Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Importação de AC e isenção de IA  (Lida 3620 vezes)
NunoR
Hero Member

: Jan, 2006

« Responder #10 em: 25 Jan 2007, 13:07 »

Em 2006 os portugueses importaram 43781 carros dos quais 447 foram autocaravanas.

A noticia é dada pela ANECRA e é a seguinte:

Portugueses importaram quase 44 mil carros num ano

Os portugueses importaram 43.781 carros ligeiros durante o ano de 2006. Destes, 32.957, ou seja, mais de 75%, têm mais de 10 anos.

A origem destes automóveis é liderada pela Alemanha, responsável por 31.082 destes carros (71%). A França, com 6.210 (14,2%), a Bélgica com 2.113 (4,8%) e a Suíça com 1.125 (2,6%) surgem logo a seguir.

A situação, considera a Associação Nacional das Empresas de Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA), contribui «para agravar as condições da idade do parque circulante e o meio ambiente, assim mais envelhecido».

É que dois terços dos carros têm mais de 11 anos. Mais de metade têm mais de 12 anos. Existem mesmo 9,3% dos carros com mais de 15 anos. A ANECRA destaca, pela positiva, uns escassos 1.197 automóveis, que têm menos de 1 ano.

A Mercedes é a marca mais importada, com 13.771 unidades (31,5%), a Audi é a segunda com 9.239 (21,1%), seguindo-se a Volkswagen 5.844 (13,3%), BMW 4.956 (11,3%), Smart 1.727 (3,9%) e Renault 1.160 (2,6%).

A associação destaca a situação de marcas como a Mercedes e a Audi, em que as importações de usados são superiores às vendas de novos. A Mercedes matriculou no nosso país 7.168 automóveis novos de passageiros no ano passado, mas foram importados 13.771 usados. Já a Audi, matriculou apenas 6.422 unidades novas contra 9.239 usadas.

Marcas de luxo e carros «especiais

Saliente-se, para além da Porsche com 296 carros, entre as marcas de luxo, a Jaguar com 161, Rolls- Royce com 18, Ferrari com 15, Maseratti com 10, Lexus 8, Aston Martin 6, Bentley 5 e Hummer 2. Muitas destas marcas importaram muito mais carros usados, que novos (239, 303, 1, 10, 11, 365, 27, 9, 0, carros novos respectivamente).

Nos veículos comerciais e de diversos tipos, a ANECRA destaca a vinda de 73 ambulâncias usadas; 447 auto-caravanas; 112 pick-ups, 2232 veículos mistos de peso bruto superior a 2.300 kgs s/ tracção 4x4 e 646 ligeiros de mercadorias com menos de 3 lugares. Vieram ainda mais 605 veículos de tipos vários (pronto-socorro, cavalos de desporto, auto-vivenda, transporte de veículos, limpeza de fossas, incêndio, venda ambulante e carro celular entre outros) todos totalizando 4.115 unidades

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/
Registado

Um abraço
Nuno Ribeiro
Charneca da Caparica-Almada
Raul Lopes
Visitante
« Responder #9 em: 18 Jan 2006, 11:43 »

Xibanga, bem vindo às lides da conversa. (permita-se-me a confidência: nos meus tempos de catraio fui admirador do Ricardo Xibanga. É seu familiar?).

Quanto à questão em discussão, também confirmo que as AC estão isentas, cá como (ao que julgo) na UE, excepto na Holanda.
Isto faz com que as diferenças de preço não sejam muito significativas, certamente não compensando as despesas e o incómodo da homologação em Portugal.
No mercado das usadas, comprar em Portugal pode ainda ter outra vantagem: com a mesma idade uma AC em Portugal tende a apresentar menos kms do que uma vinda do Centro da Europa.
Registado
lsimon
Visitante
« Responder #8 em: 18 Jan 2006, 09:02 »

bom dia companheiros
obrigado a todos pelas boas vindas e pelo apoio que estão a tentar dar á minha questão !
estou também a tentar obter mais informações e assim que tenha algo mais em minha posse comunicarei de imediato.
um abraço
Registado
xibanga
Visitante
« Responder #7 em: 18 Jan 2006, 02:13 »

Caros amigos,sou novo nestas andanças por isso perdoem-me alguma falha.
     As ACs não pagam I.A porque são considerados furgons,por isso pode-se importar completamente á vontade que só se tem de pagar o iva se ele não tiver sido pago no país de origem.
     Um abraço
Registado
TOPDRIVER
Visitante
« Responder #6 em: 17 Jan 2006, 00:09 »

Boa Noite,

Segundo sei, e se calhar já aqui foi dito, as AC,s compradas em Portugal estão isentas de IA, só pagando o respectivo IVA. Digo isto porque, ouvi uma conversa de uma vendedora com um cliente, a dizer exactamente que pelo facto de ele ser deficiente, não tinha nenhum privilégio, uma vez que elas estão isentas de IA, e por isso o preço que ela indicava era o preço final.

T.P.
Registado
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080

« Responder #5 em: 16 Jan 2006, 17:40 »

Só para acrescentar mais um ponto à referida questão aqui vão 2 endereços entre muitos que explicam a isenção do IA nas ACs.

http://www.iva.mz/ciscecap5.htm

http://www.dgaiec.min-financas.pt/sitedgaiecinternet/Faq_s/faq_Automoveis/Faq_Uniao_Europeia/faq_uniao_europeia.html

Quais os veículos automóveis ligeiros sujeitos ao IA ?

Estão sujeitos ao IA os veículos automóveis ligeiros novos ou usados,
 admitidos, importados, montados ou fabricados em Portugal, desde que se destinem a ser matriculados e se incluam numa das seguintes categorias: de
> passageiros;
>   a.. mistos;
>   b.. de corrida;
>   c.. de mercadorias derivados de ligeiros de passageiros;
>   d.. de mercadorias, de caixa aberta, fechada ou sem caixa;
>   e.. outros veículos automóveis ligeiros concebidos para o transporte de pessoas, com exclusão das autocaravanas
» f.. veículos automóveis ligeiros para os quais se pretenda nova matrícula,após cancelamento da matrícula inicial junto da Direcção-Geral de Viação(DGV), salvo se mantiverem as características essenciais com que foram inicialmente matriculados;
>   g.. os veículos que, após, terem sido introduzidos no consumo, sejam
> objecto de alteração da cilindrada ou do chassis ou de transformação que mplique a sua reclassificação numa categoria fiscal a que corresponda uma taxa de imposto mais elevada, ou a sua inclusão no âmbito da incidência do imposto.

Quem souber de mais esclarecimentos seria útil deixar aqui.

« Última modificação: 16 Jan 2006, 17:44 por Decas » Registado

Saudações Autocaravanistas
Odete Cabral
Lisboa
http://viajaremliberdade.blogspot.com
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080

« Responder #4 em: 16 Jan 2006, 15:22 »

Olá Raul,

Eu acho que estou segura da isenção do IA para as Acs. Pois no ano passado aquando da compra da minha(que por acaso não é nova) estive para a adquirir uma nova em Madrid, pois lá a VW Westfalia é 15000 euros mais barata. Na altura entrei no site da DGV e acabei por telefonar e foi a informação que me foi dada. O mesmo se passa com os veiculos comerciais ( 2 lugares). Tenho amigos que compraram novos no estrangeiro e tb não pagaram, mas é uma questão de telefonares ou consultares a lei no site DGV, não há nada como confirmar novamente. Pois às vezes dão mal as informações ou a lei muda. Agora das homologações não sei nada, porque acabei por comprar a minha cá, era alemã, mas já estava homolgada e inspeccionada.
Registado

Odete Cabral
Lisboa
Raul Lopes
Visitante
« Responder #3 em: 16 Jan 2006, 13:23 »

Olá Decas,

Estás segura da tua informação?
É que isso parece-me estranho, pois se os carros normais não estão isentos ... porque haveriam de estar as AC. Isso é só para as usadas, ou também se aplica às novas?

Esta é uma questão muito importante, se alguém tiver disponibilidade para a esclarecer junto de entidade oficial ...
Registado
Decas
Membro de Mérito

Visitante Nº 1080

« Responder #2 em: 13 Jan 2006, 22:16 »

Lips Sealed
Olá Isimon,

O que o Paulo Rosa disse deve ser verdade, mas tb é verdade que as autocaravanas, compradas no estrangeiro não pagam IA. Isso é uma verdade estão isentas.

Agora juntas o útil ao agradável e tal como o Paulo disse arranjas uma lista das homolgadas e já está.

Boa Sorte
Registado

Odete Cabral
Lisboa
Paulo Rosa
Visitante
« Responder #1 em: 13 Jan 2006, 22:08 »

Olá, e bem-vindo ao forum do CPA! Smiley

Sobre o assunto que colocas, apenas posso dar-te o conselho de comprares um modelo de AC homologado em Portugal. Caso não o faças irás ter uma grande dor de cabeça, para tratar de toda a papelada e procedimentos que DGV impõe nestas situações.

Falo com conhecimento de causa, não por mim, mas por um familiar que comprou uma caravana não homologada a uns holandeses. Desde problemas com o peso real da caravana (teve que pesá-la várias vezes em balanças diferentes), até problemas na conversão do livrete, por este não indicar determinados dados referentes aos pneus...tudo valeu.

Tudo isto é esperado sem grande surpresa, dada a carga e o gosto pela papelada que os nossos sistemas impõem aos cidadãos.

Um abraço,
Registado
lsimon
Visitante
« em: 13 Jan 2006, 21:57 »

olá companheiros.
sou novo nestas andanças por isso perdoem desde já alguma falha nesta mensagem.
fiquei fã do autocaravanismo no ano passado quando por duas vezes aluguei uma auto para realizar um pequeno sonho que ia crescendo sempre que via uma a cruzar se comigo na estrada.
a partir dai tenho tentado descobrir tudo o que posso sobre o assunto até que dei com o club.
penso que agora vou realmente aprender muito sobre o autocaravanismo.
gostaria de comecar por perguntar se é verdade que uma auto importada não paga ia. este tipo de negocio é vantajoso ou é preferivel procurar por cá ?
em caso afirmativo, e sem querer abusar da primeira vêz seria possivel que me informassem dos passos a dar e da documentação a tratar?
por hoje fico por aqui.
um abraço a todos
bem hajam
« Última modificação: 16 Jan 2006, 13:25 por Raul Lopes » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: