Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Recepçao da AC  (Lida 1598 vezes)
nuno pires
Membro de Mérito

: Ago, 2007

Visitante Nº 1365

« Responder #7 em: 09 Mar 2009, 13:15 »

Bom dia a todos.

É um facto.
Registado

Nuno Pires
Sintra
Peter
Sócio do CPA
Membro Júnior

: Set, 2006

Sócio Nº 710

« Responder #6 em: 09 Mar 2009, 13:11 »

Simplificando: no caso das autocaravanas, a 1ª inspecção é feita ao fim de 2 anos. A partir daí, é anual.

Boas curvas.
Registado

António Marques
Barreiro
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #5 em: 09 Mar 2009, 00:12 »

Boa noite a todos.

Companheiro  Haddock no site do IMTT pode ler-se:
Uma “chamada” de atenção a alteração aos prazo para as inspecções periódicas.

A partir do dia 20 de Agosto de 2008, as inspecções periódicas obrigatórias a veiculos passam a ter como data limite para a sua realização, o dia e o mês da matricula inicial.
Com a publicação do Decreto-Lei n.º 136/2008, de 21 de Julho, os veículos devem ser apresentados para inspecções periódicas obrigatórias, tanto à primeira como às subsequentes, durante os 3 meses que antecedem o dia em que o automóvel foi matriculado pela primeira vez.
Do novo diploma publicado no Diário da República de 21 de Julho, que altera o artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro, salientam-se as seguintes alterações:
•   É fixado o dia e mês da matrícula inicial como referência e limite para a realização das inspecções periódicas obrigatórias (anteriormente o mês da matrícula);
•   Os veículos podem ser apresentados para inspecção ao longo dos 3 meses que antecedem a data da matrícula (anteriormente 2 meses); 
5.387.322 Inspecções em 2007
O número de inspecções e reinspecções técnicas de veículos aumentou 15,53% nos últimos 5 anos, registando-se um total de 5.387.322 inspecções em 2007, a que corresponde uma média mensal superior a 416.600.
É neste quadro que se inserem os novos prazos para as inspecções periódicas obrigatórias, visando nomeadamente:
•   Uma melhor distribuição das inspecções ao longo de cada mês, evitando o grande afluxo de veículos, que habitualmente se apresentam nos últimos dias do mês nos centros de inspecção;
•   Evitar aos interessados os prolongados tempos de espera decorrentes da maior concentração de veículos no final de cada mês;
•   Assegurar a realização atempada das inspecções obrigatórias, permitindo simultaneamente a melhoria da sua qualidade técnica.
Os novos prazos entram em vigor no dia 20 de Agosto de 2008.
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/InspeccoesPeriodicasObrigatoriasaVeiculos.aspx

Decreto em vigor:
http://dre.pt/pdf1s/2008/07/13900/0452704527.pdf

Já para a Periodicidade pode também ler-se:

As inspecções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos automóveis ligeiros, pesados e seus reboques.

A periodicidade das inspecções para as diversas categorias e tipos de veículos estão fixadas no anexo I do Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro.

Documentos

No acto da inspecção, que pode ser efectuada nos Centros de Inspecção técnica da categoria A e B, é necessário apresentar os seguintes documentos:
•   Certificado de matrícula ou livrete e título do registo de propriedade;
•   Ficha da última inspecção realizada.
http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/Veiculos/Inspeccao/TiposInspeccoes/Paginas/TiposdeInspecoes.aspx

Decreto:
http://www.dre.pt/pdf1s/1999/12/291A00/89008912.pdf

Tarifas aplicadas:
http://dre.pt/pdf1s/2008/03/04700/0141101412.pdf

http://umafotomilpalavras.blogspot.com/

http://nunopire.hi5.com

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra

Registado

Nuno Pires
Sintra
Haddock
Sócio do CPA
Membro

: Fev, 2009

Sócio nº 1719

« Responder #4 em: 08 Mar 2009, 23:39 »

Caros companheiros,

obrigado pelas indicações.

Já agora podem informar-me sobre a periodicidade das inspeções. Como nos autos ligeiros normais ou diferente?
Registado

Peter
Sócio do CPA
Membro Júnior

Sócio Nº 710

« Responder #3 em: 08 Mar 2009, 23:25 »

Companheiro Haddock:

Tem uma báscula no Barreiro no complexo industrial da Quimiparque (entrada pela portaria do Lavradio).

É mesmo junto ao Feira Nova.

Já agora um conselho: durante as suas passeatas NUNCA facilite o amigo do alheio. Tranque sempre as portas do carro, mesmo que se ausente por pouco tempo.

Um abraço.
Registado

António Marques
Barreiro
americo
Membro Júnior
**

Visitante Nº 1396

« Responder #2 em: 08 Mar 2009, 21:04 »

a tolerância e ate 100 kg
Registado

Américo Creio
Odivelas
RCruz
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 1185

« Responder #1 em: 07 Mar 2009, 12:53 »

Olá Companheiro. Bom dia

Também sou desta zona, PALMELA e a minha AC está guardada na Cotovia, Sesimbra.

Quanto a basculas existe uma perto de Palmela na chamada Estrada dos Espanhois, entre Pinhal Novo e o cruzamento da Venda do Alcaide, onde habitualmente peso a minha AC.

As coordenadas GPS são 38º 37' 04,58'' N e 8º 53' 37,20'' W

Cumprimentos

Rui Cruz
Registado

Rui Cruz
Palmela
Haddock
Sócio do CPA
Membro

: Fev, 2009

Sócio nº 1719

« em: 07 Mar 2009, 08:59 »

Caros companheiros,

Depois da apresentação este é o meu primeiro post com dúvidas: Dada a minha total inexperiência no sector vão ter que me aturar.

O grande dia da recepção aproxima-se e está já muito próximo. Tenho lido tudo quanto está disponível em relação ao acto, inclusive as check-lists publicadas em sites nacionais e de companheiros espanhóis e franceses.

No entanto persistem algumas dúvidas, das quais uma que me preocupa um pouco e para a qual as respostas do representante têm sido um pouco evasivas: o peso.

O pedido de homologação do meu veículo (de que me foi entregue uma cópia) menciona: PTB: 3500 Tara: 3080. Suponho que quando receber o livrete devem ser estes números que lá figuram. Mas foram eles controlados? E por quem?

É certo que, a meu pedido, foram instalados alguns extras (painel solar, 3ª bateria, turbovent, câmara de recuo) que vão roubar aos 420 kg que eu tinha disponíveis; mas como posso eu controlar isso tudo? É um motivo de preocupação, ou não?

Pelo menos no inicio gostaria de controlar com uma certa frequência o meu peso total. Sabem indicar-me onde encontro básculas para o efeito? (resido em Azeitão e a AC vai dormir em Fernão Ferro, portanto qualquer lugar nos concelhos de Almada, Sesimbra ou Setúbal serve).

Por fim uma última pergunta: segundo a vossa experiencia em eventuais controlos as autoridades aplicam alguma percentagem de tolerância ao peso máximo como é por exemplo o caso para a velocidade?

Com antecipados agradecimentos

Saudações autocaravanistas
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: