americo
Membro Júnior

: Ago, 2007
Visitante Nº 1396
|
 |
« Responder #12 em: 29 Jul 2008, 17:39 » |
|
companheiro se meter o redutor da bilha deve retirar o da selo la assim como eu fiz na minha e na ac dos meus pais conselho de um técnico de autos (ac) os 12v são para manter o frio e não para fazer frio caso contrario o amoníaco com o bater dos movimentos da ac vai fazer espuma e vai deixar de fazer frio quando ligar 12 v ou gás.
|
|
|
|
|
Registado
|
Américo Creio Odivelas
|
|
|
Antonio
Membro de Mérito

: Jul, 2007
|
 |
« Responder #11 em: 29 Jul 2008, 16:29 » |
|
Bem o que deve ter comprado foi a torneira que encaixa na bilha. Se for assim está a trabalhar a 50Mbar. Pelo que devia fazer frio e congelar ( a gás ou 220V) eu nunca ligo a 12V pois é uma treta não arrefece nada.
|
|
|
|
|
Registado
|
António Damas V. Franca de Xira
|
|
|
|
caloiro
Visitante
|
 |
« Responder #10 em: 29 Jul 2008, 15:44 » |
|
Olá companheiro António,
Quero-lhe dizer que não retirei o redutor de 50MB, apenas comprei a bilha propano da Repsol e o respectivo encaixe (que não sei se é um redutor) para ligar o redutor de 50 MB que estava na AC.
Não sei se o encaixe da Repsol também é redutor e inferior a 50MB, e nesse caso o mque estava na AC de 50 não está a fazer nada porque o da Repsol é inferior e portanto é o que actua. Tenho que investigar esta situação melhor.
Bem haja.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Antonio
Membro de Mérito

: Jul, 2007
|
 |
« Responder #9 em: 29 Jul 2008, 14:51 » |
|
Amigo Volte a colocar o redutor de 50Mbar e não 30 como é em Portugal e verá que a gás tem frio como em casa e congela a água perfeitamente. No redutor de 50Mbar que tem a Repsol tem um adaptador para lá emroscar e dá depois nas bilhas propano Repsol (atenção Repsol não Shell com o nome Repsol esses não têm). Comigo assim resulta na perfeição e antes tive o mesmo problema com o redutor de 30Mbar, e um tecnico de frio disse-me que se quise-se andar a 30Mbr tinha de mudar os (bicos ou queimadores) não sei bem , pois os aparelhos todos (fogão, boiler, frigorifico e aquecimento) vêm preparados para o pais onde estavam e na Alemanha é 50Mbar.
Um Abraço António
|
|
|
|
|
Registado
|
António Damas V. Franca de Xira
|
|
|
|
caloiro
Visitante
|
 |
« Responder #8 em: 29 Jul 2008, 13:38 » |
|
Obrigado pelas dicas.
Vou ver se no próximo fim de semana percebo bem o que se passa com o frigo. Estou desampotado porque julgava que fazia frio como o de casa, só que era mais pequeno. Mas pelo que os companheiros dizem, não é bem asim.
Boas viagens.
Vítor
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
americo
Membro Júnior

Visitante Nº 1396
|
 |
« Responder #7 em: 29 Jul 2008, 13:22 » |
|
companheiro para ter frio no verão antes de sair de casa basta ligar a gás o frio 2 a 3 horas antes de iniciar a viajem ao fim dessas horas carrega o frio com mantimentos frios e congelados no congelador . vai de viagem a 12 voltes quando para liga o gás resolve em parte. eu pus uma ventoinha de 12 v (ventoinha de um computador ) na gralha superior ao lado da saída de fumos (por dentro ) com um interruptor que ligo nas horas de maior calor tira o calor em excesso e ajuda a fazer mais frio tenho me desenrascado + o- bem nota ( o frigorífico não e a gás como os de casa e com amoníaco )
|
|
|
|
|
Registado
|
Américo Creio Odivelas
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #6 em: 29 Jul 2008, 12:09 » |
|
Vivam
não percebo nada de frigorificos, mas pelo que ouço dizer podera haver adicionalmente tres questões adicionais as ja colocadas aqui, e muito bem: - necessidade de verificação da carga do gas do frigorifico (neste caso) - limpeza com aspirador de poeiras em geral - eventual vantagem em instalar uma segunda ventoinha
se se dá bem com o francês diga, para lhe enviar alguns sites que tem muita informaçao sobre este tema.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
caloiro
Visitante
|
 |
« Responder #5 em: 29 Jul 2008, 11:07 » |
|
Caros Companheiros,
Obrigado pela vossa colaboração. Estou mais descansado. Não será avaria. Mas o problema de falta de frio no verão para ter bebidas, iogurtes e mais alguma coisa fresca é grande.
Vou experimentar ligar antes da viagem a 220 durante umas horas e tentar manter com 12 e gaz.
Cumprimentos e Boas viagens.
Caloiro
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
RCruz
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Set, 2006
Sócio Nº 1185
|
 |
« Responder #4 em: 29 Jul 2008, 09:21 » |
|
Caro amigo Caloiro. Bom dia
O que o Companheiro jcdnxs diz corresponde à mais pura realidade. Não espere que um frigorifico tão pequeno e a funcionar com três tipos alternativos de energia, funcione como o lá de casa. Efectivamente os valores de frio obtidos num frigorifico destes são inferiores dos conseguidos nos habituais. Pela experiência que tenho, normalmente antes de sair de viajem ligo o frigorifico à electricidade durante dois ou três dias mantendo-o fechado durante este período. Assim, a 220 v a quantidade de frio é maior e estando o frigorifico fechado mantém-se frio mais tempo. Depois durante a viajem vai ligado a 12 volts e quando paro a primeira coisa que faço é passá-lo para gás. Como a capacidade do frigorifico não é muito grande e somos quatro na familia, os abastecimentos têm de ser feitos com poucos dias de intervalo pelo que o frigorifico serve para conservar e refrescar bebida e menos para congelar, embora a gás também o faça.
Um abraço e espero ter dado uma ajuda
Rui Cruz
|
|
|
|
|
Registado
|
Rui Cruz Palmela
|
|
|
|
jcdnxs
Visitante
|
 |
« Responder #3 em: 29 Jul 2008, 08:36 » |
|
Caro amigo Caloiro:
Pela experiência que tenho com o meu frigorifico que deve ter a mesma idade do seu a sua situação é perfeitamente natural. A gaz só funciona o congelador. A 12v funciona a parte termoeléctrica dentro do frigorifico tal como a 220v mas com uma potência inferior e o congelador ja faz gelo. O nosso frigorifico é de absorção , isto é, ele trabalha por diferença de temperatura! Se no exterior estiverem 30ºC, o que é natural no verão então no interior dele estão 30-20=10ºC o que não chega para fazer gelo e se a porta se abre muitas vezes, então o caso complica-se e até parece que ele nem está a trabalhar. Eu estou mesmo a pensar em comprar uma arca com compressor da waeco pois no verão os frigorificos de condensação são um problema. Devo dizer que o que se passa com os nossos frigorificos passa-se com todos a condensação. Até os das autocaravanas mais recentes têm o mesmo problema!!! Pode estar descansado o seu ão está avariado! Abraço Xavier
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
caloiro
Visitante
|
 |
« Responder #2 em: 29 Jul 2008, 02:56 » |
|
Companheiro,
Boa noite.
O meu frigorifico é um electrolux, com congelador de ladoa lado. Quando está ligado a gaz sai calor do respirador, o que é sinal de que está a funcionar. Não sai muito calor, mas sai algum. Como a AC veio da alemanha com uma botija de lá sem gaz propano de 6,5 kg, com um redutor de 50MB, eu cá coloquei um rotor da Repsol e uma bilha de propano das grandes (julgo que de 13 Kg) não sei se será por causa do rotor que reduza abaixo dos 50 MB e por isso não tenha pressão para funcionar bem. Mas como a 12 v também não arrefece muito, receio que seja avaria. Vou fazer mais uns testes e depois, se não encontrar a solução lá terei que mandar reparar ou substituir. Se a experiência touxer alguma dica agadeço.
Obrigado.
Vítor
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
paiser
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio nº 1414
|
 |
« Responder #1 em: 28 Jul 2008, 20:09 » |
|
Companheiro
Que marca é o seu frigorífico?Que gás é que usa? Já viu se sai gás da botija?Já viu o regulador? Diga alguma coisa para ver se adiantamos soluções.
Cumprimentos e vão devagar para gastar pouco
Ernesto Pais
|
|
|
|
|
Registado
|
Ernesto Pais Loures
|
|
|
|
caloiro
Visitante
|
 |
« em: 28 Jul 2008, 15:41 » |
|
Caros companheiros,
Fiz a minha primeira viagem este fim de semana. Penso que tenho um problema com o meu frigorifico. A gaz apenas arrefece o congelador, o resto não mostra sinais de frio. A 12 v faz gelo no congelador e arrefece o fundo, mas não arrefece o meio nem a porta. A 220 faz gelo e arrefece pouco o resto do frigorifico.
Esta situação será uma avaria ou o mau manuseamento do aparelho? Precisará de alguma afinação ou algum procedimento que melhore o funcionamento?
Caso alguém conheça estes sintomas agradeço informação.
Os meus agradecimentos,
Caloiro
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|