Papa Léguas.
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Jan, 2010
Sócio Nº 1869
|
 |
« Responder #8 em: 29 Jan 2010, 13:50 » |
|
Sr. “RCruz”,
É a terceira vez que nos afirma que “Por uma questão de respeito para com todos os sócios do Clube não voltarei mais a este forum para esta ou outra qualquer questão que se prenda com o acto eleitoral ou com questões a ele relacinadas.) ”. Será que à terceira é de vez?
“Em segundo não sou candidato a nada nem a coisa nenhuma como parece ser o seu caso. ”, esta é a grande preocupação de muitos sócios e, pelos vistos, a sua. Não se preocupam em eleger pessoas que se não comprometem com nada, não se preocupam em exigir que todas as Candidaturas passem a ter um Programa de Acção, não se preocupam em que as regras do acto eleitoral sejam claras e definidas previamente, não se preocupam em querer a implementação do voto por correspondência para permitir a todos os sócios votar, não se preocupam em organizar o CPA para que os sócios ditos da província possam melhor participar e intervir. Não se preocupam, nem no passado se preocuparam, mas depois vêm falar em respeito pelos sócios.
Ser ou não ser candidato não é uma preocupação minha! As minhas preocupações têm sido muito bem expressas desde 05 de Janeiro passado.
“Como já o afirmei anteriormente, considero que o Sr. apesar de parecer inteligente é um mau estratega e porquê”, como se constata continua a trazer à coacção insinuações subliminares e acusa-me de mau estratega. Temos, pois, para si, que outro dos grandes problemas é ser mau estratega. Não é estar errado nas propostas que apresento. Propostas, estas ou outras, que a maioria dos sócios não apresenta. Quanto a si, pelos vistos, se eu fosse um bom estratega, já se lhe não punha o dilema de “Se aparecer á sua porta um qualquer desconhecido a pedir-lhe a sua AC o Sr. entrega-lha? Como acha que nos sentimos nós associados do CPA ante a perpectiva de entregar a Direcção do CPA a um desconhecido (…)” Para si é tudo uma questão de estratégia.
“O que todos queriamos ouvir era que o CPA em vez de se virar ainda mais para dentro, se virasse para fora. ”, é o que afirma. Resposta: Primeiro arruma-se a casa.
“O que queriamos ouvir era como é que vamos de novo tomar a liderança do movimento autocaravanista como o foi no passado. ”, e é preciso vir um desconhecido para lhe o dizer? Anda cá há tantos anos e não sabe? Resposta: Partindo da organização do CPA (Delegações Distritais) que aproxime os sócios do Clube e, assim, motivando-os. Uma associação (e isto não é um chavão) é o que os seus associados são.
“Queriamos ouvir o que pensa sobre a legislação apresentada na AR que mais não pretendia do que nos acantonar em parques para AC. ”, Se a legislação apresentada na Assembleia da Republica pretendia acantonar os autocaravanistas não era o que se lia no Projecto Lei. Resposta: A minha posição sobre o Projecto-lei foi detalhadamente analizada, é publica e encontra-se no meu Blogue. E a sua posição qual é? Para além do simples não?
“O que queriamos ouvir era que planos tem para estabelecer um contacto de proximidade com as autarquias por forma a que se construam cada vez mais áreas de serviço e de pernoita para AC, trabalho que, infelizmente tem sido assumido por outros como o Sr. muito bem sabe. ”, mais do que propostas tomei, como também é público, a iniciativa de por duas vezes escrever a todas as Câmaras Municipais do País, por ocasião do Congresso de Municípios, realizado no ano passado, como também publicamente divulguei. Não consta, tão preocupado anda, que o tivesse feito ou que, no mínimo, no seio do Clube, o tivesse vindo a exigir. Ou sequer oferecido a sua colaboração à Direcção nesse sentido.
