Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Revista "Viajar em Autocaravana"  (Lida 1613 vezes)
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Dez, 2007

Sócio Nº 1369

« Responder #12 em: 29 Mai 2010, 18:01 »

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde em especial para o Companheiro Ameneses,

Não tem sido meu hábito aceder aos fóruns para comentar em finais de semana, se bem que passe por todos para me aperceber como andam os fóruns.

Por vários motivos, sendo que o principal é que, o final de semana é, normalmente, reservado exclusivamente à familia. Em autocaravanismo, em automobilismo, em ciclismo, em .... tudo!

Mas como me "deixaram" aqui sózinho nestas duas horinhas...! Aqui estou eu para lhe dar o respectivo "troco".

E como o "troco" até que nem é muito, vale a pena comentar.

É assim Companheiro Ameneses:

Não sou fundamentalista.

Do mesmo modo que aceito que tenham visões diferentes das minhas, concorde ou não, o autocaravanismo em concreto tenho o privilégio de o abordar das duas formas, ou melhor, três!!!

1ª. Forma - Autocaravanisno Itinerante - Viajando de terra em terra sem recurso a apoios para prenoita;

2ª. Forma - Autocarananismo Campista - Viajando para uma determinada zona para aí efectuar uma paragem mais prolongada, entrar no Parque de Campismo, acampar, e, a partir desta "base", partir para conhecer os arredores em bicicleta ou em veiculo motorizado;

3ª. Forma - Autocaravanismo Turista - De vez em quando dá-me na gana e vou para o hotel ou pensão, mesmo com a autocaravana lá embaixo estacionada!!! Apetece-me um mimo diferente de vez em quando!!!

Como vê, neste tema sou muito Liberal. Com Itinerante ou sem Itinerante, o que importa mesmo é que seja responsável e respeitador. Tudo o mais, é secundário!!!

Não sou daqueles que exigem que o Clube Português de Autocaravanas defenda apenas os que nunca vão aos Parques de Campismo, porque isso é campismo, entendem esses Companheiros, claro!!!

Também não sou daqueles que dizem que o Autocaravanismo é só em Parques de Campismo!

Mas cuidado, também não sou daqueles que precisam de ficar exclusivamente "à borda de água", e de preferència em lugares exclusivos!!! Não! Eu paro em qualquer lado, sem prejudicar ninguém e não preciso de privilégios!

Sou dos que vão ao Parque de Campismo quando entendo que me apetece ir, vou ao hotel ou pensão quando entendo que me apetece ir, ou prenoitar num qualquer recanto sem prejudicar ninguém. Sempre assim fui, espero poder continuar a sê-lo!

Haverá melhor definição de "com e sem Itinerante"?

A minha Liberdade, termina onde começa a sua Liberdade!

Entendendo isto, tão simples quanto isto, evitar-se-ão insinuações e "ataques" ou atitudes menos dignas para com o Autocaravanismo!

Um abraço a todos e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
« Última modificação: 29 Mai 2010, 18:02 por jose_goncalves » Registado

José Gonçalves
Guimarães
http://ohotelrolante.blogspot.com
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006

Sócio, Nº 394

« Responder #11 em: 29 Mai 2010, 14:12 »

Mas quando se tenta, a todo o custo, absorver um Clube, como o Clube Português de Autocaravanas, mesmo sem itinerante, doi um pouco a quem dá o corpo ao manifesto, não ao Clube, mas à causa Autocaravanista! Doi!!!

Quanto à pluralidade, é aceitável. Claro que é!

José Gonçalves
(Guimarães)

Boa Tarde.

Como o visado, «homem avisado»! não lhe respondeu, "responde-se" a si próprio. Tudo bem. Sou capaz de fazer o mesmo.

Não é por isso que estou aqui. Estou pelo simples razão de o convidar a "esmiuçar" o citado acima, principalmente saber no que fica: sem itinerante ou com itinerante (no meu caso «etinerante».

Tenha em atenção que não estou aqui nem no papel de mediador, moderador ou personagem de atear fogos. O meu papel é simplesmente saber se itinerante causa engulhos ao próprio Clube ou a nossos consósios.

Ameneses

Autocaravanista "Etinerante"

P.S.: Últimamente os seus textos nem parecem seus! De pessoa cordata aqui no fórum, passou a irritar-se fácilmente. Isto é só ideia minha!

Boas férias.

Ameneses

Registado

Adérito Meneses
Aveiro
viktor
Membro de Mérito

: Set, 2006

Visitante Nº 1164

« Responder #10 em: 29 Mai 2010, 10:03 »

Porque tenho que "visitar" o seu blog para debater aqui o tema?

Acha esse procedimento correcto ?

José Gonçalves
(Guimarães)
[/quote]

Pois há muito tempo que deixei de visitar esse blog.
Considero que embora util é mais veneno que outra coisa.O problema é mesmo de conteudo e não da forma.

Desculpe lá mas não resisti..
Registado

Vítor Rodrigues
Lisboa
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1369

« Responder #9 em: 28 Mai 2010, 19:32 »

Boa tarde Companheiro DeCarvalho,

Bem que gostaria de terminar com as "indirectas", sabe?!

Mas quando se tenta, a todo o custo, absorver um Clube, como o Clube Português de Autocaravanas, mesmo sem itinerante, doi um pouco a quem dá o corpo ao manifesto, não ao Clube, mas à causa Autocaravanista! Doi!!!

Quanto à pluralidade, é aceitável. Claro que é!

Já aqui aconselhei a todos os Autocaravanistas a associarem-se, todos, seja em que clube autocaravanista for, mas associarem-se. Só assim terão representatividade,  só assim poderão mais tarde exigir o que quer que seja!!!

É assim que funcionam as Sociedades ditas democráticas!!!

Agora querer apropriar-se e aproveitar-se o que já existe há 20 anos como se nunca tivesse existido.....!!!

Não aceito Companheiro! Não aceito e não vou aceitar, NUNCA!

Já agora só mais uma questão para terminar:

Porque não expõe aqui os temas e assuntos que aqui pretende discutir?

Porque tenho que "visitar" o seu blog para debater aqui o tema?

Acha esse procedimento correcto?

E creio que é tudo, porque não quero entrar em confronto com pessoas, mas estou pronto para o confronto de Ideias e Projectos!!!

E se envolver o Autocaravanismo, aí meu amigo, não abro mão dos meus direitos!!! Comecei a Caminhada, vou até ao fim!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
« Última modificação: 28 Mai 2010, 19:33 por jose_goncalves » Registado

José Gonçalves
Guimarães
Decarvalho
Visitante
« Responder #8 em: 28 Mai 2010, 14:22 »

Ora vivam...
bem gostava de ler menos insinuações, remoques, etc..era mais civico pelo menos!..o movimento autocaravanista é plural e heterogeno...e essa a sua força...se se confinar em 4 paredes mesmo que o CPA se passe a chamar clube de autocaravanas itinerantes.......nao sei se sera a ba solução. O totalitarismo nunca deu bom resultado. E a unicidade tambem não

mas para parafrasear o que o actual presidente do CPA escrevia quando era coordenador do CAB (e funddaor também)...se quer saber mais, leia o blog newsletter

http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/05/atencao-dos-novos-autocaravanistas.html

e boas voltas e reviravoltas!
« Última modificação: 28 Mai 2010, 14:24 por Decarvalho » Registado
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #7 em: 27 Mai 2010, 21:17 »

Que queiram Olhar por nós Autocaravanistas, e não apenas olhar para os euros que transportamos nos bolsos!!!

É que há por ai uns "clubes" e uns "grupos" que apenas nos acenam e apenas nos querem no seu "quinteiro" para transferirmos os tais oito milhões de euros que andam por aí a rolar de terra em terra sem lhes dar cavaco nenhum!!!

Seria conveniente conseguir separar as águas de quem é quem, quais o objectivos concretos de cada um, e, principalmente, não embarcar em cantigas que cada vez são mais "perfeitas", até parecem "verdade"!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Pois, pois, teremos todo o 2010 para verificar o valor acrescentado de "clubes" e "grupos" que proliferam...

Ameneses

Registado

Adérito Meneses
Aveiro
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1369

« Responder #6 em: 26 Mai 2010, 21:02 »

Viva ao menos a liberdade de expressão, reunião, e por aí fora... pelo menos temos a liberdade de ser sócios de 1, 2, 3 ou mais Clubes que QUEIRAM olhar por nós Autocaravanistas.

Ameneses

É isso Companheiro Ameneses,

Que queiram Olhar por nós Autocaravanistas, e não apenas olhar para os euros que transportamos nos bolsos!!!

É que há por ai uns "clubes" e uns "grupos" que apenas nos acenam e apenas nos querem no seu "quinteiro" para transferirmos os tais oito milhões de euros que andam por aí a rolar de terra em terra sem lhes dar cavaco nenhum!!!

Seria conveniente conseguir separar as águas de quem é quem, quais o objectivos concretos de cada um, e, principalmente, não embarcar em cantigas que cada vez são mais "perfeitas", até parecem "verdade"!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Registado

José Gonçalves
Guimarães
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #5 em: 26 Mai 2010, 20:12 »

Viva ao menos a liberdade de expressão, reunião, e por aí fora... pelo menos temos a liberdade de ser sócios de 1, 2, 3 ou mais Clubes que QUEIRAM olhar por nós Autocaravanistas.

Ameneses

P.S.: Pode encontrar a palavra etinerante por exempo no site Rede Brasileira de Transdisciplinaridade e outros.O mesmo se passa com a palavra «etinerário».
« Última modificação: 26 Mai 2010, 20:25 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Lucas DaSilva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1897

« Responder #4 em: 25 Mai 2010, 17:04 »

Caro José Gonçalves!

Não podia ser mais incisivo, esclarecedor e pertinente a sua mensagem, que endereçou neste Fórum.

Estou inteiramente de acordo com os seus pontos de vista. E tenho para mim que  o "empurrão" a que se refere o mesmo seja feito inconscientemente tendo em conta o teor subliminar que se sub-entende na prática mercantil desse grande clube.

O importante é estarmos todos muito atentos em especial a nossa estimada Direcção, e disso não tenho dúvidas.

Cordialmente, sou,
Registado

L. Lucas DaSilva
Alenquer
jose_goncalves
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1369

« Responder #3 em: 25 Mai 2010, 07:51 »

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Continua-se, consciente ou inconscientemente, a querer "empurrar" o Autocaravanismo para os lados do ACP!!!

Apesar de ACP e CPA se formarem exactamente com as mesmas letras, é de todo conveniente separar as águas no que ao restante as separa!!!

Uma Instituição, deveria estar baseada apenas na defesa dos interesses Automobilistas, há muito tempo que dexou de ter apenas esse fim e se transformou numa Instituição de vende tudo o que não tem mas que outros vendem!!! Veja-se uma qualquer Revista ACP, mais de 60%, muito mais, mas muito mais mesmo, destina-se única e exclusivamente a venda de produtos de saúde, seguros, venda e divulgação de automóveis, quinquilharia e similares, créditos, turismo, viagens, etc., etc., etc..

É isto defender Automobilismo?

Durante anos e anos, apesar de através desta Instituição ter sido, e ser, possível obter a dita Carta de Campista, hoje renomeada (mal na minha exclusiva perspectiva) de Carta Desportista, nunca esta instituição se debruçou ou interessou pelo Campismo quanto mais pelo Autocaravanismo!!!

Que mudou no horizonte para hoje alguém ter-se apercebido que existimos???

O ACP que continue a representar e defender o Automobilismo e que o faça de uma forma consciente e responsável. Que se debruce e concentre no Automobilismo!!!

Quanto ao Autocaravanismo, deixem que os Clubes representativos façam o seu trabalho de casa, que têm feito e hão-de continuar a fazer!!!

O seu a seu dono!

Creio que chega de aproveitamento de uma "classe" que nunca foi tida nem achada no seio do ACP!!!

Se esta instituição pretende aliar-se à causa Autocaravanista, que o faça Institucionalmente, que contacte e estabeleça os protocolos que forem necessários para a união de esforços.

Usar e abusar de uma ligação que não existe, que nunca existiu, não é correcto, nem éticamente nem moralmente!

Esta é a minha posição em relação ao ACP e a todas as tentativas de "aproveitamento" de uma causa que é minha muito para além de ser automobilista!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
Registado

José Gonçalves
Guimarães
Paulo Moz Barbosa
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jan, 2010

Sócio 1882

« Responder #2 em: 25 Mai 2010, 00:31 »

Pelo facto de Ameneses ter dito que "O ACP já começou a olhar para o autocaravanismo com outros olhos", quero renovar o que já aqui afirmei: quando, no passado mês de Agosto, me dirigi à sua delegação do Porto para pedir uma proposta de seguro para a minha AC, recebi como resposta que "não há seguros para AC. Só seguramos o motor e o chassis". Nem quis acreditar e pedi ao funcionário do ACP que telefonasse para a companhia de seguros para confirmar essa afirmação. Mais incrédulo fiquei quando do outro lado do telefone veio a confirmação!
Agradeci e atravessei a Rua Gonçalo Cristóvão. Entrei numa seguradora e em menos de 30m saí com um seguro na mão.
Evidentemente que escrevi à Direcção do ACP a dar conta deste estranho fenómeno, e até hoje nem resposta tive.
Registado

Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer Camp 622)
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394

« Responder #1 em: 24 Mai 2010, 22:14 »

No caso de Marrocos é o preço de autocaravana, pessoas (neste caso 4 adultos), electricidade e banhos de água quente e mais uns mimos de funcionários dos parques (lavar roupa, louça, etc.)

Claro que os p.campismo em Portugal (maioria) não nos dão mimos e descontos sejamos filiados seja no que fôr (CPA, ACP, FPCM, etc.).

Ainda me lembro de no CPA, pedirem para associarmos esposas, filhos e por aí fora. Para quê? Para deturpar números de autocaravanistas? Não podemos continuar na afirmação que somos os maiores! Quando a Exma. Direcção tiver tempo de fazer o «apanhado» dos pagantes e não pagantes, veremos a que conclusão chega...

Com a crise instalada será pouco provável que dos pseudos 5000 autocaravanistas COM autocaravana registados em Portugal, mais 100, 500, etc, se "façam" sócios do CPA. Isto porquê?

O ACP já começou a olhar para o autocaravanismo com outros olhos. Mais que não seja temos garantia de assistência em viagem. O que está a oferecer o CPA? Associativismo? Qual.

Ameneses.

« Última modificação: 24 Mai 2010, 22:15 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
JRFIRMINO
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Out, 2006

Sócio Nº 550

« em: 23 Mai 2010, 22:10 »

Já consultei  a “Viajar em Autocaravana”, nº 2, e faço votos para que tenha uma vida longa. Por ser um projecto único, não duvido que tem um papel a desempenhar no nosso meio autocaravanista.

Além de vários artigos (úteis para os novatos ou candidatos a turistas itinerantes), conta ainda com relatos de viagens dos nossos companheiros Ulisses e Ameneses (este último numa “escapada” de 37 dias por Marrocos).

Na secção “campings” – e porque para muitos ser itinerante significa também de vez em quando acampar – descreve vários locais, embora a indicação dos preços seja, penso seu, apenas a  das pessoas. Atenção, porque há parques que, no caso das autocaravanas  - incompreensívelmente – pedem taxas exorbitantes.

Apreciei a entrevista ao “patrão” da Orla, marca que muitos desconhecem, mas que eu muito aprecio. È um exemplo do que de bom se vai fazendo por este país.

E, para acabar, na secção “marcas”, uma observação: as fotografias de dois ou três modelos são colocadas juntas sem qualquer identificação, não sendo possível saber ao qual pertencem...

Boas voltas e nada de acampar na via pública.
Registado

João Firmino
Queluz-Sintra
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: