Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

: Mai, 2006
Sócio, Nº 394
|
 |
« Responder #17 em: 12 Mar 2008, 23:20 » |
|
Caro DeCarvalho...
Atrasado, mas tenho que lhe perguntar: Se eu sou o vice-rei, quem é o Rei? É que eu apesar do meu apelido (Meneses) com S, só ainda consegui insvestigar a minha "árvore" até ao século XIX e, como não sou dado a títulos nem «caciquismos», só posso pensar que está "entrar" comigo.
Gostaria que eu terminasse este post,
A Bem da Nação? é que depreendo que o amigo DeCarvalho (como eu) ainda é do tempo da «outra senhora».
Saudações Autocaravanistas (que é o que a mim me interessa).
Ameneses (sem nenhum título nobiliarquico)
P.S. Pode aceitar também Nobiliário, mas para todo este "arrazoado" também lhe digo: Noblesse Oblige, que para o Companheiro não precisa de tradução.
|
|
|
|
|
Registado
|
Adérito Meneses Aveiro
|
|
|
teresa paiva
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: Fev, 2006
Sócio Nº 294
|
 |
« Responder #16 em: 12 Mar 2008, 22:09 » |
|
Companheiro DeCarvalho
Isto nem parece seu... Pois o companheiro, que mais contribui para tópicos e informações neste fórum, virou-se para a ironia, dando importancia ás minorias e desprezando as maiorias, que têm apreço pelas suas intervenções? Cá o esperamos e aproveite o lazer.
Teresa Paiva
|
|
|
|
|
Registado
|
Teresa Paiva V.N.Gaia
|
|
|
viktor
Membro de Mérito

: Set, 2006
Visitante Nº 1164
|
 |
« Responder #15 em: 12 Mar 2008, 15:19 » |
|
Estou a ultimar os preparativos de uma viagem de trabalho e mista de lazer. Para grande felicidade de alguns membros do forum, nao voltarei aqui durante uns dias...e com isso a qualidade deste forum vai melhorar muito, certamente...com muitos e melhores posts do que estes que assino... Que bom!!!!
Poder viajar de AC e trabalhar...Gostava mesmo de o fazer!
V.R.
|
|
|
|
« Última modificação: 13 Mar 2008, 13:02 por viktor »
|
Registado
|
Vítor Rodrigues Lisboa
|
|
|
nuno pires
Membro de Mérito

: Ago, 2007
Visitante Nº 1365
|
 |
« Responder #14 em: 10 Mar 2008, 02:07 » |
|
Boa noite. O dom da palavra é coisa que eu não tenho como tal muitas vezes e sobretudo em assuntos mais sensíveis e sérios, limito-me a ler e pouco mais, deixando para quem sabe as devidas considerações sobre o nosso clube e o movimento associativo. Julgo que ai reside o grande problema o movimento, e o que nos faz apoiar algumas iniciativas, temos o caso de Moncorvo, antes de o ser já é um sucesso, nem que seja pela quantidade de pessoas que se vão deslocar até lá. Será que os sócios preferem encontros e festas que discutir ideias e criação seja do que for? E será que todos queremos a tal e tão ambicionada Federação? Quanto sócios do CPA são detentores de Carta de Campista passado pela Federação? O que realmente beneficiamos com a criação da mesma? Será que o CPA não terá já a “força” necessária para reunir a mesma mesa as entidades necessárias para que os atropelos a lei e aos Autocaravanista deixem de acontecer? Deixo aqui o meu contributo para que não fiquem a falar sozinhos. http://nunopire.hi5.comhttp://www.vivercamaroes.com/Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo. Nuno Pires Camarões/Sintra
|
|
|
|
|
Registado
|
Nuno Pires Sintra
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #13 em: 09 Mar 2008, 23:04 » |
|
Bem haja amigo Amenezes...
faz falta que mais se juntem, a este topico. Era uma boa maneira de ajudar a direcção.
E o amigo como vice rei do norte do CPA, nao querera organizar por ai um seminario ou mesa redonda? com gente da universidadae? das assoiaçoes comerciais e industriais? ou da area do turismo, da camara etc?
Ate pode ser que um jornal ou radio local quisesse patrocinar a ideia , ou um hotel?
