mais acampamentos, pois permite ás pessoas conhecerem-se melhor.
 Acho que também poderia haver actividades diferentes para as diferentes faixas etárias : os pequeninos, os jovens e por fim os "cotas". Tongue

Obrigada
Registado
fluis
Visitante
« Responder #4 em: 23 Dez 2005, 16:10 »

Boa tarde,

Companheiros obrigado pelas vossas respostas.
Têm razão quando dizem que nestas idades, eles são obrigados a andar connosco.   Grin

No entanto a minha ideia, era cativa-los, desde pequeninos de modo a apanharem o gosto por estas andanças, e mais tarde acompanharem-nos por vontade própria Wink

E ao mesmo tentar que os restantes companheiros fossem dando sugestões, de modo a que nestes encontro houvesse actividades e motivos de interesse para as várias faixas etárias.  Wink
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #3 em: 22 Dez 2005, 20:02 »

Olá Companheiros,

Eu também faço parte dos cotas que (a custo!) arrasta os kids: 12 e 15 anos.
Várias vezes tenho tentado perceber o que gostariam eles que nós fizessemos, mas não é fácil. Ainda por cima, entre os 7 anos, os 12 e os 17 os gostos e interesses são muito diferentes. Por exemplo, pegando na sugestão do Fernando, aos 7 anos o Portugal dos Pequenitos será mais sedutor, mas aos 10-12 Conimbriga já tem mais encanto (falo por experiência!). Creio que começa aqui a idade do fascínio pelo encontro com os locais de que falaram nas aulas de história.
Em síntese, há umas coisas de que eles gostam mais do que de outras, mas no essencial nem pedem muito: basta-lhes que haja outros da mesma faixa etária e que os cotas lhes deixem tempo para se "enturmarem".
O problema é que este pouco que pedem é muito difícil de consequir, pelo menos a julgar pela minha experiência, já que jovens nas actividades do CPA são mesmo coisa rara.
Registado
Aleluia
Visitante
« Responder #2 em: 22 Dez 2005, 19:26 »

Boa noite companheiros Fernando e Sandrea.

Com essa idade, ainda é relativamente facil, pois são novos e a obrigatoriedade, é acompanhar os pais, se os mesmos quiserem !!!.

O pior é a partir dos 15 anos. Aí, se não tiverem um bocadinho de gosto pelo AC, mais vale esquecer.

Por acaso, nos encontros que a antiga "CAMPCAR" organizou, penso que houve sempre malta jovem, o que fazia com que eles se entretessem entre eles.

A minha tem 17 anos, e á um ano e meio a esta parte, que ainda não a consegui convencer a acompanharnos.

Cumprimentos:

Luis Aleluia.
Registado
fluis
Visitante
« Responder #1 em: 22 Dez 2005, 13:59 »

Boa tarde,

Este assunto interessa-me muito, apesar de provavelmente, os meus filhos estarem numa idade inferior, aos dos demais sócios, mas nada como se perguntar para ficar a saber.
Os meus, um tem 3 e outro tem 7.
Como fazer para os encontros do CPA não serem para eles uma seca, mas pelo contrário ser divertido? Huh Huh

Por exemplo(e isto são só exemplos de propostas):
- Na zona de Coimbra, a visita às ruínas de Conimbriga para os cotas, e ao Portugal dos Pequenitos para os mais os pequenos.
- Em Braga, temos o Bom Jesus e Bracalândia
- Em Sevilha a Isla Mágica, etc.

Vamos embora a dar sugestões, e também a indicar a idades dos putos, para se fazer uma ideia da quantidade divida por faixa etária.
Registado
Fórum anterior
Visitante
« em: 20 Dez 2005, 13:29 »

Posted by: Mário Caxias Dec 8 2005, 10:12 PM
É muito difícil encontrar jovens acima dos 15 anos nos Encontros do CPA. E o mesmo relativamente aos casais jovens na casa abaixo dos quarenta e tal anos.

Será que os pais não os cativam a acompanhá-los? Mesmo quando esses jovens têm alguma prática de campismo, em que se poderão sentir atraídos pelo convívio mais próximo da natureza, facilmente perdem o interesse pelo autocaravanismo, em grupo pelo menos.

E porque a obtenção de carta de condução é situação corrente nos jovens adultos, a hipótese de repartirem a condução da viatura com o pai – é rarìssimo encontrar uma senhora a conduzir! (tema para outro tópico) – até poderia constituir um desafio que os motivasse a participar.

Mas neste caso da condução, serão os pais que não favorecem esta situação?

Ainda sobre o autocaravanismo em grupo, e falando apenas dos Encontros do CPA que são os que tenho frequentado, a juventude não encontra alguns motivos para compartilhar esses dias porque:
a) Pressupõem que não irão outros da mesma faixa etária?
 Os programas não contêm alternativa de actividades para eles?
c) Os itinerários ou locais a visitar não contêm perspectiva de inovação ou desafio?

Será de experimentar a realização de um ou dois Encontros vocacionados para os autocaravanistas condutores mais jovens e tendencialmente mais afoitos na condução das viaturas?

Gostaria de ouvir a sua opinião.

Até breve Mário Caxias 
Posted by: TOPDRIVER Dec 15 2005, 12:13 AM

Boa Noite,

Mário, e será que o CPA já teve a preocupação de nesse encontros, criar actividades que façam despertar o interesse dos mais novos?
Para mim o defeito que sempre encontrei nesses encontros foi a falta de imaginação para pôr as pessoas a falarem umas com as outras, induzi-las a partilharem actividades lúdicas e não se limitarem a visitas culturais tipo carneirada, e na volta do passeio cada um ir-se enfiar dentro das AC,s ou formarem grupos de conhecidos e não passarmos disto. Nem sempre é a qualidade do programa cultural que leva as pessoas a irem, mas talvez a necessidade de convivio e nem sempre é isso que há em maior quantidade.

T.P. 

Posted by: Mário Caxias Dec 17 2005, 11:31 AM

Companheiro "Topdriver":
A preocupação com a gente nova tem havido, não têm é surgido ideias na Direcção de como a interessar. Eu tenho um filho adolescente, e bem gostaria que ele fosse entusiasmado para os Encontros!
Já agora, lance aí uns tópicos exequíveis!
E participe na próxima Assembleia Geral - será interessante abordar o assunto na usual meia hora final para temas diversos - e faça chegar os seus tópicos à nova Direcção.
Uma hipótese será realizar um Encontro anual mais vocacionado para a juventude, para sentir o interesse dos sócios e família.
Cordiais votos de Boas Festas

Posted by: TOPDRIVER Dec 17 2005, 07:10 PM

Boa noite,

Aqui vão umas ideias:

Todos aqueles que têm filhos fazerem uma sondagem de opinião junto dos mesmos e em seguida apresentá-las aqui, aquela que tiver mais adeptos, tentar organizá-la num encontro dedicado a esse tema.

Organizar uma viagem a um parque temático relativamente perto, já que maior parte deles têm condições especiais para grandes grupos e enquanto a miudagem anda lá aos saltos e aos pulos, nós os cotas ficamos no paleio!!

Num local em que tenha perto um campo de desportos tentar organizar jogos de qualquer espécie, do género de pôr os cotas em confronto com os mais novos.

Para os mais pequenos, e nos locais que seja possivel, organizar eventos só para crianças, como teatros, passeios á descoberta da natureza, locais históricos, nem que se contrate um guia para explicar o que ali se passou.

Vamos ficar á espera de outras ideias.

T.P. 

Posted by: Aleluia Dec 18 2005, 01:49 AM

Companheiros:

Confirmo na realidade, a extrema dificuldade de cativar os nossos jovens em nos acompanhar nas nossas saidas.
Já tenho tentado por várias maneiras, mas até ao momento, não consegui valer os meus argumentos.

Desde que tenho esta AC, á um ano, ainda não consegui que a minha filha de 17 anos, fosse dar nenhum giro.

Penso que, a partir do momento em que eles começam a ter outros interesses, está tudo estragado. Os cotas já não contam para nada. 

Bom FS.

Luis Aleluia. 
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: