Posted by: Mário Caxias Dec 8 2005, 10:12 PM
É muito difícil encontrar jovens acima dos 15 anos nos Encontros do CPA. E o mesmo relativamente aos casais jovens na casa abaixo dos quarenta e tal anos.
Será que os pais não os cativam a acompanhá-los? Mesmo quando esses jovens têm alguma prática de campismo, em que se poderão sentir atraídos pelo convívio mais próximo da natureza, facilmente perdem o interesse pelo autocaravanismo, em grupo pelo menos.
E porque a obtenção de carta de condução é situação corrente nos jovens adultos, a hipótese de repartirem a condução da viatura com o pai – é rarìssimo encontrar uma senhora a conduzir! (tema para outro tópico) – até poderia constituir um desafio que os motivasse a participar.
Mas neste caso da condução, serão os pais que não favorecem esta situação?
Ainda sobre o autocaravanismo em grupo, e falando apenas dos Encontros do CPA que são os que tenho frequentado, a juventude não encontra alguns motivos para compartilhar esses dias porque:
a) Pressupõem que não irão outros da mesma faixa etária?
Os programas não contêm alternativa de actividades para eles?
c) Os itinerários ou locais a visitar não contêm perspectiva de inovação ou desafio?
Será de experimentar a realização de um ou dois Encontros vocacionados para os autocaravanistas condutores mais jovens e tendencialmente mais afoitos na condução das viaturas?
Gostaria de ouvir a sua opinião.
Até breve Mário Caxias
Posted by: TOPDRIVER Dec 15 2005, 12:13 AM
Boa Noite,
Mário, e será que o CPA já teve a preocupação de nesse encontros, criar actividades que façam despertar o interesse dos mais novos?
Para mim o defeito que sempre encontrei nesses encontros foi a falta de imaginação para pôr as pessoas a falarem umas com as outras, induzi-las a partilharem actividades lúdicas e não se limitarem a visitas culturais tipo carneirada, e na volta do passeio cada um ir-se enfiar dentro das AC,s ou formarem grupos de conhecidos e não passarmos disto. Nem sempre é a qualidade do programa cultural que leva as pessoas a irem, mas talvez a necessidade de convivio e nem sempre é isso que há em maior quantidade.
T.P.
Posted by: Mário Caxias Dec 17 2005, 11:31 AM
Companheiro "Topdriver":
A preocupação com a gente nova tem havido, não têm é surgido ideias na Direcção de como a interessar. Eu tenho um filho adolescente, e bem gostaria que ele fosse entusiasmado para os Encontros!
Já agora, lance aí uns tópicos exequíveis!
E participe na próxima Assembleia Geral - será interessante abordar o assunto na usual meia hora final para temas diversos - e faça chegar os seus tópicos à nova Direcção.
Uma hipótese será realizar um Encontro anual mais vocacionado para a juventude, para sentir o interesse dos sócios e família.
Cordiais votos de Boas Festas
Posted by: TOPDRIVER Dec 17 2005, 07:10 PM
Boa noite,
Aqui vão umas ideias:
Todos aqueles que têm filhos fazerem uma sondagem de opinião junto dos mesmos e em seguida apresentá-las aqui, aquela que tiver mais adeptos, tentar organizá-la num encontro dedicado a esse tema.
Organizar uma viagem a um parque temático relativamente perto, já que maior parte deles têm condições especiais para grandes grupos e enquanto a miudagem anda lá aos saltos e aos pulos, nós os cotas ficamos no paleio!!
Num local em que tenha perto um campo de desportos tentar organizar jogos de qualquer espécie, do género de pôr os cotas em confronto com os mais novos.
Para os mais pequenos, e nos locais que seja possivel, organizar eventos só para crianças, como teatros, passeios á descoberta da natureza, locais históricos, nem que se contrate um guia para explicar o que ali se passou.
Vamos ficar á espera de outras ideias.
T.P.
Posted by: Aleluia Dec 18 2005, 01:49 AM
Companheiros:
Confirmo na realidade, a extrema dificuldade de cativar os nossos jovens em nos acompanhar nas nossas saidas.
Já tenho tentado por várias maneiras, mas até ao momento, não consegui valer os meus argumentos.
Desde que tenho esta AC, á um ano, ainda não consegui que a minha filha de 17 anos, fosse dar nenhum giro.
Penso que, a partir do momento em que eles começam a ter outros interesses, está tudo estragado. Os cotas já não contam para nada.
Bom FS.
Luis Aleluia.