Um abraço
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394
|
 |
« Responder #12 em: 09 Mar 2008, 22:14 » |
|
Caro DeCarvalho:
Está a ver... Como disse não quis atirar pedras nem pedradas ou classificá-lo com qualquer «côr» de citrino. O que eu quis dizer e está dito é que as suas intervenções neste fórum e outros têm QUALIDADE. As suas diligências onde necessário nem eu ou outros Sócios não temos conhecimento delas (nem temos nada que ter).
A minha intervenção foi tão só para o "fazer" falar daquilo que eu pessoalmente não conheço! E caiu (no bom sentido)
Não me junto a certos foristas que dão alfinetadas a torto e a direito e de válido não fazem nada. Dentro dos meus limites eu vou fazendo qualquer coisa, mais que não seja publicitar por onde passo o Clube Português de Autocaravanas como a única plataforma válida para avançar em Portugal em prol do Autocaravanismo.
Por isso lhe digo: mesmo em viagem participe no fórum (como já o fez de outras vezes), pois quanto ao resto estão mais preocupados em reparar o frígorifico e quejandos, do que lançar ideias que traga algo de positivo.
Saudações Autocaravanistas.
Ameneses
|
|
|
|
|
Registado
|
Adérito Meneses Aveiro
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #11 em: 09 Mar 2008, 10:25 » |
|
Viva Amenezes... e também membros da direcção, sócios do CPA, membros registados do Forum, e visitantes não identificados.... 1) quanto ao logotipocompreendo que haja por parte do membros desde a primeira hora um sentimento de apego oa actual logotipo. Falar neste assunto é quase de lesa majestade. E quem queira ganhar eleições, ou manter-se na simpatia dos membros do clube nao deve falar nisto. Não é o meu caso. O logotipo sem mais adjectivos esta obsoleto (é a minha opniaõ) não exprime, nem se identifica pela imagem com um clube moderno (isto é atento ao seu tempo e interveniente). A coisas na vida nao se dividem so em preto e branco, e mal ou bem, para mim. Mas o logotipo é desadequado, de nuseu. E felizmente ja há muitos mais a pensarem assim, mas por diplomacia não o revelam. Mas se até as bandeiras dos paises mudam....mesmo as mossas quinas evoluiram para logotipos e arranjos bem moodernos , por ex durante o euro 2004, e isso já lá vai para 5 anos, um lustro, 5% de um século... Acho que devemos mesmo mudar. Assumo a minha opinião. 2) quanto ao resto. beneficio de uma situação de semi reformado, mas felizmente da mesma capacidade de trabalho que sempre tive, e ignoro a preguiça. Não sei o que isso é. E procuro ter o sentido da consciencia, e responsabilidade social ,e do cumprimento de deveres de cidadania. Na minha nota de apresentaçao neste forum, (auto retrato) esta lá tudo que podera interessra aos outros membros do forum, muito mais, que muitos outros revelam de si proprios. Mas o que questiona... desbloqueamento de situações. Para mim, depende de uma previa identificaçao destas, da sua enumeração, da tomada de posição e elaboraçao de propostas, e da sua fundamentação. Como ja escrevi (mas o meu amigo não acredita) não pode ser de rompante, nem puxando a manga do casaco do primeiro politico ou decisor, que encontremos por acaso. Repito: ha que fazer um inquerito, ha que elaborar um caderno reivindicativo ( ou analitico) sério e fundamentado, ha que alargar a reflexao em seminario, tirar conclusoes com apoio generalizado, e sim, só depois disso tudo, desenvolver e executar uma estratégia de lobby consequente. Os membros da direcção sabem exactamente como, quando e porque podem contar comigo. Não é preciso expor isso na montra publica do forum. E assim, certamente acreditará que em conversas pessoais, e em mensagens privadas (com a anterior e com a actual direcção) mais sugestoes, propostas e ideias foram ventiladas. A exposição de algumas delas aqui....resulta da minha concepção da democracia participativa e a representativa que deverem coexistir.Explico-me melhor. A democracia representativa, deve ser desenvolvida no ambito do mecanismo institucional e estatutario de apuramento dos nossos represenantes...eleições...apreciação de contas....deliebrações para conferir mandatos a direccção...etc. A democracia participativa deve ser desenvolvida por todos nós, aqui no forum, entre assembleias gerais, e pelos nossos representantes (a Direcção) junto de outras estruturas e instituições quer existentes quer a criar. Mas ha limites para mim: 1) nao ser intrometido ou imiscuir-me, junto dos nossos representantes.. 2) não curto circuitar iniciativas, e diligencias, que desenvolvam, nada pois de diplomacias paralelas...nem "in locu"... 3) não ultrapassr o patamar da investigaçao, reflexão e informação, quer junto dos nossos represenantes da direcção , quer junto dos membros do forum, exactamente para se suscitarem mais intervençoes de democracia participativa....que escasseiam. Apenas um exemplo: - quem trouxe aqui a informação (em primeira mão) da Assembleia da República sobre a reuniao da Federaçao e do CPA, com o grupo de trablho dos deputados sobre turismo, e que se debruçou sobre autocaravanismo? Imagina as diligencias que fiz? os varios "in locu" por onde andei? O tempo que dispendi (nao escrevo perdi...) as pessoas com quem falei? para quê? e que resultados depois? onde estaõ? Mas fiquei com a consciencia tranquila que fiz mais do que me seria exigivel. veja o topico o autocaravanismo na Assembleia da Republica, neste forum.....e pergunte à anterior direcção quem lhe fez chegar os documentos ....que divulguei no meu BLOG-NEWS LETTER atempadamente... ora reconfirme lá, e veja as datas....: 1) http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/projecto-de-diploma-legal-pr.html2) http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/assembleia-da-republica-interessa-se.html3) http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/subcomissao-parlamentar-de-turismo-e.htmlNa altura foi escrito no Blog (está lá, a mensagem é pública): nunor disse... Companheiro Decarvalho Bem haja pela publicação e pela disponibilidade destes dois documentos. Infelizmente no único clube português dedicado ao autocaravanismo só assim tomámos conhecimento deles.Um abraço Nuno Ribeiro Nota Final Estou a ultimar os preparativos de uma viagem de trabalho e mista de lazer. Para grande felicidade de alguns membros do forum, nao voltarei aqui durante uns dias...e com isso a qualidade deste forum vai melhorar muito, certamente...com muitos e melhores posts do que estes que assino... 
|
|
|
|
« Última modificação: 09 Mar 2008, 13:24 por Decarvalho »
|
Registado
|
|
|
|
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394
|
 |
« Responder #10 em: 08 Mar 2008, 22:16 » |
|
Boa noite.
Reconheço o mérito do Companheiro DeCarvalho nos seus «escritos» que faz nente fórum e demais outros que por aí proliferam.
Reconheço que deve dar uma trabalheiras dos diabos (e horas de trabalho) estar em todos os lados ao mesmo tempo.
For fim reconheço que vão já compridos os anos em que expôe ideias para o autocaravanismo neste fórum e quejandos.
Com isto tudo quero dizer que, com tanto tempo que gasta na "blogosfera" poderia aproveitar algum para "in locco" com responsáveis de Clubes, concessionários, deputados, que conheça dar força para desbloquear situações anómalas à boa prática do autocaravanismo neste País.
Não quero que considere este escrevinhar como uma pedrada ou uma pedra (no sapato)! ou como diz o Companheiro msilva um limão ou uma laranja ou outro citrino mais exótico de que se lembrem!
Ameneses
P.S. Já agora: Que mal tém o actual logotipo do CPA?
|
|
|
|
|
Registado
|
Adérito Meneses Aveiro
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #9 em: 08 Mar 2008, 14:31 » |
|
Vivam Acs...  O exemplo espanhol certamente sera util em Portugal , mesmo que corra riscos de acusaçao de iberista com esta nota....ou de qualquer outro que alguém se lembre... Mas o facto é que o documento que se transcreve, e que a Decas ja publicitou e que o Paulo do CCP igualmente divulgou bem demonstra que não é com incontinencias verbais que la se chega, (ao resultado positivo) mas com trabalho arduo,e naõ de uma pessoa só mas sim de toda uma comunidade de autocaravanistas...de politicos, de decisores etc... Reparem-se bem nas datas...do caminho percorrido desde 2006 ate 2008, das estatisticas recolhidas...e mais importante do que antecedeu a intervençao da senadora Chacon em 2006...que trabalho tremendo, serio, sistematico, objectivo, documentado nao deve ter sido feito, e por quantas pessoas? Aqui fica esse texto, http://asandac.org/Docs/Conclusiones_Mesa-GT-53.pdfe e mais um apontamento pessoal: acredito na força das ideias, desde sempre, acredito que ha causas justas, e que estas justificam o empenho de quem nelas se envolve sem estar a espera de quaisquer compensaçoes, cargos ou lugares. Ou seja, sinto-me suficentemente compensado com a disponibilidade desta plataforma forum para se poderem trocar ideias e esprar que mais e melhores aqui venham para darem o seu contributo que cabera a direcção assumir ou não, a seu tempo. Trata-se de uma atitude serena e de coerencia, que ja tem varios exemplos em meus posts anteriors, que vou rearrumando agora neste tópico. como por exemplo este de 6 de janeiro de 2008: 1) - Embora como sócio recente do CPA, creio que este clube se pode considerar-se sem favor, como uma autentica Federaçao de Autocaravanistas.
2) - Assim sendo deverá (isto quer dizer exactamente o que eu espero do CPA) o CPA -mas os seus associados mais antigos e mais presentes lá saberão conduzir a AG- ser o interlocutor institucional e representativo do sector dos autocaravanistas que se caracterizam por serem turistas itinerantes rodoviarios, utilizem, ou não, parques de campismo.
3) - Consequentemente espero como associado, que a Assembleia Geral do CPA repudie a tentativa de apropriação e usurpaçao com plagio de simbolos de autocaravanismo, publicos e notórios, usados em toda a Europa, por qualquer organizaçao privada portuguesa, esteja ou não relacionada com a actividade do campismo, isto como associado interessado.
4) Mais espero que a assembleia do CPA agende um congresso, seminário, ou iniciativa similar, para debate e adopção de consensos e posições reflectidas, e fundamentadas teoricamente, sobre o autocaravanismo, para poder em consciencia e objectivamente, ser o CPA o interlocutor sério, activo e dialogante com as autoridades e outras entidades deste sector.
Mas há mais, e antigas, por ex: em 14 de outubro de 2007 Deixo uma nota final. Estas reflexões e sugestões baseiam-se apenas numa experiencia de presença na ultima assembleia geral do CPA ( para mim, negativa), nas trocas de impressoes aqui neste forum, ja lá vão cerca de 18 meses, (nem sempre positiva) e do acompanhamento deste sector e outros conexos ao longo dos últimos 40 anos...por isso mesmo, não sou interessado, nem tenho tempo, nem idade, para ser futuro candidato a nenhum encargo (cargo) associativo. Apenas posso ir colaborando nesta reflexão colectiva. em 8 de maio de 2007 ..........Eu bem gostaria de ver a semelhança do que se faz em França em Bar-Le-Duc uma concentração de autocaravanistas para encontro de experiencias e sensibilizaçao de construtores de material, e de autarcas...uma especie de seminario de autocaravanismo...
em 6 de Maio de 2007 ja sugeri a alguns veteranos que o CPA organizasse uma jornada de portas abertas para os mais recentes socios do CPA e a que poderiam ter acesso quem s e interessa pelo autocaravanismo, e ate gostava de tirar duvidas e ter sugestoes de quem pratica, e nao so dos vendedores de material.
Boas voltas e reviravoltas, e como habitualmente, o meu bem haja aos que me compreendem e entendem
|
|
|
|
« Última modificação: 08 Mar 2008, 14:35 por Decarvalho »
|
Registado
|
|
|
|
msilva
Membro de Mérito

: Ago, 2006
Visitante Nº 1053
|
 |
« Responder #8 em: 08 Mar 2008, 01:20 » |
|
Caro Decarvalho: Como ja viu não tenho perconceitos em me dirigir a si contrariando a sua postura(limão) e não ignoro o que aqui apresenta. O que lhe digo com os  é que o companheiro atira tanta palha para a fogueira, mas esta não pega fogo; mais directo e simples; as suas ideias são boas  mas concretize-as, ponha-as em pratica, não espere que alguém as desenvolva. A nova direcção terá os 100 dias de graça, até mais, mas com tanta proposta do companheiro, com as condições que possui para receber A/Cs ,promover tertulias, enriquecimento cultural dos autocaravanistas, desembaraço na exposição de ideias e cativar massas, depressa estaria em condições de formar a Federação de Autocaravanistas e quem sabe ser o representante maximo do Autocaravanismo em Portugal. Não negue esta sua vontade ao autocaravanismo nem espere por os 100 dias de graça da direcção do CPA, meta mão á obra para que no seu curriculum de autocaravanista exista não uma laranja mas uma LARANJEIRA. MSilva
|
|
|
|
« Última modificação: 08 Mar 2008, 01:31 por msilva »
|
Registado
|
Mário Silva Loures
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #7 em: 07 Mar 2008, 23:11 » |
|
Vivam Acs...