“O que queriamos ouvir não era apenas que nos devemos desvincular da FPCM, queriamos também ouvir é o que faziamos aos associados que renovam as suas cartas nacionais e internacionais no CPA. Mandavamo-los todos para o ACP, para outros clubes regionais ou outros. O que ganhavamos com isso. ”, mais uma vez põe-se a adivinhar. Não lê, em nenhum lado, escrito por mim, uma abordagem nesse sentido, no sentido da desvinculação da FCMP. Mas, como deve ser uma preocupação sua sobre a qual já pensou, seria bom que desenvolvesse o seu pensamento nesse particular. Seria bom que nos dissesse o que pensa de afirmações de dirigentes da FCMP que querem obrigar os autocaravanistas a pernoitar em Parques de Campismo. Seria bom que nos dissesse onde estava quando, no ano passado, na Nauticampo, num colóquio promovido pela FCMP e organizado pelo CPA, com a presença dos Presidentes da Federação e do CPA? Eu estava lá e intervim. E questionei os que falaram em nome da Federação. E divulguei com os pormenores possíveis, publicamente, o que lá se passou. Mas, não o vi lá? Também divulguei, com alguma antecedência, a realização de um colóquio que há pouco tempo se realizou no Distrito de Faro, sobre autocaravanismo, sem terem sido convidadas organizações autocaravamistas e com a presença da FCMP. E assumi posição pública. E dei conhecimento público do que lá se passou.
“Para terminar queriamos ainda ouvir da parte de uma pessoa dialogante e flexivel uma afirmação de corte com o passado recente e o renascimento do CPA. ”, o meu passado, recente ou não, responde por mim, faz parte daquilo que sou enquanto cidadão. As minhas ideias, nesta e noutras matérias, são públicas. E as suas?
Quero terminar as questões que demagogicamente levanta para o informar a si (e não só) que todas as minhas posições sobre autocaravanismo são divulgadas, não só no meu Blogue, como também por correio electrónico para mais de 600 pessoas, incluindo nesse número, instituições como o CPA e a FCMP. Nada de secreto. Quem se interessa por autocaravanismo tem que ter conhecimento do que se passa à sua volta.
No que se refere ao Fórum do CPA só a partir do momento em que me tornei sócio é que comecei a intervir no mesmo. E, aproveitando o assunto e para que conste porque nunca o disse, sem que esteja a equacionar questões financeiras relacionadas com a publicidade, que desconheço e que me podem obrigar a mudar de opinião, sou favorável a que o Fórum do CPA seja reservado, incluindo a leitura, a sócios, após discussão do assunto.
“É tudo isto que nos diferencia e, ouso dizer que o que acontece comigo, acontece com a grande maioria dos associados do CPA e dos frequentadores deste forum, pena é que nunca o tenham manifestado. ”, plenamente de acordo que a diferença entre nós é grande. Eu sou intelectualmente (e não só) honesto e não sou adivinho nem tenho procuração de ninguém para saber o que querem ou pensam os sócios do CPA e, por isso, defendo Assembleias referendárias sobre matéria importante, antecedidas de colóquios. Todos (?), pelo menos eu, gostaríamos de saber o que defende para aferir da vontade dos sócios?
“Deixe-me que lhe diga que algumas das suas propostas até colhem da minha simpatia”, não lhe agradeço a condescendência, pois a mesma não é mais que um presente envenenado. Aliás, todo o seu escrito (não há intenção pejorativa na palavra), tem subjacente o não diálogo. É sempre um não diálogo quando quem quer que seja vem condescendentemente concordar com uma ideia, e acrescenta um “mas”, explicito ou não. O problema está em quem a propõe (a ideia), o que significa que se fosse outro a propô-la…
“Se amanhã as suas propostas não forem aceites à discução ou se sendo, sairem derrotadas será que fazemos todos parte de um Clube como o retrata no seu post e, passo a citar "Mal vai um Clube"?”
Não sei se se trata de ignorância (o termo não é pejorativo como mais que uma vez o afirmei e expliquei neste fórum) ou se se trata de desonestidade intelectual.
Há duas respostas objectivas porque são duas as questões que coloca, embora pareça ser só uma:
- “Mal vai um Club…” é um exercício académico sobre as posturas em que se pode reconhecer muito boa gente em qualquer associação e que termina com “Bem vai o CPA que não tem sócios destes!”
- E a vida continuará. Porque, para mim, há mais vida para além do CPA e o autocaravanismo, entendido como uma modalidade de turismo itinerante, não se esgota neste Clube.
“Apelo à comparência (na Assembleia Geral) do maior número possivel porque certamente todos queremos o melhor para o Clube Portugues de Autocaravanas”.
Finalmente de acordo!
|