Custos em ferias ou não é mais umas daquelas questões como bem diz que as pessoas não sei porquê não falam, qual é a razão?

Este ano numa mistura de férias e estudo saímos de Sintra, Camarões no dia 3 de Setembro só com três certeza estar em Aveiro no dia 13 e em Bragança dia 25 com apresentação no trabalho a 15 de Outubro. Somos três, eu a Susana e a Beatriz.

Orçamento inicial 1200€,

de onde logo antes de sairmos retirei 100€ que coloquei bem escondidos dentro da Ramona.

Muito simples como o espírito é a aventura, o dinheiro é para quando o orçamento inicial for todo gasto ter dinheiro para voltar para casa (nunca aconteceu, mas mais vale prevenir).

Só estabelecemos Aveiro e Bragança como pontos obrigatórios porque a Susana teve que fazer 2 exames para a Universidade (Universidade Aberta, até a universidade é muito a frente) para não termos as férias estragadas por completo, a Susana marcou um exame nos dois sítios, e dividiu as férias entre estudo e diversão, porque quando saímos, a única coisa que estabelecemos é para onde e por quanto tempo, de resto nada como um bom mapa do ano anterior já riscado para nos guiar.
Mas falando de custos, as compras mensais são feitas, e aqui começa a inovação, leva-se a Ramona para ficar logo carregada, só a carne é que vai para casa para ser congelada, devidamente dividida em “doses” diárias e bem arrumadinhas para poder criar uma boa reserva de alimentação. Faz-se logo um pequeno teste drive associado a uma verificação de 1ºgrau para evitar surpresas,

a caixa de ferramentas permanente também é verificada, óleo para as faltas, bom o normal para não voltar para casa mais cedo. Gasóleo, aqui temos outro grande mote para a discussão, eu sem sombra de duvidas não procuro promoções, sou um pouco céptico em que o barato sai caro, se bem que associado ás compras vem um vale de desconto, aí sim, vamos encher a barriga à Ramona.

Máquina “pronta”, vamos carrega-la com o resto, roupa e tudo mais que nos vai ou não fazer falta para o resto do mês.
Após a saída e até Ovar onde ficou a Beatriz com a mãe, éramos 3 e os gastos são simples, o carro gasta em média 11,5l/100 (outro mote para a discussão) depósito cheio dá em media uns 700 km, a diária é simples de se calcular e sem qualquer vergonha, porque sou simplesmente o que sou, comida é na Ramona, tenho uma cozinheira de primeira e ela um mordomo dos melhores, os gastos só disparam quando chegamos a cidades com muita oferta cultural taxada, aí meus amigos somos grandes consumidores de cultura e quase nada nos escapa.

Dormida, aqui surge o Bílis da questão, parque em média 13€ por dia, a Susana não se sente a vontade para dormirmos sozinhos por ai, ainda por cima com a princesa a bordo todos os cuidados são poucos e na altura que fomos não abundam os companheiros por ai para nos apoiarmos uns aos outros, sem a Bea estamos sem essa preocupação e ai sim dorme-se onde a Ramona quer, apesar de ser carro também tem voto na matéria.

Portagem mais uma discussão, nós só usamos quando estamos compressa, logo muito poucas vezes ou quase nenhumas se estamos a passear para quê a pressa, ai já se poupa umas coroas valentes.
Bom ao fim de 2500km percorridos entre Lisboa, Aveiro, Viseu, Vila Real, Mondim toda a Zona de Bragança com um salto a Espanha (Pueblo de Sanabria e seu lago) e descendo encostado a fronteira, Miranda do Douro, Mogadouro Freixo de Numão, Penedono, Meda Marialva, Trancoso, Castelo Rodrigo, Sortelha, Penamacor, Monsanto, Idanha a velha, Idenha a nova, enfim e muitas outras terras que me escapam anteriormente, os gastos fórum o equivalente a quase totalidade do orçamento 1090€, em gasóleo, comida para confeccionar entradas em museu e afins, lanches para provar as iguarias tradicionais, podo não na totalidade de parte os restaurantes mas evitando, comendo quase sempre na Ramona, e claro recordações das varias zonas.
É assim que vai o nosso orçamento para férias, contudo quando nos deslocamos para um fim de semana dedicado ao estudo (dar cabeçadas nos livros para ver se a matéria entra) os gastos ai são muito inferiores é claro, sexta feira de manha a Ramona ruma em direcção ao Restelo para trabalhar, baralhando todas as pessoas que ficam a penar que andam estes malucos aqui a fazer a esta hora da manha

, ai deixo a Susana no trabalho (IGESPAR) e vou direito ao meu (MDN) e ai fica até sair-mos em direcção a Costa Alentejana assim que conseguimos, temos os gastos do gasóleo, portagens de Lisboa a Marateca, e regresso é claro, porque a alimentação era a mesma que iríamos comer se tivéssemos em casa, ai chegando a S. Torpes é só escolher até Porto Covo, onde o por do sol é deslumbrante.

Os gastos situam-se na casa dos 100€ o fim de semana (gasóleo portagens e um lanche ou outro).
Aqui vos deixo o tipo de gastos que temos bem como as prioridades que estabelecemos.
Boas Festas
A primeira foto foi o nosso começo no meu e a outra é a actual que está ansiosa para rumar a Abrantes.
Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
http://nunopire.hi5.comNuno Pires
Camarões/Sintra