em tempo a nota que se segue foi incluida em outro topico do forum, mas em boa verdade fica melhor aqui...e assim poupa-se trabalho ao moderador
Vivam Acs e companheiros
Na assembleia geral eleitoral de dia 16 de Fevereiro, que renovou os corpos sociais do CPA, tive ocasião em escasso tempo de apresentar publicamente tres sugestoes a Direcção.
Repito-as aqui, e acrescento outras, na expectativa que abertura deste tópico concentre os animos e energias construtivas dos membros deste forum, e as canalize para quem vai ter a função dificil de gerir interesses colectivos de um sector emergente e pujante do turismo autotransportado e itinerante.
Ora as sugestoes apresentadas foram:
1) criação de um gabinete de estudos de apoio à direcção, 2) criação de um observatorio nao governamental do autocaravanismo, aberto a todas as entidades, interlocutores e autoridades de relevo para este sector, 3) realizaçao de mesas redondas curtas (1h) por ocasiao das concentrações ou passeios do CPA
A estas sugestõe acrescentam-se ainda e agora:
4) divulgaçao de um codigo de etiqueta para este forum, e do moderador, 5) mudança do logotipo do clube, para um mais moderno e institucional, 6) realizaçao de jornadas de portas abertas nas delegações regionais, 7) preparaçao e realizaçao do I Congresso Nacional do Autocaravanismo.
Ora agora, venham lá as primeiras pedras! Atenção, convem explicar que está escrito pedras, e não pedradas. Isto quer dizer, que se espera que a este meu caminho das pedras, se juntem outras, devidamente polidas, de modo a continuarmos todos a construir as fundaçoes e alicerces de um movimento autocaravanista, sério, responsável e respeitado.
Bem Hajam os que assim me entendem!
|
|
|
|
« Última modificação: 01 Jun 2008, 16:29 por Decarvalho »
|
Registado
|
|
|
|
msilva
Membro de Mérito

Visitante Nº 1053
|
 |
« Responder #6 em: 07 Mar 2008, 22:33 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
Mário Silva Loures
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #5 em: 07 Mar 2008, 22:21 » |
|
Meus caros Antonio e Amenezes, visitantes interessados no autocaravanismo, e membros do forum
Em boa verdade as minhas sugestoes saõ para serem pensadas e decididas pela direcção do CPA. Dai serem expostas aqui, e tambem para os responsaveis por outros foruns, onde tambem publico as sugestoes. E onde ha gente muito capaz e interessada.
Trata-se tão somente do exercicio legitimo do direito de liberdade de opiniao e de informaçao. Se estas nao forem aceites e nao tiverem seguimento não vem dai mal ao mundo
Mas há que compreender e aceitar (eu aceito) que a Direcção ainda nem sequer esta há um mes em funções, que é amadora e voluntaria...por isso merece pelo menos os 3 meses de graça, ou 100 dias, que os governos tambem tem quando entram em funções...
Neste sentido a direcção começara de acordo com as prioridades que entenderá fixar. E um traballho de natureza institucicional serio e resposnavel, não é para e fazer de rompante , nem por agarrar a manga do casaco do primeiro deputado ou politico que passar a jeito.
abaixo assinado, decerto, mas com que conteudo? Captar boas vontades e apoios da ACAP (comercio automovel, mais do que construtores) concerteza.
Dai a sugestao...eu começaria por um grupo de trabalho que poderia elborar um inquerito aos associados e à opiniao pública interesada. e isto não tem nada de original nem inovador. Trata-se apenas de adoptar um metodo correcto e serio, como alias fez o ACP ao questionar os seus 200.000 associdos sobre o autocaravanismo. O primeiro passo sera o diagnostico da situação.
Resta saber qual o papel dos nossos visitantes e associados...naturalmente que colocar aqui sugestoes de perrguntas de inquerito (ja houve lalguns anteriores que permitirão partir trabalho feito pelo Raul Lopes)e ate de opinioes e teses...que ajudem a encher o texto do tal abaixo assinado que ganharia em ser subscrito não apenas por gente do CPA, mas tambem do CCP, do ACP, e dos autocaravnistas dispersos pelo clubes de campismo e caravanismo, e muitos dos nossos visitantes, e independentes...
Para isso a tal feira de ideais e ideias...Talvez que numa proxima concentraçaõ, para alem de tudo que seja animaçao...comes...e bebes...se pudesse arranjar uma mesa redonda para ensair os primeiros passos... e em data oportuna, avançar mesmo com um seminario e com oradores convidados de fora do associativismo dos autocaravanistas... Estariamos então ja a fazer um receituario de terapeutica da situação...
Em sintese, que venham mais sugestões, que um membro da direccção vá funcionando como olheiro...e que oportunamente a reuniao de direcção, quando entender oportuno, que avance com uma estrategia exequivel.
Estou certo que la chegaremos com boa vontade, esclarecimento, inteligencia e dedicaçao. Tudo isso esta ao nosso alcance.
Podemos começar com o elencar das entidades que deveriam ser questionadas e integrar um eventual seminario sobre autocaravanismo?
PSP? Associação dos Municipios Portugueses... e mais? ora digam lá...
NOTA vou estar ausente do forum durante algum tempo por motivo de um road test ...eufemismo, para uma viagem de autocaravana, mista de trabalho e de lazer, e assim nao se estranhara a eventual falta de respostas aos posts de contribuições a este tema.
|
|
|
|
« Última modificação: 01 Jun 2008, 16:30 por Decarvalho »
|
Registado
|
|
|
|
msilva
Membro de Mérito

Visitante Nº 1053
|
 |
« Responder #4 em: 07 Mar 2008, 00:00 » |
|
Meus caros Acs....
eu começaria com um grupo de trabalho, gabinetes de estudos ou algo similar, primeiro individuadamente no CCP... Se começaria então comece.... se possivel com o CPA em primeiro. Com os conhecimentos institucionais que tem, será decerto a pessoa indicada para,pensar e promover os estatutos da federação e grupos de trabalho. Disponibilidade de espaço para debates das propostas suas, e dos autocaravanistas, no camping Alenquer, que tão bem recebe os A/Cs de certeza não será problema. Ficamos todos á espera de datas e assuntos a debater nas mesas redondas e pode estar certo que farei os possiveis e impossiveis para estar presente. MÃOS Á OBRA... MSilva
|
|
|
|
|
Registado
|
Mário Silva Loures
|
|
|
Antonio
Membro de Mérito

: Jul, 2007
|
 |
« Responder #3 em: 06 Mar 2008, 23:59 » |
|
Ora ai está uma ideia interessante. Somos já muitos nos clube e fora dele muitos mais.
Porque não o Clube ou outros (com a devida autorização), fizessem por Ex. um abaixo assinado para levar a um ministro ou adjunto para resolver a situação do genero dos n/ vizinhos. è que não tarda há eleições.
E companheiro DeCarvalho, por vezes o silencio não quer dizer discordância.
|
|
|
|
« Última modificação: 07 Mar 2008, 00:02 por Antonio »
|
Registado
|
António Damas V. Franca de Xira
|
|
|
Ameneses
Sócio do CPA
Hero Member

Sócio, Nº 394
|
 |
« Responder #2 em: 06 Mar 2008, 23:55 » |
|
Caro DeCarvalho:
Concordando consigo do que tudo que é ligado ao Autocaravanismo em Portugal precisa de uma "movida" o que me ocorre de momento é o CPA e outras associações (obrigarem) os fabricantes/vendedores de Ac'S criarem um fundo de maneio para a contratação de um consultor de imagem que faça ver ás autarquias, regiões de turismo, hoteis, turismo de habitação, golfe, arte, e tantas outras coisas que o possuidor de uma autocaravana com a sua autonomia também gasta dinheiro em todas as mordomias que apregoam SÓ que o fazem num veículo que, talvez eles não saibam, tem um preço de custo igual ou mais alto que as «D.Elviras» que estacionam nos Spas.
Serve este escrito, em complemento do seu, para acordar quem parece que ultimamente está a "hibernar" à espera que um novo sócio para o CPA seja deputado ou outra coisa assim e tenha um «loby» que o ajude a aprovar uma lei que nos transforme nos «maiores».
Ameneses
|
|
|
|
« Última modificação: 06 Mar 2008, 23:56 por Ameneses »
|
Registado
|
Adérito Meneses Aveiro
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« Responder #1 em: 06 Mar 2008, 10:14 » |
|
Meus caros Acs....
este tema disputa o pódio ao outro seu concorrente directo, o engrandecimento dos autocaravanistas. Com contribuo para o dois, estou sempre a ganhar ...silêncios.
Mais uma achega.
quando se fala em institucionalizaçao tenho em mente tres aspectos:
1) a legal, de Estado ou seja o enquadramento das leis e regulamentos da actividade, a definição do veiculo autocaravanas, o codigo da estrada, as regras de sinalizaçao, as inspecções, os impostos etc.
2) a privada, do sector ou seja a estruturaçao formal do sector do autocaravanismo, clubes, grupos de trabalho, plataformas, observatorios, federação, relações e representaçao internacional etc...
3) a social, entre a sociedade, Neste nivel incluo a opiniao publica em geral e o conhecimento que deve ter do autocaravanismo...e ver, por exemplo, em revistas e portais de turismo, materia sobre autocaravanismo, em revistas de automoveis tambem referencias a autocaravanas, e ate, em teses universitarias ensaios sobre a historia, o direito, a economia do autocaravanismo...
Claro que com isto estou mais do que ciente que não sao os autocaravanisatas que compram uma autocaravana que devem ter o onus social de se preocuparem com o autocaravanismo. Quem compra um set de golfe, por exemplo, automaticamente ja tem as regras do golfe estabelecidas, e toda uma informaçao a sua espera incluindo revistas de especialidade, regulamentaçoes etc...e o golfe foi um desporte de elite, só que é mais do que centenario, e o autocaravanismo ainda não chegou a sua idade senior.
Em boa verdade o que esta em causa é o sentido civico e de responsabilidade social. Para haver civilizaçao tera sempre que haver quem para alem do croquete se preocupe com a higiene e controle de qualidade do croquete...mas, a institicucionalizaçao dá trabalho, claro, e havera sempre quem não queira ver para alem da curva da estrada.
A minha visão é que este tema tem mesmo que netrar na ordem do dia, senao para todos, para quem integra os estados maiores das entidades responsaveis, e o CPA é uma entidade responsavel, até mesmo com personaliade juridica e representativo de forma institucional.
Assim meus caros ACs...para quem se interessa, e sem querer incomodar o repouso de ninguem, é mesmo preciso que se comece por definir uma estrategia e uma metodologia com vista a uma melhor estruturaçao do sector...
eu começaria com um grupo de trabalho, gabinetes de estudos ou algo similar, primeiro individuadamente no CCP...no CPA...no ACP....etc, e depois com a perspectiva de uma plataforma de dialogo inter entidades existentes...
Que tal uma Feira de ideias e ideais do autocaravanismo?
ou não sera que isso vai no final interessar tambem aos proprietarios de autocaravanas, para alem dos cidadaos que tambem são autocaravanistas?
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Decarvalho
Visitante
|
 |
« em: 05 Mar 2008, 06:28 » |
|
OLA Acs Direcção, moderador, socios do CPA, membros do Forum visitantes anonimos... Por vezes o autocaravanismo parece ser apenas tratado residualmente como outros assuntosNão pode ser. Claro que os veículos são importantes, sem eles não ha autocaravanas. Claro que as pessoas são essenciais, sem elas não ha autocaravanistas. Mas mais importante ainda, é o espírito, são as ideias e os ideais. Sem eles não ha autocaravanismo. aqui fica o nosso contributo e desafio: Estamos no autocaravanismo por atitude, por filosofia de vida, por teoria e pela pratica, por vocação de construção, pelo apoio à sua digna institucionalização. http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/03/bom-dia-aqui-radio-newsletter-ac-cc-dia.html
|
|
|
|
« Última modificação: 05 Mar 2008, 06:29 por Decarvalho »
|
Registado
|
|
|
|
|